País
Alerta: Previsão de chuvas fortes deixa Famalicão sob aviso amarelo

Os distritos de Braga, Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Vila Real e Viseu estão hoje e quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, segundo o IPMA
Estes seis distritos vão estar sob aviso amarelo entre as 21:00 de hoje e as 06:00 de quinta-feira devido à previsão de chuva por vezes forte.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro do continente céu geralmente muito nublado, com abertas no interior até final da manhã e períodos de chuva, em especial a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.
A partir do final da tarde, estão previstos períodos de chuva por vezes forte e persistente no Minho, estendendo-se gradualmente à restante região.
A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante sul, tornando-se moderado a forte no litoral no final do dia, e sendo forte nas terras altas a partir do final da tarde, com rajadas até 80 quilómetros por hora no final do dia.
Está ainda prevista formação de gelo ou geada nas regiões do interior, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e descida da temperatura mínima.
Para a região sul prevê-se céu geralmente muito nublado, com abertas no interior até final da manhã, períodos de chuva a partir do início da manhã, diminuindo de intensidade e frequência a partir do meio da tarde e descida da temperatura mínima.
Está ainda previsto vento fraco a moderado predominando do quadrante sul, tornando-se do quadrante oeste a partir da tarde, e sendo por vezes forte nas terras altas.
As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 0 graus Celsius (na Guarda e em Bragança) e os 10 (em Lisboa) e as máximas entre os 07 graus (na Guarda) e os 18 (em Faro).

País
Mais de dois terços dos portugueses descontente com o combate à corrupção

Mais de dois terços dos portugueses estão insatisfeitos com a luta contra a corrupção feita ao nível da União Europeia (UE), em linha com as opiniões dos cidadãos dos outros 26 Estados-membros, foi hoje anunciado.
De acordo com um Eurobarómetro do Parlamento Europeu (PE) apresentado hoje de manhã, a menos de um ano das próximas eleições europeias, 67% dos portugueses inquiridos estão insatisfeitos com a luta contra a corrupção e apenas 29% estão satisfeitos.
A percentagem de cidadãos descontentes com a luta contra a corrupção em Portugal é superior à média dos 27, com 60% insatisfeitos. Em oposição, 35% consideram que a UE está a fazer o suficiente para contrariar o flagelo da corrupção.
Um total de 26.376 cidadãos de todos os Estados-membros da União Europeia participaram neste Eurobarómetro, entre 02 e 26 de março deste ano.
Desta fatia, 1.002 portugueses responderam, presencialmente e por videoconferência, às mesmas questões que os concidadãos europeus, entre 04 e 21 de março.
País
Faleceu Laura Rodrigues Dady ex-cantora das Delirium

A cantora Laura Rodrigues, ex-integrante da ‘girls band’ Delirium, que teve o seu sucesso nos anos 90, faleceu, esta terça-feira, foi revelado, nas ree sociais por Telmo Miranda, ex-integrante do grupo Sétimo Céu, que partilhou vivências com a cantora.
“A Dady. Participou e fez parte da girl band Delírium, no final dos anos 90, assim como eu na boy band Sétimo Céu. E tive a oportunidade de me cruzar várias vezes com ela, quer em programas de televisão, quer em estrada, durante as digressões de qualquer uma das bandas. Vivemos algumas noites juntos no social e só posso lamentar esta perda”, escreveu Telmo Miranda.
A ex-colega de banda, Mónica Sofia, também recordou a contora, numa sentida publicação, em que recorda o seu trajeto na vida e música,e o talento que sempre teve.
“Dady… A vida nem sempre foi perfeita! Tu sempre tiveste tantos talentos mas os caminhos foram duros e tortos, incompatíveis com tamanha qualidade.
Via-te como uma Whitney Houston, tinhas pose de diva e uma voz que permitia cantar qualquer coisa que desejasses, desde o mais rock ao mais lírico. Fazias da voz o que querias e podias ter encantado o mundo, se to permitissem!
De feitio eras teimosa e de ideias fixas…. Fixas demais!
Não falávamos há muito tempo… espero que tenhas partido em paz e com o teu coração no sítio certo. Que brilhes muito aí neste universo tão grande quanto o teu talento”, escreveu Mónica Sofia.
País
Depressão Óscar fez estragos na Madeira e dirige-se agora para o continente

A depressão Óscar está a aproximar-se de Portugal continental influenciando o estado do tempo a partir do final da tarde de hoje em Vila Real e Bragança, mas com maior incidência na quinta-feira, segundo a meteorologista Cristina Simões.
Em declarações à agência Lusa, a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) adiantou que o “pior já passou na ilha da Madeira”, que esteve sob aviso vermelho devido à chuva intensa que provocou inundações e derrocadas, aproximando-se agora a depressão Óscar do território do continente.
“A depressão vai-se deslocando lentamente e aproximar-se do continente. Amanhã [quinta-feira] será a posição mais perto do continente. Ela nunca chega a atravessar e ao aproximar-se do território desloca-se para norte. No entanto, influencia-nos sempre pela proximidade, daí esta instabilidade com precipitação e possibilidade de trovoada”, disse.
De acordo com Cristina Simões, a depressão vai influenciar o estado do tempo no continente a partir do final da tarde de hoje nos distritos de Vila Real e Bragança e depois na quinta-feira nas regiões do Norte e Centro com chuva forte e trovoada.
“Continuamos com influência desta depressão nomeada Óscar que trará precipitação para hoje com períodos de chuva passando a regime de aguaceiros durante a tarde e que poderão ser temporariamente fortes no interior norte, daí termos emitido aviso amarelo para o final da tarde de hoje para Vila Real e Bragança”, contou.
A meteorologista do IPMA adiantou que na quinta-feira estão previstos aguaceiros por vezes fortes acompanhados de trovoada durante a tarde, tendo sido emitido aviso amarelo para os distritos de Viseu, Porto, Guarda, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga entre as 12:00 e as 21:00 de quinta-feira.
“É uma situação não tão severa como a que aconteceu na Madeira, mas continuamos com alguma instabilidade e dai a continuação da emissão de aviso para estas regiões de precipitação por vezes forte e trovoada para hoje e manhã”, salientou.
Cristina Simões acrescentou que o estado do tempo vai ser caracterizado por alguma instabilidade até ao fim de semana.
“Parece-nos que a partir de dia 15 deverão terminar estas condições de instabilidade que têm caracterizado o estado do tempo no final de maio e início de junho”, indicou.
No que diz respeito às temperaturas, a meteorologista referiu que vão manter-se até ao fim de semana com temperaturas máximas a rondas os 25/26 graus Celsius na região sul e interior e 23/24 em Lisboa e no Porto.
“As temperaturas mínimas vão manter-se da ordem dos 14/15 graus no interior e os 18 nas regiões do litoral”, disse.
-
Paíshá 1 semana
Aplicavam botox sem licença em Braga. Considerados “perigo iminente para a saúde” dos clientes
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão promove Universidade de Verão entre 03 e 07 de julho
-
Regiãohá 1 semana
Festival BeLive traz Bárbara Tinoco e Pete tha Zouk à Trofa
-
Famalicãohá 6 dias
Alunos da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado em destaque na final do concurso “Fórmula 1 nas Escolas”