Famalicão
Covid-19: Sete concelhos a Norte registam crescimento superior a 30% de novos casos de infeção

Sete concelhos a Norte registaram, entre a última semana de novembro e primeira de dezembro, um crescimento superior a 30% de novos casos de infeção e 31 concelhos um decréscimo superior a essa percentagem, segundo o relatório da ARS-N.
O documento da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), reporta a evolução da situação epidemiológica entre a terceira semana de novembro (de 17 a 23) e a primeira semana de dezembro (de 01 a 07).
Dos vários concelhos abrangidos pela ARS-N, destacam-se sete que, entre a última semana de novembro e a primeira de dezembro, registaram um crescimento de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2 superior a 30%.
Sabrosa, Mesão Frio, Vila Pouca de Aguiar e Montalegre, no distrito de Vila Real, registaram uma taxa de crescimento de 140%, 100%, 94% e 34%, respetivamente.
Também Vinhais, Torre de Moncorvo e Vila Flor, no distrito de Bragança, acompanharam esta tendência.
Apesar do crescimento, os mapas do relatório da ARS-N sobre o crescimento e variação do número de novos casos de infeção a Norte refletem um maior número de concelhos a azul, isto é, municípios que contabilizaram uma diminuição.
Entre os 31 concelhos que registaram um decréscimo de novos casos de covid-19 superior a 30%, destacam-se Espinho, Arouca e Vale de Cambra, em Aveiro [onde a ARS-N abrange sete municípios], distrito que contabiliza agora um decréscimo de 22%.
Neste distrito, apenas o concelho de Oliveira de Azeméis contraria a diminuição, ao registar mais 18% de novos casos, passando de 309 na última semana de novembro para 365 na primeira deste mês.
No distrito de Braga, que contabiliza agora menos 23% de novos casos, os municípios de Vizela, Fafe, Cabeceiras de Basto, Póvoa de Lanhoso, Guimarães e Amares também registaram uma diminuição.
Aqui, apenas o concelho de Terras do Bouro cresceu 13% entre as duas semanas.
À semelhança dos distritos de Aveiro e Braga, também no distrito de Bragança – cuja tendência de decréscimo se fixa nos 24% – os municípios de Macedo de Cavaleiros, Alfandega da Fé, Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro e Miranda do Douro registaram menos 30% de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2.
Também Santo Tirso, Lousada, Penafiel, Paços de Ferreira e Baião, no distrito do Porto, acompanharam este rumo.
No distrito do Porto, que contabiliza agora uma diminuição de 22% de novos casos, apenas Amarante contraria esta tendência, ao registar mais 28% de novos casos e passando de 209 novos casos na última semana de novembro para 268 na primeira de dezembro.
Os dez municípios de Viana do Castelo, distrito que regista agora um decréscimo de 29%, diminuíram o número de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, destacando-se Arcos de Valdevez, Paredes de Coura, Melgaço, Vila Nova de Cerveira e Caminha.
Já no distrito de Vila Real, que totaliza menos 20% de novos casos de infeção, também os municípios de Alijó, Ribeira de Pena, Mondim de Basto, Boticas e Chaves registaram menos 30% do número de novos casos.
Segundo o relatório, Chaves é o concelho que apresenta a maior taxa de incidência, com a mesma a fixar-se nos 2.363 casos por 100 mil habitantes a cada 14 dias.
A Chaves sucedem-se os municípios de Mondim de Basto, Vila Pouca de Aguiar, Trofa, Vila Nova de Famalicão, Guimarães, Armamar, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho e Esposende.
Nestes nove concelhos a incidência é superior a 1.300 casos por 100 mil habitantes a cada 14 dias, sendo que a média da região Norte se fixa agora nos 930 casos.
Portugal contabiliza pelo menos 5.192 mortos associados à covid-19 em 332.073 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).
O país está em estado de emergência desde 09 de novembro e até 23 de dezembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.

Desporto
Dança: Apolo Famalicão conquista 4 títulos de Campeão Nacional

No passado sábado dia 21 de Maio, realizou-se no Pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa, o Campeonato Nacional de 10 Danças.
O par Dinis Rocha e Maria Cabral, de Famalicão, conquistaram pela terceira vez o título de Campeões Nacionais da 10 Danças.

Neste dia realizou-se também o Campeonato Nacional de Solo, e as três atletas em prova sagraram-se campeãs nacionais.
Carolina Pinto é Campeã Nacional de Solo, em Juventude Intermédios. Alice Cardoso sagrou-se Campeã Nacional de Solo, em Juventude Open, e ainda, Catarina Martins é Campeã Nacional em Adultos Open.
Sentimo-nos orgulhosos pelo percurso realizado, certos que seguimos uma trajetória assente em valores, muita dedicação e trabalho. Não podemos deixar de agradecer à equipa técnica, nomeadamente à treinadora Bárbara Ribeiro, às famílias e ao apoio incondicional do Município de Famalicão.
Famalicão
Famalicão: Gindança conquista dois títulos de campeão nacional e um de vice-campeão

A Academia Gindança, de Famalicão, participou no passado sábado, 20 de maio, no Campeonato Nacional de 10 danças e Campeonato Nacional de Solos, que decorreu em Lisboa.
Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT
Famalicão
Famalicão: Alunos da D. Sancho I realizam estágio em Marselha

Dezoito alunos dos cursos profissionais de Contabilidade, de Eletrotecnia, de Manutenção Industrial e Gestão e de Programação de Sistemas informáticos da Escola D. Sancho I partiram no dia 21 de maio, acompanhados por três professores, para Marselha (França) para realizarem os seus estágios curriculares.
Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT
Desporto
Xadrez: Mariana Silva convocada para a Seleção Feminina

A atleta Mariana Silva, do Clube de Xadrez da Associação Académica Didáxis (A2D), foi selecionada para participar na 44.ª edição das Olimpíadas de Xadrez.
Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT
Famalicão
Famalicão distinguido com Selo Município da Juventude

O Município de Famalicão foi reconhecido com o Selo Município da Juventude, no II Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude, que aconteceu no passado dia 19 de maio, na Casa da Arquitetura em Matosinhos. A distinção, atribuída pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) aos municípios que se destacaram na implementação de políticas em prol da juventude, foi recebida pela vereadora da Juventude, Luísa Azevedo, que também subscreveu, em nome da autarquia, ao pacto INOVE Jovem.
Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT
Desporto
Famalicão: FAC sagra-se campeão da 3.ª divisão nacional de voleibol

A equipa de voleibol do Famalicense Atlético Clube sagrou-se, este fim de semana, campeão nacional da 3.ª divisão.
Depois de já ter garantido a sua promoção à 2.ª Divisão, o emblema famalicense disputou a ‘final four’ em Évora, vencendo todos os jogos, frente ao CV Lisboa B (3-2), Juventude de Évora (3-0) e Marítimo (3-0).
Famalicão
Mostra Comunitária reúne comunidade de Abade Vermoim

A freguesia de Abade Vermoim, em Famalicão, realiza, este domingo, a sua Mostra Comunitária, no adro da Igreja.
Com diversas atividades, nomeadamente uma caminhada solidária, exibição de danças pela An-Dança e outra de Karaté, a Mostra, a par do que acontece noutras freguesias, pretende dar destaque às gentes e produtos da terra.
Famalicão
Mostra Comunitária da freguesia de Cruz decorre durante este fim de semana
Atividades desportivas, culturais e as tradicionais barraquinhas das associações dão o mote para muita animação nesta freguesia do concelho de Vila nova de Famalicão.
Famalicão
Famalicão: Mostra Comunitária de Cruz

As mostra comunitárias do concelho prosseguem durante este fim de semana. Já hoje a partir das 15h00 é inaugurada a MC da freguesia de Cruz, que decorre até amanhã domingo, com várias atividades.
Os pontos de destaque, para este sábado são os seguintes
Às 15:30 atua a Fanfarra do Corpo Nacional de Escutas Agrupamento 620
17h00 dar-se-á a partida das 3 Horas Resistência BTT [GRAC – Grupo Recreativo Associativo Cruz]
20h30 Entrega de Prémios das 3 Horas Resistência BTT
Programa domingo :
09h00 Celebração da Eucaristia na Capela Senhor dos Aflitos
10h00 Atuação da Fanfarra Corpo Nacional de Escutas [Agrupamento 620]
10h30 Atuação Grupo Ginástica
11h00 Jogo Futsal “Velhas Guardas GRAC”
15h00 XXVI Festival de Folclore:
– Grupo Etnográfico de Santiago da Cruz | Vila Nova de Famalicão
– Rancho Folclórico Senhora da Abadia | Barcelos
– Grupo Danças e Cantares de Vermil | Guimarães
– Grupo Danças e Cantares de Soutelo | Gondomar
– Rancho Folclórico da Casa do Minho | Lisboa
Famalicão
Famalicão: Cultura e Solidariedade percorrem as ruas de Delães este sábado

A Conferência Vicentina e grupo de Zés P’reiras “OsDivertidos”, apoiados pela Junta de Freguesia de Delães, vão leva a cabo, este sábado, uma arruada solidária pelas ruas da freguesia.
Entre as 9 e as 20 horas a cultura e solidariedade andarãode mãos dadas por Delães, com música popular e animação a cargo de “OsDivertidos” em paralelo com uma campanha de recolha de alimentos a favor daConferência Vicentina.
A organização pede a colaboração de todos, ressalvando que os bens recolhidos se destinam a apoiar as famílias mais desfavorecidas.