Siga-nos nas redes

Economia

Gás a 30 euros em Portugal é vendido pelas mesmas empresas a metade do preço em Espanha

Publicado

em

Uma publicação recente nas redes sociais chama atenção para algumas empresas que vendem botijas de gás, praticando preços em Espanha que representam cerca de metade do valor pago em Portugal, pelo mesmo produto.

Bernardino Soares, dirigente do PCP, é o autor da publicação, na qual pede aos internautas que lhe expliquem, como se ele fosse “muito burro”, “Como é que as mesmas empresas, GALP, BP e REPSOL, vendem cada botija de gás a 16 euros em Espanha e a cerca de 30 em Portugal. Não vale a pena falar dos impostos: o ISP é igual dos dois lados e o IVA difere apenas de 21 para 23%.
Em Portugal só um em cada quatro alojamentos tem gás canalizado e uma grande parte dos restantes, a maioria, usa gás de botija. No inverno o gás é ainda mais necessário.
Então qual é a diferença?
É simples. Em Espanha o governo tabelou o preço por ser um bem essencial. Em Portugal o governo optou por dar gás aos lucros das empresas”, pergunta e responde.

A Deco Proteste, citada pelo Sapo, acerca do mesmo assunto, indica que o preço de uma botija de gás propano, de 11 quilos, foi de 29,01 euros, enquanto que o de uma botija de gás butano de 13 quilogramas se fixou nos 28,14 euros.

Em Espanha, não só o valor destes mesmo produtos oscila entre os 15 e os 17 euros, como confirma-se que há um preço tabelado para as botijas de gás, que é atualizado bimestralmente.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Economia

Regime de IVA de 0% nos alimentos vai durar 6 meses

Publicado

em

Prevê-se que o pacto relativo à taxa zero de IVA, celebrado entre o Governo, a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e a Confederação de Agricultores de Portugal (CAP), esteja em vigor durante seis meses, com campanhas comerciais reforçadas e uma nova comissão que garantirá a redução de preços.

“O presente pacto estará em vigor por um período de seis meses a partir da data da sua assinatura e estará sujeito a uma avaliação intercalar após três meses”, lê-se no documento, ao qual a Lusa teve acesso, assinado pelo primeiro-ministro António Costa e pelos representantes da APED e da CAP.

A distribuição compromete-se, no pacto assinado, a reduzir o preço dos 44 alimentos isentos de IVA listados no anexo do documento, não incluindo o corte fiscal na margem comercial, e a reforçar as campanhas comerciais, “por um período mínimo de seis meses”, nos preços de venda isentos de IVA, com vista a promover essas vendas e, assim, “contribuir para a estabilização” dos preços, dentro dos limites legais.

O pacto assinado prevê também a formação de uma Comissão de Monitorização, com vista a “acompanhar a implementação dos compromissos” do acordo, comprometendo as partes a colaborar entre si na partilha de informação.

No anexo do pacto, a lista de produtos com taxa zero de IVA inclui pão, batatas, massa, arroz.

Nos legumes, cebola, tomate, couve-flor, alface, brócolos, cenoura, curgete, alho-francês, abóbora, grelos, couve portuguesa, espinafre e nabo.

Em frutas, prevê-se taxa zero de IVA para maçãs, bananas, laranjas, peras e melões.

As leguminosas incluem feijão vermelho, feijão-frade, grão-de-bico e ervilhas.

Em produtos lácteos, leite de vaca, iogurte, queijo.

Também existe taxa zero de IVA para porco, frango, peru e carne bovina.

No pescado, bacalhau, sardinhas, pescada, cavala, atum em conserva, dourada e carapau.

Também existe taxa zero de IVA para ovos de galinha e, em gorduras e óleos, azeite, óleos vegetais e manteiga.

A alteração da taxa de IVA para estes 44 alimentos, considerados essenciais para uma alimentação saudável pelas famílias, estará ainda sujeita à aprovação do Conselho de Ministros.

A aplicação da taxa de 0% de IVA a este conjunto de produtos e o reforço do apoio à produção terão um custo de cerca de 600 milhões de euros, anunciou o Primeiro-Ministro, António Costa, em Lisboa, na cerimónia de assinatura do pacto.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Preço do leite aumentou 120% em apenas um ano e meio

Publicado

em

O preço do leite tem vindo a aumentar consecutivamente e mais do que duplicou em um ano e meio, sendo Portugal um dos cinco países na UE 27 onde os preços ainda não baixaram.

De acordo com o Jornal de Notícias, as marcas próprias estão agora a ser vendidas a 86 cêntimos e as restantes acima dos 90 cêntimos por litro.

No final do ano passado, houve uma queda de 4% na produção de leite e quase 200 produtores a menos. Este ano, a queda continua e, em fevereiro, houve menos 300 produtores (menos 8%) e menos cinco milhões de litros de leite entregues (menos 2%), em comparação com o mesmo período do ano passado.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Conheça a lista de alimentos com 0% de IVA

Publicado

em

De acordo com a informação fornecida, o governo português está em negociações com a distribuição e a produção para a estabilização de preços dos bens alimentares considerados essenciais para a alimentação das famílias. A lista desses bens inclui 46 produtos, entre os quais se encontram diversos tipos de peixe (como a cavala e a faneca), bacalhau, feijão frade, grão de bico, carne de peru e de vaca, ovos de galinha, peras e tangerinas, bem como óleos vegetais e margarinas, divulgou o DN.

Essa medida pode tem como objetivo garantir o acesso a alimentos básicos a preços razoáveis, especialmente em tempos de crise econômica, garantindo assim a segurança alimentar da população. É importante ressaltar que a estabilização de preços pode ajudar a proteger os produtores locais, mas também pode envolver desafios para a indústria alimentar e de distribuição, que precisam ser gerenciados cuidadosamente para evitar impactos negativos nos consumidores.

LISTA:

  • Peixes (cavala, faneca, bacalhau, salmão e pescada)
  • Feijão frade
  • Grão de bico
  • Vários legumes (brócolos e curgetes)
  • Carne de peru
  • Carne de vaca
  • Carne de porco
  • Ovos de galinhas
  • Fruta (inclui maçã, banana, laranja, pera e tangerina)
  • Óleos vegetais
  • Azeite
  • Margarinas
  • Batata
  • Massa
  • Arroz
  • Cenouras
  • Cebolas
  • Tomate
  • Leite de vaca
  • Frango
  • Pão
  • Iogurte
  • Queijo
PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

OUVIR RÁDIO

VER TV EM DIRETO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 2 horas

Nadador Diogo Ribeiro bate recorde nacional dos 50 metros livres e garante participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Diogo Ribeiro estabeleceu, esta quinta-feira, o novo recorde nacional dos 50 metros livres e garantiu a obtenção dos mínimos para...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Vila de Joane celebra Procissão do Senhor dos Santos Passos este domingo

Realiza-se este domingo, na freguesia de Joane, a Procissão do Senhor Santos Passos, na Igreja Divino Salvador, a partir das...

Regiãohá 4 horas

Mulher atingida por queda de árvore na Trofa fica gravemente ferida

Uma mulher ficou gravemente ferida, na tarde desta quinta-feira, na Trofa depois de ter sido atingida pela queda de uma...

Famalicãohá 4 horas

Bombeiros Voluntários Famalicenses apresentam amigos de 4 patas em ação de sensibilização sobre resgate e salvamento

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses estiveram, esta quinta-feira, no Pavilhão Desportivo do Louro, em Famalicão para uma demonstração sobre a busca...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Mocidade Alegre de Landim realiza “I Raid BTT das Tascas”

O coletivo Mocidade Alegre de Landim, de Famalicão, realiza, no dia 15 de abril (sábado) o “I Raid BTT das...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Universidade Lusíada debateu papel da engenharia na inovação industrial

“Os Desafios da Engenharia no Desenvolvimento Regional” foi o tema da 21ª edição das Jornadas de Engenharia da Universidade Lusíada...

Desportohá 6 horas

Irmãs famalicenses Mariana e Inês Silva em destaque no Campeonato Europeu Feminino de xadrez

As irmãs Mariana e Inês Silva, ambas da Associação Académica do Clube de Xadrez Didáxis e representantes de Portugal no...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Freguesia de Pedome promove limpeza das margens do rio Ave a 15 de abril

A Junta de Freguesia de Pedome promove, no dia 15 de abril (sábado), uma campanha de sensibilização para a limpeza...

Desportohá 8 horas

Famalicense Pedro Almeida participa no Rallye Casinos do Algarve este fim de semana

O Campeonato de Ralis de Portugal tem, esta sexta-feira e sábado, a segunda etapa do calendário com o regresso do...

Famalicãohá 9 horas

Roteiro Associativo com For3ver Special

O autismo é uma condição médica do sistema nervoso central que se manifesta na infância e que se caracteriza por...

Arquivo

Mais Vistos