País
Covid-19: Governo apela à redução de contactos no início do ano

O Governo apelou hoje a uma “contenção de contactos” e restrição de interação social na semana após o período festivo, pedindo a todas as pessoas elegíveis para a terceira dose que agendem a sua vacina contra a covid-19.
“Quando me pergunta o que é que deve ser feito na semana de contenção, esta é uma semana de contenção de contactos. Para isso não existem aulas presenciais, o teletrabalho é obrigatório, as discotecas e os bares estão fechados e todos nós, no âmbito das nossas vidas, devemos tomar medidas que conduzam à redução de contactos. É por isso que a medida se chama de contenção desses contactos”, respondeu a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, no briefing do Conselho de Ministros de hoje.
De acordo com a ministra, “não faz sentido estar a assumir que essa é uma semana de maior interação social”.
“Essa é que é a mensagem mais importante: as medidas que tomamos são para criar condições para que cada pessoa, individualmente, possa fazer essa contenção de contactos”, apelou.
Outros dos apelos deixados por Mariana Vieira da Silva foi em relação à vacinação contra a covid-19, “um contributo muito importante” no combate à pandemia.
“Eu queria chamar a atenção para o facto de, nas últimas semanas, ter sido possível vacinar mais de cerca de 72 mil pessoas por dia e isto significa que temos que manter este nível, temos que poder acelerar e os portugueses e os portugueses devem acreditar, porque isso está demonstrado pelos números que temos, que a vacinação é uma resposta importante, nomeadamente esta terceira dose”, defendeu.
Portanto, a ministra de Estado pediu que “todos aqueles que são elegíveis para esta terceira dose devem procurar agendar a sua vacina, devem responder aos contactos dos serviços centrais e também dos serviços locais”.

País
Gasóleo aumenta 2,5 cêntimos esta segunda-feira. Gasolina sobe 2 cêntimos

As previsões desta sexta-feira apontam para uma subida do preço dos combustíveis mais utilizados, apontando para aumentos superiores a 2 cêntimos, em ambos os casos.
Assim, os condutores que se dirigirem aos postos de abastecimento, esta segunda-feira, vão encontrar o gasóleo mais caro cerca de 2,5 cêntimos, enquanto que a gasolina deverá registar uma subida de 2 cêntimos.
Antes que se verifiquem qualquer uma destas previsões, o preço do litro de gasóleo custa, em Portugal, cerca de 1,458 euros, enquanto que o litro de gasolina está fixado em cerca de 1,681 euros.
País
Mais de dois terços dos portugueses descontente com o combate à corrupção

Mais de dois terços dos portugueses estão insatisfeitos com a luta contra a corrupção feita ao nível da União Europeia (UE), em linha com as opiniões dos cidadãos dos outros 26 Estados-membros, foi hoje anunciado.
De acordo com um Eurobarómetro do Parlamento Europeu (PE) apresentado hoje de manhã, a menos de um ano das próximas eleições europeias, 67% dos portugueses inquiridos estão insatisfeitos com a luta contra a corrupção e apenas 29% estão satisfeitos.
A percentagem de cidadãos descontentes com a luta contra a corrupção em Portugal é superior à média dos 27, com 60% insatisfeitos. Em oposição, 35% consideram que a UE está a fazer o suficiente para contrariar o flagelo da corrupção.
Um total de 26.376 cidadãos de todos os Estados-membros da União Europeia participaram neste Eurobarómetro, entre 02 e 26 de março deste ano.
Desta fatia, 1.002 portugueses responderam, presencialmente e por videoconferência, às mesmas questões que os concidadãos europeus, entre 04 e 21 de março.
País
Faleceu Laura Rodrigues Dady ex-cantora das Delirium

A cantora Laura Rodrigues, ex-integrante da ‘girls band’ Delirium, que teve o seu sucesso nos anos 90, faleceu, esta terça-feira, foi revelado, nas ree sociais por Telmo Miranda, ex-integrante do grupo Sétimo Céu, que partilhou vivências com a cantora.
“A Dady. Participou e fez parte da girl band Delírium, no final dos anos 90, assim como eu na boy band Sétimo Céu. E tive a oportunidade de me cruzar várias vezes com ela, quer em programas de televisão, quer em estrada, durante as digressões de qualquer uma das bandas. Vivemos algumas noites juntos no social e só posso lamentar esta perda”, escreveu Telmo Miranda.
A ex-colega de banda, Mónica Sofia, também recordou a contora, numa sentida publicação, em que recorda o seu trajeto na vida e música,e o talento que sempre teve.
“Dady… A vida nem sempre foi perfeita! Tu sempre tiveste tantos talentos mas os caminhos foram duros e tortos, incompatíveis com tamanha qualidade.
Via-te como uma Whitney Houston, tinhas pose de diva e uma voz que permitia cantar qualquer coisa que desejasses, desde o mais rock ao mais lírico. Fazias da voz o que querias e podias ter encantado o mundo, se to permitissem!
De feitio eras teimosa e de ideias fixas…. Fixas demais!
Não falávamos há muito tempo… espero que tenhas partido em paz e com o teu coração no sítio certo. Que brilhes muito aí neste universo tão grande quanto o teu talento”, escreveu Mónica Sofia.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Três feridos após colisão rodoviária em Requião
-
Economiahá 6 dias
Preço dos alimentos essenciais está no valor mais baixo deste ano -DECO
-
Famalicãohá 4 dias
Famalicão: Termómetros atingem 30.º graus esta terça-feira
-
Famalicãohá 3 dias
Famalicão: 9.º Passeio Turístico de Bicicletas Antigas e Traje Antigo de Ribeirão realiza-se a 25 de junho