Siga-nos nas redes

Economia

Salário mínimo passa de 705 para 760 euros em 2023

Publicado

em

O aumento do salário mínimo nacional (SMN) dos actuais 705 euros para 760 euros em 2023 foi aprovado pelo Conselho de Ministros.

“O Governo aprovou o aumento do salário mínimo nacional para entrar em vigor a partir de 1 de Janeiro de 2023, passando dos 705 euros que temos hoje para 760 euros”, disse a Ministra Ana Mendes Godinho, sublinhando que este valor significa que, desde 2015, o salário mínimo aumentou cerca de 50%.

O aumento de 55 euros, disse ela, “é o maior aumento em termos absolutos” do salário mínimo nacional.

Em Outubro, no âmbito do acordo a médio prazo para melhorar os rendimentos, o Governo apresentou uma proposta para aumentar o salário mínimo dos actuais 705 euros para 760 euros em Janeiro de 2023.

De acordo com o acordo assinado entre o Governo, UGT, e as confederações patronais, o objectivo é atingir 900 euros até ao final da legislatura (2026).

O Governo propõe que o salário mínimo evolua para 760 euros em 2023, para 810 euros em 2024, para 855 euros em 2025, e para 900 euros em 2026.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Economia

Regime de IVA de 0% nos alimentos vai durar 6 meses

Publicado

em

Prevê-se que o pacto relativo à taxa zero de IVA, celebrado entre o Governo, a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e a Confederação de Agricultores de Portugal (CAP), esteja em vigor durante seis meses, com campanhas comerciais reforçadas e uma nova comissão que garantirá a redução de preços.

“O presente pacto estará em vigor por um período de seis meses a partir da data da sua assinatura e estará sujeito a uma avaliação intercalar após três meses”, lê-se no documento, ao qual a Lusa teve acesso, assinado pelo primeiro-ministro António Costa e pelos representantes da APED e da CAP.

A distribuição compromete-se, no pacto assinado, a reduzir o preço dos 44 alimentos isentos de IVA listados no anexo do documento, não incluindo o corte fiscal na margem comercial, e a reforçar as campanhas comerciais, “por um período mínimo de seis meses”, nos preços de venda isentos de IVA, com vista a promover essas vendas e, assim, “contribuir para a estabilização” dos preços, dentro dos limites legais.

O pacto assinado prevê também a formação de uma Comissão de Monitorização, com vista a “acompanhar a implementação dos compromissos” do acordo, comprometendo as partes a colaborar entre si na partilha de informação.

No anexo do pacto, a lista de produtos com taxa zero de IVA inclui pão, batatas, massa, arroz.

Nos legumes, cebola, tomate, couve-flor, alface, brócolos, cenoura, curgete, alho-francês, abóbora, grelos, couve portuguesa, espinafre e nabo.

Em frutas, prevê-se taxa zero de IVA para maçãs, bananas, laranjas, peras e melões.

As leguminosas incluem feijão vermelho, feijão-frade, grão-de-bico e ervilhas.

Em produtos lácteos, leite de vaca, iogurte, queijo.

Também existe taxa zero de IVA para porco, frango, peru e carne bovina.

No pescado, bacalhau, sardinhas, pescada, cavala, atum em conserva, dourada e carapau.

Também existe taxa zero de IVA para ovos de galinha e, em gorduras e óleos, azeite, óleos vegetais e manteiga.

A alteração da taxa de IVA para estes 44 alimentos, considerados essenciais para uma alimentação saudável pelas famílias, estará ainda sujeita à aprovação do Conselho de Ministros.

A aplicação da taxa de 0% de IVA a este conjunto de produtos e o reforço do apoio à produção terão um custo de cerca de 600 milhões de euros, anunciou o Primeiro-Ministro, António Costa, em Lisboa, na cerimónia de assinatura do pacto.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Preço do leite aumentou 120% em apenas um ano e meio

Publicado

em

O preço do leite tem vindo a aumentar consecutivamente e mais do que duplicou em um ano e meio, sendo Portugal um dos cinco países na UE 27 onde os preços ainda não baixaram.

De acordo com o Jornal de Notícias, as marcas próprias estão agora a ser vendidas a 86 cêntimos e as restantes acima dos 90 cêntimos por litro.

No final do ano passado, houve uma queda de 4% na produção de leite e quase 200 produtores a menos. Este ano, a queda continua e, em fevereiro, houve menos 300 produtores (menos 8%) e menos cinco milhões de litros de leite entregues (menos 2%), em comparação com o mesmo período do ano passado.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Conheça a lista de alimentos com 0% de IVA

Publicado

em

De acordo com a informação fornecida, o governo português está em negociações com a distribuição e a produção para a estabilização de preços dos bens alimentares considerados essenciais para a alimentação das famílias. A lista desses bens inclui 46 produtos, entre os quais se encontram diversos tipos de peixe (como a cavala e a faneca), bacalhau, feijão frade, grão de bico, carne de peru e de vaca, ovos de galinha, peras e tangerinas, bem como óleos vegetais e margarinas, divulgou o DN.

Essa medida pode tem como objetivo garantir o acesso a alimentos básicos a preços razoáveis, especialmente em tempos de crise econômica, garantindo assim a segurança alimentar da população. É importante ressaltar que a estabilização de preços pode ajudar a proteger os produtores locais, mas também pode envolver desafios para a indústria alimentar e de distribuição, que precisam ser gerenciados cuidadosamente para evitar impactos negativos nos consumidores.

LISTA:

  • Peixes (cavala, faneca, bacalhau, salmão e pescada)
  • Feijão frade
  • Grão de bico
  • Vários legumes (brócolos e curgetes)
  • Carne de peru
  • Carne de vaca
  • Carne de porco
  • Ovos de galinhas
  • Fruta (inclui maçã, banana, laranja, pera e tangerina)
  • Óleos vegetais
  • Azeite
  • Margarinas
  • Batata
  • Massa
  • Arroz
  • Cenouras
  • Cebolas
  • Tomate
  • Leite de vaca
  • Frango
  • Pão
  • Iogurte
  • Queijo
PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

OUVIR RÁDIO

VER TV EM DIRETO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 18 minutos

Famalicão de Lés a Lés – Festas Santo do Monte, na freguesia do Louro

Neste Famalicão de Lés a Lés visitamos a freguesia do Louro que se prepara para celebrar as festas do Santo...

Paíshá 35 minutos

Gasolina aumenta 3 cêntimos a partir de segunda-feira

Os preços dos combustíveis mais usados vão seguir tendências diferentes a partir de segunda-feira, com o aumento de 3 cêntimos...

Famalicãohá 46 minutos

Partido Socialista de Famalicão celebra 50 anos e 25 de abril com evento em Ribeirão

O lema para celebrar os 50 anos do Partido Socialista em Vila Nova de Famalicão é “Só é derrotado aquele...

Famalicãohá 53 minutos

Famalicão: Susana Pereira de Riba de Ave distinguida pela Agência Nacional Erasmus+

A famalicense Susana Pereira, ex-presidente da Junta de Freguesia de Riba de Ave, foi distinguida pela “Agência Nacional Erasmus+ Educação...

Desportohá 1 hora

GD Natação de Famalicão comemora 30 anos a nadar com evento solidário

O GD Natação Famalicão comemora mais um aniversário e lança o desafio “30 anos 30 Km’S a Nadar”, um evento...

Mundohá 1 hora

Morreu atropelado cantor da dupla Zé Henrique & Matheus

O cantor Matheus, da dupla com Zé Henrique, faleceu na madrugada desta quarta-feira. O cantor sertanejo regressava do Rio de...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Sexta e sábado de chuva dão lugar a domingo de sol com aumento das temperaturas

O concelho de Famalicão terá um fim de semana dividido entre a a chuva e o sol, de acordo com...

Desportohá 14 horas

Nadador Diogo Ribeiro bate recorde nacional dos 50 metros livres e garante participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Diogo Ribeiro estabeleceu, esta quinta-feira, o novo recorde nacional dos 50 metros livres e garantiu a obtenção dos mínimos para...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Vila de Joane celebra Procissão do Senhor dos Santos Passos este domingo

Realiza-se este domingo, na freguesia de Joane, a Procissão do Senhor Santos Passos, na Igreja Divino Salvador, a partir das...

Regiãohá 17 horas

Mulher atingida por queda de árvore na Trofa fica gravemente ferida

Uma mulher ficou gravemente ferida, na tarde desta quinta-feira, na Trofa depois de ter sido atingida pela queda de uma...

Arquivo

Mais Vistos