País
GNR tortura imigrantes por diversão. Obrigam homem a inalar gás-pimenta e riem-se

Um conjunto de vídeos captados pelo telemóvel de um militar da GNR de Vila Nova de Milfontes, depois da sua apreensão devido a uma suspeita de maus-tratos a imigrantes, revelam violência, tortura, humilhações e insultos racistas, registados em 2019.
As imagens, que podem até ferir a suscetibilidade dos mais sensíveis, agora divulgadas pela TVI e CNN, mostram, em um dos casos, o imigrante a inalar pela “palhinha” de uma maquina de medição da taxa de álcool uma substância que o deixa afetado e que mais tarde é identificada por um dos militares:
“É gás pimenta, ó animal. Filho de uma grande p**a! Animal!”
Durante esta cena o imigrante pede água aos militares, pedido que recusam e os faz rir.
Os cinco militares envolvidos, estão agora acusados de “manifesto uso excessivo de poder de autoridade que o cargo de militar lhes confere”, agindo com ” satisfação e desprezo pelos indivíduos”.
As vítimas, provenientes do sul da Ásia, a maioria do Bangladesh, do Nepal ou do Paquistão, são perseguidas com “”Ódio claramente dirigido às nacionalidades que tinham e apenas por tal facto e por saberem que, por tal circunstância, eram alvos fáceis”, explica a mesma acusação, divulgada pela CNN.

País
Idosos com Complemento Solidário têm desconto de 50% nos medicamentos a partir de hoje

Os beneficiários do Complemento Solidário para Idosos (CSI) têm desde hoje um desconto imediato de 50% na compra dos medicamentos comparticipados, anunciou o Governo.
“Com esta alteração, introduzida no âmbito do programa SIMPLEX, os beneficiários deste apoio ficam automaticamente dispensados do pagamento de 50% da parcela não comparticipada no preço dos medicamentos”, refere um comunicado conjunto das áreas governativas da Digitalização e Modernização Administrativa, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e da Saúde,
Até agora este desconto era feito através de um pedido de reembolso.
A partir de hoje, os utentes deixam de ter de apresentar a fatura de aquisição dos medicamentos no centro de saúde, de requerer os Benefícios Adicionais de Saúde (desconto de 50% na parcela do preço não comparticipada pelo Estado), e de aguardar pelo processamento e pagamento do reembolso, juntamente com a pensão e o CSI.
A medida entra hoje em vigor em Portugal continental e resulta da aplicação de procedimentos eletrónicos que permitem que todas as pessoas abrangidas tenham acesso imediato e automático ao benefício.
Além do apoio nos medicamentos, cuja atribuição passa a ser automática no ato da compra, os beneficiários do CSI continuam a ter direito ao reembolso das despesas que tenham com a aquisição de óculos e lentes (75% da despesa, até ao limite de 100 euros, de dois em dois anos) e com a aquisição de próteses dentárias removíveis (75% da despesa, até ao limite de 250e e, de três em três anos).
Estes beneficiários podem ainda aceder, de forma gratuita, às consultas de dentista/estomatologista, através do cheque-dentista, entre uma lista de profissionais de saúde oral disponível no centro de saúde.
Economia
Governo vai devolver a receita adicional do IVA dos combustíveis com novo desconto

O Governo vai devolver a receita adicional do IVA através de um desconto no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), o que se traduzirá numa redução adicional de dois cêntimos por litro no gasóleo e um cêntimo na gasolina.
“No quadro de evolução dos preços, o Governo determina a devolução da receita adicional do IVA, por via do ISP, tendo por referência os valores anteriores ao conflito na Ucrânia, traduzindo-se numa redução adicional de dois cêntimos por litro no gasóleo e um cêntimo por litro na gasolina”, anunciou hoje o Ministério das Finanças em comunicado.
Segundo o executivo, o desconto no ISP “ascende assim a 15,1 cêntimos por litro no gasóleo e a 16,3 cêntimos por litro na gasolina”, sendo que, “tendo em conta todas as medidas em vigor, a redução de impostos é de 25 cêntimos por litro de gasóleo e de 26 cêntimos por litro de gasolina”.
Economia
Gasolina mais cara um cêntimo esta segunda-feira

O preço dos combustíveis volta a alterar-se, esta segunda-feira, com tendências distintas para os dois tipos de combustíveis mais utilizados.
Assim, os condutores que se dirijam, no dia de hoje, aos postos de abastecimento, irão encontrar o preço da gasolina mais caro um cêntimo, enquanto que o preço do gasóleo revela uma descida no mesmo valor.
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Vereadora fala sobre os 10 anos da Casa da Juventude
-
Desportohá 4 dias
FC Famalicão: João Pedro Sousa satisfeitos com os atletas mas não com os resultados
-
Famalicãohá 2 dias
Famalicão: Mouquim cumpre tradição e realiza Desfolhada este sábado
-
Desportohá 1 semana
RELATO | Rio Ave FC 1-1 FC Famalicão