Siga-nos nas redes

País

Crianças não inscritas podem vacinar-se esta tarde nos centros de vacinação

Publicado

em

As crianças de nove, dez e onze anos que não estão inscritas para a vacinação desta faixa etária, que decorre este fim de semana, podem dirigir-se aos centros de vacinação para serem vacinadas.

A novidade foi anunciada, esta manhã de sábado, pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales. “As crianças com nove, dez e onze anos que não se autoagendaram podem dirigir-se aos centros de vacinação para serem vacinadas durante a tarde”, disse o governante, no fim de uma visita ao Pavilhão Multiusos de Gondomar, onde acompanhou o arranque da vacinação das crianças.

Em Gondomar, nas primeiras duas horas foram vacinadas 300 crianças, metade das 600 que estavam inscritas para este sábado. Para domingo estão registadas cerca de 700. O horário de funcionamento termina às 14 horas.

Após o anúncio do governante, Cristina Pascoal, diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Gondomar, disse ao JN que iam “operacionalizar” o processo, mas não garantiu que o centro de vacinação alargasse o horário de funcionamento.

Durante a manhã, os menores que se dirigiram ao Multiusos de Gondomar, sem agendamento realizado, podiam esperar e receber a primeira dose contra a covid-19.

Questionado sobre o facto de só 27% das crianças entre os nove e os 11 anos terem a vacinação agendada, tal como avança o JN na edição deste sábado, o secretário de Estado afirma que “as datas estão publicitadas”, podendo esta faixa etária ser ainda imunizada durante os próximos fins de semana.

“Não vamos misturar adultos com crianças”, referiu aos jornalistas.

Centros fechados no Natal e Ano Novo

Lacerda Sales recordou as 2,3 milhões de doses de reforço administradas em Portugal e o idêntico número de vacinas da gripe, para considerar que a situação do país não justificaria ter os centros de vacinação abertos nos dois próximos fins de semana, o de Natal e o de Ano Novo.

“Por uma questão de respeito, é importante que os profissionais de saúde possam ter este descanso”, disse Lacerda Sales. “Sabemos que é uma época em que as pessoas querem juntar-se e passar tempo com a família”, disse, ainda, no fim da visita ao centro de vacinação instalado no Pavilhão Multiusos de Gondomar.

O governante defendeu que os “os portugueses têm motivos para estar orgulhosos”, já que a adesão da vacinação dos adultos à terceira dose não está aquém das expectativas. “Ainda antes do dia 19 de dezembro, superamos o objetivo que tínhamos de 1,5 milhões de doses [de reforço]”, acrescentou.

Mais testes à covid-19

Uma preocupação, no entanto, manifestada pela ministra da Saúde, em conferência de Imprensa na sexta-feira. Marta Temido disse ter começado a sentir-se esta semana “alguma rarefação” na adesão entre os mais idosos.

Após o anúncio de Marta Temido de que seriam disponibilizados mais testes gratuitos à covid-19 – neste momento, são quatro por mês -, Lacerda Sales disse que a quantidade “é uma decisão que ainda não está tomada”, mas que será conhecida “brevemente”. “Depende do processo de mercado, da oferta e da procura”, explicou.

Sobre a falta de testes, o governante admitiu que “pode haver dificuldades de mercado”. “Estamos a fazer um esforço enorme”, disse, apontando para uma média diária de 140 mil testes realizados por dia.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

País

Subsídio de desemprego alargado a vítimas de violência doméstica

Publicado

em

Por

 Uma proposta do Livre de alteração ao orçamento para alargamento do subsídio de desemprego foi viabilizada hoje, no parlamento, depois de uma hora e meia de discussão sobre a admissão de um artigo que não constava na iniciativa inicial do partido.

A proposta do Livre, que será avocada hoje em plenário, foi aprovada na Comissão de Orçamento e Finanças (COF) já de madrugada.

Viu assim ‘luz verde’ o alargamento do subsídio de desemprego às vítimas de violência doméstica a quem seja atribuído o estatuto de vítima.

Foi aprovada ainda a “criação de majorações no âmbito do programa «Emprego Interior +» para as situações em que haja um trabalhador que cesse vínculo laboral por necessidade de mudança de residência com intuito de acompanhar o cônjuge ou unido de facto que tenha celebrado contrato de trabalho, cujo local de trabalho se localize em territórios de baixa densidade”.

Um outro artigo da proposta prevê um programa de licenças para formação que facilite a “elevação de qualificações e de requalificação das pessoas ao longo da vida”, em articulação “com a possibilidade de substituição dos trabalhadores em formação, dando cumprimento ao Acordo sobre Formação Profissional e Qualificação, ouvidos os parceiros sociais com assento na Comissão Permanente de Concertação Social”.

Foi precisamente a admissão deste artigo que provocou um longo debate entre os partidos, à semelhança do que aconteceu com uma proposta do PS, cuja substituição introduziu um artigo novo sobre o aumento da margem de endividamento das autarquias.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Livro do Guinness certifica ondas gigantes da Nazaré

Publicado

em

Por

A certificação da maior onda surfada na Praia do Norte, na Nazaré, a 29 de Outubro de 2020, foi entregue hoje por um juiz do Guinness Book of Records, no forte de S. Miguel, ao surfista alemão, que estava “muito orgulhoso” de ter surfado uma onda “criada por uma tempestade” que prova que “tudo o que realmente se quer fazer na vida é possível”.

“Não nasci num país com ondas”, disse o alemão, que vive em Nazaré desde 2012, acrescentando que também não tinha “a oportunidade, quando criança, de viajar para países e surfar”, mantendo que tinha de usar a sua “motivação” para se mudar para “o outro lado do planeta” e dedicar-se ao surf, um desporto do qual nunca desistiu.

O prémio da maior onda do mundo na Nazaré, pela quinta vez, “não é aborrecido, mas começa a ser normal”, disse o presidente da câmara, Walter Chicharro, considerando que as ondas da Praia do Norte têm, na última década, “prestado um grande serviço ao país”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

“Rei dos catalisadores” foge da PSP em contra-mão e embate contra outro carro no Porto

Publicado

em

Por

Um homem foi detido, esta quarta-feira, no Porto, depois de ter roubado o catalisador de um carro e ter fugido às autoridades, avaça a CM.

Nesta perseguição em alta velocidade, o suspeito, conhecido como o “rei dos catalisadores”, acompanhado da namorada, chegou a conduzir em contra-mão numa das ruas mais mobimentadas da cidade, acabando por embater contra outra viatura.

O duo ainda terá tentado a fuga a pé mas foi interceptado pela PSP.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Palavrão de José Milhazes em direto apanha apresentadora Clara de Sousa desprevenida (VÍDEO)

Publicado

em

Por

O comentador da SIC José Milhazes foi o protagonista de um momento insólito, na noite desta terça-feira, no telejornal da SIC, quando disse um palavrão que apanhou até a apresentadora Clara de Sousa de surpresa, reunindo agora milhares de reações nas redes sociais.

Tudo aconteceu quando José Milhazes comentava um momento de protesto durante um concerto de rock na Rússia, no qual os espectadores iniciaram um cântico anti-guerra, que acabou por ser entoado por grande parte da assistência, um sinal de descontentamento face à invasão da Ucrânia vindo de dentro do próprio país de Vladimir Putin.

Fluente na língua russa, José Milhazes ofereceu-se a Clara de Sousa para traduzir os cânticos:

“Sabes o que estão a dizer? A guerra que vá para o ca***ho”, disse o comentador naturalmente, arrancando até um suspiro da apresentadora.

Nas redes sociais o momento tem sido partilhado em grande força pelos internautas portugueses e já recebeu até comentários de algumas figuras nacionais famosas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Número de casos de varíola dos macacos em Portugal sobe para 49

Publicado

em

Por

O número de infeções pela varíola do macaco em Portugal aumentou para 49, segundo os dados revelados, esta quarta-feira, pelo secretário de Estado da Saúde, Lacerda Sales.

, a autoridade de saúde recomenda os indivíduos que apresentem lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço a procurarem aconselhamento clínico.

As regiões mais afetadas por estes casos de infeção são o Norte de Portugal e a zona de Lisboa e Vale do Tejo.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

GNR vence maratona de 161 quilómetros nos Estados Unidos. Quase 17 horas de prova sem interrupções

Publicado

em

Por

O Cabo Vítor Rodrigues da GNR venceu, este fim de semana, a ultramaratona KEYS 100 Ultramarathon na Flórida, Estados Unidos da América.

Um total de 161 quilómetros foram percorridos em 16 horas e 42 minutos de modo ininterrupto.

Esta vitória vale assim o apuramento para mais um hercúleo desafio, o Badwater 135, que se realiza no mês de julho.

Nas redes sociais, a Guarda Nacional Republicana congratula o militar por esta conquista.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Semana de trabalho de 4 dias: Parlamento debate possibilidade

Publicado

em

Por

Os deputados aprovaram, esta quarta-feira, uma proposta de alteração do Livre ao Orçamento do Estado que prevê um estudo e amplo debate sobre novos modelos de organização laboral, incluindo a semana de quatro dias de trabalho.

Na votação na especialidade do Orçamento do Estado para 2022, que decorre na Comissão de Orçamento e Finanças, no parlamento, a proposta apresentada pelo deputado único do Livre mereceu os votos favoráveis de PS, PAN e BE, a abstenção do PCP e os votos contra de PSD, Iniciativa Liberal e Chega.

O deputado Rui Tavares não votou a sua proposta uma vez que não integra a Comissão de Orçamento e Finanças.

A iniciativa prevê que “o Governo promove o estudo e a construção de um programa piloto que vise analisar e testar novos modelos de organização do trabalho, incluindo a semana de quatro dias em diferentes setores e o uso de modelos híbridos de trabalho presencial e teletrabalho”.

E refere também que o executivo deverá promover “um amplo debate nacional e na concertação social sobre novos modelos de organização do trabalho, incluindo a semana de trabalho de quatro dias, como forma de promover uma maior conciliação entre o trabalho e a vida pessoal e familiar”.

A proposta inicial, o Livre propunha que o Governo promovesse “o estudo e a construção de um programa que visa testar a semana de 30 horas de trabalho por semana, em 04 dias de trabalho, a implementar a partir de 2023 e ao longo de três anos, num conjunto de até 100 empresas nacionais que nele se inscrevam”.

No entanto, o partido substituiu essa iniciativa por aquela que foi aprovada.

Os deputados aprovaram também uma outra proposta do Livre com vista à promoção de “ações de formação junto de todos os profissionais do Serviço Nacional de Saúde sobre orientação sexual, identidade de género, expressão de género e características sexuais, de modo a melhorar o atendimento e acompanhamento clínico de pessoas da comunidade LGBTQI”.

Esta iniciativa teve o voto a favor do PS, BE, PCP, Iniciativa Liberal e PAN e o voto contra de PSD e Chega.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Envolvimento com “senhora bonita” custou 22 mil euros a reformado no Porto

Publicado

em

Por

Um homem reformado de 80 anos foi burlado em mais de 22 mil euros, numa casa de alterne, na Sé, No Porto, após ter tentado envolver-se com uma mulher através das redes sociais, avança o JN.

A primeira interação terá acontecido na plataforma ‘Badoo’, onde o octogenário enviou a mensagem “Senhora Bonita” depois de lhe ter aparecido uma “imagem” que se supõe ser o perfil da burlona.

A partir deste ponto, as mensagens e chamadas “choveram” na caixa de entrada do reformado, acompanhadas por convites para visitar a tal “Senhora Bonita”.

Depois de terem acordado encontrar-se num bar no Porto, o idoso entendeu aí que tinha caído num “alhada”.

Este homem, uma das 36 vítimas deste esquema, explicou em tribunal que neste estabelecimento pagou 23 euros por duas águas e um café e que o cartão de crédito/débito lhe foi exigido com a desculpa de que o patrão não estaria presente.

“Achei exorbitante, mas pensei: ‘deixa lá, vou pagar, para salvaguardar a minha pessoa'”, disse o octogenário.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

GNR chora morte de militar de 24 anos em violento despiste de mota

Publicado

em

Por

A GNR chora a morte de Ivan Casal, o militar de 24 anos que faleceu, esta terça-feira, cerca das 14:00 num despiste de mota, em Vagos, no distrito de Aveiro.

De acordo com o JN, Ivan terá perdido o controlo do veículo de duas rodas acabando por embater contra uma habitação.

As forças de socorro destacadas para o local tentaram ainda a reanimação, mas não foi possível reverter o estado em que se encontrava o motociclista.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Motorista do autocarro acidentado a caminho de Fátima será sepultado esta quarta-feira

Publicado

em

Por

Será sepultado, esta quarta-feira, António Araújo, de 58 anos, motorista do autocarro que morreu, no último sábado, após um aparatoso acidente, que fez mais duas vítimas mortais e 33 feridos.

O autocarro que partiu de Guimarães, às primeiras horas do dia, despistou-se na Mealhada, na A1, enquanto seguia com estes peregrinos para o Santuário de Fátima.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Artigos Recentes

Famalicãohá 10 horas

AMOB apresenta soluções tecnológicas de última geração em duas feiras internacionais

A AMOB vai estar presente em duas feiras internacionais no próximo mês de junho. A empresa com sede do Louro,...

Famalicãohá 10 horas

Câmara de Famalicão instala painel para medir Radiação Ultravioleta

Foi instalado nas Piscinas Municipais de Famalicão o primeiro Painel de Monitorização da Radiação Ultravioleta que alerta o público, particularmente...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Engenho celebra 28 anos na sexta-feira

A Engenho – Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este, celebra, na próxima sexta-feira, dia 27, o seu 28º...

Mundohá 10 horas

Homem volta abraçar as filhas após 24 anos depois de transplante duplo de braços e ombros

“Não foi um bom momento”, diz Felix Gretarsson ao recordar o dia em que perdeu ambos os braços e partiu...

Paíshá 11 horas

Subsídio de desemprego alargado a vítimas de violência doméstica

 Uma proposta do Livre de alteração ao orçamento para alargamento do subsídio de desemprego foi viabilizada hoje, no parlamento, depois...

Paíshá 12 horas

Livro do Guinness certifica ondas gigantes da Nazaré

A certificação da maior onda surfada na Praia do Norte, na Nazaré, a 29 de Outubro de 2020, foi entregue...

Paíshá 13 horas

“Rei dos catalisadores” foge da PSP em contra-mão e embate contra outro carro no Porto

Um homem foi detido, esta quarta-feira, no Porto, depois de ter roubado o catalisador de um carro e ter fugido...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Associação de Pais da Camilo Castelo Branco Sorteiam bilhetes para o festival Meo Marés Vivas

A Associação de País e Encarregados de Educação da Escola Secundária Camilo Castelo Branco está a realizar um sorteio de...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Homem e mulher detidos com 307 doses de cocaína

Um homem e uma mulher com 52 e 37 anos respectivamente foram detidos pela PSP, esta quarta-feira, no decurso de...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Auditório António Gomes, em Avidos recebe concertos e exposições este sábado

A associação Forma D’Arte realiza, este sábado, no Auditório António Gomes, em Avidos, Famalicão, um dia dedicado às artes, no...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES