Siga-nos nas redes

País

Incêndio no Hospital de São João obriga a retirada de doentes de Pneumologia

Publicado

em

 Um incêndio deflagrou pelas 17:40 de hoje, no piso 9 do Hospital de São João, no Porto, e os doentes estão a ser retirados do local, avançou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorros (CDOS).

Fonte do CDOS do Porto adiantou que os pacientes que se encontravam no serviço de Pneumologia estão a ser retirados do local.

Fonte dos Sapadores Bombeiros do Porto disse que há quatro feridos, estando dois em paragem cardiorrespiratória.

A causa do incêndio está por determinar, estando no local estão 17 operacionais dos bombeiros com cinco viaturas.

De acordo com o portal da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a ocorrência está em fase de resolução.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

País

Banco Alimentar promove recolha de alimentos este fim de semana

Publicado

em

Por

A campanha de recolha de bens alimentares promovida pelo Banco Alimentar Contra a Fome regressa este sábado e domingo aos supermercados de todo o país, envolvendo cerca de 40 mil voluntários.

Em declarações à agência Lusa, a presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, Isabel Jonet, afastou o receio de que possa vir a existir menos doações devido aos aumentos dos preços e da inflação, mas manifestou-se “preocupada com o impacto” que têm nas famílias mais carenciadas.

“Estas pessoas estão a sofrer mais este impacto porque os orçamentos familiares não esticam para poderem acomodar mais acréscimos de preços”, declarou Isabel Jonet.

“A par da situação pandémica que teve um enorme impacto económico e social na população, vivemos agora outro contexto complicado que vem agravar a situação de muitas famílias. Por isso, nesta campanha, pedimos: `Seja o próximo a ajudar o próximo`, contribuindo com um donativo em alimentos”, reforçou Isabel Jonet.

Segundo dados da organização, em dezembro de 2021, os 21 Bancos Alimentares conseguiram angariar 1.680 toneladas de alimentos, que contribuíram para a alimentação de mais de 380.000 pessoas com carências comprovadas, identificadas pelas cerca de 2.500 instituições e entidades que operam no terreno, acompanhadas pelo Banco Alimentar da respetiva região.

Para participar na campanha basta aceitar um saco do Banco Alimentar, fornecido por voluntários credenciados, e colocar no mesmo produtos que não sejam perecíveis, de preferência conservas, massas, arroz, leite, entre outros, para ajudar as pessoas e famílias mais carenciadas.

Os bens recolhidos serão depois encaminhados para os armazéns do Banco Alimentar de cada região para posterior entrega às entidades beneficiárias.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Sondagem: maioria dos portugueses não concorda com o fim do uso das máscaras

Publicado

em

Por

A decisão de pôr fim ao uso de máscaras, com exceção dos serviços de saúde e transportes públicos, não agradou a 55% dos inquiridos na sondagem Aximage realizada, entre 19 e 24 de maio, para o JN, DN e TSF. Outros 37% concordam com a decisão do Governo e 8% não manifestaram opinião.

A maioria dos que criticam o fim das máscaras são da Região Norte, mas na Área Metropolitana do Porto, onde a pandemia também cresce a ritmo acelerado, há mais pessoas a concordar do que a discordar do alívio das máscaras. Olhando aos grupos etários, são os mais velhos que mais discordam do fim das máscaras. Já 49% dos inquiridos entre os 18 e os 34 anos acham que a decisão foi acertada.

Há também muitos portugueses que continuam a usar máscara: 46% dos inquiridos garantem que continuam a usar sempre e 32% referem fazê-lo às vezes. Apenas 22% dos inquiridos revelam que nunca usam máscara nos espaços onde já não é obrigatória.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Luís Montenegro ou Jorge Moreira da Silva, PSD elege hoje o novo líder nacional

Publicado

em

Por

O Partido Social Democrata (PSD) elege, este sábado, o seu novo líder nacional. Na corrida a estas eleições diretas estão Jorge Moreira da Silva, que é de Famalicão e o ex-líder parlamentar Luís Montenegro.

De acordo com o site do PSD, o universo eleitoral ronda os 44.300 militantes, aqueles que têm as quotas em dia para poder votar e que irão escolher o 19.º presidente do partido.

A eleição decorre em todo o país entre as 14h00 e as 20h00 e, a partir do fecho das urnas, a secretaria-geral do PSD irá disponibilizar a evolução dos resultados das eleições em tempo real no site.

Nestas serão também eleitos dos delegados ao Congresso Nacional do partido. Em Famalicão, a vereadora Sofia Fernandes encabeça a lista A, apoiante de Luís Montenegro. Já a lista B, apoiante de Jorge Moreira da Silva é encabeçada pelo próprio Moreira da Silva.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Alfaiate de 72 anos enviava cartas de amor e sexuais a jornalistas da RTP. Condenado a 1 ano de prisão com pena suspensa

Publicado

em

Por

O Tribunal de Braga condenou hoje a um ano e cinco meses de prisão, com pena suspensa, um septuagenário da Póvoa de Lanhoso que perseguia e importunava mulheres, dirigindo-lhes cartas de amor alternadas com outras de cariz sexual.

O arguido, um alfaiate reformado com 72 anos, foi condenado por dois crimes de perseguição e dois crimes de importunação sexual.

No julgamento, justificou o envio das cartas com o alegado sentimento de solidão que o assolou a partir do momento em que se aposentou, em 2016.

Disse ainda que pretendia “obter alguma correspondência” por parte das destinatárias, acrescentando que se limitou a manifestar “um sentimento platónico”, pois, à data, já tinha 70 anos e jamais tencionou terminar a sua relação conjugal, que já dura há 43 anos.

Entre as destinatárias, contam-se quatro jornalistas da RTP, tendo o arguido alegado que lhes escreveu para “testar” a sua “capacidade de sedução”.

Após uma primeira carta em que manifestava o seu amor pelas destinatárias, o arguido, como não obtinha resposta, voltava à carga, enviando novas missivas num tom menos respeitador, algumas vezes injurioso e com referências de cariz sexual.

Acabou por ser condenado pelas cartas que enviou a uma jornalista da RTP e a uma dirigente de uma associação da Póvoa de Lanhoso, no distrito de Braga.

Neste último caso, o arguido colocar-se-ia com frequência à porta da associação, tendo chegado a injuriar a dirigente.

Na década de 70, o arguido cumpriu serviço militar na guerra em Angola, tendo, nessa sequência, desenvolvido perturbação de stress pós-traumático e passado a tomar medicação ansiolítica, com prescrição médica.

Em tribunal, disse que, quando escrevia as cartas, se inspirava num livro que já tinha lido nesse período da guerra do Ultramar.

Manifestou arrependimento e pediu desculpa às vítimas.

Vai ter de pagar 500 euros a cada uma e de frequentar um programa específico de prevenção de condutas típicas da perseguição.

O arguido terá dirigido cartas a oito mulheres, mas algumas desistiram da queixa e noutros casos o teor dos escritos não foi considerado ofensivo.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Centenas de pessoas juntaram-se em frente à Assembleia da República reivindicando aumentos salariais

Publicado

em

Por

Centenas de pessoas pediram hoje o aumento dos salários em frente à Assembleia da República, enquanto decorre a aprovação do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), numa ação organizada pela CGTP.

No seu discurso, a secretária-geral da confederação sindical, Isabel Camarinha, defendeu que “os trabalhadores não podem continuar a perder” num cenário de inflação e de perda de poder de compra.

Segundo a dirigente sindical, esta concentração foi o início de “uma grande ação de luta nacional”, que irá “engrossar com a luta a desenvolver durante todos os dias do mês de junho”.

A Ação de Luta Nacional, sob o lema “Pelo aumento dos salários e pensões – Contra o aumento do custo de vida e ataque aos direitos”, começou a meio da manhã com duas pré-concentrações, uma no Rossio, com os trabalhadores dos distritos de Lisboa e Porto, e outra junto ao Jardim da Estrela, com os trabalhadores de Setúbal e dos restantes distritos do país.

Isabel Camarinha repetiu o apelo expresso no 1.° de Maio e sublinhou que o “salário mínimo nacional tem de ser fixado nos 800 euros já em 01 de julho” para que os trabalhadores “não continuem a perder e a empobrecer”.

O processo do OE2022 termina hoje com a aprovação garantida em votação final global graças à maioria absoluta do PS, após quatro dias de votações e debate na especialidade.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Um em cada quatro turistas espanhóis escolhe Portugal. Hotelaria ganha nova esperança no pós-covid

Publicado

em

Por

De acordo com um relatório da CNN Portugal, em Abril de 2022, um total de 1,97 milhões de espanhóis viajaram em férias para outros países. 62% deles viajaram para França, Portugal e Itália, os principais destinos preferidos (por essa ordem).

Os dados do Instituto Nacional de Estatística de Espanha, mostram que cerca de um em cada quatro (24%) dos turistas espanhóis em Abril viajaram para Portugal, totalizando perto de 474.000 pessoas, um crescimento de 24% em comparação com o mesmo mês em 2021. Estes turistas representaram 1,27 milhões de dormidas em Portugal (mais 15,8% do que no mesmo período do ano passado). A duração média de cada visita foi de 2,7 dias em Portugal.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Mais 16 casos de varíola dos macacos registadas em Portugal. 74 infeções no total

Publicado

em

Por

Portugal regista, esta sexta-feira, mais 16 casos de varíola dos macacos, aumentando o total de infeções registadas para 74, de acordo com dados da DGS.

Na quarta-feira, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, afirmou que, pelo conhecimento que há desta doença, a vacina e antivirais são os processos que existem de prevenção de tratamento.

O governante disse ainda que Portugal tem vacinas e antivirais, mas precisa de “adquirir [mais] para a reserva estratégica de medicamento”.

A DGS aconselha as pessoas que apresentem lesões ulcerativas, erupção cutânea, gânglios palpáveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, a procurar aconselhamento médico.

“Reforçam-se as medidas a implementar perante sintomas suspeitos, devendo os indivíduos abster-se de contacto físico direto com outras pessoas e de partilhar vestuário, toalhas, lençóis e objetos pessoais enquanto estiverem presentes as lesões cutâneas, em qualquer estadio, ou outros sintomas”, acrescenta.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Economia

Gasóleo aumenta 3,5 cêntimos: Gasolina sobe 3 cêntimos. Já na próxima segunda-feira

Publicado

em

Por

O preço dos combustíveis volta a aumentar na próxima segunda-feira, com o gasóleo a aumentar 3,5 cêntimos e a gasolina a registar uma subida de 3 cêntimos.

Antes de qualquer uma destas alterações, o médio do preço do gasóleo em Portugal situa-se nos 1,759 euros, enquanto que o da gasolina está fixado nos 2,029 euros.

Ambas matérias já sofreram mais de 15 aumentos desde o início de 2022.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Homem que agrediu mulher e filha de 3 anos saltou do 5.º andar de prédio para fugir à GNR

Publicado

em

Por

Um homem de 45 anos que estava a agredir a sua mulher de 41 anos e a sua filha com apenas 3, saltou de uma janela do 5.º andar, na madrugada desta quinta-feira, para fugir de militares da GNR que o iriam deter, em Penafiel.

O homem acabou gravemente ferido e internado nos cuidados intensivos, embora a mulher e filha também tenham recebido cuidados médicos no hospital.

Alertados pelos gritos, os vizinhos alertaram as autoridades.

No momento em que se atirou, o suspeito terá afirmado que não se iria deixar prender por ninguém.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Homem de 45 anos esfaqueado com x-acto múltiplas vezes em estação de Metro em Gaia

Publicado

em

Por

Um homem com cerca de 45 anos foi golpeado múltiplas vezes com uma faca x-acto no decorrer de uma zaragata, aparentemente por motivos fúteis, no cais da estação de Metro de Santo Ovídio, em Vila Nova de Gaia, ao início da noite desta quinta-feira.

De acordo com a mesma fonte, a vítima, que foi transportada para o hospital em estado grave, viajava no Metro, enquanto o agressor esperava pelo mesmo na estação onde ocorreram as agressões.

Quando ambos se encontraram, começou uma discussão que acabou com a vítima a ser cortada com o x-acto, que o suspeito terá largado nas proximidades, mas que já se encontra na posse da Polícia Judiciária.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Artigos Recentes

Regiãohá 12 horas

Insólito: camião fica preso em túnel no Porto

Um veículo pesado ficou preso, na manhã deste sábado, o no túnel da Rua de Aurélio da Paz dos Reis,...

Paíshá 13 horas

Banco Alimentar promove recolha de alimentos este fim de semana

A campanha de recolha de bens alimentares promovida pelo Banco Alimentar Contra a Fome regressa este sábado e domingo aos supermercados...

Mundohá 15 horas

Mãe do jovem atirador do Texas pede para não julgarem o filho

Adriana Reyes, mãe do jovem que realizou o massacre numa escola primária em Uvalde, no Texas, Estados Unidos, pediu para...

Famalicãohá 16 horas

Famalicense António Cândido de Oliveira recebe Insígnia de Ouro na Galiza

O famalicense António Cândido de Oliveira, professor catedrático jubilado da Escola de Direito da Universidade do Minho, recebeu, esta semana, a...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão ilumina-se para receber as Festas Antoninas 2022

A cidade de Famalicão já se encontra engalanada para receber a edição e 2022 das festas Antoninas. Na última noite,...

Paíshá 17 horas

Sondagem: maioria dos portugueses não concorda com o fim do uso das máscaras

A decisão de pôr fim ao uso de máscaras, com exceção dos serviços de saúde e transportes públicos, não agradou...

Paíshá 18 horas

Luís Montenegro ou Jorge Moreira da Silva, PSD elege hoje o novo líder nacional

O Partido Social Democrata (PSD) elege, este sábado, o seu novo líder nacional. Na corrida a estas eleições diretas estão...

Paíshá 1 dia

Alfaiate de 72 anos enviava cartas de amor e sexuais a jornalistas da RTP. Condenado a 1 ano de prisão com pena suspensa

O Tribunal de Braga condenou hoje a um ano e cinco meses de prisão, com pena suspensa, um septuagenário da...

Famalicãohá 1 dia

Feira do empreendedorismo dá a conhecer as novas empresas de Famalicão

O empreendedorismo está em destaque até este sábado, na Praça D. Maria II, no centro da cidade de Famalicão. A...

Famalicãohá 1 dia

Mercado Abastecedor de Famalicão abre as portas e recebe Mário Passos

Pela primeira vez o Mercado Abastecedor de Famalicão recebeu a visita do presidente da Câmara Municipal. Esta sexta-feira, dia 27...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES