Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Testes vão continuar a ser gratuitos em janeiro

Publicado

em

O Governo vai prorrogar para janeiro o regime excecional e temporário que permite a comparticipação de testes de despiste da covid-19 nas farmácias e laboratórios, adiantou hoje a presidente da Associação Nacional de Farmácias (ANF).

“Já temos esta indicação para janeiro”, altura em que a portaria do Ministério da Saúde voltará a prever quatro testes rápidos de antigénio (TRAg) por mês gratuitos por pessoa, refere Ema Paulino.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Na terça-feira, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou que o número de testes gratuitos à covid-19 feitos em farmácias e em laboratórios vai aumentar de quatro para seis por pessoa, no âmbito do regime excecional e temporário que prevê a sua comparticipação até 31 de dezembro, com possibilidade de ser prorrogado.

“A questão dos seis testes é só para dezembro e vamos voltar ao limite dos quatro testes” em 2022, adiantou a responsável da ANF.

Segundo Ema Paulino, esta medida de aumento do número de testes é “justificada tendo em conta a época natalícia”, altura em que, por exemplo, se realizam “mais visitas a pessoas institucionalizadas” em lares, com a obrigatoriedade de um teste negativo.

“Compreendemos esta medida de querer proporcionar mais oportunidades de as pessoas estarem com os seus familiares nestes contextos”, salientou a presidente da associação.

De acordo com Ema Paulino, muitas farmácias com sistemas de agendamento “estão praticamente cheias” nesta altura para a realização de testes gratuitos, mas existem farmácias que operam em regime de `casa aberta´, onde ainda é possível fazer testes nesta modalidade.

Além disso, há farmácias que estão a alargar os horários para poderem dar resposta à crescente procura nos próximos dias, adiantou a presidente da ANF.

Relativamente aos autotestes, Ema Paulino adiantou que é possível adquiri-los nas farmácias, mas, com a maior procura que se verifica, pode haver ruturas de `stock´ momentâneas que aguardam reposição.

“É necessário sensibilizar as pessoas para a utilização correta das duas modalidades” de testes, salientou a farmacêutica, ao considerar que se deve “ter em atenção as exigências do Governo para deixarem as vagas para os testes profissionais para aquelas pessoas que realmente precisam”.

De acordo com a ANF, cerca de 1.250 farmácias estão a fazer TRAg de uso profissional gratuitos, 1.071 das quais no âmbito da comparticipação do Serviço Nacional de Saúde e as restantes ao abrigo de protocolos com diversas autarquias.

A estas farmácias juntam-se 633 laboratórios de análises clínicas que também aderiram ao regime temporário e excecional de comparticipação de testes.

Este regime tinha cessado em outubro, tendo em conta que Portugal estava próximo de atingir os 85% da população totalmente vacinada contra a covid-19, mas o Ministério da Saúde decidiu reativá-lo devido à atual situação epidemiológica, com o aumento de casos de covid-19.

Portugal ultrapassou na segunda-feira os 24 milhões de testes à covid-19 desde o início da pandemia, informou o Instituto Nacional Doutor Ricardo Jorge (INSA).

Em comunicado, o INSA adianta que, destes cerca de 24 milhões, aproximadamente 16 milhões são testes TAAN/PCR e cerca de 8,1 milhões TRAg de uso profissional.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

OUVIR EMISSÃO RÁDIO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Alunos da EB de Delães ficam a conhecer história local no Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave

Acompanhados pelo professor Rafael Matos, 23 alunos do 3º ano da EB de Delães visitaram os corredores do Museu da...

Famalicãohá 2 horas

Academia F.C. do Famalicão recebe “colheita de sangue” esta sexta-feira

A Academia F.C. do Famalicão recebe, esta sexta-feira, uma colheita de sangue, promovida pela Associação de Dadores de Famalicão e...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: “Co-Drive Solidário” junta pilotos e jovens da ACIP para umas “voltas” de adrenalina este sábado em Mogege

Um coletivo de quatro pilotos do concelho de Famalicão e arredores, leva a cabo este sábado 09 de dezembro um...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Temperaturas descem até aos 4.º graus esta noite. Terça-feira será de pouca chuva com “máximas” de apenas 10.º graus

Famalicão espera, esta terça-feira, por mais um dia nublado, embora com previsões de chuva abaixo dos 30%. Apesar disto, as...

Famalicãohá 5 horas

Festival de cinema premiou jovens cineastas

No passado fim de semana realizou-se a sessão de encerramento do festival de cinema jovem Ymotion. Numa noite em que...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Associação de Pais de Antas servem feijoada em “take-away” na Festa de Nossa Senhora da Conceição esta sexta-feira

A Associação de Pais da Escola de Antas, do concelho de Famalicão, promove esta sexta-feira um Takeaway de Feijoada, que...

Desportohá 6 horas

Famalicão: Escola Secundária Camilo Castelo Branco recebe Torneio de Salto em Altura da Associação de Atletismo de Braga esta sexta-feira

A Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Famalicão, recebe, esta sexta-feira (08 de dezembro) o Torneio de Salto em Altura...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Grupo Coral Juvenil de Vale S. Cosme deseja um Feliz Natal com música e vídeo alusivo à empatia e inclusão

O Grupo Coral Juvenil de Vale S. Cosme deseja um feliz Natal à sua comunidade, nesta quadra festiva, através de...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: ARC de Vale S. Cosme realiza “Caminhada e Passeio BTT Solidário” este domingo

A Associação Recreativa e Cultural de Vale S. Cosme realiza, no dia 10 de dezembro, a “Caminhada e Passeio BTT...

Desportohá 10 horas

Equipa Feminina do GD Natação Famalicão em 8º no Campeonato Nacional de Clubes – II Divisão

No Campeonato Nacional de Clubes da II Divisão, realizado no último fim de semana, a equipa feminina do GD Natação...

Arquivo

Mais Vistos