Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Aceda à nova declaração para apoio à família da Segurança Social

Publicado

em

A Segurança Social anunciou hoje que disponibilizou a nova declaração para os pais pedirem o apoio à família relativo às próximas duas semanas em que as atividades letivas serão suspensas devido à evolução da pandemia de covid-19.

O apoio aplica-se de 27 a 31 de dezembro de 2021 e de 02 a 09 de janeiro de 2022, tendo condições diferentes em cada um desses períodos.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Segundo a informação publicada no ‘site’ da Segurança Social, entre 27 e 31 de dezembro de 2021, o apoio está disponível para trabalhadores que faltem ao trabalho para assistência a filhos menores de 12 anos (ou independentemente da idade caso tenham deficiência ou doença crónica), abrangidos pelo encerramento das creches, atividades de apoio social em centro de atividades e capacitação para a inclusão, e centro de atividades de tempos livres.

São ainda abrangidos os trabalhadores afetados pela suspensão das atividades educativas, letivas e não letivas, incluindo de animação e apoio à família, dos estabelecimentos da educação pré-escolar e do primeiro e segundo ciclos do ensino básico, em estabelecimentos cujo funcionamento se encontrasse previsto para este período.

Já no período de 02 a 09 de janeiro de 2022, podem aceder ao apoio os trabalhadores com filhos menores de 12 anos (ou independentemente da idade caso tenham deficiência ou doença crónica), devido ao fecho das escolas.

Os trabalhadores em regime de teletrabalho podem também pedir o apoio excecional à família, em determinadas situações: caso esteja em causa família monoparental ou desde que o seu agregado familiar integre, pelo menos, uma criança que frequente creche, estabelecimento de ensino pré-escolar ou do primeiro ciclo do ensino básico (até ao 4.º ano de escolaridade).

Pode também pedir o apoio o trabalhador em teletrabalho cujo agregado familiar integre, pelo menos, um dependente com deficiência, com incapacidade comprovada igual ou superior a 60%, independentemente da idade.

“A entrega desta declaração serve de comunicação à entidade empregadora da opção do trabalhador em regime de teletrabalho pelo apoio à família” e “essa comunicação terá de ser feita com uma antecedência de três dias relativamente ao início da prestação do apoio”, explica a Segurança Social.

O apoio é de 66% da remuneração base mas sobe para 100% “com limite de 1.995 euros em 2021 e de 2.115 euros em 2022” em determinadas situações, nomeadamente quando os dois progenitores beneficiem do apoio de forma alternada e no caso de famílias monoparentais.

“Se, em períodos iguais ou superiores a quatro dias e inferiores a sete, cada um dos progenitores beneficie do apoio, pelo menos, dois dias” ou “se, em períodos inferiores a quatro dias, um dos progenitores beneficie do apoio, pelo menos, dois dias, e o outro, pelo menos um dia”, o apoio será pago a 100%.

Para os beneficiários que pedirem o apoio de 27 a 31 de dezembro de 2021 aplicam-se os limites mínimos do salário mínimo de 2021 (665 euros) e para o período de 02 a 09 de janeiro de 2022 aplicam-se os limites da remuneração mínima de 2022 (705 euros).

O apoio excecional à família aplica-se aos trabalhadores por conta de outrem, independentes, do serviço doméstico e membros de órgãos estatutários, embora com regras de cálculo diferentes.

No caso dos trabalhadores independentes, o apoio corresponde à base de incidência contributiva mensualizada.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Barceloshá 10 horas

Dois PSP no hospital após agressões em Barcelos

Dois elementos da PSP de Barcelos receberam assistência hospitalar, esta quarta-feira, na sequência de agressões levadas a cabo por um...

Desportohá 12 horas

Famalicense Jorge Malheiro conquista 3.º lugar geral e medalha de ouro no Duatlo de Famalicão

O atleta famalicense Jorge Malheiro, da organização Amigos do Pedal de Famalicão fez uma “dobradinha”, nesta 13.ª edição do Duatlo...

Famalicãohá 13 horas

Antoninas: Tony Carreira, Wet Bed Gang e Buba Espinho nas festas mais caras de sempre em Famalicão

Tony Carreira, Wet Bed Gang, Sons do Minho e Buba Espinho são os principais nomes do cartaz das Festas Antoninas...

Bragahá 13 horas

Morte de 3 jovens da Universidade do Minho julgada 10 anos depois

O julgamento da ação cível relativa à morte de três alunos da Universidade do Minho esmagados por um muro em...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Autarcas locais e gerações jovens discutem “valores de Abril”

As convicções que levaram ao desencadear da revolução do 25 de Abril estiveram em discussão, esta quarta-feira, na Casa da...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Exposição sobre violência na Universidade Lusíada

Foi inaugurada esta quinta-feira na universidade Lusíada de Famalicão, uma exposição de cartazes sobre a Violência. Uma exposição realizada pelos...

Desportohá 14 horas

Nova edição do Rali de Portugal na estrada entre 09 e 12 de maio com o maior número de sempre de inscritos

O Rali de Portugal é a prova do Campeonato do Mundo (WRC) que conta até ao momento com o maior...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Veículo da Proteção civil fica tombado na Estrada Nacional em Landim após despiste

Um veículo da Proteção Civil ficou tombado, ao início da tarde desta quinta-feira, na Estrada Nacional, na freguesia de Landim....

Barceloshá 16 horas

D. José Cordeiro: “A morte da pequena Gabriela é a mais cruel de todas as provações”

Na sequência do trágico falecimento de Gabriela Moreira de 8 anos, no último domingo, em Barcelos, D. José Cordeiro divulgou...

Paíshá 17 horas

Famalicense Jorge Paulo Oliveira defende criação de comissão para fiscalização do uso de fundos comunitários

O PSD acusou hoje os governos socialistas de terem feito uma execução “medíocre” dos fundos europeus, mas o PS negou...

Arquivo

Mais Vistos