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Netflix, Disney + e HBO passam a financiar o Instituto do Cinema e Audiovisual

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Depois de uma ampla discussão pública, a Assembleia da República votou e aprovou a nova Lei do Cinema que prevê a aplicação de uma taxa de 1% da faturação de serviços de vídeo a pedido, como o Netflix, o Disney+ ou o HBO, e também a plataformas de partilha de vídeos como o YouTube.

Esta nova lei do cinema decorre da transposição da Diretiva dos Serviços de Comunicação Social Audiovisual, que data de 2018, e prevê que a coleta da nova taxa de 1% sobre a faturação de diferentes serviços de vídeo a pedido e plataformas de partilha de vídeos passe a financiar o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA). Com este aporte, o ICA ganha uma nova via de financiamento para além dos 3,7 milhões de euros provenientes do Orçamento de Estado e das taxas de exibição.

Com a aprovação desta nova lei, passa a ser o primeiro país da União Europeia (UE) a aplicar este tipo de taxa.

Subscrição de plataformas de streaming bate recordes em ano de pandemia

À taxação destas plataformas de streaming não é alheio o facto de estes serviços estarem a adquirir uma dimensão impressionante no mercado português como o último estudo elaborado pelo OberCom (Observatório da Comunicação) em parceria com a agência Intercampus indicam.

Durante os meses que já leva a pandemia, de acordo com este estudo, existiu um boom na adesão online a serviços relacionados com o audiovisual de entretenimento (streaming de vídeo e de música).

A liderança neste domínio pertence à Netflix e HBO com uma percentagem de 40,7%, seguidos de serviços online de música (Spotify, Apple Music, etc.) com 11,9%. Destes novos subscritores, uma larga maioria de 84,4%, afirmou não pretender cancelar os serviços de streaming adquiridos durante este ano.

Para além do confinamento obrigatório que atirou para reclusão forçada milhões de portugueses, na base destas elevadas percentagens está uma mudança nos hábitos de consumo dos portugueses de que a preferência pelos canais de compra online é a mais forte expressão.

Frequência de comprar online aumentou

De acordo com o estudo “Economia e Sociedade Digital em Portugal” desenvolvido pela ACEPI (Associação da Economia Digital), a intensidade de compras na Internet aumentou no nosso país com 73% dos compradores online a fazer em média mais do que 3 a 5 vezes compras por mês.

Entre os fatores determinantes para este crescimento estão, segundo a associação, o conteúdo e transparência da informação, os métodos de entrega, o carrinho de compras flexível e intuitivo e a eficácia das modalidades de pagamento. Aliás, as modalidades de pagamento acabam por ter um papel fundamental no crescimento das subscrições online de serviços de streaming por permitirem ao consumidor adquirir um serviço deste tipo de forma rápida, segura e simples.

Cashback: a forma de poupar com o cartão de crédito

Para além do pagamento por referência MB, forma de pagamento preferida da maioria dos portugueses (cerca de 80%), uma boa parte das operações de compra online passam pela utilização do cartão de crédito que, para além de facilitarem o processo de pagamento, podem, em alguns casos, permitir que o consumidor poupe.

Esse é o caso do cartão de crédito com cashback. O “Cashback” (devolução em português) é um serviço acoplado ao cartão de crédito que permite ao detentor do cartão receber de volta uma parte do dinheiro que gastou em compras no mês seguinte. O valor devolvido depende sempre de uma percentagem pré-estabelecida pelo banco ou pela instituição financeira que emitiu o cartão e pode variar entre 1% e 3%.

Para melhor explicar como isto funciona, foquemo-nos no exemplo do cartão Unibanco Atitude. Este cartão de crédito Unibanco vem com cashback o que permite ao consumidor receber até 200 euros durante os primeiros 12 meses daquilo que gastar. Os valores variam entre os 20 euros (compras ou adiantamentos iguais ou acima de 500 euros) e os 5 mensais (100 e 299 euros em compras ou adiantamentos).

E porque o melhor cartão de crédito é aquele que, além de proporcionar uma poupança efetiva na subscrição de serviços online, não exige uma taxa de esforço acima das possibilidades do consumidor, este cartão de crédito sem anuidade oferece o fracionamento dos seus pagamentos em 3x sem juros (acima dos 300€), acesso entre 20 a 50 dias de crédito sem juros, descontos em combustíveis e pontos que valem prémios.

Existe ainda uma outra vantagem. Como “fazer” este cartão de crédito do Unibanco é um processo 100% digital, é simples pedir o seu cartão de crédito online para as subscrições serviços de música, séries, e utilização em outras aplicações.

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