Siga-nos nas redes

País

Conheça aqui a chave do Euromilhões desta terça-feira

Publicado

em

Um apostador estrangeiro ganhou 581 mil euros no segundo prémio do Euromilhões desta terça-feira.

Numa semana “pobre” para os jogadores portugueses e sem totalistas do primeiro prémio é esperado um jackpot maior no sorteio da próxima sexta-feira, dia 01 de janeiro.

A chave da sorte desta terça-feira é composta pelos números: 7-32-39-40-45 e pelas estrelas 3-8.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Economia

Combustíveis vão voltar a aumentar depois de nova subida no preço do petróleo. Barril já ultrapassa os 90 dólares

Publicado

em

Por

Uma recente subida no preço do barril de Brent (petróleo) faz prever mais aumentos no preço dos combustíveis, que continuam em “escalada” à várias semanas consecutivas, avança o jornal AWAY.

Pela primeira vez desde 2014 o preço do barril de Brent ultrapassa os 90 dólares, influenciado pela forte tensão criada na fronteira entre a Rússia e a Ucrânia e no Médio Oriente.

A mesma fonte sublinha ainda que o aumento do preço do barril de Brent, usado como referência para as cotações do petróleo, irá influenciar o preço dos combustíveis, cenário agravado ainda pelo final esperado dos apoios do governo neste sentido.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Atropelamento junto ao El Corte Inglês em Gaia tira a vida a homem de 71 anos

Publicado

em

Por

Um homem de 71 anos morreu, na tarde desta quinta-feira, atropelado na A44, em Vila Nova de Gaia, avança a CM.

De acordo com a mesma fonte, tudo aconteceu junto à saída para o El Corte Inglês, acabando esta via por ficar cortada.

A GNR investiga agora as causas do acidente e o que terá levado a vítima a atravessar a via neste local.

Os bombeiros de Coimbrões e os Sapadores de Gaia foram destacados para o local.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

IPMA prevê agravamento da seca “muito provável” em Portugal continental

Publicado

em

Por

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) considerou esta quinta-feira que é “muito provável” que a seca meteorológica se agrave em Portugal continental durante fevereiro, assinalando que piorou durante o mês de janeiro.

Num boletim divulgado esta quinta-feira, o IPMA indica que a seca que começou em novembro passado “mantém-se e agravou-se à data de 25 de janeiro”: 54 por cento do território está em seca moderada, 34% em seca severa e 11% em seca extrema.

A curto prazo, o IPMA não prevê que haja chuva significativa até 3 de fevereiro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Covid-19: Aberto autoagendamento para maiores de 18 anos para dose de reforço

Publicado

em

Por

As pessoas com 18 ou mais anos podem, a partir de hoje, fazer o autoagendamento para a toma da dose de reforço da vacina contra a covid-19, anunciaram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

“É já possível efetuar o pedido de agendamento `online´ para a dose de reforço da vacina contra a covid-19 para utentes com idade igual ou superior a 18 anos, que tenham completado o esquema primário há cinco meses e não tenham tido infeção há menos de cinco meses”, adiantaram os SPMS em comunicado.

Segundo a mesma fonte, para os adultos que receberam a vacina da Janssen há pelo menos três meses, além do autoagendamento disponível no portal covid-19, está agora disponível a modalidade de “casa aberta”.

“Assim, quem foi vacinado com a Janssen pode dirigir-se ao centro de vacinação que lhe for mais conveniente, sem qualquer contacto ou agendamento prévio”, avançam os SPMS.

De acordo com os dados de quarta-feira da Direção-Geral da Saúde, mais de 4,5 milhões de pessoas já receberam a dose de reforço da imunização contra o coronavírus SARS-CoV-2.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Sismo sentido na tarde desta quinta-feira “abalou” região Norte

Publicado

em

Por

A região Norte de Portugal sentiu, ao início da tarde desta quinta-feira (14:44), um sismo que

Um sismo com magnitude de 4,1 na escala de Richter e epicentro a cerca de 35 quilómetros a sul-sudoeste do Cabo Finisterra, em Espanha, foi hoje sentido em Santo Tirso, Póvoa de Lanhoso e Ponte Lima.

Segundo a nota do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o evento aconteceu pelas 14h44 e foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente.

O sismo com epicentro a 35 quilómetros do Cabo Finisterra, na província da Corunha, em Espanha, “foi sentido com intensidade máxima III” na escala de Mercalli modificada, no concelho de Santo Tirso, no Porto.

Foi também sentido, ainda que com menor intensidade, nos concelhos de Póvoa de Lanhoso, em Braga, e Ponte de Lima, em Viana do Castelo.

O IPMA adianta que, “se a situação o justificar, serão emitidos novos comunicados”.

Um sismo com magnitude entre 4,0 e 4,9 na escala de Richter é considerado “ligeiro”, sendo pouco provável que provoque danos.

A Escala de Mercalli Modificada mede os “graus de intensidade e respectiva descrição”. Um nível III nesta escala diz respeito a um evento “fraco”, que pode ser “sentido dentro de casa”, e a sua “vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados”, lê-se no site do IPMA.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Já foi encontrada Iara: Desaparecida esta quarta-feira em Matosinhos

Publicado

em

Por

Já apareceu a jovem Iara, desaparecida em Matosinhos, na noite desta quarta-feira. Uma nota elaborada pela sua mãe e publicada nas redes sociais dá conta do seu reaparecimento, agradecendo por todos envolvidos nas buscas e na partilha da informação sobre o seu desaparecimento.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Covid-19: Mais 41 mortos e 65.706 novos infetados nas últimas 24 horas

Publicado

em

Por

Portugal contabiliza hoje mais 41 óbitos provocados pela pandemia e 65.706 novos casos de infeção, segundo o relatório diário emitido pela Direção-Geral da Saúde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Legislativas: CDS-PP quer “complemento social de pensão” para idosos

Publicado

em

Por

O presidente do CDS-PP defendeu hoje um “complemento social de pensão” para ajudar os idosos a aquecerem as suas casas no inverno, apontando que “um em cada quatro” não tem possibilidade económica para o fazer

Nesta reta final da campanha eleitoral para as eleições legislativas de domingo, a caravana do CDS-PP arrancou o dia na Feira de Barcelos, distrito de Braga, com o líder do partido a apresentar a medida aqueles com quem se cruzava.

E explicava, enquanto entregava um panfleto, que o partido quer um “complemento social de pensão para os idosos poderem aquecer as suas casas no inverno”.

Aos jornalistas, Francisco Rodrigues dos Santos lamentou que “muitos idosos morrem ao frio porque não têm dinheiro para aquecer as suas casas”.

E apontou que “um em cada quatro não as aquece porque não tem recursos e 25% das mortes no inverno são causadas pelo frio que se sente nas casas, e a maior parte dessas mortes são idosos”.

Reclamando para o CDS-PP o título de “partido dos avós”, Francisco Rodrigues dos Santos disse que o partido “quer cuidar de quem cuidou de nós e tem soluções concretas”, apontando também “o vale farmácia”.

Neste que é o penúltimo dia de campanha, o presidente do CDS fez um balanço destes dias em que percorreu o país e elegeu “o carinho dos portugueses” como aquilo que correu melhor, revelando ter ficado “emocionado muitas vezes” com “a força e o apoio” que lhe transmitiram.

Com base nessa experiência, o líder centrista disse que o CDS está “muito vivo” e mostrou-se convicto de “um bom resultado no dia 30 de janeiro, uma vez mais surpreendendo todas as sondagens”.

No polo oposto, apontou o despovoamento de interior do país como o ponto mais negativo.

Já pessoalmente, “não há nada” que mudasse na estratégia que adotou na campanha, declarando-se “orgulhoso do trabalho” que tem vindo a fazer.

“É aconchegante e muito gratificante sentir que os portugueses estimam o trabalho do CDS e valorizam o esforço que eu tenho feito em nome do meu partido e que me dão o carinho e a confiança para poder sonhar que o CDS estará no próximo governo de Portugal”, defendeu.

Ao fim de vários dias de campanha, o líder centrista confidenciou que adora “estar no meio das pessoas”, e “conversar com elas, ouvir os seus problemas, apresentar soluções”, salientando que “isto é o melhor da política”.

“Por mim, a minha vida político-partidária era exatamente igual a estes 15 dias, mas durante todo o ano, é aqui que eu me sinto bem”, frisou.

Considerando que, ao longo dos dois anos da sua liderança “os portugueses tiveram poucas oportunidades” para o conhecer, lamentou a “caricatura que os opositores internos pintavam” de si.

“Com o mediatismo que acompanha uma campanha eleitoral, com os debates, com a campanha na rua eu acho que os portugueses puderam conhecer o verdadeiro Francisco Rodrigues dos Santos, que é uma pessoa humilde, que tem raízes pobres, que subiu na vida a pulso, que é um português que quer servir os seus concidadãos”, apontou.

Questionado sobre a mobilização do partido para estas eleições, o líder centrista disse que teve “toda a mobilização que gostaria da parte do CDS” e fez “tudo o que estava” ao seu alcance para a conseguir, falando numa “união intergeracional”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Covid-19: Testes rápidos de antigénio de uso profissional continuam gratuitos em fevereiro

Publicado

em

Por

Os testes rápidos de antigénio de uso profissional vão continuar a ser comparticipados no mês de fevereiro, tendo em conta a atual situação epidemiológica do coronavírus SARS-CoV-2, segundo uma portaria publicada hoje em Diário da República.

“No contexto da situação epidemiológica atual, importa continuar a assegurar a vigência do regime excecional e temporário até ao dia 28 de fevereiro de 2022, prosseguindo a utilização de testes para deteção do SARS-CoV-2”, refere a portaria assinada pelo secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes.

Cada utente poderá fazer quatro testes rápidos de antigénio (TRAg) gratuitos por mês em farmácias, laboratórios de patologia clínica ou análises clínicas ou outros estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde com registo válido na Entidade Reguladora da Saúde para este efeito.

A portaria vigora até ao dia 28 de fevereiro de 2022, sem prejuízo da sua eventual prorrogação.

No âmbito deste regime, os testes rápidos de antigénio à covid-19 estão disponíveis em 1.351 farmácias e 684 laboratórios do país, segundo dados da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed).

Há ainda 56 estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde onde estes testes podem ser realizados gratuitamente.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Idosa de 87 anos espera 12 horas para ser atendida em hospital de Gaia

Publicado

em

Por

Uma idosa de 87 anos esperou cerca de 12 horas para ser atendida no Hospital Eduardo Santos Silva, em Vila Nova de Gaia e já terá apresentado uma queixa, avança a CM.

Teresa Monteiro, que se desloca numa cadeira de rodas, dirigiu-se a esta unidade hospitalar com uma forte dor numa das mão, que estava inchada e vermelha acabando por abandonar sem ter recebido o atendimento.

“Estava toda molhada e cheia de frio, nem a fralda me mudaram”, explicou a utente.

Questionado sobre esta situação, o hospital recusou-se a comentar, embora reforçando a importância de os utentes só se dirigirem às urgências quando assim se justificar.

Foto: CM/DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Jornal

Rádio

Artigos Recentes

Economiahá 4 horas

Combustíveis vão voltar a aumentar depois de nova subida no preço do petróleo. Barril já ultrapassa os 90 dólares

Uma recente subida no preço do barril de Brent (petróleo) faz prever mais aumentos no preço dos combustíveis, que continuam...

Famalicãohá 5 horas

Mercado Municipal de Famalicão nomeado para dois prémios de arquitetura

Depois de ter sido tema de um trabalho fotojornalístico na edição de janeiro da revista norte-americana “Architectural Record”, a Praça-Mercado...

Paíshá 6 horas

Atropelamento junto ao El Corte Inglês em Gaia tira a vida a homem de 71 anos

Um homem de 71 anos morreu, na tarde desta quinta-feira, atropelado na A44, em Vila Nova de Gaia, avança a...

Paíshá 6 horas

IPMA prevê agravamento da seca “muito provável” em Portugal continental

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) considerou esta quinta-feira que é “muito provável” que a seca meteorológica se...

Paíshá 7 horas

Covid-19: Aberto autoagendamento para maiores de 18 anos para dose de reforço

As pessoas com 18 ou mais anos podem, a partir de hoje, fazer o autoagendamento para a toma da dose...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Riopele diversifica negócio para os segmentos militar e automóvel

A indústria automóvel e os segmentos profissional e militar são duas novas apostas da têxtil Riopele, que encara o setor...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: antiga Silma dá lugar a nova zona habitacional Vai nascer a poente da cidade de Famalicão uma nova zona...

Paíshá 8 horas

Sismo sentido na tarde desta quinta-feira “abalou” região Norte

A região Norte de Portugal sentiu, ao início da tarde desta quinta-feira (14:44), um sismo que Um sismo com magnitude...

Paíshá 8 horas

Já foi encontrada Iara: Desaparecida esta quarta-feira em Matosinhos

Já apareceu a jovem Iara, desaparecida em Matosinhos, na noite desta quarta-feira. Uma nota elaborada pela sua mãe e publicada...

Regiãohá 8 horas

Fica absolvido o casal acusado da morte de idoso que tinham aliciado para relações sexuais e roubo em Santo Tirso

Um casal acusado de aliciar um idoso para uma relação sexual para depois o roubar e agredir e que acabria...

Famalicãohá 9 horas

Trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia de Famalicão em greve

Os trabalhadores do lar S. João de Deus da Santa Casa da Misericórdia de Famalicão iniciaram, esta quinta-feira, uma greve...

Famalicãohá 9 horas

Obras da Estação Rodoviária de Famalicão sofrem novo atraso e ficam mais caras

As obras de reabilitação na Estação Rodoviária de Famalicão só deverão ficar concluídas dentro de quatro meses e vão ficar...

Paíshá 9 horas

Covid-19: Mais 41 mortos e 65.706 novos infetados nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 41 óbitos provocados pela pandemia e 65.706 novos casos de infeção, segundo o relatório diário emitido...

Paíshá 10 horas

Legislativas: CDS-PP quer “complemento social de pensão” para idosos

O presidente do CDS-PP defendeu hoje um “complemento social de pensão” para ajudar os idosos a aquecerem as suas casas...

Paíshá 11 horas

Covid-19: Testes rápidos de antigénio de uso profissional continuam gratuitos em fevereiro

Os testes rápidos de antigénio de uso profissional vão continuar a ser comparticipados no mês de fevereiro, tendo em conta...

Paíshá 11 horas

Idosa de 87 anos espera 12 horas para ser atendida em hospital de Gaia

Uma idosa de 87 anos esperou cerca de 12 horas para ser atendida no Hospital Eduardo Santos Silva, em Vila...

Paíshá 12 horas

Pequena Sofia precisa de uma operação urgente aos rins. Família pede ajuda na internet

Os pais de Sofia Martins de 7 anos levam a cabo uma campanha de angariação de fundos para uma cirurgia...

Paíshá 12 horas

Programa “Big Brother” domina pesquisa por “sondagens” no Google mesmo com as Legislativas “à porta”

Meros dias antes das Eleições Legislativas de 2022, assunto central das notícias e conversas das últimas semanas, vários internautas repararam...

Paíshá 13 horas

Luísa Bartolomeu e pastor belga “Maet” representam Portugal no o Campeonato do Mundo de Obediência Canina

A Campeã Nacional de Obediência Canina, Luísa Bartolomeu vai representar Portugal, entre 22 e 26 de junho, no Campeonato do...

Paíshá 14 horas

Covid-19: Médicos de família propõem 10 medidas para um combate à pandemia mais eficiente

 Os médicos de família apelaram hoje para uma revisão urgente da organização do combate à pandemia e a um reforço...

Arquivo

FAMA NAS REDES