Siga-nos nas redes

País

Ordem dos Nutricionistas critica Governo por não ter cortado o IVA nos alimentos essenciais tal como a Espanha

Publicado

em

A Ordem dos Nutricionistas de Portugal criticou o governo por “inacção nacional” ao não agir prontamente para ajudar os cidadãos em dificuldades a comprar alimentos básicos.

Em Outubro, a Ordem defendeu o corte do IVA nos chamados “alimentos essenciais”, salientando que os impostos actuais acrescentam cerca de 545 euros por mês à factura alimentar da família média.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Esta semana, a Espanha avançou e fez exactamente o que a Ordem sugeriu para Portugal. Os cidadãos espanhóis irão beneficiar de “uma medida excepcional” tomada “numa altura excepcional”, considera Alexandra Bento, presidente do corpo de nutricionistas portugueses – enquanto que os portugueses (que geralmente ganham muito menos do que os espanhóis) não o farão.

“Esta é uma medida que deveria ter sido considerada no Orçamento de Estado para 2023 para ajudar as famílias portuguesas a enfrentar o próximo período, que, com a combinação da inflação e da crise energética, não será fácil”, disse ela numa declaração dura.

Bento argumenta que “o Estado social tem deveres para com os seus cidadãos e não deve, nem pode, deixar ninguém para trás”.

No entanto, admite, “Portugal não quis” tomar a iniciativa, mesmo quando as razões para tal foram expostas de forma tão categórica.

Como Alexandra Bento sublinhou em Outubro, não reduzir os impostos sobre alimentos essenciais era restringir os direitos dos cidadãos a uma alimentação adequada.

A sua proposta (que implicava a remoção total do IVA dos alimentos que actualmente pagam uma taxa de 6%) baseava-se numa directiva europeia de Abril que diz que cada país da União Europeia tem agora uma margem para rever a sua estrutura de taxas de IVA sobre certos produtos, para responder mais adequadamente aos problemas sociais da sua população.

Os produtos considerados essenciais para uma dieta saudável são pão, arroz, massas, legumes, fruta, leite, iogurte, queijo, carne, peixe, ovos, leguminosas secas, leguminosas frescas, manteiga e azeite.

Como Alexandra Bento explicou em Outubro: “O que conseguimos compreender é que, com o actual IVA, esta típica família com este cesto de alimentos essenciais (…) gastaria cerca de 126 euros por semana, o que significa que por mês seria cerca de 545 euros e por ano 6.594 euros”.

O Primeiro-Ministro espanhol Pedro Sanchèz anunciou ontem vários níveis de redução do IVA. Os alimentos básicos com taxas de IVA de 5% estão a ser completamente aliviados do imposto (estes incluem pausas, fruta, leite, legumes e legumes), enquanto que os da ordem dos 10% estão a ser reduzidos para 5%.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

OUVIR EMISSÃO RÁDIO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Alunos da EB de Delães ficam a conhecer história local no Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave

Acompanhados pelo professor Rafael Matos, 23 alunos do 3º ano da EB de Delães visitaram os corredores do Museu da...

Famalicãohá 3 horas

Academia F.C. do Famalicão recebe “colheita de sangue” esta sexta-feira

A Academia F.C. do Famalicão recebe, esta sexta-feira, uma colheita de sangue, promovida pela Associação de Dadores de Famalicão e...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: “Co-Drive Solidário” junta pilotos e jovens da ACIP para umas “voltas” de adrenalina este sábado em Mogege

Um coletivo de quatro pilotos do concelho de Famalicão e arredores, leva a cabo este sábado 09 de dezembro um...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Temperaturas descem até aos 4.º graus esta noite. Terça-feira será de pouca chuva com “máximas” de apenas 10.º graus

Famalicão espera, esta terça-feira, por mais um dia nublado, embora com previsões de chuva abaixo dos 30%. Apesar disto, as...

Famalicãohá 6 horas

Festival de cinema premiou jovens cineastas

No passado fim de semana realizou-se a sessão de encerramento do festival de cinema jovem Ymotion. Numa noite em que...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Associação de Pais de Antas servem feijoada em “take-away” na Festa de Nossa Senhora da Conceição esta sexta-feira

A Associação de Pais da Escola de Antas, do concelho de Famalicão, promove esta sexta-feira um Takeaway de Feijoada, que...

Desportohá 7 horas

Famalicão: Escola Secundária Camilo Castelo Branco recebe Torneio de Salto em Altura da Associação de Atletismo de Braga esta sexta-feira

A Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Famalicão, recebe, esta sexta-feira (08 de dezembro) o Torneio de Salto em Altura...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Grupo Coral Juvenil de Vale S. Cosme deseja um Feliz Natal com música e vídeo alusivo à empatia e inclusão

O Grupo Coral Juvenil de Vale S. Cosme deseja um feliz Natal à sua comunidade, nesta quadra festiva, através de...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: ARC de Vale S. Cosme realiza “Caminhada e Passeio BTT Solidário” este domingo

A Associação Recreativa e Cultural de Vale S. Cosme realiza, no dia 10 de dezembro, a “Caminhada e Passeio BTT...

Desportohá 11 horas

Equipa Feminina do GD Natação Famalicão em 8º no Campeonato Nacional de Clubes – II Divisão

No Campeonato Nacional de Clubes da II Divisão, realizado no último fim de semana, a equipa feminina do GD Natação...

Arquivo

Mais Vistos