Siga-nos nas redes

País

Covid-19: Recolher obrigatório às 23:00 na Passagem de Ano

Publicado

em

Estando proibidos ajuntamentos na via pública e festas públicas,  no período da passagem de ano, devido à pandemia, é proibida a circulação entre concelhos e há recolher obrigatório às 23:00 de 31 de dezembro em todo o território continental.

Segundo as medidas do Governo para o período do Ano Novo, a circulação entre concelhos no território continental é proibida entre as 00:00 de 31 de dezembro e as 05:00 de 04 de janeiro de 2021, ou seja, entre quinta-feira e segunda-feira, “salvo por motivos de saúde, de urgência imperiosa ou outros especificamente previstos”.

Quanto ao recolher obrigatório, em que é proibida a circulação na via pública, aplica-se a todo o território continental, no dia 31 de dezembro a partir das 23:00 e nos dias 01, 02 e 03 de janeiro a partir das 13:00 e até às 05:00 do dia seguinte.

Na quinta-feira, dia 31 de dezembro, noite de passagem de ano, “a partir das 23:00 e até às 05:00 de dia 01 de janeiro de 2021, é aplicável em todo o território nacional continental a proibição de circulação em espaços e vias públicas, ou em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas”, de acordo com o decreto do Conselho de Ministros.

Para o período do Ano Novo estão “proibidas festas públicas ou abertas ao público” e, à semelhança do Natal, não são permitidos ajuntamentos na via pública com mais de seis pessoas.

Inicialmente, em 05 de dezembro, o Governo avançou que na noite de passagem de ano o recolher obrigatório seria às 02:00 e apenas para os concelhos considerados de risco extremo e muito elevado de transmissão do novo coronavírus, mas as medidas foram reavaliadas em 17 dezembro e sofreram um agravamento.

“Ao contrário do que tínhamos anunciado há 15 dias […], temos de cortar totalmente as celebrações de Ano Novo”, disse então o primeiro-ministro, António Costa, no final da reunião do Conselho de Ministros.

Com o alívio das restrições no Natal, o Governo decidiu “adotar medidas de máxima contenção” durante o período da passagem de ano, para evitar que o “risco acrescido” das celebrações natalícias se multiplique num crescimento exponencial da transmissão da covid-19.

Com a alteração dos horários de recolher obrigatório nos dias 31 de dezembro e 01 de janeiro, e no fim de semana de 02 e 03 de janeiro, também foram alterados os horários dos restaurantes.

Assim, em todo o território continental, no dia 31 de dezembro os restaurantes terão de encerrar até às 22:30 e nos dias 01, 02 e 03 de janeiro até às 13:00, “exceto para entregas ao domicílio”.

Independentemente da lista de concelhos por nível de risco de transmissão da covid-19, em todo o território nacional continental, os estabelecimentos de comércio a retalho e de prestação de serviços, inclusive supermercados, poderão estar abertos apenas entre as 08:00 e as 13:00 nos dias 01 a 03 de janeiro, ou seja, de sexta-feira a domingo.

Segundo a lista atualizada de níveis de risco, que vigorará até 07 de janeiro no âmbito do novo estado de emergência, existem 30 concelhos em risco extremo de contágio, 79 em risco muito elevado, 92 em risco elevado e 77 em risco moderado.

Na Madeira e nos Açores não são aplicadas as mesmas regras de Portugal continental, mas os Governos Regionais também decidiram aplicar mediadas especiais durante o Ano Novo.

Na Madeira, não são permitidas aglomerações de mais de cinco pessoas, é proibida a venda e o consumo de bebidas alcoólicas na via pública, exceto em esplanadas devidamente licenciadas, e os restaurantes só podem funcionar até às 23:00, mas estão excecionalmente autorizados a encerrar às 24:00 no dia 30 de dezembro e às 01:00 na noite de dia 31 de dezembro para 01 de janeiro.

A região terá, como habitualmente, o espetáculo de fogo de artifício de final do ano, tendo definido “bolsas” (zonas delimitadas” para um máximo de cinco pessoas em diferentes zonas de observação. Contudo, o Governo Regional apelou para que as pessoas vejam o espetáculo em casa, através da internet e da televisão.

Nos Açores, as medidas em vigor até 07 de janeiro determinam que todos os estabelecimentos de bebidas e similares, com espaços de dança, estão encerrados, e os bares e outros estabelecimentos de bebidas, com ou sem espetáculo e com ou sem serviço de esplanada, têm de encerrar até às 22:00.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

Jornal

Rádio

Artigos Recentes

Famalicãohá 1 hora

Citeve: Famalicão em Transição anuncia que Ministério Público lhe deu razão

É mais um episódio no braço de ferro entre a Associação Famalicão em Transição (AFT) e a Câmara de Famalicão...

Famalicãohá 1 hora

Obras da Casa de Camilo inauguradas em março no aniversário de nascimento do escritor

Está prevista para 16 de março deste ano a inauguração das obras de renovação e restauro do novo conjunto da...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: CeNTI apoia perto de 50 empresas em projeto europeu de oito milhões de euros

São já perto de 50 as empresas que estão a beneficiar de um projeto europeu do qual faz parte o...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão e o 3.º maior exportador de Portugal e o maior da região Norte

Apesar de um ano marcado pela pandemia da Covid 19, o concelho de Famalicão conseguiu manter, em 2020, a posição...

Paíshá 2 horas

Covid-19: Quatro milhões de portugueses já receberam dose de reforço em Portugal

Portugal já administrou mais de quatro milhões de doses de reforço da vacina contra a covid-19 e, no total, são...

Paíshá 3 horas

Costa considera que horário de voto para isolados é “recomendação” equilibrada

O secretário-geral do PS afirmou hoje que o Governo não pode impor um horário para as pessoas isoladas irem votar...

Paíshá 4 horas

Cerimónias fúnebres da criança de 6 anos falecida após colisão frontal realizam-se hoje

É esta quarta-feira o funeral da criança de 6 anos, que morreu, no último domingo, na sequência de uma colisão...

Paíshá 5 horas

Covid-19: Mais 33 mortos e 52.549 novos infetados nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 33 óbitos provocados pela pandemia e 52.549 novos casos de infeção, segundo o relatório diário emitido...

Paíshá 5 horas

Eleitores em confinamento obrigatório podem sair para ir votar no dia 30

Ministra da Administração Interna, Francisca Van Dunem, revela esta quarta-feira que o MAI já recebeu o parecer do Conselho Consultivo...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Transportes escolares assegurados mesmo com Transdev afetada pela covid-19

A empresa de transportes Transdev, com quem a Câmara Municipal de Famalicão tem assegurado o serviço de transporte público rodoviário, tem...

Paíshá 7 horas

Homens de 35 e 54 anos detidos após furto de 4 mil testes covid-19 a uma empresa em Esmoriz

Dois homens, de 35 e 54 anos, foram detidos pela GNR, no concelho de Almeida, Guarda, por furto de quatro...

Barceloshá 8 horas

Colisão entre reboque e carro faz dois feridos em Barcelos

Duas pessoas ficaram feridas, na manhã desta quarta-feira, em Barcelos, após uma colisão entre um carro e uma viatura de...

Paíshá 9 horas

Familiares procuram João Montês desaparecido desde terça-feira de manhã

Os familiares de João Miguel Coelho Montês levam a cabo uma campanha de buscas pelo jovem, desaparecido desde a manhã...

Paíshá 9 horas

Abramovich ganha nacionalidade portuguesa. Autoridades abrem investigação

A concessão da nacionalidade portuguesa ao empresário russo Roman Abramovich ao abrigo da Lei da Nacionalidade para os judeus sefarditas...

Paíshá 9 horas

A ocasião faz o ladrão: Homem de 54 anos rouba 4.500 euros no Casino de Espinho

Um homem de 54 anos foi identificado e constituido arguido depois de se ter apoderado de 4.500 euros que haviam...

Paíshá 9 horas

Autópsia à criança que morreu no Hospital de Santa Maria já foi concluída

 A autópsia à criança de seis anos que morreu no Hospital Santa Maria, em Lisboa, está concluída, mas são necessários...

Paíshá 10 horas

Redes sociais homenageiam Filipe Conde de 34 anos após acidente de mota fatal

Multiplicam-se na internet as homenagens a Filipe Conde, o motociclista de 34 anos que morreu, este domingo, após uma colisão...

Paíshá 10 horas

Estrada Nacional 103 é uma das mais bonitas do mundo e vai ser reconhecida internacionalmente

A Nacional 103, que liga Viana do Castelo a Bragança, prepara-se para entrar na rota das estradas turísticas do Norte...

Paíshá 10 horas

Morte de criança de 6 anos infetada com covid-19 pode ter sido por engasgamento provocado por vómito

Numa fase em que se preparam os exames de Medicina Legal que irão esclarecer a causa da morte da criança...

Regiãohá 10 horas

Carro desgovernado colide com ambulância à espera de doente na Maia

Um veículo ligeiro colidiu, na tarde desta terça-feira, com uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Pedrouços, que estava estacionada, na...

Arquivo

FAMA NAS REDES