Siga-nos nas redes

Região

Trofa tem a água mais cara de Portugal. Santo Tirso e Vila do Conde em 2.º e 3.º lugar

Publicado

em

Trofa, distrito do Porto, é o concelho que mais cobra na fatura da água, em contraponto com Lajes das Flores, nos Açores, segundo divulgou hoje a DECO, que alertou para as discrepâncias dos preços entre os 308 concelhos portugueses.

Entre os cinco concelhos mais caros do país, estão Trofa (503,61 euros/ano pagos pelos consumidores domésticos de 120 metros cúbicos de água), Santo Tirso (490,77 euros/ano), Vila do Conde (480, 21 euros/ano) – os três no distrito do Porto -, Celorico de Basto (447,13 euros/ano), no distrito de Braga, e Gondomar (443,99 euros/ano), também no distrito do Porto.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Já os habitantes que pagam a fatura da água mais barata são os de Lajes das Flores (9,36 euros/ano), Santa Cruz das Flores (14 euros/ano), Corvo (26,4 euros/ano) – todos na região autónoma dos Açores -, e São Vicente (69,5 euros/ano) e Porto Moniz (72,6 euros/ano), na região autónoma da Madeira.

A fatura da água tem indexadas as tarifas dos serviços de abastecimento de água, de saneamento e de resíduos sólidos urbanos (RSU), estas duas últimas calculadas em função do consumo de água.

No caso dos três primeiros concelhos com a fatura da água mais barata, os respetivos municípios, não cobram tarifas de saneamento e RSU’s.

Por capitais de distrito, por ordem decrescente do valor da fatura, lidera Aveiro (379,26 euros/ano), seguido de Beja (370,44 euros/ano), Portalegre (356,88 euros/ano), Vila Real (337,48 euros/ano), Viana do Castelo (329,89 euros/ano), Leiria (328,01 euros/ano), Guarda (323,87 euros/ano), Faro (322,26 euros/ano), Castelo Branco (317,03 euros/ano), Viseu (297 euros/ano), Bragança (284,16 euros/ano), Setúbal (283,84 euros/ano), Coimbra (273,76 euros/ano), Porto (269,01 euros/ano), Lisboa (259,51 euros/ano), Santarém (257,92 euros/ano), Braga (256,30 euros/ano) e Évora (214 euros/ano).

Nas regiões autónomas, em Ponta Delgada (Açores), cada família paga por ano 263,41 euros de fatura de água, enquanto no Funchal (Madeira) são 160,8 euros.

Nos distritos, em Lisboa, a água mais cara é paga no concelho de Alenquer (410,94 euros/ano) e a mais barata é na capital (259, 51 euros/ano), enquanto no Porto, Trofa é onde se paga mais (503,61 euros/ano) e Felgueiras (228,24 euros/ano) onde se paga menos.

Num comunicado hoje divulgado, a DECO – Associação de Defesa do Consumidor alerta para as discrepâncias nos preços indexados à fatura da água entre concelhos, que chegam aos 400 euros anuais.

“Existem discrepâncias acentuadas, sendo que a comparação mais extrema entre os municípios identifica uma diferença que supera os 400 euros anuais” nas tarifas dos serviços de abastecimento de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos incluídas nas faturas de água cobradas aos cidadãos nos 308 municípios do país”, adverte a DECO, acrescentando tratar-se de “valor muito significativo”.

Esta organização de defesa do consumidor exemplifica com as diferenças entre a Trofa, no distrito do Porto, e Vila Nova de Foz Coa, no distrito da Guarda, onde se paga, respetivamente, 503 euros por 120 metros cúbicos por ano e 88,20 euros pela mesma quantidade de água consumida.

Uma família de três ou quatro pessoas, em diferentes zonas do país e com gastos idênticos, paga faturas “muito desiguais”, por exemplo 250 euros por ano em Vila do Conde, no distrito do Porto, 56,68 euros em Almodóvar, no distrito de Beja, 53,80 euros em Penedono, no distrito de Viseu, 46,50 euros em Terras de Bouro, no distrito de Braga.

Também o saneamento (tratamento das águas residuais) apresenta, para 120 metros cúbicos, um intervalo de variação acentuado de 173 euros, entre Covilhã (185,30 euros/ano) e Vila de Rei (12,24 euros/ano), ambos do distrito de Castelo Branco.

A DECO lembra ainda que há municípios que ainda não cobram tarifa de saneamento, “o que denuncia, mais uma vez, tarifários divergentes, que resultam no tratamento pouco equitativo dos cidadãos”.

Em relação à tarifa dos resíduos sólidos urbanos (lixo), a associação de defesa do consumidor adverte que a tarifa é calculada em função do consumo da água, “uma lógica que a DECO tem vindo a criticar e que, legalmente, está previsto ser alterada até 2026”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 44 minutos

Famalicão: Homem detido por desrespeitar inibição de condução por 12 horas

A Polícia de Segurança Pública levou a cabo a detenção de um cidadão de 53 anos por desobediência qualificada. De...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Incêndio deflagra em habitação em Lemenhe

Um incêndio deflagrou, ao final da manhã desta terça-feira, numa habitação na Rua Papa João Paulo II, na freguesia de...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Comunidade escolar da EB 2,3 Júlio Brandão unida em vigília por jovem com problemas de saúde

A comunidade escolar da Escola EB 2,3 Júlio Brandão estará reunida, esta sexta-feira às 21:00, para levar a cabo uma...

Desportohá 2 horas

FC Famalicão: Jhonder Cádiz marcou 6 golos em 5 jogos e já está no “Top 5” da I Liga

Depois de alguns momentos de incerteza e mudança na equipa principal do FC Famalicão, provocados pela saída do treinador João...

Desportohá 3 horas

CX A2D apura-se para os “quartos” da Taça Portugal de Xadrez

A equipa de xadrez CX A2D da Didáxis esteve em competição, no último domingo, na Taça de Portugal de Xadrez...

Desportohá 3 horas

Ténis Clube de Famalicão realizou 1.º Open de Ténis em Cadeira de Rodas

O Complexo de Ténis de Famalicão recebeu no último sábado e domingo o 1.º Open TCR de Famalicão em Cadeira...

Famalicãohá 4 horas

Famalicense Paulo Cunha ocupa segundo lugar da AD para as Europeias

Paulo Cunha, vice-presidente do PSD e ex-presidente da Câmara Municipal de Famalicão e Ana Miguel Pedro, indicada pelo CDS-PP, ocupam...

Desportohá 17 horas

Riba d’Ave HC homenageia Sr. Francisco Machado que dedicou mais de 20 anos ao serviço do clube

Esta 24.ª jornada do Campeonato Nacional hóquei em patins foi marcada por um momento de homenagem por parte do Riba...

Desportohá 17 horas

Famalicenses da Jing-She conquistam medalhas de ouro e prata no 7º Torneio Internacional de Wushu da Maia

Os atletas da Jing-She – Associação Desportiva Escola de Wushu de Famalicão participaram em mais uma competição, no último sábado,...

Economiahá 19 horas

Latas de atum mais caras 30% desde o início do ano

O preço do cabaz dos 63 produtos alimentares considerados essenciais baixou 1,07 euros entre 10 e 17 de abril, passando...

Arquivo

Mais Vistos