Região
Restaurantes do Minho exigem encerramento do restaurante da Assembleia da República

A União de Restaurantes do Minho interpôs hoje uma providência cautelar para exigir o encerramento do restaurante da Assembleia da República, enquanto estabelecimentos similares “estiverem impedidos de abrir” como medida de combate à covid-19.
O representante da associação Tiago Carvalho disse à Lusa que a referida providência cautelar, entrada no Tribunal Administrativo de Lisboa, visa a Assembleia da República e a Nordigal – Indústria de Transformação alimentar, S.A., empresa que explora o restaurante autorizado a funcionar para “responder, durante o mês de janeiro, às necessidades, em particular, de deputados que, estando deslocados, têm dificuldade em encontrar soluções para jantar”.
O decreto do Governo que regulamenta o novo estado de emergência devido à pandemia de covid-19 entrou em vigor às 00:00 do dia 15 e decorre até 30 de janeiro e prevê o encerramento do comércio e restauração, sendo que esta pode, no entanto, funcionar em regime de ‘take-away’ ou entregas ao domicílio.
“Entendemos que os excelentíssimos senhores deputados não são nem mais nem menos que todos os outros trabalhadores que procuram um restaurante para satisfazer exatamente as mesmas necessidades”, afirmou Tiago Carvalho.
“Por isso, e por uma questão de justiça e equidade, se os restantes trabalhadores têm que encontrar outras soluções para se alimentar, se nós temos que encerrar e assim ficarmos privados do nosso ganha-pão, nem os deputados são mais do que os restantes trabalhadores, nem é justo que haja um restaurante privilegiado”, acrescentou.
Para Tiago Carvalho, “o exemplo tem um efeito sanitário e devia vir de cima, por isso, se é pedido aos cidadãos que encontrem alternativas, o mesmo deviam os senhores deputados fazerem”.
Por outro lado, salientou, “se a restauração e os restaurantes são um foco de infeção ou transmissão da infeção, os próprios deputados colocam-se em risco ao frequentarem o local e podem passar a ser agentes de contaminação.
O grupo lembrou que “desde o início da pandemia a restauração tem sido uma área particularmente afetada e que estão em causa milhares de postos de trabalho e situações sociais muito complicadas”.
Com esta ação, adiantou o representante, a União de Restaurantes do Minho, que agrega estes estabelecimentos “de todos” os concelhos do Minho, “quer sobretudo chamar a atenção para a particular situação de dificuldade da restauração e para uma injustiça”.
“Ou todos podem, ou não pode nenhum”, afirmou.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.159.155 mortos resultantes de mais de 100 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 11.305 pessoas dos 668.951 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Região
Vila das Aves em Festa a partir desta sexta-feira com música animação e muito mais

Vila das Aves, em Santo Tirso, está em festa, entre esta sexta-feira e domingo, oferecendo um cartaz repleto de atividades e animação.
Assim, no dias 02 de junho, sexta-feira, são esperadas, a partir das 21:00 uma atuação do coletivo Dazzling Stars, um desfile de moda, música do grupo “Ecos da Tuna”, e de um DJ, às 23:30, com festa de espuma.
No dia seguinte, às 10:00, está agendada uma atuação de Start- Aves em Movimento.
A noite incia-se às 20:30 com atuação de Oamis, Banda Toque Social e Silent Party, às 22:30.
Domingo será dia de uma Mega Aula de Spinning, no Largo da Tojela, às 10:00.
Às 15:00, há uma demonstração de Karate Shotokan, seguida da música da tuna e cavaquinhos da USVA, seguida de autuação da ARVA, às 16:30.
O dia termina com atuação do Rancho Etnográfico das Aves e Rancho S. André Sobrado.

Região
Festival BeLive traz Bárbara Tinoco e Pete tha Zouk à Trofa

Realiza-se, entre os dias 20 e 22 de julho, no Mercado/Feira da Trofa, o Festival BeLive 2023, com muita animação musical programada para estes dias, com nimes sonantes do panorama nacional.
O evento começa com o grupo Jovem Dionísio, que se apresentará às 22h30 do dia 20 de julho. Formada em 2019, na cidade de Curitiba, Paraná, Jovem Dionisio é uma banda de indie composta pela vocalista Bernardo Pasquali, Rafael Dunajski Mendes na guitarra, Gustavo Karam no baixo, Bernardo Hey ‘Ber Hey’ no teclado e Gabriel Dunajski Mendes ‘Mendão’ na bateria.
Em 2020, foram considerados “artista do mês” da Apple Music. No YouTube, “Pontos de Exclamação” angariou milhões de visualizações, em Portugal, “Acorda Pedrinho” foi a música que impulsionou a banda para o sucesso.
Rudy 21, um jovem rapper, subirá ao palco às 21h30 com músicas como “Não quero pensar” e “Na rua” para animar o início do Belive Trofa 2023. Encerrando o primeiro dia, Los Bravos serão os DJ’s responsáveis. Residentes da discoteca Pedra do Couto, os DJ’s Tony Bianchi e Tonny são nomes bem conhecidos do público nortenho.
O projeto LOS BRAVOS surgiu em 2012. Ambos têm uma vasta experiência não apenas como “DJ’s”, mas como verdadeiros animadores.
A noite de sexta-feira, 21 de julho, começará às 22h30 com a banda “The Cover Van”. Liderada por João Santos, eles já fizeram mais de 900 concertos em apenas 10 anos de existência. Uma banda de covers que interpreta clássicos dos anos 90, promete aquecer a plateia para a apresentação do luso-angolano Ivandro, que começará às 23h00.
Conhecido, entre outros, pelo tema “Lua”, em Portugal, Ivandro foi concorrente dos programas de televisão Ídolos e Got Talent Portugal e foi convidado pela RTP para ser um dos compositores da edição do Festival da Canção 2023.
A animação durante a noite será responsabilidade do DJ Fifty, um jovem artista natural de Vizela, que foi nomeado pela iniciativa “Hip Hop Sou Eu” como o melhor DJ de hip hop do ano de 2019. Com apenas 22 anos, ele já se apresentou em alguns festivais, como RFM Somni e Festival Village.
O sábado será reservado para Bárbara Tinoco, que se apresentará pela primeira vez na Trofa. Além de cantora, Bárbara Tinoco é compositora e tornou-se conhecida por sua participação no concurso de talentos The Voice Portugal em 2018. Dois anos depois, ela alcançou o 2º lugar no Festival RTP da Canção, conquistando o voto do público. Em 2021, ela venceu o Globo de Ouro de Melhor Intérprete.
Vânia Dilac abrirá a noite de sábado e a edição deste ano do Belive Trofa 2023 será encerrada com a apresentação do DJ Pete Tha Zouk, um dos melhores DJ’s nacionais.
O BeLive foi projetado como um espaço aberto, participativo e diversificado, abrangendo diferentes áreas – música, teatro, dança, fotografia, desporto
PROGRAMA:
20 Julho | 21h00 – Abertura Oficial com a presença do Executivo Municipal
20 Julho | 21h30 – Concerto Rudy 21
20 Julho | 22h30 – Concerto Jovem Dionísio
20 Julho | 23h45 – Concerto Los Bravos
21 Julho | 22h30 – Concerto The Cover Van
21 Julho | 23h00 – Concerto Ivandro
21 Julho | 00h30 – Concerto Fifty
22 Julho | 22h30 – Concerto Vânia Dilac
22 Julho | 23h00 – Concerto Bárbara tinoco
22 Julho | 00h30 – Concerto Pete tha zouk
Região
Emanuel, Miguel Araújo, Quim Barreiros e Diapasão animam São João do Porto

Os principais nomes musicais da noite de S. João do Porto deste ano são Emanuel, Miguel Araújo, David Bruno, Cláudia Martins & Minhotos Marotos e Moullinex. Os três palcos onde ocorrerão os eventos são o Largo do Amor de Perdição (Cordoaria), Jardins do Palácio de Cristal e Praça da Casa da Música. O tradicional fogo de artifício acontecerá novamente na Ribeira, junto à Ponte Luís I. A partir da meia-noite, a beira-rio será tomada por um espetáculo de “pura magia, luz e encanto”.
Neste cartaz incluem-se outras animações, como arruada de ranchos, uma cascata comunitária e o desfile de rusgas.
O programa da edição 2023 conta também com as atuações de Quim Barreiros, Leandro, Augusto Canário, Diapasão e Sons do Minho.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Música pesada reina no “warm-up” para o Laurus Nobilis a 24 de junho no Louro
-
Paíshá 1 semana
Faleceu Ricardo Seguro Pereira o decorador de “Querido Mudei a Casa” aos 37 anos
-
Sociedadehá 7 dias
Roteiro Associativo com Club MotoZerras
-
Entretenimentohá 6 dias
Famalicão de Lés a Lés: Festas Antoninas 2023