Região
Camião de transporte de viaturas despita-se em Santo Tirso

Um veículo pesado de transporte de veículos ligeiros despistou-se, esta manhã, ao quilómetro 22, da Autoestrada 3, na zona de Santo Tirso.
De acordo com a Santo Tirso TV, o veículo pesado terá capotado, libertando as viaturas que transportava nesta estrada.
Embora sem feridos a registar o aparato causado por este acidente condicionou o trânsito, no sentido Porto Braga.
No local estiveram os Bombeiros Voluntários de Santo Tirso com 14 operacionais e três viaturas de socorro.
O alerta foi dado às 11:05.

Braga
‘Color Run’ regressa a Braga: “Os cinco quilómetros mais felizes do planeta”

O Parque Desportivo da Rodovia, em Braga, acolhe no sábado a “The Color Run”, uma corrida sem tempo cronometrado que tem como lema “Os cinco quilómetros mais felizes do planeta”, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a organização sublinha que os participantes apenas têm de cumprir duas regras: começar a corrida vestidos de branco e chegar à meta totalmente coloridos.
A cada quilómetro, os participantes passam pelas estações de cor, onde se vai criar uma nuvem de pós coloridos.
A organização refere que o pó utilizado é amido de milho com corante alimentar utilizado na indústria panificadora, sendo “totalmente inofensivo” para os participantes.
Para além das estações de cor, os participantes podem ainda passar por uma estação de espuma e por um túnel colorido, apresentado como a novidade da edição deste ano.
Este ano, a corrida, já com mais de 2.000 inscritos, convida os participantes a envergarem um apontamento ou acessório relacionado com o amor.
As crianças e jovens do Centro de Acolhimento Temporário de Santo Adrião vão ter a oportunidade de participar na corrida de forma gratuita.
Para o público em geral, o custo dos bilhetes é de 21,90 euros por pessoa se integrar um grupo mínimo de quatro pessoas ou de 23,90€ por pessoa no caso de bilhete único.
Crianças até aos 10 anos não pagam.
Fundada em 2011, e já com mais de 250 edições em 35 países, a The Color Run tem como objetivo promover a felicidade e a diversão dos participantes.
A cidade de Braga é a primeira a receber a edição deste ano, no sábado, seguindo-se Oeiras, (Centro Desportivo Nacional do Jamor, dia 04 de junho) e Gondomar (Pavilhão Multiusos, dia 23 de julho).
A corrida não se realizou nos últimos dois anos, devido à pandemia de covid-19.
Região
Estufa de cannabis desmantelada em Santo Tirso. Homem de 56 detido. 371 doses apreendidas

Um homem de 56 anos foi detido na terça-feira, em Santo Tirso, numa ação de combate ao tráfico de droga, tendo sido desmantelada uma estufa de droga e apreendidas 371 doses de haxixe e liamba, anunciou hoje a PSP.
Em comunicado, aquela força policial explica que da ação, realizada pelo efetivo da Esquadra de Santo Tirso da Divisão Policial de Vila do Conde, do distrito do Porto, resultou também a apreensão de 41 pés de canábis, uma estufa de ventilação, iluminação e rega automática, uma catana e diversos objetos utilizados na preparação, embalamento e venda direta de estupefacientes.
O detido é hoje presente junto das autoridades judiciárias para aplicação das competentes medidas de coação.
Braga
Bosch fatura 1.700 ME e prevê contrato de mais mil pessoas em Braga

A faturação da Bosch em Portugal aumentou 5%, para 1.700 milhões de euros, no ano fiscal de 2021 face a 2020, pretendendo o grupo alemão investir 100 milhões de euros e contratar mais 350 trabalhadores este ano, foi hoje anunciado.
Em conferência de imprensa no Porto, o representante da Bosch em Portugal, Carlos Ribas, avançou ainda que “a fábrica de Braga irá crescer em cerca de 800 a 1.000 pessoas até ao final de 2023”, enquanto na unidade de Aveiro o grupo prevê “criar 300 postos de trabalho até ao final de 2024”.
Com fábricas em Braga, Aveiro e Ovar e instalações em Lisboa, a Bosch terminou o ano passado com vendas consolidadas no mercado local de 346 milhões de euros, 14% acima do nível de 2020.
Para este ano, e com base na atividade dos primeiros quatro meses do ano, Carlos Ribas antecipa “uma evolução positiva” em Portugal, que destaca como “o país mais competitivo da Europa” para o grupo Bosch: “Vamos continuar a crescer principalmente nas áreas de I&D [Investigação e Desenvolvimento] e serviços partilhados e expandir quer as nossas instalações, quer as parcerias de inovação com centros de conhecimento e competências em Portugal”, afirmou.
“No entanto – acrescenta – a conjuntura internacional atual faz com que seja necessário sermos cautelosos nas previsões para o ano”.
Como três principais “fatores de sucesso” da atividade em Portugal, o presidente do grupo Bosch em Portugal e Espanha, Javier González Pareja, destacou o facto de “todas as unidades terem I&D, seja Braga, seja Ovar, seja Aveiro”, a possibilidade de “industrializar” localmente e, ainda, o facto de “a maior parte desse trabalho ser feito por portugueses”.
“‘Invented in Portugal and made in Portugal by portuguese talents’ [Inventado em Portugal e feito em Portugal por talentos portugueses]”. A Bosch opera diretamente em mais de 60 países e indiretamente em 150 e há poucos assim”, resumiu.
Atualmente, a Bosch é um dos maiores empregadores e exportadores no país, vendendo para mais de 50 países cerca de 97% do que produz em Aveiro, Braga e Ovar e dos serviços que prestados desde Lisboa.
Braga
Incêndio consome ‘Stand’ de automóveis em Braga

Um incêndio deflagrou, na manhã desta segunda-feira, num stand de automóveis, em Braga, danificando vários automóveis, avança o jornal O Minho.
Tudo terá acontecido cerca das 09:30, no Stand Cardoso, no na freguesia de São José de São Lázaro.
Para o local foi destacada a Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga.
De acordo com testemunhas no local, foram ouvidos várias explosões dentro das instalações, levando ao isolamento deste espaço pela PSP.
Barcelos
Eleição de arguida como deputada adia julgamento do megaprocesso AIMinho

O início do julgamento de um megaprocesso por fraude de quase 10 milhões de euros com epicentro na extinta Associação Industrial do Minho (AIM) foi hoje adiado, porque uma arguida foi, entretanto, eleita deputada à Assembleia República.
Em causa está a deputada Cláudia Patrícia Dantas, eleita deputada em janeiro pelo PSD, pelo círculo eleitoral da Madeira, que está pronunciada por um crime de fraude na obtenção de subsídio.
Segundo o juiz presidente do coletivo, é necessário aguardar pela autorização da Assembleia da República para que a deputada seja julgada.
Neste primeiro dia, também foi suscitado um incidente por uma advogada que foi nomeada defensora de um arguido apenas na sexta-feira.
O tribunal decidiu, apenas, proceder à identificação dos arguidos, remetendo a produção de prova para data a definir.
Com 120 arguidos, o julgamento decorre no quartel dos Bombeiros Voluntários de Barcelos, já que o Tribunal de Braga não dispõe de salas com capacidade para acolher tantos intervenientes, entre arguidos e advogados.
Já estão agendadas cerca de 90 sessões, até janeiro de 2023.
Hoje, só a chamada dos arguidos e advogados demorou mais de uma hora.
Os 120 arguidos vão responder por associação criminosa, fraude na obtenção de subsídios, burla qualificada, branqueamento, falsificação e fraude fiscal qualificada, crimes cometidos entre 2008 e 2013.
Na decisão instrutória, proferida em 30 de outubro de 2020, o juiz Carlos Alexandre pronunciou (decidiu levar a julgamento) quase todos os arguidos – não pronunciou quatro empresas e deixou cair alguns crimes de falsificação de documento, por prescrição – nos exatos termos da acusação do Ministério Público (MP).
O principal arguido é António Marques, antigo presidente da AIMinho até à liquidação da associação, decretada em setembro de 2018 pelo Tribunal de Vila Nova de Famalicão, na sequência de uma dívida superior a 12 milhões de euros.
Região
Incêndio danifica instalações de tinturaria na Trofa

Um incêndio deflagrou, na madrugada deste domingo nas instalações da tinturaria ETM, localizada na freguesia da Maganha, na Trofa, avança o JN.
De acordo com a mesma fonte, parte das instalações ficaram danificadas, não havendo feridos a registar, já que a empresa não se encontrava em laboração neste dia e hora.
As autoridades investigam agora as causas do fogo.
O alerta foi registado às 05:40.
Foto: Câmara Municipal da Trofa / DR
Região
Dois meios aéreos e 40 operacionais combateram fogo no Monte de Nossa Senhora da Assunção

Um incêndio deflagrou, esta sexta-feira, no Monte de Nossa Senhora da Assunção, em Monte Córdova, em Santo Tirso, avança o jornal Diário de Santo Tirso.
O alerta foi registado às 13:30 e no local estiveram 40 bombeiros, apoiados por 13 viaturas e dois meios aéreos.
Foto: Diário de Santo Tirso / DR
Famalicão
Lugares Mais Belos de Famalicão: Igrejas nova e românica de Antas S. Tiago
Igrejas nova e românica de Antas S. Tiago
Esta semana nos Lugares Mais Belos de Famalicão ficamos pela freguesia que se confunde com a cidade e, por outro lado, estende-se para lá da malha urbana e tem um ponto que a distingue: as suas duas igrejas. E é exatamente o que lhe vamos mostrar.
Hoje ficamos por Antas S. Tiago e damos-lhe a conhecer as suas duas belas igrejas e toda a zona que as rodeia.
Famalicão
Famalicão de Lés a Lés – União de Freguesias de Avidos e Lagoa
A FamaTV conversa com António Gomes. Neste programa “Famalicão de Lés a Lés” entrevistamos o presidente União de Freguesias de Avidos e Lagoa sobre os projetos atuais e futuros para a sua autarquia.
Braga
Falta de médicos na Urgência do Hospital de Braga origina esperas até 12 horas

O Serviço de Urgência do Hospital de Braga tem falta de médicos, o que provoca esperas “desesperantes”, que chegam às 12 horas, e está na origem do aumento de casos de violência contra profissionais de saúde, foi hoje denunciado.
Em abaixo-assinado, 49 médicos que trabalham naquele serviço do Hospital de Braga reivindicam aumentos salariais, o reforço da equipa de Urgência, o pagamento diferenciado do trabalho noturno e ao fim de semana e mais policiamento.
“Nas atuais condições, o resultado está à vista: há uma enorme dificuldade em compor as equipas de urgência, há noites em que há dois médicos para 70 doentes, há esperas que chegam a atingir as 12 horas nos casos menos urgentes e há a consequente insatisfação dos utentes, que muitas vezes resulta em violência”, disse Hugo Cadavez, dirigente do Sindicato Independente dos Médicos (SIM).
Para Hugo Cadavez, o problema é que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) “não premeia devidamente” os médicos do seu quadro, acabando por privilegiar os prestadores de serviço.
“Os médicos com vínculo ao SNS recebem um terço, ou mesmo um quarto, daquilo que recebem os tarefeiros. Neste quadro, é, naturalmente, muito difícil cativar profissionais para o SNS”, sustentou.
O dirigente sindical disse ainda que “a maior dificuldade” está nas escalas do período noturno e do fim de semana, já que o valor pago “é sempre o mesmo”.
Em resposta enviada à Lusa, o Hospital de Braga diz que a administração “já se encontra a analisar as preocupações demonstradas, as quais se prendem principalmente com condições remuneratórias e com a criação da especialidade de Medicina de Urgência e Emergência”.
Acrescenta que o aumento de situações de violência, quer física quer verbal, e a “elevada” afluência ao Serviço de Urgência nos últimos meses são outras preocupações demonstradas.
“O conselho de administração reitera, assim, que se encontra empenhado na análise destes temas e em manter um diálogo estreito e permanente com as equipas e respetivos profissionais”, remata.