Siga-nos nas redes

Póvoa de Varzim

Póvoa e Vila do Conde: Vacinação começa com capacidade para 400 por dia

Publicado

em

Com capacidade para atender 400 pessoas por dia, o espaço cedido pela Câmara da Póvoa de Varzim para a vacinação contra a covid-19 da população do concelho e do município vizinho de Vila do Conde começou hoje a receber os primeiros utentes para a primeira dose da vacina.

“Fizemos um grande esforço para arrancar de forma rápida e com todas as condições. Temos capacidade logística para vacinar 400 por dia, caso haja doses disponíveis. Há 13 mil pessoas, na Póvoa de Varzim e Vila do Conde, que se enquadram nos critérios desta fase, e o espaço estará disponível pelo menos até ao final do ano”, explicou o presidente da Câmara da Póvoa de Varzim.

Aires Pereira falava no dia em que arrancou o processo de inoculação para idosos com mais de 80 anos e pessoas com mais de 50 anos com doenças associadas, e onde 36 utentes já receberam a primeira dose.

Depois das 36 doses da vacina hoje administradas, está previsto que, na sexta-feira, mais 150 pessoas possam receber o fármaco, num processo que segundo a diretora do ACES diretora do ACES Póvoa de Varzim/Vila do Conde “está a correr bem”.

“Estamos já à espera de indicações de quantas doses estarão disponíveis para a próxima semana para fazermos mais agendamentos. O espaço cedido pela Câmara tem todas as condições. Neste momento há três postos de vacinação que podem ser facilmente alargados para oito assim que tivermos mais doses”, disse Judite Neves.

A responsável referiu que, se for necessário, e consoante as doses disponíveis, poderá ser aberto um segundo posto de vacinação, no concelho de Vila do Conde, e lembrou que nos dois municípios já foram, até agora, inoculadas quatro mil pessoas.

“A grande maioria dos profissionais de saúde e utentes e pessoal dos lares, nos dois concelhos, está já a receber a segunda dose. Há apenas duas instituições em Vila do Conde, que tinham passado por surto, que vão na próxima semana começar a receber as vacinas”, explicou Judite Neves.

O centro de vacinação na Póvoa de Varzim está a funcionar nas instalações de uma antiga escola, na freguesia de Aver-o-Mar, que tinha sido reconvertida e funcionava como Centro Ocupacional.

O Agrupamento de Centros de Saúde Póvoa de Varzim/Vila do Conde, juntamente com Braga, Porto e Vila Real, é um dos quatro que arrancou com a segunda fase de vacinação contra a covid-19.

A Norte estão identificados já outros três locais: Vila Nova de Gaia, Gondomar e na Unidade Local de Saúde Nordeste.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.269.346 mortos resultantes de mais de 104,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 13.257 pessoas dos 740.944 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Póvoa de Varzim

Detidos com 9 mil euros de material contrafeito na Póvoa de Varzim. Mais de 1.500 artigos

Publicado

em

Elementos da GNR, pertencentes à Unidade de Acção Fiscal (UAF), através do Destacamento de Acção Fiscal (DAF) do Porto, apreenderam, este domingo, mais de 1 500 artigos de vestuário contrafeitos, no concelho da Póvoa de Varzim.

No âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária com o objetivo de prevenção e combate à contrafação os militares da Guarda identificaram um homem de 36 anos e uma mulher de 43 anos que se dedicavam à comercialização de vestuário contrafeito, tendo sido apreendido mais de 1 500 artigos de vestuário, com um valor estimado que pode ascender a 9 mil euros.

Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial da Póvoa de Varzim.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Homem de 23 anos detido em Macieira de Rates por tráfico de cannabis e haxixe

Publicado

em

A GNR de Barcelos deteve, esta terça-feira, um indivíduo de 23 anos, por tráfico de drogas na localidade de Macieira de Rates, no município de Barcelos.

No decorrer de uma investigação por delito de tráfico de estupefacientes, que se estendeu por aproximadamente seis meses, foram realizadas três diligências, sendo uma em residência e duas em veículos, o que permitiu a apreensão dos seguintes itens:

  • 2 600 euros em numerário;
  • 160 porções de haxixe;
  • 132 porções de cannabis;
  • Cinco balanças;
  • Dois telemóveis;

Diverso equipamento utilizado para o corte e embalagem da substância.
O indivíduo foi detido e comparecerá hoje, 17 de maio, perante o Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Praias da Póvoa de Varzim começam a ser vigiadas no dia 17 junho

Publicado

em

A época balnear na Póvoa de Varzim, o que de resto acontece em toda a zona Norte, será de 17 de junho a 10 de setembro. A Póvoa de Varzim tem vindo a manter, desde 2016, todas as suas 8 bandeiras azuis, às quais acrescem as 7 bandeiras de praia acessível.

Este ano a Câmara Municipal vai voltar a promover o “IN-PÓVOA Praia para Todos“, um projeto gratuito que promove o acesso à praia por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, através de voluntários. Este ano, além da Praia Verde (Póvoa de Varzim), Praia do Paimó (Aguçadoura) e Praia da Fragosa (Aver-o-Mar), “este serviço vai estar disponível também para os banhistas da zona urbana sul”.

Recorde-se que o Município da Póvoa de Varzim implementou o Projeto Aquavida, com vista à diminuição do número de incidentes nas praias. A isto junta-se o projeto Salvamento Diferenciado, fruto igualmente de uma parceria da autarquia e os Golfinhos, que permite aumentar o dispositivo de segurança das nossas praias com equipamentos, recursos e viaturas em constante mobilidade.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

OUVIR RÁDIO

VER TV EM DIRETO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 13 minutos

Famalicão: Rancho de S. Miguel o Anjo traz folclore ao centro da cidade este domingo

O Rancho Folclórico de S. Miguel-o-Anjo, de Calendário, realiza este domingo, 28 de maio, o seu 48º Festival de Folclore,...

Famalicãohá 20 minutos

Cruz Vermelha de Ribeirão celebra hoje 25 anos

O dia de aniversário propriamente dito foi ontem, mas este domingo a Cruz Vermelha de Ribeirão assinala o seu 25°...

Desportohá 31 minutos

FC Famalicão: Equipa feminina e sub-19 recebidos esta segunda-feira na Câmara

O presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos, recebe, esta segunda-feira, a equipa feminina e os sub-19 do Futebol Clube...

Desportohá 1 hora

Histórico. FC Famalicão conquista Taça de Portugal feminina de futebol pela primeira vez

O Famalicão conquistou este sábado a primeira Taça de Portugal feminina em futebol da sua história, ao vencer o SC...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Jovem de 20 anos atropelada mortalmente. Condutor está em fuga.

Na sequência de um atropelamento em Famalicão, uma jovem de cerca de 20 anos morreu este sábado à noite. Do...

Paíshá 18 horas

Doentes oncológicos poderão levantar medicamentos nas farmácias a partir do próximo semestre

Milhares de doentes, como é o caso dos dentes oncológicos, que têm que se deslocar, obrigatoriamente, ao hospital para levantar...

Desportohá 18 horas

Sub19 do FC Famalicão festejam título de campeão: “trabalhamos muito para isto”

Este sábado, o Futebol Clube de Famalicão fez história. A equipa de Sub19 sagrou-se campeã nacional de juniores, com uma...

Desportohá 18 horas

Famalicense Mafalda Guedes sagra-se campeã nacional universitária de ténis

A famalicense Mafalda Guedes sagrou-se campeã nacional universitária de ténis, prova que se realizou entre 24 e 25 de maio...

Desportohá 20 horas

Histórico: Sub19 do FC Famalicão são campeões nacionais

Este sábado o Futebol Clube de Famalicão fez história. E quipá de Sub19 sagrou-se campeã nacional, com goleada de 5-1...

Famalicãohá 22 horas

Famalicão: Nine recebe Festival de Folclore a 3 de junho

O Grupo Folclórico de Nine promove, no próximo dia 3 de junho, o seu 40º Festival de Folclore, no Largo...

Arquivo

Mais Vistos