Barcelos
Barcelos: Motociclista perde a vida em acidente

Um motociclista de Barcelos perdeu a vida este sábado, vítima de uma colisão entre um carro .
O homem seguia com mais dois amigos num passeio de mota na Estrada Nacional 205, na freguesia de Caldelas, entre Amares e Terras de Bouro. Segundo informações avançadas por diversos meios de comunicação barcelenses, o acidente terá sido provocado pelo carro, que entrou em despiste e embateu nas motas. As razões do despiste ainda estão por apurar.
O óbito do homem, residente na freguesia de Martim, foi declarado no local. Os outros dois motociclistas foram transportados para o Hospital de Braga, assim como o condutor do carro.
A investigação estará a cargo do Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação da GNR.
Entretanto, o Motoclube Leões da Serra, do qual fazia parte Gilberto Borges, já veio lamentar a morte “do sócio e amigo”.

Barcelos
Tony Carreira Pedro Abrunhosa José Cid e Diogo Piçarra na Festa das Cruzes em Barcelos

José Cid, Pedro Abrunhosa, Diogo Piçarra e Tony Carreira integram o cartaz da Festa das Cruzes, que vai decorrer de 28 de abril a 03 de maio, em Barcelos, anunciou hoje o município.
Na festa, participarão ainda Vítor Rodrigues e Jorge Loureiro, cantores “da casa”.
Segundo o município, as principais novidades da edição deste ano são a realização do desfile etnográfico pelos grupos de folclore do concelho e a recriação da passagem da rainha Santa Isabel por Barcelos.
Barcelos
Famalicão: Zé Amaro Virgul e Mastiksoul animam Feira da Isabelinha em Viatodos
Realiza-se entre os dias 07 e 10 de abril a “Feira da Isabelinha, na freguesia de Viatodos, em Barcelos, com animação a cargo de Zé Amaro (08 de abril), Virgul e Mastiksoul, ambos a 09 de abril, entre outros.
A entrada é livre.

Barcelos
Despiste em Barcelos provoca dois feridos, um em estado grave

Um despiste de um carro, ao início da madrugada deste sábado, causou ferimentos a duas pessoas, em Barcelos.
Uma das vítimas, segunda avança “o Minho” terá ficado em estado grave, já que ficou encarcerada dentro da viatura.
O acidente aconteceu na Estrada Nacional 103, em Vila Frescaínha São Martinho, pouco depois da meia-noite.
O ferido grave foi transportado para o Hospital de Braga. O outro ferido, considerado ligeiro, foi transportado para o Hospital de Barcelos.
Prestaram socorro a VMER de Barcelos e os Bombeiros de Barcelos com duas ambulâncias e uma viatura de desencarceramento, no total de onze operacionais.
Barcelos
Mulher detida pela PSP a roubar carteiras na Feira de Barcelos

Uma mulher de 50 anos foi detida, esta quinta-feira, pela PSP, após relatos da ocorrência de vários furtos de carteiras ocorridos no recinto da feira semanal de
Barcelos.
Aquando a detenção, a mesma tinha em sua posse uma carteira com documentos de uma das
vítimas, assim como a quantia de 226,00 euros, que lhe foi apreendida por suspeita de ser
proveniente de furtos.
Barcelos
Escola primária onde estudou António Variações transformada em museu de homenagem ao músico

A escola primária que António Variações frequentou nos anos de 1950, em Fiscal, concelho de Amares, distrito de Braga, vai ser transformada num centro interpretativo de homenagem ao cantor e compositor, com o contributo da família e de fãs.
“Tínhamos este edifício em estado de degradação, com o decorrer dos anos, da humidade, e queríamos dar uma finalidade. E surgiu a ideia de que fosse criado um centro interpretativo. Arrancámos com uma candidatura, tivémos sorte e foi contemplada”, explica à agência Lusa o presidente da Junta de Freguesia de Fiscal, terra onde António Joaquim Rodrigues Ribeiro, nome de batismo, nasceu em 03 de dezembro de 1944 e foi sepultado em 1984.
Augusto Macedo conta que na escola onde Variações fez todo o ensino primário, propriedade da junta que preside, vai ser recriada uma barbearia, em alusão à profissão (barbeiro) que o cantor abraçou após rumar a Lisboa, sublinhando que o espaço de tributo ao “filho da terra” vai ter também fotografias e roupas, estas cedidas por uma das irmãs.
“Além da recriação da barbearia, teremos expostas fotografias e alguns trajes dele. Pensamos também passar o filme que foi feito dele, ter sempre músicas a decorrer e haver um espaço onde poderá haver formação musical. Temos parceria com duas escolas de música do concelho e a ideia é que elas possam ministrar o ensino da música. Que este espaço não seja só expositivo, mas também de ensino”, acrescenta a secretária da junta e uma das impulsionadoras do projeto.
Liliana Brandão explica que a ideia é que uma das escolas de música esteja “mais na parte formativa”, enquanto a outra promova a animação musical, “fazendo miniconcertos, muito familiares”, de tributo ao ‘ícone’ musical, que deixou dois álbuns – “Anjo da Guarda” (1983) e “Dar & Receber” (1984) – que marcaram indelevelmente a história da música em Portugal.
“Quem sabe, alguns dos cantores que estão neste momento a usar música do Variações na sua interpretação, possam replicar cá… Era algo que idealizávamos e seria uma felicidade para nós tê-los cá a replicar”, desafia a autarca.
Liliana Brandão diz que a empreitada, de cerca de 160 mil euros – 128 mil euros virão da candidatura recentemente aprovada no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural | Renovação de Aldeias -, “tem de arrancar o mais rápido possível”, pois tem de estar concluída “num prazo máximo de dois anos, ou até mais cedo”.
A família de António Variações, na voz de um dos irmãos, Carolino Ribeiro, mostra-se agradada com a iniciativa da junta de Fiscal.
“Aceitamos bem e achamos que é um contributo merecido para a freguesia, para o concelho e, principalmente, para o António, que realmente merece todas as homenagens que são feitas em nome dele, e ficamos muito agradados com isso”, declarou à Lusa Carolino Ribeiro.
O carpinteiro de profissão, hoje com 64 anos, dá conta de que a família e os fãs também vão contribuir para enriquecer o futuro espaço de homenagem e de tributo ao irmão, que morreu a 13 de junho de 1984, em Lisboa, cidade para onde foi em 1957, com 13 anos.
“Temos alguma coisa em nossa posse, de vários irmãos, e vamos reunir todas as peças com mais interesse – acho que são todas – para pôr aqui no museu que vai ser feito em nome do António. Vamos ter de participar. E há fãs que querem, ou fazer doação de objetos, e outros, a título de empréstimo, provisoriamente, para ter aí e para as pessoas verem o que o António tinha”, revela Carolino Ribeiro.
Junto ao busto de António Variações, que também tem na freguesia uma avenida com o seu nome, Carolino Ribeiro destaca a originalidade como a principal característica do irmão.
“Mas originalidade em termos de música e de apresentação. E teimoso também. Mas era uma joia de pessoa, muito amigo da família, principalmente da mãe, do pai também – mas o pai tinha falecido há muitos anos -, e dos irmãos, que ajudou muito. Chamava-os à atenção de várias coisas do que era a vida. Ele já sabia muito o que era a vida e avisava-nos muito. Por incrível que pareça, apesar da sua excentricidade, ele era muito reservado. Dificilmente falava com alguém cá da terra. Era só mesmo dedicado à família”, partilha Carolino Ribeiro.
Carolino Ribeiro conta que a mãe “teve 12 filhos, criou 10, com muitas dificuldades, mas levou a água ao seu moinho”, uma vez que nunca os deixou passar fome e deu-lhes educação, acrescentando que os irmãos mais velhos, incluindo “o irmão António”, saíram de casa com “12 ou 13 anos, pois a necessidade era muita”.
Quanto às memórias que guarda do irmão, Carolino Ribeiro conta que ele vinha à terra sobretudo no Verão, no Natal e na Páscoa.
“Ele fazia questão de vir na Páscoa e no Natal, principalmente. Punha-nos aí a todos a trabalhar no quintal, a ajudar os pais, e a cantarolar, sempre, no monte ao pé da casa. E era uma festa com ele, sempre. Quando estava mal disposto, era um bocado complicado, porque tinha a maneira dele. Mas foi sempre um bom irmão, muito carinhoso connosco”, afirma Carolino Ribeiro.
O carpinteiro de profissão sublinha que o irmão “nunca renegou as suas origens” e que “gostava muito da festa da Páscoa”.
“Temos aqui uma tradição da visita pascal, muito bonita, muito interessante, que é a travessia de barco. Ele também a fez, quando fomos mordomos a seguir ao falecimento do meu pai, em 1976. Ele ficou encantado com a visita, nunca tinha feito. Ele é que preparava a mesa da Páscoa, punha as flores, era muito cuidadoso e gostava muito da terra”, salienta Carolino Ribeiro. “Gostava muito de Fiscal, porque era a terra dele – nasceu em Fiscal -, e do concelho.”
Barcelos
Um ferido após despiste em Barcelos

Uma pessoa ficou ferida na manhã desta segunda-feira, na sequência do despiste de um veículo ligeiro, na freguesia de Lama, em Barcelos.
De acordo com os Bombeiros Voluntários de Barcelos, a vítima foi transportada para o Hospital de Braga com ferimentos ligeiros.
Para o local foram mobilizadas duas equipas de operacionais, apoiados pela viatura INEM e uma viatura de desencarceramento.
O alerta foi registado às 08:35.
Foto: Bombeiros Voluntários de Barcelos.
Barcelos
Porsche cai em ribanceira em Barcelos após despiste

Um veículo da marca Porsche despistou-se na madrugada desta quinta-feira, na EN 103, em Vilar do Monte, Barcelos, avança o jornal O Minho.
Tudo aconteceu no sentido Viana-Barcelos.
Apesar da queda de alguns metros, o condutor sofreu apenas ferimentos ligeiros, acabando por recusar o transporte hospitalar.
O veículo terá de aguardar por uma grua para que seja removido do local.
O alerta foi registado às 02:25.
Barcelos
Homem soterrado após deslizamento de terras em Barcelos

Um homem ficou soterrado, na manhã desta terça-feira, na sequência de um movimento de terras, na freguesia de Remelhe, em Barcelos, avança o jornal E24.
No local estão os Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, apoiados pela VMER de Famalicão.
O alerta foi registado às 11:08.
(em atualização)
Barcelos
Dois feridos após colisão na estrada entre Barcelos e Famalicão

Duas pessoas ficaram feridas, na manhã desta terça-feira, na sequência de uma colisão entre dois automóveis, na Estrada Nacional 204, em Moure, Barcelos, avança o jornal O Minho.
Ambas vítimas foiram transportadas para o Hospital de Barcelos com ferimentos ligeiros.
O alerta foi registado às 10:20.
Barcelos
Quatro anos de pena suspensa para homem que abusou de menino de 10 anos em Barcelos

O Tribunal de Braga condenou hoje a quatro anos e quatro meses de prisão, com pena suspensa, um homem de Barcelos que abusou sexualmente de um menino de 10 anos, de quem era vizinho.
O arguido, um carpinteiro de 51 anos, terá ainda de pagar uma indemnização de 8.000 euros à vítima.
Foi condenado por quatro crimes de abuso sexual de criança e um crime de pornografia de menores agravado.
Para a suspensão da pena, e além do pagamento da indemnização, terá ainda de cumprir um regime de prova assente num plano de reinserção social que contemple uma avaliação especializada para aferir da necessidade de intervenção e acompanhamento na área da sexualidade.
O arguido fica ainda proibido de, por um período de 12 anos, exercer profissão, função ou atividade que impliquem ter menores sob a sua responsabilidade, educação, tratamento ou vigilância, estando ainda impedido de adoção, acolhimento familiar, apadrinhamento civil, entrega, guarda ou confiança de menores.
Os factos remontam a 2021, quando o arguido, através do seu perfil da rede social Facebook, começou a manter conversas regulares com o menino.
Nessas conversas, o arguido pedia que o menino lhe enviasse fotos despido, dizendo-lhe que só assim poderia frequentar a piscina que, entretanto, iria construir.
O arguido também lhe enviava vídeos pornográficos.
Mais tarde, passou a pedir ao menino para se deslocar à sua habitação, sob o pretexto de o deixar brincar com objetos que tinha em sua posse.
Segundo o acórdão, o arguido dizia ao menino que, se fizesse o que ele queria, o deixava brincar com um carro telecomandado ou com uma trotinete que tinha adquirido há pouco tempo.
“Como queria ter acesso a tais objetos, o ofendido acabava por aceder a tais intentos do arguido”, acrescenta.
O tribunal diz que o arguido praticou os factos “aproveitando-se” da relação de amizade e confiança que mantinha com a família materna do menor, de quem era vizinho.
Em tribunal, o arguido confessou apenas a troca de fotos e vídeos e negou toda a restante acusação, referindo que nunca “tocou” no menino.
O tribunal sublinha a “séria e veemente censurabilidade” da conduta do arguido e o “acentuado” grau de ilicitude, considerando todo o contexto fático e a intensidade ofensiva dos comportamentos que empreendeu.
Alude ainda aos “sentimentos de indiferença” que manifestou no cometimento dos crimes, “tendo atuado com o propósito único de satisfazer os seus instintos e prazeres sexuais, com total indiferença pela intimidade sexual” da vítima.
“As circunstâncias em que o arguido praticou quer os crimes de abuso sexual quer o crime de pornografia de menores sob apreciação revelam um sentimento de grande desconformidade com valores essenciais e uma personalidade acrítica a impor acrescidas exigências de reinserção e recomposição valorativa”, lê-se no acórdão.
A favor do arguido, o tribunal ponderou “a atual situação familiar, económica e social que apresenta, mostrando-se, neste contexto, devidamente integrado”.
“Todavia, esta circunstância mitiga apenas de forma relativa a responsabilidade do arguido pelos comportamentos que assumiu na prática dos factos destes autos, pois que não foi suficiente para refrear os seus ânimos e evitar que agisse como lamentavelmente agiu”, ressalva o tribunal.
Ainda a favor do arguido, o tribunal aponta o facto de entretanto não ter tido qualquer contacto com a vítima e a circunstância de já ter decorrido cerca de um ano sobre os crimes sem que haja notícia de que tenha empreendido comportamentos da mesma natureza.
“Não obstante a conduta do arguido merecer um juízo ético-jurídico de censura, considera-se que retomará uma atitude fiel ao direito”, refere o tribunal.
Por isso, optou pela suspensão da pena.