Póvoa de Varzim
Pescador de 35 anos perde a vida após entrar em paragem cardiorrespiratória em alto mar na Póvoa de Varzim

Um homem de 35 anos perdeu a vida, esta terça-feira, depois de ter entrado em paragem cardiorrespiratória, enquanto se encontrava a bordo de uma embarcação de pesca a cerca de seis milhas náuticas (aproximadamente 11 quilómetros) ao largo do porto da Póvoa de Varzim.
Cerca das 22:00, os responsáveis pela embarcação haviam já comunicado a situação ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-MAR), diz a Autoridade marítima Nacional, alertando que já se encontravam em marcha em direção ao porto da Póvoa de Varzim.
Elementos do INEM foram destacados para o porto, e aqui iniciaram manobras de reanimação à vítima, embora sem sucesso.
O óbito foi declarado no local, tendo o corpo da vítima sido posteriormente transportado pelos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim para o Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses do Porto.

Póvoa de Varzim
Homem de 80 anos perde a vida depois de ser atropelado enquanto atravessava passadeira na Póvoa de Varzim

Um homem com 80 anos perdeu a vida, na manhã desta terça-feira, depois de ter sido atropelado, enquanto atravessava uma passadeira, Avenida Mouzinho de Albuquerque, na Póvoa de Varzim.
A vítima terá sido ainda transportada com vida para o Hospital da Póvoa de Varzim, acabando por falecer momentos depois.
O alerta foi registado cerca das 08:52.
País
PSP detém suspeitos de tráfico em Vila do Conde e Póvoa de Varzim

A PSP deteve, no sábado, nove pessoas suspeitas de tráfico de droga nos concelhos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde. Foram apreendidos 10 mil euros e mais de 500 doses individuais de estupefaciente, em 20 buscas.
De acordo com um comunicado do Comando Metropolitano do Porto da PSP emitido este domingo, no âmbito de uma “operação de combate ao crime de tráfico de estupefacientes” realizada no sábado, foram feitas 17 buscas domiciliárias e três não domiciliárias na área das cidades da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.
Da ação resultaram nove detenções, de seis homens e três mulheres com idades entre os 29 e os 37 anos, residentes nos dois concelhos, que vão ser presentes às autoridades judiciárias para aplicação das medidas de coação.
Foram também apreendidas mais de 500 doses individuais de cocaína, haxixe, canábis e MDMA, dez mil euros e ainda objetos utilizados na venda da droga, nomeadamente quatro balanças de precisão. De acordo com a nota da PSP, foram identificadas 30 pessoas na operação, levada a cabo pela Divisão de Investigação Criminal, com o apoio da Força Destacada da Unidade Especial de Polícia – Corpo de Intervenção e Grupo Operacional Cinotécnico, Equipas de Intervenção Rápida e binómio cinotécnico da GNR.
No dia 14 de dezembro passado, a PSP já tinha realizado “49 buscas, de que resultaram 18 detenções (14 homens e quatro mulheres), cinco dos quais viram ser-lhes aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva”. À data, a operação visou “indivíduos que, de forma organizada, se dedicavam ao tráfico de estupefacientes em eventos musicais e em estabelecimentos de diversão noturna” da Área Metropolitana do Porto, nomeadamente na Póvoa de Varzim e em Vila do Conde.
País
Dez alojamentos locais encerrados por falta de segurança e higiene

A ASAE indicou hoje que suspendeu a atividade de 10 alojamentos locais por falta de requisitos de segurança e higiene e instaurou 33 processos contraordenacionais durante uma operação direcionada a este tipo de atividade.
Em comunicado, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) refere que realizou esta semana uma operação de fiscalização, denominada “Dormir Seguro”, direcionada para o alojamento local, que decorreu em zonas históricas das cidades do Porto, Viana do Castelo, Coimbra, Póvoa do Varzim, Peso da Régua, Aljezur, Albufeira, Lisboa, Évora, Viseu, Covilhã, Viseu, Santarém e Vila Real.
Segundo a ASAE, a operação teve como objetivo verificar “o cumprimento das regras legais específicas a que estas infraestruturas se encontram obrigadas” para garantir a “saúde e segurança” dos utilizadores.
A ASAE precisa que foram fiscalizados 192 operadores económicos e foi determinada a suspensão de atividade de 10 alojamentos locais por falta dos requisitos de segurança e de higiene.
Este organismo indica que foram ainda instaurados 33 processos contraordenacionais, sendo as principais infrações o incumprimento dos requisitos de funcionamento de higiene e segurança e a falta do Registo Nacional de Estabelecimentos de Alojamento Local, do Livro de Reclamações e da placa AL (Alojamento Local).
Desporto
Hóquei em Patins: FAC joga oitavos da Taça de Portugal com o CD Póvoa

A formação do FAC disputa este domingo, dia 19 de fevereiro, os oitavos de Final da Taça de Portugal em hóquei em patins.
A equipa famalicense desloca-se ao pavilhão do Clube Desportivo da Póvoa.
A partida está marcada para as 16h00.
Recorde-se que o FAC vem moralizado de um importante empate frente à formação do FC Porto (7-7), a contar para o Campeonato Nacional.
Póvoa de Varzim
Fotos e textos da “Santinha” Alexandrina de Balasar em exposição na sua casa

A Casa da Beata Alexandrina leva cabo, no dia 26 de fevereiro, uma exposição de fotos e textos, da “Santinha de Balasar”, tal como é carinhosamente conhecida pelos fieis.
Para além desta apresentação está marcada também uma conferência com a presença do Dr. Alexandre Duarte Freire, na Igreja paroquial.
Aqui, todos os interessados poderão conhecer mais profundamente a “experiência mística de Alexandrina”, que incluiu a sua vida de jejum eucarístico e a sua paixão por Jesus.
País
Vendiam joias de 200 mil euros furtadas de ourivesaria na Póvoa de Varzim

Muitos artigos de joalharia e relojoaria e três mil euros em numerário foram apreendidos, na sexta-feira, vários meses depois de terem sido furtados de uma ourivesaria na Póvoa de Varzim. Um homem foi constituído arguido e outras três pessoas foram identificadas.
“O dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Metropolitano do Porto, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia de ontem, concluiu uma operação policial no âmbito do combate aos crimes contra o património, mormente, furto no interior de ourivesaria na Póvoa de Varzim”, pode ler-se em nota da PSP enviada às redações este sábado de manhã.
A investigação começou em junho passado, altura em que o furto ocorreu, e contemplou a realização de várias diligências policiais nos concelhos de Braga, Amares e Trofa. Resultou na identificação de quatro pessoas – uma das quais foi constituída arguida, um homem de 43 anos residente em Braga – e na apreensão de centenas de artigos de joalharia e relojoaria, avaliados em cerca de 200 mil euros, além de três mil euros em numerário.
De acordo com a nota da PSP, uma parte considerável dos artigos recuperados encontrava-se à venda ao público junto de um espaço comercial.
Póvoa de Varzim
Mais de 30 ruas com trânsito interdito na Póvoa de Varzim este sábado

A V Corrida dos Reis vai realizar-se este sábado, 7 de janeiro, com partida marcada para as 18h00, da Praça do Almada, em frente à Câmara Municipal.
As inscrições ainda estão abertas até serem atingidas as 1500 pessoas ou até ao dia 6 de janeiro, às 18h00, para um percurso de oito quilómetros por várias artérias da cidade, nesta que é uma iniciativa organizada pela Bikeservice, com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e com o patrocínio do Grupo CCR.
Assim, e devido à realização desta iniciativa, solicita-se a compreensão dos munícipes para a interdição temporária do trânsito, entre as 16h30 e as 20h00, nas seguintes artérias: Praça do Almada, Rua Dr. Sousa Campos, Rua Manuel Silva, Rua Santos Minho, Rua José Malgueira, Rua Frei Sebastião, Rua Elias Garcia, Rua António Graça, Rua Casa dos Poveiros do Rio, Avenida Vasco da Gama, Rua Latino Coelho, Largo Caetano de Oliveira, Avenida Mouzinho de Albuquerque, Avenida dos Banhos, Avenida dos Descobrimentos, Rua Tenente Veiga Leal, Rua Tenente Valadim, Rua 31 de Janeiro, Rua Coronel Oudinott, Rua dos Ferreiros, Praça do Almada, Rua Visconde de Azevedo, Rua Primeiro de Maio, Rua do Cidral, Rua de São Pedro, Rua Dr. Josué Trocado, Rua Padre José Brenha, Rua Dr. Manuel Monteiro, Rua Dr. Leonardo Coimbra, Rua do Conselheiro Abel Andrade, Avenida Mouzinho de Albuquerque, Rua da Alegria, Rua da Junqueira e Praça da República.
Póvoa de Varzim
Despiste faz um morto na A28, na Póvoa de Varzim

Um despiste na A28 levou, esta manhã, à morte de uma pessoa morreu. Outra ficou ferida com gravidade. O acidente aconteceu na A28, na Póvoa de Varzim.
Segundo informações avançadas pelo JN e que colheu junto dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, o acidente aconteceu pelas das 9h30, no sentido Porto-Viana.
O ferido foi transportado pelo INEM para o Hospital de Pedro Hispano, em Matosinhos
País
Póvoa de Varzim e Vila do Conde cancelam festejos da passagem de ano

Devido às previsões de agravamento do estado do tempo, as câmaras de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim decidiram cancelar os festejos da passagem de ano. As duas autarquias tinham já tendas gigantes montadas e bandas anunciadas para a festa de boas vindas a 2023, mas o anúncio de chuva e vento fortes para a última noite do ano levou, hoje, à decisão de cancelar os eventos.
“Após reunião havida hoje, em que intervieram o Presidente da Câmara, enquanto autoridade municipal de proteção civil, o Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, o Comissário da Polícia de Segurança Pública da Póvoa de Varzim, o Comandante dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, e o Serviço Municipal de Proteção Civil, determinou-se o cancelamento da festa de fim d’ano e o fogo de artifício, uma vez que as previsões meteorológicas indicam não estarem reunidas as condições de segurança necessárias à realização do evento de amanhã”, diz uma nota de imprensa.
Em Vila do Conde, o cenário repete-se A festa estava agendada para uma tenda gigante, montada junto ao Forte de S. João. Com o agravamento das previsões meteorológicas para a noite de sábado para domingo, a autarquia cancelou a festa.
As duas autarquias aconselham a população a proteger-se da chuva (moderada a forte) e do vento (que poderá atingir os 40 km/h e rajadas até 75 km/h) ao evitar deslocações desnecessárias, na noite de dia 31 de dezembro. Durante esse mesmo período, há previsão de agravamento de agitação marítima, pelo que a concentração de pessoas em praias e a prática de atividades à beira-mar, desportivas ou de lazer, é desaconselhada.
Póvoa de Varzim
Quatro feridos um deles grave após violenta colisão frontal na Póvoa de Varzim

Quatro pessoas ficaram feridas, esta quinta-feira, na sequência de uma violenta colisão frontal entre um carro e uma carrinha de caixa aberta, na EN 205 na freguesia de Laundos, na Póvoa de Varzim, avança o jornal E24.
Dos quatro feridos, um ficou em estado grave.
As vítimas foram transportadas para o Hospital da Póvoa de Varzim.
Para o local foram destacados os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim e os Bombeiros Voluntários de Fão, assim como elementos do INEM e VMER.
Foto: E24/DR