Siga-nos nas redes

Região

Homem de 50 anos morre em capotamento de trator na Trofa

Publicado

em

FOTO: Arquivo (ilustrativa)

Um homem, com 50 anos morreu, este sábado, devido ao capotamento do trator que conduzia. O acidente aconteceu na freguesia de Guidões, Trofa.

Segundo informações avançadas pela Trofa TV, a vítima efetuava trabalhos florestais quando aconteceu o capotamento.

Depois de ter sido dado o alerta, o homem foi encontrado pelos meios de socorro em paragem cardiorrespiratória. O óbito foi declarado no local.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

País

Aceite o desafio e feche a torneira da água por uma hora

Publicado

em

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Água e, para marcar o tema, a APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas lançou um desafio a todos os portugueses: que, durante uma hora mantenham as torneiras fechadas.

Assim, entre as 22h e as 23h de hoje, os portugueses são convidados a fechar as torneiras pelo período de 60 minutos, no contexto de uma “iniciativa que estimula a reflexão sobre o uso que se faz da água, consciencializando para que o consumo deste recurso seja mais eficiente e equilibrado”, pode ler-se no site da APDA.

A ideia passa por tentar fazer com que, durante essa hora, não se registe qualquer consumo de água nas casas portuguesas, “num gesto deliberado e consciente”.

O Dia Mundial da Água comemora-se anualmente a 22 de março, com o intuito de relembrar a importância da água e de uma utilização responsável deste recurso indispensável para a vida humana.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Paróquia de Arnoso Santa Maria promove Semana Santa

Publicado

em

A Confraria do Senhor dos Passos de Santa Maria de Arnoso promove, uma vez mais, as celebrações da Semana Santa. Começam no Domingo de Ramos, dia 2 de abril, pelas 10h30, momento em que será feita a bênção dos ramos no Alto do Calvário, no exterior da Capela do Senhor dos Passos.

Em seguida, inicia-se a procissão dos Ramos em direção à Igreja Paroquial, onde será celebrada a eucaristia, “e lembrados os quadros dos acontecimentos dolorosos de Jesus que irão ser vividos ao longo da Semana Santa, através das leituras da narração da Paixão do Senhor segundo São Mateus”, diz a Confraria em nota enviada à imprensa.

Na Quinta-feira Santa, 6 de abril, às 21h00, na Igreja Paroquial, será lembrado o início da Paixão do Senhor com o Lava-Pés (aos Apóstolos), seguido da Ceia do Senhor e no final a Procissão do Senhor “Ecce Homo”, onde a imagem do Senhor da Cana Verde seguirá até ao Alto do Calvário. Na Sexta-Feira Santa, 7 de abril, pelas 21h00, terá lugar a Via Sacra, seguida da Procissão do Enterro do Senhor, que começa no Alto do Calvário  em direção à Igreja Paroquial.

Já na conclusão do tríduo Pascal da Semana Santa, no dia 8 de abril, sábado, às 22h00, terá lugar a celebração da Vigília Pascal, momento para comemorar a redenção pelo mistério da Ressurreição de Cristo.

“São inúmeras as razões para participar nestes momentos de oração, carregados de intenso simbolismo e constituindo claras manifestações da Fé, rumo à grande festa pascal, o Domingo da Ressurreição do Senhor”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

FC Famalicão: Diogo Costa renova até 2026

Publicado

em

A SAD do Futebol Clube de Famalicão renovou o contrato com Diogo Costa. O defesa esquerdo, 19 anos, prorrogou a ligação contratual com o clube até ao final da temporada 2025/2026.

O capitão da equipa sub-23 tem uma ligação umbilical ao Futebol Clube de Famalicão, tendo ingressado em 2016/17. Ali cumpriu todas as etapas de formação. O jovem atuou nos Campeonatos Nacionais de sub-15, sub-17 e sub-19, estando atualmente a evoluir na Liga Revelação, competição na qual totaliza  22 jogos pela equipa sub-23.

“Sinto-me concretizado e muito feliz pela confiança que o clube volta a demonstrar nas minhas qualidades”, afirmou, salientando encarnar os valores de “raça e paixão que o clube transmite e que os adeptos pedem aos jogadores da equipa”, diz a nota do clube à imprensa.

“É mais uma demonstração de que o clube está atento ao trabalho que está a ser feito nas camadas jovens. Conseguimos perceber que a formação está a melhorar significativamente e o clube tem transmitido uma mensagem de confiança no valor dos jogadores dos sub-23, sub-19 e sub-17”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Alunos do Agrupamento Camilo promovem consumo da água da torneira para beber

Publicado

em

No dia que se celebra o Dia Mundial da Água, os alunos do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, em Famalicão, estão a realizar uma ação de sensibilização para o consumo da água da rede pública.

Esta manhã, estiveram na Praceta Cupertino de Miranda e nos Paços do Concelho.

Da parte da tarde, estão na Praça 9 de Abril e no Parque da Juventude, em frente à Escola Secundária Camilo Castelo Branco.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Maus tratos a animais estão a aumentar, mas só 14% dos casos seguem para acusação

Publicado

em

Os números dizem que os maus-tratos a animais está a aumentar. Desde 2019, menos de 14% dos casos seguiram para acusação.

Os dados revelados pelo Jornal de Notícias referem que entre 2019 e 2022 foram abertos mais de 7.700 inquéritos relativos a este crime, sendo que desses mais de 6.600 foram arquivados.

A criminalização dos maus-tratos a animais de companhia ocorreu em 2014, e passou a exigir uma alteração do Código Penal, que prevê penas de multa e de prisão para quem maltrate ou mate um animal sem motivo legítimo.

Mas, na verdade, grande parte das acusações não resulta na criminalização dos atos porque o Tribunal Constitucional considera que própria lei entra em conflito com outros direitos consagrados.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Marcha lenta na EN14 organizada pelos profissionais da educação é às 18h23 desta quarta-feira

Publicado

em

Os profissionais da educação vão realizar uma marcha lenta de veículos na Estrada Nacional 14. O protesto acontece entre a ponte do Rio Ave, em Ribeirão, e a entrada da cidade da Trofa. Será esta quarta-feira, dia 22, às 18h23.

A iniciativa partiu de um grupo de professores dos agrupamentos de escolas D. Sancho I (AEDS1) e Camilo Castelo Branco (AECCB), de Famalicão. O convite foi estendido a outros agrupamentos de escolas de Vila Nova de Famalicão e da vizinha Trofa, assim como às comunidades destes dois concelhos.

Tal como tem vindo a acontecer noutros protestos, o objetivo consiste em chamar a atenção para a luta dos profissionais da educação na defesa da Escola Pública. A hora escolhida, 6:23 PM, não é ao acaso. Remete para o tempo de serviço que foi retirado aos professores na progressão da sua carreira (6 anos, 6 meses e 23 dias).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

A3 reaberta ao trânsito após acidente com três feridos graves

Publicado

em

O trânsito na A3 foi hoje restabelecido às 06h00, depois de ter sido interrompido durante a madrugada no sentido Santo Tirso-Porto, devido a um acidente em que três pessoas ficaram feridas com gravidade, segundo a GNR.

A via foi encerrada ao trânsito durante a madrugada, na sequência de uma colisão entre três veículos ligeiros.

Um porta-voz do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto disse na altura que o alerta para o acidente foi dado pouco depois das 03h00.

Pelas 05h30, segundo a página da Proteção Civil, continuavam no local 23 operacionais dos bombeiros e da polícia, assistidos por 11 viaturas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Bracarense Maria da Conceição Ferreira celebra 100 anos rodeada da família

Publicado

em

Maria da Conceição Ferreira celebrou ontem, sexta-feira, 100 anos de vida. A data do centenário foi assinalada pela família na casa da aniversariante, em Este S. Mamede, no concelho de Braga

A centenária tem seis filhos, 16 netos, 22 bisnetos e dois tetranetos. Apesar de residir atualmente em Este S. Mamede é natural de Este S. Pedro. 

Para celebrar tão importante data, a família fez questão de se reunir e celebrar a longevidade de Maria da Conceição Ferreira.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Pausa da Páscoa com taxas de ocupação acima dos 70% de Norte a Sul do país

Publicado

em

Os alojamentos turísticos apresentam boas médias de taxa de ocupação por todo o país nas férias da Páscoa. Na Serra da Estrela a ocupação vai nos 90%, no Sul está a 70% e no Norte a 80%, adianta o Jornal de Notícias.

Apesar do aumento dos preços, a procura por destinos internos e externos, não parece diminuir. A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) prevê aumentos de dois dígitos no número de turistas relativamente ao período homólogo do ano anterior.

Os aumentos têm-se registado por todos o País desde o início do ano. No Algarve, os números de janeiro representaram o “melhor resultado dos últimos 20 anos”, de acordo com o presidente da Região do Turismo do Algarve, João Fernandes, citado pelo JN.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Homem exibe-se a crianças na Trofa e é detido

Publicado

em

Um homem, de 40 anos, foi detido por praticar atos de exibicionismo diante de crianças no concelho da Trofa.

O caso foi investigado pelos militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Santo Tirso, tendo o suspeito sido identificado e constituído arguido, tal como avança a CMTV.


Ainda segundo a CMTV, as autoridades conseguiram identificar duas meninas, com cerca de 10 anos, que terão sido vítimas do exibicionista. As menores foram abordadas pelo homem quando estavam numa paragem à espera do autocarro para a escola. O homem é suspeito de praticar atos de masturbação diante das crianças.
Está, agora, indiciado pelo crime de importunação sexual de menores.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: professores voltam a sair à rua para dizer que a luta não vai parar

Cerca de meia centena de docentes concentraram-se ao final da tarde desta quarta-feira, na ponte sobre o Rio Ave entre...

Paíshá 13 horas

Aceite o desafio e feche a torneira da água por uma hora

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Água e, para marcar o tema, a APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e...

Desportohá 13 horas

FC Famalicão prolonga contrato com Afonso Rodrigues

O Futebol Clube de Famalicão – Futebol SAD estendeu a ligação com o jogador Afonso Rodrigues. As duas partes estão...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Paróquia de Arnoso Santa Maria promove Semana Santa

A Confraria do Senhor dos Passos de Santa Maria de Arnoso promove, uma vez mais, as celebrações da Semana Santa....

Desportohá 15 horas

FC Famalicão: Diogo Costa renova até 2026

A SAD do Futebol Clube de Famalicão renovou o contrato com Diogo Costa. O defesa esquerdo, 19 anos, prorrogou a...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Alunos do Agrupamento Camilo promovem consumo da água da torneira para beber

No dia que se celebra o Dia Mundial da Água, os alunos do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, em...

Paíshá 16 horas

Maus tratos a animais estão a aumentar, mas só 14% dos casos seguem para acusação

Os números dizem que os maus-tratos a animais está a aumentar. Desde 2019, menos de 14% dos casos seguiram para...

Paíshá 17 horas

Relógios adiantam uma hora na madrugada de domingo

Os ponteiros do relógio vão ser adiantados 60 minutos na madrugada de domingo, dia 26 de março, em Portugal, para...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Construção de nova superfície comercial na zona norte da cidade gera preocupação

O impacto que a edificação de uma superfície comercial terá no tráfego rodoviário, o estacionamento e a situação em que...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: PSP detém homem por exercício ilegal da atividade de segurança privada

A PSP deteve hoje, quarta-feira, um homem em Famalicão pela prática do crime de exercício ilícito da atividade de segurança...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES