Siga-nos nas redes

Região

Máfia chinesa de Vila do Conde extorquia dinheiro a outros comerciantes e tinha plantação de cannabis na Maia

Publicado

em

Seis cidadãos chineses foram detidos pela PJ em Vila do Conde, por alegadamente aterrorizarem comerciantes da zona, exigindo taxas que chegavam aos 5 mil euros por mês, com ameaças de violência caso não pagassem, avança a CM.

Um homem chegou mesmo a ser esfaqueado em Vila do Conde por este grupo, segundo a mesma fonte.

Os suspeitos serviam-se ainda de uma estufa para plantação de cannabis na Maia, com avançados sistemas de produção.

As buscas efetuadas em Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Maia e Porto resultaram na apreensão de 276 quilos de droga, armas, milhares de euros e ainda dezenas de passaportes, alguns deles falsos e outros que as autoridades suspeitam pertencer a cidadãos escravizados pela máfia chinesa.

Estão agora acusados de associação criminosa, extorsão, tentativa de homicídio, tráfico de droga e furto.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Entretenimento

EXPOTROFA regressa com muita animação

Publicado

em

Por

Augusto Canários & Amigos, Zé Amaro e Banda Myllenium são os artistas que irão animar a edição deste ano da EXPOTROFA, que decorre entre os dias 6 e 10 de julho, na Alameda da Estação.

Dois anos depois da última edição, a EXPOTROFA regressa com muitas novidades. O programa de cinco dias vai incluir muitas atividades, bem como as habituais tasquinhas. O certame vai mudar de local, ficando agora instalado no centro da cidade, na Alameda da Estação, espaço requalificado em 2017.

De destaque dentro da programação, Augusto Canário animará a noite de 6 de julho, a partir das 21h30, e no dia seguinte, 7 de julho, o palco será para a Banda Myllenium.

A 8 de julho, o palco está reservado para a Orquestra Urbana da Trofa com o Tributo a António Variações e a participação especial de Paulo Praça.

Dois dias depois, a 9 de julho, Zé Amaro sobe ao palco para mais uma noite memorável na EXPOTROFA.

A edição deste ano encerra, no dia 10 de julho, com um desfile de Moda, com a participação do comércio local na área do vestuário e acessórios. Ciente das dificuldades criadas pela pandemia, a Câmara Municipal da Trofa definiu que o Desfile, é, pela primeira vez, aberto a todos os estabelecimentos comerciais do Concelho e a responsabilidade da organização deste evento final é da Câmara Municipal.

Com entrada gratuita, a EXPOTROFA assume-se como um dos maiores certames do género da região Norte. O evento dá a conhecer as empresas da região, os artesãos locais e as associações do Concelho. Tal como em edições anteriores, a oferta gastronómica está assegurada com a presença das tasquinhas que mobilizam muitos Trofenses e visitantes.

“É um regresso aguardado por todos nós, a EXPOTROFA tem a capacidade de mobilizar os Trofenses e todos aqueles que se deslocam à Trofa para participar nesta mostra” salienta Sérgio Humberto, Presidente da Câmara Municipal da Trofa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Dois feridos em explosão de gás em Amares

Publicado

em

Por

Uma fuga de gás numa casa em Amares causou, ao começo da noite desta sexta-feira, pelas 20.10 horas, dois feridos ligeiros e danos na cozinha, disse ao JN fonte dos Bombeiros Voluntários locais. A explosão não causou incêndio.

A fonte precisou que os feridos, mãe e filha, de 80 e 40 anos de idade, foram transportados em duas ambulâncias para o Hospital de Braga por precaução e para serem tratadas aos ferimentos.

Foram atingidas por pedaços de um armário que se encontrava junto aos canos de passagem do gás e que se estilhaçou com a explosão. A fonte precisou que a botija estava no exterior da habitação, pelo que o sinistro terá tido como causa a concentração de gás por trás do dito armário, devido a uma fuga de pequena dimensão.

A mesma fonte salientou que a casa não sofreu danos estruturais, tendo o seu efeito danificado apenas a cozinha.

Ao local compareceram uma viatura de combate a incêndios e duas ambulâncias dos Bombeiros, bem como a VMER (Viatura de Emergência Médica) de Braga.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Mostra Comunitária de Cruz

Publicado

em

Por

As mostra comunitárias do concelho prosseguem durante este fim de semana. Já hoje a partir das 15h00 é inaugurada a MC da freguesia de Cruz, que decorre até amanhã domingo, com várias atividades.

Os pontos de destaque, para este sábado são os seguintes

Às 15:30 atua a Fanfarra do Corpo Nacional de Escutas Agrupamento 620

17h00  dar-se-á a partida das 3 Horas Resistência BTT [GRAC – Grupo Recreativo Associativo Cruz]

20h30 Entrega de Prémios das 3 Horas Resistência BTT

Programa domingo :

09h00 Celebração da Eucaristia na Capela Senhor dos Aflitos

10h00 Atuação da Fanfarra Corpo Nacional de Escutas [Agrupamento 620]

10h30 Atuação Grupo Ginástica

11h00 Jogo Futsal “Velhas Guardas GRAC”

15h00 XXVI Festival de Folclore:

– Grupo Etnográfico de Santiago da Cruz | Vila Nova de Famalicão

– Rancho Folclórico Senhora da Abadia | Barcelos

– Grupo Danças e Cantares de Vermil | Guimarães

– Grupo Danças e Cantares de Soutelo | Gondomar

– Rancho Folclórico da Casa do Minho | Lisboa

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão: Cultura e Solidariedade percorrem as ruas de Delães este sábado  

Publicado

em

Por

A Conferência Vicentina e grupo de Zés P’reiras “OsDivertidos”, apoiados pela Junta de Freguesia de Delães, vão leva a cabo, este sábado, uma arruada solidária pelas ruas da freguesia.

Entre as 9 e as 20 horas a cultura e solidariedade andarãode mãos dadas por Delães, com música popular e animação a cargo de “OsDivertidos” em paralelo com uma campanha de recolha de alimentos a favor daConferência Vicentina.

A organização pede a colaboração de todos, ressalvando que os bens recolhidos se destinam a apoiar as famílias mais desfavorecidas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

‘Color Run’ regressa a Braga: “Os cinco quilómetros mais felizes do planeta”

Publicado

em

Por

O Parque Desportivo da Rodovia, em Braga, acolhe no sábado a “The Color Run”, uma corrida sem tempo cronometrado que tem como lema “Os cinco quilómetros mais felizes do planeta”, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a organização sublinha que os participantes apenas têm de cumprir duas regras: começar a corrida vestidos de branco e chegar à meta totalmente coloridos.

A cada quilómetro, os participantes passam pelas estações de cor, onde se vai criar uma nuvem de pós coloridos.

A organização refere que o pó utilizado é amido de milho com corante alimentar utilizado na indústria panificadora, sendo “totalmente inofensivo” para os participantes.

Para além das estações de cor, os participantes podem ainda passar por uma estação de espuma e por um túnel colorido, apresentado como a novidade da edição deste ano.

Este ano, a corrida, já com mais de 2.000 inscritos, convida os participantes a envergarem um apontamento ou acessório relacionado com o amor.

As crianças e jovens do Centro de Acolhimento Temporário de Santo Adrião vão ter a oportunidade de participar na corrida de forma gratuita.

Para o público em geral, o custo dos bilhetes é de 21,90 euros por pessoa se integrar um grupo mínimo de quatro pessoas ou de 23,90€ por pessoa no caso de bilhete único.

Crianças até aos 10 anos não pagam.

Fundada em 2011, e já com mais de 250 edições em 35 países, a The Color Run tem como objetivo promover a felicidade e a diversão dos participantes.

A cidade de Braga é a primeira a receber a edição deste ano, no sábado, seguindo-se Oeiras, (Centro Desportivo Nacional do Jamor, dia 04 de junho) e Gondomar (Pavilhão Multiusos, dia 23 de julho).

A corrida não se realizou nos últimos dois anos, devido à pandemia de covid-19.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Estufa de cannabis desmantelada em Santo Tirso. Homem de 56 detido. 371 doses apreendidas

Publicado

em

Por

Um homem de 56 anos foi detido na terça-feira, em Santo Tirso, numa ação de combate ao tráfico de droga, tendo sido desmantelada uma estufa de droga e apreendidas 371 doses de haxixe e liamba, anunciou hoje a PSP.

Em comunicado, aquela força policial explica que da ação, realizada pelo efetivo da Esquadra de Santo Tirso da Divisão Policial de Vila do Conde, do distrito do Porto, resultou também a apreensão de 41 pés de canábis, uma estufa de ventilação, iluminação e rega automática, uma catana e diversos objetos utilizados na preparação, embalamento e venda direta de estupefacientes.

O detido é hoje presente junto das autoridades judiciárias para aplicação das competentes medidas de coação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Bosch fatura 1.700 ME e prevê contrato de mais mil pessoas em Braga

Publicado

em

Por

A faturação da Bosch em Portugal aumentou 5%, para 1.700 milhões de euros, no ano fiscal de 2021 face a 2020, pretendendo o grupo alemão investir 100 milhões de euros e contratar mais 350 trabalhadores este ano, foi hoje anunciado.

Em conferência de imprensa no Porto, o representante da Bosch em Portugal, Carlos Ribas, avançou ainda que “a fábrica de Braga irá crescer em cerca de 800 a 1.000 pessoas até ao final de 2023”, enquanto na unidade de Aveiro o grupo prevê “criar 300 postos de trabalho até ao final de 2024”.

Com fábricas em Braga, Aveiro e Ovar e instalações em Lisboa, a Bosch terminou o ano passado com vendas consolidadas no mercado local de 346 milhões de euros, 14% acima do nível de 2020.

Para este ano, e com base na atividade dos primeiros quatro meses do ano, Carlos Ribas antecipa “uma evolução positiva” em Portugal, que destaca como “o país mais competitivo da Europa” para o grupo Bosch: “Vamos continuar a crescer principalmente nas áreas de I&D [Investigação e Desenvolvimento] e serviços partilhados e expandir quer as nossas instalações, quer as parcerias de inovação com centros de conhecimento e competências em Portugal”, afirmou.

“No entanto – acrescenta – a conjuntura internacional atual faz com que seja necessário sermos cautelosos nas previsões para o ano”.

Como três principais “fatores de sucesso” da atividade em Portugal, o presidente do grupo Bosch em Portugal e Espanha, Javier González Pareja, destacou o facto de “todas as unidades terem I&D, seja Braga, seja Ovar, seja Aveiro”, a possibilidade de “industrializar” localmente e, ainda, o facto de “a maior parte desse trabalho ser feito por portugueses”.

“‘Invented in Portugal and made in Portugal by portuguese talents’ [Inventado em Portugal e feito em Portugal por talentos portugueses]”. A Bosch opera diretamente em mais de 60 países e indiretamente em 150 e há poucos assim”, resumiu.

Atualmente, a Bosch é um dos maiores empregadores e exportadores no país, vendendo para mais de 50 países cerca de 97% do que produz em Aveiro, Braga e Ovar e dos serviços que prestados desde Lisboa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Incêndio consome ‘Stand’ de automóveis em Braga

Publicado

em

Por

Um incêndio deflagrou, na manhã desta segunda-feira, num stand de automóveis, em Braga, danificando vários automóveis, avança o jornal O Minho.

Tudo terá acontecido cerca das 09:30, no Stand Cardoso, no na freguesia de São José de São Lázaro.

Para o local foi destacada a Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga.

De acordo com testemunhas no local, foram ouvidos várias explosões dentro das instalações, levando ao isolamento deste espaço pela PSP.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Eleição de arguida como deputada adia julgamento do megaprocesso AIMinho

Publicado

em

Por

O início do julgamento de um megaprocesso por fraude de quase 10 milhões de euros com epicentro na extinta Associação Industrial do Minho (AIM) foi hoje adiado, porque uma arguida foi, entretanto, eleita deputada à Assembleia República.

Em causa está a deputada Cláudia Patrícia Dantas, eleita deputada em janeiro pelo PSD, pelo círculo eleitoral da Madeira, que está pronunciada por um crime de fraude na obtenção de subsídio.

Segundo o juiz presidente do coletivo, é necessário aguardar pela autorização da Assembleia da República para que a deputada seja julgada.

Neste primeiro dia, também foi suscitado um incidente por uma advogada que foi nomeada defensora de um arguido apenas na sexta-feira.

O tribunal decidiu, apenas, proceder à identificação dos arguidos, remetendo a produção de prova para data a definir.

Com 120 arguidos, o julgamento decorre no quartel dos Bombeiros Voluntários de Barcelos, já que o Tribunal de Braga não dispõe de salas com capacidade para acolher tantos intervenientes, entre arguidos e advogados.

Já estão agendadas cerca de 90 sessões, até janeiro de 2023.

Hoje, só a chamada dos arguidos e advogados demorou mais de uma hora.

Os 120 arguidos vão responder por associação criminosa, fraude na obtenção de subsídios, burla qualificada, branqueamento, falsificação e fraude fiscal qualificada, crimes cometidos entre 2008 e 2013.

Na decisão instrutória, proferida em 30 de outubro de 2020, o juiz Carlos Alexandre pronunciou (decidiu levar a julgamento) quase todos os arguidos – não pronunciou quatro empresas e deixou cair alguns crimes de falsificação de documento, por prescrição – nos exatos termos da acusação do Ministério Público (MP).

O principal arguido é António Marques, antigo presidente da AIMinho até à liquidação da associação, decretada em setembro de 2018 pelo Tribunal de Vila Nova de Famalicão, na sequência de uma dívida superior a 12 milhões de euros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Incêndio danifica instalações de tinturaria na Trofa

Publicado

em

Por

Um incêndio deflagrou, na madrugada deste domingo nas instalações da tinturaria ETM, localizada na freguesia da Maganha, na Trofa, avança o JN.

De acordo com a mesma fonte, parte das instalações ficaram danificadas, não havendo feridos a registar, já que a empresa não se encontrava em laboração neste dia e hora.

As autoridades investigam agora as causas do fogo.

O alerta foi registado às 05:40.

Foto: Câmara Municipal da Trofa / DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Jornal

Rádio

Artigos Recentes

Famalicãohá 6 horas

Mostra Comunitária da freguesia de Cruz decorre durante este fim de semana

Atividades desportivas, culturais e as tradicionais barraquinhas das associações dão o mote para muita animação nesta freguesia do concelho de...

Paíshá 9 horas

GNR deteve 517 pessoas em flagrante delito na última semana

Entre os dias 13 a 19 de maio, a Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 517 pessoas em flagrante delito, no...

Mundohá 9 horas

Portugal diz-se pronto para reconstruir escolas ou uma zona da Ucrânia

O primeiro-ministro, António Costa, manifestou hoje a disponibilidade de Portugal para participar num programa de reconstrução de escolas e jardins...

Desportohá 9 horas

Desporto: Fernando Pimenta vence Final A do K1 1000 metros da Taça do Mundo de Racice

O português Fernando Pimenta, multimedalhado olímpico, venceu hoje a Final A do K1 1000 metros da Taça do Mundo de...

Sociedadehá 11 horas

Vocalista dos Xutos e Pontapés está de luto

Tim está de luto depois da morte da mãe, Maria do Amparo, de 79 anos. O cantor deixou uma mensagem...

Sociedadehá 11 horas

Atualização: Sobe para três o número de mortos e 27 feridos no despiste de autocarro a caminho de Fátima

O despiste de um autocarro de passageiros na zona da Mealhada causou três mortos e pelo menos quatro feridos graves....

Paíshá 11 horas

Mealhada: Despiste de autocarro que partiu de Guimarães provoca dois mortos na A1

Um autocarro despistou-se, esta manhã, na A1, perto da área de serviço da Mealhada. O acidente decorreu no sentido Norte-Sul...

Entretenimentohá 12 horas

EXPOTROFA regressa com muita animação

Augusto Canários & Amigos, Zé Amaro e Banda Myllenium são os artistas que irão animar a edição deste ano da...

Mundohá 12 horas

António Costa na Ucrânia: “É devastador, muito duro de ver”

O primeiro-ministro, António Costa, está na Ucrânia “para concretizar apoios acordados”. O líder do Executivo português chegou de comboio a...

Economiahá 13 horas

Estudo: Estas são as empresas mais atrativas para trabalhar em Portugal

A Delta Cafés foi eleita a empresa mais atrativa para trabalhar pelo segundo ano consecutivo, de acordo com o Randstad...

Paíshá 13 horas

Dez distritos sob aviso amarelo devido a trovoadas e aguaceiros

Castelo Branco, Guarda, Bragança, Coimbra, Viseu, Aveiro, Vila Real, Porto, Braga e Viana do Castelo são os distritos que se...

Economiahá 13 horas

Gasolina sobe quatro cêntimos e gasóleo baixa três cêntimos na segunda-feira

A gasolina e o gasóleo deverão ter variações diferentes na próxima segunda-feira, segundo as previsões divulgadas ontem pelo Ministério das...

Paíshá 14 horas

Dois feridos em explosão de gás em Amares

Uma fuga de gás numa casa em Amares causou, ao começo da noite desta sexta-feira, pelas 20.10 horas, dois feridos...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Mostra Comunitária de Cruz

As mostra comunitárias do concelho prosseguem durante este fim de semana. Já hoje a partir das 15h00 é inaugurada a...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Cultura e Solidariedade percorrem as ruas de Delães este sábado  

A Conferência Vicentina e grupo de Zés P’reiras “OsDivertidos”, apoiados pela Junta de Freguesia de Delães, vão leva a cabo,...

Desportohá 1 dia

Team Baia representa Famalicão no Rali de Portugal e já conheceu André Vilas-Boas

A Team Baia, da freguesia de Cavalões, esta a representar o concelho de Famalicão na edição de 2022 do Rali...

Desportohá 1 dia

Famalicão: Equipa Pedro Meireles / Pedro Alves abandona Rali de Portugal após manhã “muito complicada”

A equipa que junta o piloto Pedro Meireles e o navegador famalicense Pedro Alves, anunciou, esta sexta-feira, a sua saída...

Mundohá 1 dia

Itália propõe plano para o fim da guerra na Ucrânia

A Itália propôs às Nações Unidas a formação de um “grupo de facilitação internacional” para tentar conseguir um cessar-fogo “passo...

Desportohá 1 dia

Nenhum jogador do Benfica nas escolhas de Fernando Santos para a Liga das Nações. Opiniões dividem-se nas redes sociais

O selecionador português de futebol, Fernando Santos, anuncia hoje os eleitos para os quatro primeiros jogos na Liga das Nações...

Desportohá 1 dia

Piloto de Famalicão Ricardo Costa já “arrancou” no Rali de Portugal

O piloto famalicense Ricardo Costa já correu, esta sexta-feira, no Rali de Portugal, acompanhado pelo navegador Rui Vilaça. Nas redes...

Arquivo

FAMA NAS REDES