Siga-nos nas redes

Braga

Desaparecido: Família procura Olímpio Ribeiro visto pela última vez em Fão, Esposende

Publicado

em

Um homem de 68 anos, residente em Esposende, encontra-se desaparecido desde a última segunda-feira, onde foi visto pela última vez.

Vestindo calças de fato de treino cinzentas e uma camisa de flanela quando foi pela última vez avistado, Olímpio Ribeiro, também conhecido como “Pinho Maçarico” habitava sozinho na vila de Fão, na localidade do Caldeirão.

Ao Diário do Minho, familiares de Olímpio Ribeiro explicaram que “Pode estar desorientado e a precisar de ajuda. Qualquer informação é favor contactar o posto da GNR de Esposende através do número 253 989 110”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Braga

Hospital de Braga registou 102 casos de violência sobre profissionais só em 2021

Publicado

em

O Hospital de Braga registou, em 2021, um total de 102 situações de violência sobre profissionais de saúde, o que significa um aumento de 25% face ao ano anterior, anunciou hoje o presidente do Conselho de Administração.

Falando no lançamento da campanha “Braga respeita quem cuida”, João Porfírio Oliveira sublinhou que aquele número supera as notificações registadas no período pré-pandemia de covid-19.

“A violência no setor da saúde tem um elevado impacto e provoca importantes repercussões nas instituições hospitalares, afetando o desempenho dos profissionais e a qualidade da prestação de cuidados, pelo que a sua diminuição se revela um desafio não só em Portugal, como em todo o mundo”, defendeu.

Nesse sentido, o Hospital de Braga tem vindo a implementar diversas medidas que visam prevenir a violência, física e psicológica, no local de trabalho e apoiar as vítimas, como a criação do código de boa conduta “Prevenção e Combate ao Assédio no Trabalho”, a otimização da plataforma de registo de eventos adversos e a promoção da notificação por parte dos profissionais de saúde.

Segundo João Porfírio Oliveira, os balcões de atendimento dos internamentos e as consultas externas são dos locais mais sensíveis, pelo que foram dotados de botões de pânico.

O hospital promoveu ainda a reformulação dos gabinetes de consulta, para assegurar que existe sempre “um ponto de fuga” para o profissional, bem como a colocação de acrílicos nos balcões de atendimento das consultas externas.

Foi também implementado um sistema de botão de pânico portátil nos Serviços de Psiquiatria e de Urgência de Obstetrícia, um projeto-piloto que se pretende alargar para outros serviços do hospital.

O hospital também criou o Gabinete de Apoio ao Profissional.

“Não obstante, sentimos que é necessária uma ampla consciencialização da comunidade para os impactos da violência no setor da saúde, a sensibilização da sociedade para prevenção deste fenómeno e o incentivo da notificação de eventos adversos por parte dos profissionais de saúde.

Nesse sentido, foi hoje lançada a campanha “Braga respeita quem cuida”, que junta o hospital, a PSP, a Câmara, o Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) Cávado 1, o Sporting Clube de Braga, os Transportes Urbanos de Braga (TUB) e a Autoridade para as Condições do Trabalho.

A campanha passará pela colocação de cartazes de sensibilização em diversos espaços do hospital e em todos os ecrãs dos autocarros dos TUB, pela colocação de ‘outdoors’ e mupis por toda a cidade de Braga, a realização de uma formação da PSP para os profissionais de saúde do hospital e uma ação conjunta, em dia de jogo, com o Sporting Clube de Braga.

“Sabemos que o contexto da prestação de cuidados de saúde pode gerar ambientes vulneráveis, causadores de consequências para a saúde física e mental dos nossos profissionais, sendo por isso necessária uma ativa vigilância dos riscos associados e prontas ações para os mitigarmos”, disse ainda João Porfírio Oliveira.

Segundo números da Direção-Geral da Saúde, hoje mencionados na apresentação da campanha, 50% dos profissionais de saúde são vítimas, por ano, de violência física ou psicológica.

Em Portugal, por dia, pelo menos quatro profissionais de saúde são agredidos.

No ACES Cávado 1, e segundo o diretor executivo, Domingos Sousa, um inquérito feito há cerca de dois meses concluiu que 56% dos profissionais que ali exercem já foi vítima de violência.

Em 53% dos casos tratou-se de violência verbal, havendo ainda assédio moral (24%), violência física (10%) e assédio sexual (4%).

“Começa a ser uma situação avassaladora”, referiu Domingos Sousa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Colaboradores da DST de Braga têm aulas de filosofia para aumentar pensamento crítico e capacidade de decisão

Publicado

em

Mais de 500 trabalhadores do grupo de construção dst, de Braga, vão ter aulas de filosofia nos próximos três anos, numa oferta da empresa em nome de um capital humano com maior pensamento crítico e mais capacidade de decisão.

O diretor de Recursos Humanos da dst, José Machado, disse que se trata de uma pós-graduação, com uma aula de uma hora por semana, acrescida de 10 minutos para tirar dúvidas e refletir sobre as temáticas dadas.

“É uma hora que faz parte do horário laboral dos colaboradores”, frisou.

Para José Machado, o objetivo da empresa é que as aulas de filosofia, além de aumentarem o pensamento crítico e a capacidade de questionar dos trabalhadores, funcionem também como uma espécie de “analgésico para as dores do século XXI”.

No primeiro semestre, os alunos vão estudar os pensadores contemporâneos, seguindo-se temáticas como epistemologia, espiritualidade, antropologia, ética, política, arte e cultura, entre outras.

Ministrada em parceria com a Universidade Católica de Braga e no formato ‘online’, a pós-graduação começa a 06 de outubro e vai ser frequentada por 505 trabalhadores com formação superior, o que representa cerca de 26% do capital humano do grupo.

Em 2020, a empresa já tinha oferecido um primeiro curso de filosofia, que foi frequentado por 318 trabalhadores.

“Muitos destes trabalhadores quiseram participar na pós-graduação que agora vai começar, o que é uma prova inequívoca de que gostaram e sentiram que as aulas lhes fizeram bem”, acrescentou José Machado.

É o caso de Luís Filipe Rodrigues, desenhador de redes de fibra ótica, que é licenciado em filosofia e que se prepara para frequentar a pós-graduação oferecida pela empresa.

“A filosofia vem contribuir, desde logo, para que sejamos um grupo mais unido”, diz.

Sublinha que o curso se reveste de muita importância tanto para os trabalhadores como para a empresa, já que, explica, “a filosofia permite pensar diferente do senso comum, das ideias preconcebidas, foge à formatação do pensamento”.

“E isso faz toda a diferença na hora de analisar os problemas e de tomar decisões”, refere.

Para o presidente do dstgroup, José Teixeira, “os trabalhadores precisam de ferramentas para construírem soluções de vida boa e virtuosa”.

“A filosofia treina, dá elasticidade ao pensamento e apura o sentido crítico. Permite ganhos de liberdade e de responsabilidade maiores e com estes ganhos a competitividade pessoal e coletiva aumenta”, defende.

Diz que o grupo decidiu pela formação de filosofia porque “depende da criatividade dos trabalhadores”.

Além do curso de filosofia exclusivo para trabalhadores, o dstgroup também promove formações na área da saúde, com os cursos de Saúde Mental, de Neurociência e de Primeiros Socorros na Doença Mental.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Mulher de 28 anos ferida após despiste em rotunda em Esposende

Publicado

em

Uma mulher de 28 anos ficou ferida, na manhã desta quinta-feira, depois de se ter despistado ao volante de uma viatura ligeira, numa rotunda, em Esposende, que acabou capotada, avança o jornal E24.

Tudo aconteceu na Rotunda Este da Solidal, que serve de acesso à Ponte de Fão e variante da Estrada Nacional 103-1.

Por razões ainda desconhecidas, a condutora terá perdido o controlo da viatura, o que a projetou para um valado.

A vítima foi transportada para o Hospital de Barcelos com ferimentos ligeiros.

O alerta foi registado cerca das 09:00.

Foto: E24/DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Homem de 63 anos picado na cara por vespas asiáticas durante vindimas em Vila Verde

Publicado

em

Um homem de 63 anos foi picado por vespas asiáticas, durante o processo de vindima num terreno agrícola em Aboim da Nóbrega, em Vila Verde, esta quarta-feira.

Depois de o homem ter sido picado na cara, um familiar acabou por dar o alerta às forças de socorro.

A vítima foi transportada para o Hospital de Braga.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Ladrões levam mota de 20 mil euros de condomínio de luxo onde vivem jogadores do SC Braga

Publicado

em

Um condimínio de luxo na freguesia de Real, onde estão hospedados diversos jogadores so SC Braga foi assaltado esta madrugada, resultando no roubo de uma mota de 20 mil euros.

De acordo com a CM, os assaltos registados neste condomínio são quase diários, provocando um clima de terror nos moradores, nos últimos seis meses.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Trator cortou cabo elétrico e deixou parte da cidade de Braga sem luz

Publicado

em

 Uma parte da cidade de Braga ficou sem luz na tarde de hoje, depois de um trator ter, acidentalmente, cortado um cabo elétrico, disse fonte dos bombeiros.

Segundo a fonte, o acidente ocorreu pelas 15:14, quando um trator procedia a trabalhos de limpeza da vegetação na Avenida João XXI e cortou um cabo elétrico, provocando um curto-circuito e um incêndio “de pequenas dimensões” num posto de transformação.

Registou-se um corte no fornecimento elétrico na zona, mas a situação foi “rapidamente restabelecida”.

O Tribunal de Braga foi um dos edifícios que ficou sem luz, mas segundo fonte judicial o corte “não terá durado mais de meia hora”.

No local estiveram nove operacionais, apoiados por três viaturas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Casal croata ganhou mais de 150 mil euros a assaltar residências em Barcelos e Vila Verde

Publicado

em

O Tribunal de Vila Verde aplicou hoje prisão preventiva a um homem e uma mulher suspeitos de diversos furtos em residências no norte do país, que terão “rendido” mais de 150 mil euros, disse hoje fonte da GNR.

Segundo a fonte, o homem, de 32 anos, vai ser conduzido ao Estabelecimento Prisional de Braga e a mulher, de 33, vai para Santa Cruz do Bispo.

Ambos de nacionalidade croata, os suspeitos foram detidos no sábado, em flagrante, por furto a uma residência na freguesia de Lage, no concelho de Vila Verde, distrito de Braga.

A fonte da GNR disse que em causa poderá estar cerca de uma dezena de assaltos, sobretudo no concelho de Barcelos.

No seguimento da ação policial, a GNR apreendeu diversos objetos, como um automóvel, artigos em ouro e de relojoaria, mil euros, dois telemóveis, artigos de vestuário e acessórios e ferramentas e equipamentos utilizados na prática dos furtos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Braga: Família sequestrada em Amares

Publicado

em

Um homem sequestrou hoje, durante duas horas, a mulher e as duas filhas menores em casa em Figueiredo, concelho de Amares, mas acabou por se entregar às autoridades, disse fonte da GNR.

Segundo a fonte, o homem estava munido de uma faca e ameaçava de morte a mulher e as filhas.

O sequestro durou entre as 07:00 e as 09:00, hora a que o suspeito se entregou, após conversa com uma psicóloga do INEM.

Ainda segundo a GNR, o homem sofre de perturbações do foro mental, pelo que foi transportado ao hospital, sob detenção, para tratamento.

Do incidente, não resultaram quaisquer feridos.

Para o local, foram mobilizados os meios habituais para uma intervenção tático-policial.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Três feridos após colisão entre dois veículos ligeiros em Esposende

Publicado

em

Três pessoas ficaram feridas na sequência de uma colisão entre dois veículos ligeiros, na noite desta segunda-feira, na freguesia de Forjães, em Esposende, avança o jornal E24.

As vítimas têm entre 16 e 74 anos e foram transportadas para o Hospital de Viana do Castelo.

Este troço da EN103, onde ocorreu o acidente necessitou de limpeza, acabando por ser cortado pela GNR para limpeza da via.

Foto: E24/DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Homenagem a motorista de Braga tornou-se viral nas redes sociais

Publicado

em

No dia em que entrava na reforma, o motorista foi surpreendido pelos colegas de trabalho.

A emoção da despedida tornou-se viral: os funcionários de uma empresa de construção, em Braga, decidiram prestar uma homenagem a um motorista no dia em que entrou na reforma. O vídeo foi publicado no Facebook e partilhado milhares de vezes.

José Pires era o funcionário mais velho da empresa de construção DVM, sediada no concelho de Vila Verde, em Braga. No momento em que terminava o seu último dia de trabalho, os colegas prepararam-lhe uma ovação de pé. A emoção estampada no rosto do motorista é visível em todo o vídeo.

A empresa publicou o vídeo no dia 16 de setembro e, numa semana, o post ultrapassou os 84 mil “gostos” e as 2.500 partilhas.

“As empresas são feitas com pessoas, mas há pessoas que fazem a diferença. Hoje é dia de homenagear o nosso Sr. José Pires, motorista da DVM. É um exemplo para todas as gerações, principalmente, para as mais jovens, por todo o tempo de dedicação, empenho e boa disposição com que se dedicou à DVM. Estamos gratos e orgulhosos de vê-lo chegar à idade da reforma com uma energia contagiante e na nossa companhia. Faz parte da nossa história e esperamos que do futuro, também”, pode ler-se na publicação feita na página oficial da empresa.

Em declarações ao jornal O Minho, a diretora de comunicação mostrou-se surpreendida com a “explosão” que o vídeo teve nas redes sociais. Vânia Costa sublinha que a homenagem de despedida transmite “uma mensagem mais positiva”: “As pessoas têm reagido com muita emoção, porque há um sentimento de pertença nos colaboradores que se espelha nesse vídeo.”

Vânia Costa elogia ainda José Pires, afirmando que “é uma pessoa simpática, útil e prestável, que tem o carinho de toda a gente e, por isso, as pessoas aderiram muito rapidamente à iniciativa”.

A empresa aproveitou a popularidade do vídeo para anunciar a abertura de vagas de emprego – entre elas a de motorista, que José Pires deixou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Sub-contratados da Continental em vias de despedimento coletivo manifestam-se em frente à empresa

Os trabalhadores da Schnellecke Logistics Portugal, empresa que presta serviços à Continental Mabor, de Famalicão, vão reunir-se, em frente às...

Barceloshá 8 horas

Homem de 71 anos perde a vida após capotamento de trator em Barcelos

Um homem de 71 anos perdeu a vida, na tarde desta quinta-feira, após um acidente de trator, em Vila Cova,...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Brigada de Resgate Animal disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana

Famalicão tem uma Brigada de Resgate Animal disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana para serviços de socorro...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Casa-Museu de Camilo torna-se centro da rota literária do escritor

 A Casa-Museu de Camilo, em Seide São Miguel, Vila Nova de Famalicão, vai assumir-se como o centro da rota literária...

Famalicãohá 9 horas

Roteiro Associativo com FamaBasket

A Fama conversa com Nuno correia, coordenador e treinador do FamaBasket.

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Alunos da EB Senador Sousa Fernandes visitam Centro de Recolha no Dia do Animal

Os alunos da Escola Básica Senador Sousa Fernandes de Famalicão visitam, esta sexta-feira, o Centro de Recolha Animal de Famalicão,...

Desportohá 11 horas

FC Famalicão encontra Trofense na Taça de Portugal a 15 de outubro

O FC Famalicão e Trofense vão estar frente a frente na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal Placard, foi hoje...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Casa das Artes recebe exposição “Federico Fellini, Il Maestro”

A Casa das Artes de Famalicão recebe, este sábado, a partir das 17:00, a exposição “Federico Fellini, Il Maestro”. A...

Regiãohá 12 horas

Jovem de 16 anos está desaparecida há 5 meses em Arcos de Valdevez

Está desaparecida há cinco meses Raquel Sofia Ribeiro Seixas, uma jovem de 16 anos, que se encontrava institucionalizada Casa de...

Economiahá 13 horas

Preço do gás engarrafado desce 18 cêntimos

A Autoridade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) baixou o preço máximo do gás engarrafado em Outubro, que cai 18 cêntimos...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES