Siga-nos nas redes

Região

Região Norte prepara florestas com vias para combate e prevenção de incêndios

Publicado

em

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) prevê executar em 2021, no Norte, 800 hectares de rede primária de faixas de gestão de combustível para travar incêndios e criar áreas seguras para o combate.

A diretora regional de Conservação da Natureza e das Florestas do Norte, Sandra Sarmento, visitou hoje a rede primária que está a ser executada no concelho de Boticas, distrito de Vila Real, onde há uma grande mancha florestal de pinheiro bravo.

“Estamos a falar de uma área de 126 metros de largura que nos permite aqui travar incêndios e criar áreas seguras no combate”, afirmou a responsável.

Na localidade de Pinho foi possível ver a intervenção das máquinas na execução da rede primária e na beneficiação de rede viária florestal, e no alto da serra entre Curros e Mosteirão pode ser observado um vasto território intervencionado.

“A nossa rede primária está estruturada na faixa de interrupção de combustíveis, que é uma faixa onde não há nenhum tipo de ocupação e, portanto, tem também a rede viária florestal que permite o acesso e depois tem uma faixa de redução de combustíveis”, explicou Sandra Sarmento.

Segundo a diretora regional, para 2021 está prevista a execução de “mais de 800 hectares” de rede primária na região Norte, num orçamento estimado de 800 mil euros.

Em 2020, foram executados 600 hectares e aplicados cerca de 500 mil euros.

O trabalho de prevenção e de proteção da floresta contra incêndios é feito em várias frentes e com várias ações no terreno.

Por exemplo, segundo Sandra Sarmento, em breve vai também arrancar um projeto para a criação de mosaicos de parcelas de gestão de combustível em Montalegre, Vila Pouca de Aguiar e Valpaços.

“Também estão ancoradas nesta rede primária e são áreas onde vamos criar descontinuidades onde temos áreas contínuas de pinhal que vão proteger estas áreas florestais muito relevantes”, sustentou.

Vai também avançar um conjunto de projetos de gestão florestal, resultantes de 19 candidaturas apresentadas ao Programa de Desenvolvimento Rural (PDR).

“Todos estes trabalhos têm em vista reduzir o número de incêndios e as áreas ardidas, bem como os prejuízos, a destruição de bens e do património florestal”, frisou Sandra Sarmento.

Para o presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, o trabalho em curso no seu concelho “é muito importante”.

“Sei o que isso vale e o quanto nos vai ajudar a chegar mais facilmente ao combate, com melhores acessos e, depois, a criação destas faixas descontinuadas para que o incêndio não se propague. A floresta é também uma das grandes riquezas das pessoas que aqui vivem”, frisou.

Na sua opinião, os “incêndios florestais combatem-se a montante, na prevenção”.

O autarca disse que o município está também a fazer a sua parte na limpeza da rede viária e apontou o projeto de florestação que está a ser promovido em conjunto com a Iberdrola, no âmbito das compensações pela construção das barragens do Alto Tâmega.

O trabalho, frisou, tem dado resultado, traduzindo-se, de ano para ano, em menos ignições e menos área ardida.

Também para o comandante distrital de operações de socorro de Vila Real (CODIS), Álvaro Ribeiro, este é “um trabalho fundamental”.

“Nós estamos a criar condições para que a floresta efetivamente possa resistir ao mau uso do fogo e em condições meteorológicas muito adversas que se verificam aqui na zona. Estamos num concelho que é um exemplo em termos de povoamento florestal de pinheiro bravo e com fortes declives”, salientou.

Na sua opinião, os trabalhos que aqui estão a decorrer “são fundamentais para preservar a floresta, para facilitar as operações de combate e dar segurança aos operacionais”.

Hoje, em que se assinala o Dia da Proteção Civil, Álvaro Ribeiro apelou às populações para a adoção das “melhores práticas no uso do fogo, melhores e maiores cuidados no uso do fogo e para que contribua definitivamente para a proteção dos próprios, dos seus haveres e da floresta”.

Desde o início deste ano, no distrito de Vila Real já arderam 278 hectares. Dos 33 incêndios registados, 23 foram no concelho de Montalegre.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Barcelos

Homem de 71 anos perde a vida após capotamento de trator em Barcelos

Publicado

em

Um homem de 71 anos perdeu a vida, na tarde desta quinta-feira, após um acidente de trator, em Vila Cova, Barcelos.

Na sequência do capotamento do trator que conduzia, a vítima foi encontrada ainda em paragem cardiorrespiratória pelos Bombeiros de Barcelinhos, mas o seu óbito acabaria por ser declarado no local.

O alerta foi registado às 14:49.

Foto: Ilustrativa/DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Jovem de 16 anos está desaparecida há 5 meses em Arcos de Valdevez

Publicado

em

Está desaparecida há cinco meses Raquel Sofia Ribeiro Seixas, uma jovem de 16 anos, que se encontrava institucionalizada Casa de Acolhimento Cerqueira Gomes, em Arcos de Valdevez.

A jovem, natural de Vila Praia de Âncora, nunca mais foi vista depois de ter abandonado a instituição para ir às aulas, no dia 02 de maio.

A Polícia Judiciária investiga agora o caso e apela à população para a divulgação de qualquer indício sobre o seu paradeiro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

PSP de Braga lamenta morte de colega atropelado por carro em contramão. Deixa duas filhas menores

Publicado

em

O Comando Distrital da PSP de Braga lamenta a morte do seu elemento João Paulo da Silva Leite, na sequência de um atropelamento, enquanto passava de bicicleta na Estrada Nacional 304, em Viana do Castelo.

Tudo terá acontecido durante um treino de bicicleta, quando um carro em contramão colidiu com João Paulo Leite.

Foi ainda transportado para o Hospital de Viana, com ferimentos graves, mas acabaria por falecer momentos mais tarde.

O núcleo da PSP de Braga serviu-se de uma publicação nas redes sociais para endereçar as suas condolências à família e amigos do agente.

Deixa duas filhas menores de 6 e 12 anos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Um morto após colisão entre camião e carro na A41 entre Maia e Matosinhos

Publicado

em

Um morto e um ferido ligeiro é o resultado de uma colisão, entre um veículo ligeiro e um camião, no sentido Norte-Sul da A41, entre a Maia e Matosinhos.

Para o local foram destacados 17 operacionais da forças de socorro e sete veículos de apoio.

O alerta foi registado às 10:05.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Motards da Trofa angariam dinheiro para menina de 2 anos que sofre de atrofia muscular espinhal (VÍDEO)

Publicado

em

Realizou-se esta quarta-feira, um passeio solidário para ajudar uma menina de dois anos da Trofa que sofre de atrofia muscular espinhal.

O evento foi organizado pelo grupo de amantes de veículos de duas rodas Cangalhos Riders, também da Trofa, em prol dos tratamentos e compra de equipamentos para a pequena Margarida.

O início teve lugar cerca das 08:00, no Largo da Estação, no Muro eacabou em Ribeira de Pena, no distrito de Vila Real.

As verbas recolhidas serão canalizadas para a compra de um andarilho e de um sistema de barras paralelas para a menina, que ascendem os 1500 euros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Mulher de 40 anos de Vila do Conde encontrada sem cabeça e desmembrada no Luxemburgo

Publicado

em

Um corpo encontrado a no mês de setembro no Luxemburgo foi identificado como sendo Diana Santos, de 40 anos, uma emigrante de 40 anos, natural de Vila do Conde.

O corpo da vítima foi encontrado desmembrado e sem cabeça, na comuna francesa de Meurthe-et-Moselle, avança a CM.

Diana Santos terá sido identificada pelas suas tatuagens.

Foto: Diana Santos/Redes Sociais

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Hackers atacam autarquias: Câmara de Barcelos alvo de ataque automático

Publicado

em

O município de Barcelos foi vítima de um ataque informático, uma situação que está a causar “graves limitações”, anunciou hoje a Câmara.

Em comunicado, a Câmara do distrito de Braga refere que em causa está um ataque ‘ransomware’, um tipo de software malicioso utilizado por cibercriminosos.

“Os serviços da Divisão de Sistemas de Informação e Monitorização Administrativa estão a trabalhar no sentido de remediar a situação”, concluiu a autarquia.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Pescadores das Caxinas resgatados em incêndio fizeram missa de agradecimento na famosa “Igreja do Barco”

Publicado

em

Os pescadores das Caxinas, em Vila do Conde, que foram resgatados, esta terça-feira, na sequência de um incêndio na embarcação “Filipa Miguel”, onde seguiam, ao largo de São Miguel, Açores, foram recebidos no Aeroporto Sá Carneiro, pelo presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa.

Depois deste momento, os pescadores e comitiva participaram numa missa de agradecimento por este salvamento, na Igreja dos Navegantes, a famosa “igreja do barco”, um local carregado de simbolismo, pro prestar homenagem à comunidade piscatória local.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Hospital de Braga registou 102 casos de violência sobre profissionais só em 2021

Publicado

em

O Hospital de Braga registou, em 2021, um total de 102 situações de violência sobre profissionais de saúde, o que significa um aumento de 25% face ao ano anterior, anunciou hoje o presidente do Conselho de Administração.

Falando no lançamento da campanha “Braga respeita quem cuida”, João Porfírio Oliveira sublinhou que aquele número supera as notificações registadas no período pré-pandemia de covid-19.

“A violência no setor da saúde tem um elevado impacto e provoca importantes repercussões nas instituições hospitalares, afetando o desempenho dos profissionais e a qualidade da prestação de cuidados, pelo que a sua diminuição se revela um desafio não só em Portugal, como em todo o mundo”, defendeu.

Nesse sentido, o Hospital de Braga tem vindo a implementar diversas medidas que visam prevenir a violência, física e psicológica, no local de trabalho e apoiar as vítimas, como a criação do código de boa conduta “Prevenção e Combate ao Assédio no Trabalho”, a otimização da plataforma de registo de eventos adversos e a promoção da notificação por parte dos profissionais de saúde.

Segundo João Porfírio Oliveira, os balcões de atendimento dos internamentos e as consultas externas são dos locais mais sensíveis, pelo que foram dotados de botões de pânico.

O hospital promoveu ainda a reformulação dos gabinetes de consulta, para assegurar que existe sempre “um ponto de fuga” para o profissional, bem como a colocação de acrílicos nos balcões de atendimento das consultas externas.

Foi também implementado um sistema de botão de pânico portátil nos Serviços de Psiquiatria e de Urgência de Obstetrícia, um projeto-piloto que se pretende alargar para outros serviços do hospital.

O hospital também criou o Gabinete de Apoio ao Profissional.

“Não obstante, sentimos que é necessária uma ampla consciencialização da comunidade para os impactos da violência no setor da saúde, a sensibilização da sociedade para prevenção deste fenómeno e o incentivo da notificação de eventos adversos por parte dos profissionais de saúde.

Nesse sentido, foi hoje lançada a campanha “Braga respeita quem cuida”, que junta o hospital, a PSP, a Câmara, o Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) Cávado 1, o Sporting Clube de Braga, os Transportes Urbanos de Braga (TUB) e a Autoridade para as Condições do Trabalho.

A campanha passará pela colocação de cartazes de sensibilização em diversos espaços do hospital e em todos os ecrãs dos autocarros dos TUB, pela colocação de ‘outdoors’ e mupis por toda a cidade de Braga, a realização de uma formação da PSP para os profissionais de saúde do hospital e uma ação conjunta, em dia de jogo, com o Sporting Clube de Braga.

“Sabemos que o contexto da prestação de cuidados de saúde pode gerar ambientes vulneráveis, causadores de consequências para a saúde física e mental dos nossos profissionais, sendo por isso necessária uma ativa vigilância dos riscos associados e prontas ações para os mitigarmos”, disse ainda João Porfírio Oliveira.

Segundo números da Direção-Geral da Saúde, hoje mencionados na apresentação da campanha, 50% dos profissionais de saúde são vítimas, por ano, de violência física ou psicológica.

Em Portugal, por dia, pelo menos quatro profissionais de saúde são agredidos.

No ACES Cávado 1, e segundo o diretor executivo, Domingos Sousa, um inquérito feito há cerca de dois meses concluiu que 56% dos profissionais que ali exercem já foi vítima de violência.

Em 53% dos casos tratou-se de violência verbal, havendo ainda assédio moral (24%), violência física (10%) e assédio sexual (4%).

“Começa a ser uma situação avassaladora”, referiu Domingos Sousa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Combustíveis voltam  a subir esta segunda-feira

Publicado

em

O preço dos combustíveis vai aumentar novamente no início desta semana, depois de quatro semanas consecutivas de baixas. A previsão é que, a partir de amanhã, o preço do gasóleo aumente 2,5 cêntimos por litro e que a gasolina encareça cerca 1,5 cêntimos por litro.

A confirmar-se a previsão obtida junto do mercado petrolífero, o preço do gasóleo deverá então chegar aos 1,752 euros por litro e a gasolina poderá atingir os 1,713 euros por litro.

Desta forma, interrompe-se a tendência de descida verificada ao longo das semanas e o preço volta aos valores praticados no início de setembro.

Durante esta semana, a cotação do petróleo tem estado a aumentar e, neste momento, o valor está à volta dos 88 dólares por barril, o que acaba por influenciar o preço dos combustíveis.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Sub-contratados da Continental em vias de despedimento coletivo manifestam-se em frente à empresa

Os trabalhadores da Schnellecke Logistics Portugal, empresa que presta serviços à Continental Mabor, de Famalicão, vão reunir-se, em frente às...

Barceloshá 7 horas

Homem de 71 anos perde a vida após capotamento de trator em Barcelos

Um homem de 71 anos perdeu a vida, na tarde desta quinta-feira, após um acidente de trator, em Vila Cova,...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Brigada de Resgate Animal disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana

Famalicão tem uma Brigada de Resgate Animal disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana para serviços de socorro...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Casa-Museu de Camilo torna-se centro da rota literária do escritor

 A Casa-Museu de Camilo, em Seide São Miguel, Vila Nova de Famalicão, vai assumir-se como o centro da rota literária...

Famalicãohá 7 horas

Roteiro Associativo com FamaBasket

A Fama conversa com Nuno correia, coordenador e treinador do FamaBasket.

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Alunos da EB Senador Sousa Fernandes visitam Centro de Recolha no Dia do Animal

Os alunos da Escola Básica Senador Sousa Fernandes de Famalicão visitam, esta sexta-feira, o Centro de Recolha Animal de Famalicão,...

Desportohá 10 horas

FC Famalicão encontra Trofense na Taça de Portugal a 15 de outubro

O FC Famalicão e Trofense vão estar frente a frente na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal Placard, foi hoje...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Casa das Artes recebe exposição “Federico Fellini, Il Maestro”

A Casa das Artes de Famalicão recebe, este sábado, a partir das 17:00, a exposição “Federico Fellini, Il Maestro”. A...

Regiãohá 11 horas

Jovem de 16 anos está desaparecida há 5 meses em Arcos de Valdevez

Está desaparecida há cinco meses Raquel Sofia Ribeiro Seixas, uma jovem de 16 anos, que se encontrava institucionalizada Casa de...

Economiahá 11 horas

Preço do gás engarrafado desce 18 cêntimos

A Autoridade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) baixou o preço máximo do gás engarrafado em Outubro, que cai 18 cêntimos...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES