Siga-nos nas redes

Região

Viana do Castelo cria rede com 30 empresas para ajudar e acolher refugiados

Publicado

em

O presidente da Câmara de Viana do Castelo revelou hoje ter sido criada uma rede com mais de três dezenas de empresas instaladas no concelho para “agilizar” a recolha de bens essenciais, alojamento e emprego para os refugiados ucranianos.

Em declarações à agência Lusa, no final de uma reunião do Conselho Empresarial Estratégico, alargado às 30 empresas, Luís Nobre, disse terem sido criados “um endereço eletrónico e uma linha telefónica para facilitar a comunicação e agilizar a ajuda”.

“É importante planear a recolha dos bens identificados pelo consulado da Ucrânia, no Porto, centralizar os produtos no centro logístico criado na cidade, para proceder ao seu envio para os países vizinhos”, referiu.

Segundo o autarca socialista a “articulação contínua” com o consulado permitiu elaborar uma lista de “necessidades prementes”, entre elas, “medicamentos e outros produtos farmacêuticos, material médico e ortopedia, roupa e sapatos para mulheres e crianças, produtos de higiene para bebés, materiais tecnológicos e equipamentos de comunicações”.

O objetivo, salientou, que além de bens essenciais serão encaminhados para “a Cruz Vermelha, UNICEF e para outras Organizações Não Governamentais (ONG) recursos financeiros”.

A rede “vai ser alargada a outros contactos para possibilitar a recolha, em escala, de produtos”, cujo transporte “será suportado pelos empresários, numa manifestação de solidariedade que está a acompanhar a mobilização da sociedade civil”.

O autarca socialista destacou ainda a “grande disponibilidade” dos empresários na “integração plena e verdadeira de homens, mulheres e crianças em Viana do Castelo, através de empregos e empregabilidade e alojamento”.

“Nesta altura, temos mais de 30 vagas para alojamento garantido por particulares e por Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS)”, revelou, adiantando que, na próxima reunião camarária, será submetida à apreciação do executivo municipal a criação de um fundo de apoio para responder a necessidades de acolhimento que forem surgindo”.

Segundo Luís Nobre, o ensino da língua portuguesa, e realização de ações de formação profissional foram outras das necessidades identificadas no encontro com o tecido empresarial da região.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Região

Mulher atingida por queda de árvore na Trofa fica gravemente ferida

Publicado

em

Uma mulher ficou gravemente ferida, na tarde desta quinta-feira, na Trofa depois de ter sido atingida pela queda de uma árvore, na freguesia de Guidões, na Trofa.

De acordo com a CM, a vítima foi transportada para o Hospital de S. João, no Porto, depois de ter sido estabilizada no local pela equipas de socorro.

O alerta foi registado cerca das 15:30.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Completam-se hoje 119 anos do nascimento da Santinha de Balasar

Publicado

em

Assinalam-se esta quinta-feira, 119 anos sobre o nascimento da Santa Alexandrina Costa, de Balasar, conhecida carinhosamente como “Santinha de Balasar” e que reúne milhares de fieis de norte a sul do país, e não só.

Nascida em Gresufes, Balasar a 30 de Março de 1904 – Calvário, Balasar, 13 de Outubro de 1955, com o nome Alexandrina Maria da Costa, foi uma reconhecida mística católica portuguesa com fama de santidade, membro da Associação dos Salesianos Cooperadores, mais conhecida por ter influenciado o Papa Pio XII a efectuar a consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria.

Foi declarada beata pelo Papa João Paulo II a 25 de Abril de 2004.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Grupo de 4 sequestrou taxista em Matosinhos e percorreu 400 quilómetros entre Coimbra e Esposende com a vítima

Publicado

em

Um homem de 27 anos confessou hoje no Tribunal de Aveiro ter sequestrado, com mais três indivíduos não identificados, um taxista em Matosinhos, tendo percorrido 440 quilómetros com a vítima no carro, durante quase sete horas.

Na primeira sessão do julgamento, em que responde pelos crimes de sequestro, roubo e coação agravada na forma tentada, o arguido confessou a maior parte dos factos, esclarecendo apenas que a arma usada no crime foi uma pistola de “airsoft”.

Também negou ter roubado 45 euros da bolsa do taxista, como refere a acusação do Ministério Público (MP), afirmando que terá sido um dos indivíduos que o acompanhava que ficou com o dinheiro.

Questionado pela juíza presidente quanto ao motivo do crime ocorrido na noite de 13 para 14 de dezembro de 2018, o arguido limitou-se a dizer que “queria sair do Porto e queria estar protegido”, alegando que andava a sofrer ameaças de um amigo a quem tinha ido buscar um carro a Lisboa que, entretanto, desapareceu.

“O ato em si é injustificável”, referiu o arguido, que está a cumprir uma pena de três anos e oito meses de prisão efetiva, pelo sequestro e roubo de um outro taxista que fechou na bagageira do táxi a meio de uma viagem entre Lisboa e Porto, ocorrida dois dias antes dos factos agora em julgamento.

O coletivo de juízes também ouviu o taxista que disse ter sido abordado em Matosinhos por quatro indivíduos que lhe pediram para os levar a Esmoriz, no concelho de Ovar, onde um deles lhe apontou uma arma e ordenou que passasse para o banco traseiro da viatura.

O taxista contou ainda que os sequestradores explicaram-lhe que iam fazer “um servicinho” e que não lhe iriam fazer mal se ele se portasse bem, tendo um dos indivíduos passado para o lugar do condutor e arrancado em direção a Coimbra

Quando chegaram a Coimbra, pararam num bairro, tendo alguns dos ocupantes saído da viatura e regressado pouco tempo depois, e fizeram outra paragem num “drive-in” para comprar comida, antes de regressarem ao Porto.

Os indivíduos acabaram por abandonar o táxi e libertado o taxista cerca das 04:45, na Apúlia, em Esposende, no distrito de Braga.

Segundo a acusação do MP, o arguido e os outros três indivíduos percorreram 440 quilómetros entre as 22:00 e as 04:45 com o táxi, mantendo o ofendido cativo no interior da viatura durante todo o percurso e sempre com uma arma de fogo apontada para ele.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

OUVIR RÁDIO

VER TV EM DIRETO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 7 minutos

Famalicão: Associação de Moradores das Lameiras inaugura “Jardim da Poesia”

A Associação de Moradores das Lameiras (AML) celebrou, a 21 de março, o Dia Mundial da Poesia com a inauguração...

Famalicãohá 26 minutos

Cineasta famalicense Mário Macedo apresenta-se no festival de Cannes

Mário Macedo, natural de Famalicão, é um dos quatro jovens cineastas portugueses que irão apresentar-se no Festival de Cannes, em...

Famalicãohá 45 minutos

Famalicão de Lés a Lés – Festas Santo do Monte, na freguesia do Louro

Neste Famalicão de Lés a Lés visitamos a freguesia do Louro que se prepara para celebrar as festas do Santo...

Paíshá 1 hora

Gasolina aumenta 3 cêntimos a partir de segunda-feira

Os preços dos combustíveis mais usados vão seguir tendências diferentes a partir de segunda-feira, com o aumento de 3 cêntimos...

Famalicãohá 1 hora

Partido Socialista de Famalicão celebra 50 anos e 25 de abril com evento em Ribeirão

O lema para celebrar os 50 anos do Partido Socialista em Vila Nova de Famalicão é “Só é derrotado aquele...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Susana Pereira de Riba de Ave distinguida pela Agência Nacional Erasmus+

A famalicense Susana Pereira, ex-presidente da Junta de Freguesia de Riba de Ave, foi distinguida pela “Agência Nacional Erasmus+ Educação...

Desportohá 2 horas

GD Natação de Famalicão comemora 30 anos a nadar com evento solidário

O GD Natação Famalicão comemora mais um aniversário e lança o desafio “30 anos 30 Km’S a Nadar”, um evento...

Mundohá 2 horas

Morreu atropelado cantor da dupla Zé Henrique & Matheus

O cantor Matheus, da dupla com Zé Henrique, faleceu na madrugada desta quarta-feira. O cantor sertanejo regressava do Rio de...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Sexta e sábado de chuva dão lugar a domingo de sol com aumento das temperaturas

O concelho de Famalicão terá um fim de semana dividido entre a a chuva e o sol, de acordo com...

Desportohá 15 horas

Nadador Diogo Ribeiro bate recorde nacional dos 50 metros livres e garante participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Diogo Ribeiro estabeleceu, esta quinta-feira, o novo recorde nacional dos 50 metros livres e garantiu a obtenção dos mínimos para...

Arquivo

Mais Vistos