Siga-nos nas redes

Região

Morreu uma das mulheres mais velhas do país. Tinha 107 anos e era de Fafe

Publicado

em

Rosa Soares morreu este sábado, em Fafe, aos 107 anos. Era uma das mulheres mais velhas do país.

A centenária residia atualmente na Estrutura Residencial para Idosos do Centro Social da Paróquia de Silvares, em Fafe.

Mãe de dez filhos, cinco dos quais já falecidos, Rosa Soares esteve infetada com covid-19 em 2020, poucas semanas antes de celebrar o 105º aniversário, e conseguiu sobreviver à doença.

A vida de D. Rosa, como é tratada, não foi fácil. Aos oito anos, começou a trabalhar como operária têxtil passando por fábricas da região. contempla os 17 netos, 29 bisnetos e 4 trinetos.

D. Rosa, que começou a trabalhar como operária têxtil aos oito anos, acabou por viver até aos 107 anos, completados em novembro do ano passado e celebrados com uma festa promovida pela família e pelo lar onde residia.

Além dos filhos, a centenária tinha 17 netos, 29 bisnetos e 4 trinetos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Barcelos

Hackers atacam autarquias: Câmara de Barcelos alvo de ataque automático

Publicado

em

O município de Barcelos foi vítima de um ataque informático, uma situação que está a causar “graves limitações”, anunciou hoje a Câmara.

Em comunicado, a Câmara do distrito de Braga refere que em causa está um ataque ‘ransomware’, um tipo de software malicioso utilizado por cibercriminosos.

“Os serviços da Divisão de Sistemas de Informação e Monitorização Administrativa estão a trabalhar no sentido de remediar a situação”, concluiu a autarquia.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Pescadores das Caxinas resgatados em incêndio fizeram missa de agradecimento na famosa “Igreja do Barco”

Publicado

em

Os pescadores das Caxinas, em Vila do Conde, que foram resgatados, esta terça-feira, na sequência de um incêndio na embarcação “Filipa Miguel”, onde seguiam, ao largo de São Miguel, Açores, foram recebidos no Aeroporto Sá Carneiro, pelo presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa.

Depois deste momento, os pescadores e comitiva participaram numa missa de agradecimento por este salvamento, na Igreja dos Navegantes, a famosa “igreja do barco”, um local carregado de simbolismo, pro prestar homenagem à comunidade piscatória local.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Hospital de Braga registou 102 casos de violência sobre profissionais só em 2021

Publicado

em

O Hospital de Braga registou, em 2021, um total de 102 situações de violência sobre profissionais de saúde, o que significa um aumento de 25% face ao ano anterior, anunciou hoje o presidente do Conselho de Administração.

Falando no lançamento da campanha “Braga respeita quem cuida”, João Porfírio Oliveira sublinhou que aquele número supera as notificações registadas no período pré-pandemia de covid-19.

“A violência no setor da saúde tem um elevado impacto e provoca importantes repercussões nas instituições hospitalares, afetando o desempenho dos profissionais e a qualidade da prestação de cuidados, pelo que a sua diminuição se revela um desafio não só em Portugal, como em todo o mundo”, defendeu.

Nesse sentido, o Hospital de Braga tem vindo a implementar diversas medidas que visam prevenir a violência, física e psicológica, no local de trabalho e apoiar as vítimas, como a criação do código de boa conduta “Prevenção e Combate ao Assédio no Trabalho”, a otimização da plataforma de registo de eventos adversos e a promoção da notificação por parte dos profissionais de saúde.

Segundo João Porfírio Oliveira, os balcões de atendimento dos internamentos e as consultas externas são dos locais mais sensíveis, pelo que foram dotados de botões de pânico.

O hospital promoveu ainda a reformulação dos gabinetes de consulta, para assegurar que existe sempre “um ponto de fuga” para o profissional, bem como a colocação de acrílicos nos balcões de atendimento das consultas externas.

Foi também implementado um sistema de botão de pânico portátil nos Serviços de Psiquiatria e de Urgência de Obstetrícia, um projeto-piloto que se pretende alargar para outros serviços do hospital.

O hospital também criou o Gabinete de Apoio ao Profissional.

“Não obstante, sentimos que é necessária uma ampla consciencialização da comunidade para os impactos da violência no setor da saúde, a sensibilização da sociedade para prevenção deste fenómeno e o incentivo da notificação de eventos adversos por parte dos profissionais de saúde.

Nesse sentido, foi hoje lançada a campanha “Braga respeita quem cuida”, que junta o hospital, a PSP, a Câmara, o Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) Cávado 1, o Sporting Clube de Braga, os Transportes Urbanos de Braga (TUB) e a Autoridade para as Condições do Trabalho.

A campanha passará pela colocação de cartazes de sensibilização em diversos espaços do hospital e em todos os ecrãs dos autocarros dos TUB, pela colocação de ‘outdoors’ e mupis por toda a cidade de Braga, a realização de uma formação da PSP para os profissionais de saúde do hospital e uma ação conjunta, em dia de jogo, com o Sporting Clube de Braga.

“Sabemos que o contexto da prestação de cuidados de saúde pode gerar ambientes vulneráveis, causadores de consequências para a saúde física e mental dos nossos profissionais, sendo por isso necessária uma ativa vigilância dos riscos associados e prontas ações para os mitigarmos”, disse ainda João Porfírio Oliveira.

Segundo números da Direção-Geral da Saúde, hoje mencionados na apresentação da campanha, 50% dos profissionais de saúde são vítimas, por ano, de violência física ou psicológica.

Em Portugal, por dia, pelo menos quatro profissionais de saúde são agredidos.

No ACES Cávado 1, e segundo o diretor executivo, Domingos Sousa, um inquérito feito há cerca de dois meses concluiu que 56% dos profissionais que ali exercem já foi vítima de violência.

Em 53% dos casos tratou-se de violência verbal, havendo ainda assédio moral (24%), violência física (10%) e assédio sexual (4%).

“Começa a ser uma situação avassaladora”, referiu Domingos Sousa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

País

Combustíveis voltam  a subir esta segunda-feira

Publicado

em

O preço dos combustíveis vai aumentar novamente no início desta semana, depois de quatro semanas consecutivas de baixas. A previsão é que, a partir de amanhã, o preço do gasóleo aumente 2,5 cêntimos por litro e que a gasolina encareça cerca 1,5 cêntimos por litro.

A confirmar-se a previsão obtida junto do mercado petrolífero, o preço do gasóleo deverá então chegar aos 1,752 euros por litro e a gasolina poderá atingir os 1,713 euros por litro.

Desta forma, interrompe-se a tendência de descida verificada ao longo das semanas e o preço volta aos valores praticados no início de setembro.

Durante esta semana, a cotação do petróleo tem estado a aumentar e, neste momento, o valor está à volta dos 88 dólares por barril, o que acaba por influenciar o preço dos combustíveis.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Arquidiocese de Braga pede “perdão” pelos alegados abusos sexuais em Joane, Famalicão

Publicado

em

A Arquidiocese de Braga pediu este sábado “perdão” pelos alegados abusos sexuais imputados ao cónego Manuel Fernando Sousa e Silva em Joane, Famalicão, adiantando que em julho de 2022 foram impostas “medidas disciplinares” ao sacerdote.

Em comunicado enviado à agência Lusa, aquela arquidiocese especifica que as medidas passaram pela “necessidade de o suspeito se abster de exercer publicamente o seu ministério sacerdotal e, de modo particular, a celebração pública dos Sacramentos da Eucaristia e da Reconciliação, devendo recolher-se num clima de oração, reflexão e penitência”.

A arquidiocese pede perdão a todas as vítimas, “feridas física, emocional e espiritualmente pelos abusos sofridos”, um pedido que estende às famílias das vítimas e a todos os agentes pastorais da Paróquia de Joane e a toda a comunidade cristã.

“A comunidade paroquial tem sido sujeita a uma forte exposição mediática que reaviva memórias dolorosas, mas que contribui para trazer à luz factos que nunca deveriam ter acontecido. Reconhecemos que, neste caso, a Igreja falhou no seu dever de proteger os mais frágeis e vulneráveis”, acrescenta.

Refere que, em 21 de novembro de 2019, chegou à Comissão de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis da Arquidiocese de Braga (CPMAV) uma denúncia por parte de uma vítima, relatando ter sofrido abuso sexual por parte do referido sacerdote. Esta vítima mencionou a existência de outras vítimas.

O mesmo comunicado vinca que a CPMAV “disponibilizará de imediato, no âmbito das suas competências, um serviço de escuta destinado a todos quantos desejem partilhar as suas dolorosas experiências”.

O serviço estará disponível na paróquia de Joane de forma presencial, sendo ainda possível recorrer ao mesmo por via telefónica ou por correio eletrónico.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Praça de Touros da Póvoa de Varzim “desapareceu” em 48 horas

Publicado

em

Ficou reduzida a entulho a antiga Praça de Touros da Póvoa de Varzim, apenas 48 horas depois do início da sua demolição, que se iniciou esta segunda-feira.

As operações começaram esta manhã, depois de a autarquia ter recebido, na quinta-feira, a informação de que a decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto transitou em julgado, dando luz verde para que as obras para a construção de um pavilhão multiusos, que vai ser erguido no mesmo local, possam avançar.

A obra que a vai substituir tem um custo previsto de cerca 9 milhões de euros, foi anunciada em 2019, mas no ano seguinte, já depois do lançamento do concurso público para a empreitada, o processo de demolição foi travado pela Justiça, na sequência de uma ação movida pela Patripove (Associação de Defesa e Consolidação do Património Poveiro).

Foto: Ariel Machado/DR 

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Colaboradores da DST de Braga têm aulas de filosofia para aumentar pensamento crítico e capacidade de decisão

Publicado

em

Mais de 500 trabalhadores do grupo de construção dst, de Braga, vão ter aulas de filosofia nos próximos três anos, numa oferta da empresa em nome de um capital humano com maior pensamento crítico e mais capacidade de decisão.

O diretor de Recursos Humanos da dst, José Machado, disse que se trata de uma pós-graduação, com uma aula de uma hora por semana, acrescida de 10 minutos para tirar dúvidas e refletir sobre as temáticas dadas.

“É uma hora que faz parte do horário laboral dos colaboradores”, frisou.

Para José Machado, o objetivo da empresa é que as aulas de filosofia, além de aumentarem o pensamento crítico e a capacidade de questionar dos trabalhadores, funcionem também como uma espécie de “analgésico para as dores do século XXI”.

No primeiro semestre, os alunos vão estudar os pensadores contemporâneos, seguindo-se temáticas como epistemologia, espiritualidade, antropologia, ética, política, arte e cultura, entre outras.

Ministrada em parceria com a Universidade Católica de Braga e no formato ‘online’, a pós-graduação começa a 06 de outubro e vai ser frequentada por 505 trabalhadores com formação superior, o que representa cerca de 26% do capital humano do grupo.

Em 2020, a empresa já tinha oferecido um primeiro curso de filosofia, que foi frequentado por 318 trabalhadores.

“Muitos destes trabalhadores quiseram participar na pós-graduação que agora vai começar, o que é uma prova inequívoca de que gostaram e sentiram que as aulas lhes fizeram bem”, acrescentou José Machado.

É o caso de Luís Filipe Rodrigues, desenhador de redes de fibra ótica, que é licenciado em filosofia e que se prepara para frequentar a pós-graduação oferecida pela empresa.

“A filosofia vem contribuir, desde logo, para que sejamos um grupo mais unido”, diz.

Sublinha que o curso se reveste de muita importância tanto para os trabalhadores como para a empresa, já que, explica, “a filosofia permite pensar diferente do senso comum, das ideias preconcebidas, foge à formatação do pensamento”.

“E isso faz toda a diferença na hora de analisar os problemas e de tomar decisões”, refere.

Para o presidente do dstgroup, José Teixeira, “os trabalhadores precisam de ferramentas para construírem soluções de vida boa e virtuosa”.

“A filosofia treina, dá elasticidade ao pensamento e apura o sentido crítico. Permite ganhos de liberdade e de responsabilidade maiores e com estes ganhos a competitividade pessoal e coletiva aumenta”, defende.

Diz que o grupo decidiu pela formação de filosofia porque “depende da criatividade dos trabalhadores”.

Além do curso de filosofia exclusivo para trabalhadores, o dstgroup também promove formações na área da saúde, com os cursos de Saúde Mental, de Neurociência e de Primeiros Socorros na Doença Mental.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Mulher de 28 anos ferida após despiste em rotunda em Esposende

Publicado

em

Uma mulher de 28 anos ficou ferida, na manhã desta quinta-feira, depois de se ter despistado ao volante de uma viatura ligeira, numa rotunda, em Esposende, que acabou capotada, avança o jornal E24.

Tudo aconteceu na Rotunda Este da Solidal, que serve de acesso à Ponte de Fão e variante da Estrada Nacional 103-1.

Por razões ainda desconhecidas, a condutora terá perdido o controlo da viatura, o que a projetou para um valado.

A vítima foi transportada para o Hospital de Barcelos com ferimentos ligeiros.

O alerta foi registado cerca das 09:00.

Foto: E24/DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Homem de 63 anos picado na cara por vespas asiáticas durante vindimas em Vila Verde

Publicado

em

Um homem de 63 anos foi picado por vespas asiáticas, durante o processo de vindima num terreno agrícola em Aboim da Nóbrega, em Vila Verde, esta quarta-feira.

Depois de o homem ter sido picado na cara, um familiar acabou por dar o alerta às forças de socorro.

A vítima foi transportada para o Hospital de Braga.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Ladrões levam mota de 20 mil euros de condomínio de luxo onde vivem jogadores do SC Braga

Publicado

em

Um condimínio de luxo na freguesia de Real, onde estão hospedados diversos jogadores so SC Braga foi assaltado esta madrugada, resultando no roubo de uma mota de 20 mil euros.

De acordo com a CM, os assaltos registados neste condomínio são quase diários, provocando um clima de terror nos moradores, nos últimos seis meses.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Câmara apresenta Brigada de Resgate Animal no Dia Mundial do Animal

A Câmara Municipal de Famalicão apresenta amanhã, 4 de outubro, Dia Mundial do Animal, a Brigada de Resgaste Animal de Famalicão, uma equipa...

Barceloshá 5 horas

Hackers atacam autarquias: Câmara de Barcelos alvo de ataque automático

O município de Barcelos foi vítima de um ataque informático, uma situação que está a causar “graves limitações”, anunciou hoje...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Casal que furtou 175 litros de combustível detido pela GNR

A GNR deteve hoje um homem, de 40 anos, e uma mulher, de 30, por furto de combustível no concelho...

Regiãohá 5 horas

Pescadores das Caxinas resgatados em incêndio fizeram missa de agradecimento na famosa “Igreja do Barco”

Os pescadores das Caxinas, em Vila do Conde, que foram resgatados, esta terça-feira, na sequência de um incêndio na embarcação...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Programa Erasmus + em destaque no arranque do ano letivo da CIOR

A Escola Profissional CIOR, de V N de Famalicão, leva a cabo, várias mobilidades noâmbito do programa Erasmus +, assim...

Economiahá 6 horas

Governo propõe aumento salarial de 4,8% para a função pública

O Governo apresentou hoje aos sindicatos da função pública a proposta de aumentos salariais para 2023, com as estruturas sindicais...

Paíshá 7 horas

Bombeiro perde a vida após colisão entre dois camiões na A29

Um bombeiro com cerca de 45 anos, morreu, esta segunda-feira, em Esmoriz, na sequência de uma colisão entre dois camiões,...

Bragahá 7 horas

Hospital de Braga registou 102 casos de violência sobre profissionais só em 2021

O Hospital de Braga registou, em 2021, um total de 102 situações de violência sobre profissionais de saúde, o que...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Mulher que trabalhava em casa de alterne terá saltado de carro em andamento para evitar violação

Um homem está a ser julgado no Tribunal de Matosinhos, respondendo por um crime de violação, alegadamente cometido em setembro...

Desportohá 10 horas

Famalicão: Novas imagens mostram fuga de adeptos segundos antes da chegada das autoridades

Novas imagens, que agora surgem nas redes sociais, mostram a violência da rixa causada por adeptos do futebol que se...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES