Região
Carro cai ao Rio Vizela: jovem de 23 anos morre em despiste.

Tinha apenas 23 anos o jovem que , esta madrugada, perdeu a vida após despite da viatura em que seguia e consequente queda no Rio Vizela, mais concretamente junto à Ponte Aliança, na freguesia de Tagilde.
De acordo com informações colhidas pelo Minho, conduzia a viatura outro jovem de 21 anos que conseguiu sair pelo próprio pé da viatura com ferimento ligeiros. Os Bombeiros encaminharam o condutor para o Hospital de Guimarães, mas não conseguiram reverter o estado do ocupante, morador em Santa Eulália, de 23 anos, que já se encontrava em paragem cardiorrespiratória.
O Digital de Vizela dá conta que com o apoio da GNR, dos Bombeiros e populares foi possível remover o corpo do interior da viatura sinistrada, mas que o óbito foi registado no local.
Os Bombeiros de Vizela estiveram no local com várias viaturas, inclusive com uma viatura de de desencarceramento, e 18 homens.

Economia
Regulamento interno e critérios de seleção do NORTE 2030 aprovados pelo Comité de Acompanhamento

O Regulamento Interno do novo Programa NORTE 2030 e os critérios de seleção das candidaturas da SI Inovação Produtiva e dos Cursos “TESP” foram aprovados, esta sexta-feira, em Fátima, durante a reunião do Comité de Acompanhamento do NORTE 2030.
Com esta aprovação, foi dado o primeiro passo para o lançamento dos avisos do NORTE 2030 e para o arranque efetivo do Programa.
Durante a sessão, o NORTE 2030 foi apresentado ao seu Comité de Acompanhamento pelo Presidente da CCDR-NORTE, António Cunha, e pelo Vogal do Programa, Júlio Pereira. Procedeu-se, depois, à votação do regulamento interno e dos critérios de seleção das candidaturas SI Inovação Produtiva e Cursos “TESP”, ambos aprovados.
Esta foi a primeira de várias reuniões do Comité de Acompanhamento do NORTE 2030 que vão acontecer, nos próximos meses, a Norte.
Braga
UMinho recebe V Jornadas da Ciência

As V Jornadas da Ciência da Universidade do Minho realizam-se de 27 a 30 de março, no auditório A1 do campus de Gualtar, em Braga, com quase meia centena de oradores e de atividades e cerca de 250 participantes inscritos. A iniciativa organizada este ano pelos alunos de Biologia Aplicada, Bioquímica, Ciências do Ambiente, Geologia, Física e Matemática da Escola de Ciências da UMinho (ECUM) visa promover a interdisciplinaridade e ir de encontro aos interesses das várias áreas científicas.
A sessão de abertura é segunda-feira, às 9h00, prevendo-se a presença do presidente da ECUM, José Manuel González-Méijome, da presidente do Conselho Pedagógico daquela Escola, Inês Sousa, da presidente da Associação Académica da UMinho, Margarida Isaías, e da representante da organização, Mariana Ferreira.
As nove palestras previstas versam sobre temas como um passeio pelas águas costeiras (Pedro Gomes), os microplásticos no ambiente (Joana Prata), as consequências e desafios da evolução do nível do mar (Renato Henriques), as propriedades das microalgas (Vera Castro), a importância da conservação da biodiversidade (Ronaldo Sousa), o papel dos nanomateriais no ambiente (Ricardo Fernandes) e das nanopartículas na saúde (Rui Oliveira), a doença de Alzheimer (Carlos Spuch) e a exposição a metais e metaloides em poeiras domésticas (Paula Marinho).
Já os 31 workshops vão abordar, por exemplo, as aplicações biomédicas de nanomateriais, a profissão de geólogo, a escrita de um artigo científico, a ecotoxicologia, as plantas invasoras, os materiais inteligentes, entre outros.
Merece também destaque na segunda-feira, às 14h30, uma mesa redonda sobre a descredibilização da ciência, que junta Elsa Costa e Silva, diretora do mestrado em Comunicação de Ciência da UMinho, Pedro M. Teixeira, coordenador da pós-graduação em Prática Baseada na Evidência e Tomada de Decisão em Saúde da UMinho, Tiago Ramalho, jornalista de ciência no “Público”, e Andreia Pacheco, responsável pela comunicação no Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA).
Guimarães
Rancho Folclórico Divino Salvador de Delães anima “Festas em Honra de Santa Apolónia” em Silvares
O Rancho Folclórico Divino Salvador de Delães estará na no dia 10 de abril, segunda-feira, a animar as “Festas em Honra de Santa Apolónia”, na freguesia de Silvares, em Guimarães.
Entre os dias 09 e 10 de abril, serão diversos os momentos de animação e celebração religiosa, que incluem ainda concertos de Walter São Martinho, Naty Vieira e Banda Nova Geração, no domingo.

Desporto
Clube Vilafranquense de Lisboa muda-se para Vila das Aves em Santo Tirso e muda de nome

O clube de futebol União Desportiva Vilafranquense, de Vila Franca de Xira, do distrito de Lisboa, vai mudar a sua estrutura para Santo Tirso, nomeadamente Vila das Aves, freguesia que passarão a representar, revela o jornal Record.
Esta nova “encarnação” do clube irá também incluir a mudança para um novo nome, que represente a “nova casa” do clube ribatejano, deixando para trás a ligação a Vila Franca de Xira.
Os jogos serão disputados no estádio do Clube Desportivo das Aves, que irão alugar, para os seus jogos na condição de visitante.
A SAD irá manter 100% do capital social e a mudança entra em efeito a partir do dia 01 de julho deste ano.
Barcelos
Famalicão: Zé Amaro Virgul e Mastiksoul animam Feira da Isabelinha em Viatodos
Realiza-se entre os dias 07 e 10 de abril a “Feira da Isabelinha, na freguesia de Viatodos, em Barcelos, com animação a cargo de Zé Amaro (08 de abril), Virgul e Mastiksoul, ambos a 09 de abril, entre outros.
A entrada é livre.

País
Arcebispo de Braga D. José Cordeiro admite encobrimento da Igreja em casos de abuso

O arcebispo de Braga admitiu hoje que, perante indícios ou provas de abusos sexuais de menores na Igreja, houve desvalorização, encobrimentos ou silenciamentos, além de “ingénuas reparações privadas, na ilusão de compensar o dano sofrido pelas vítimas”.
Em “Carta ao Povo de Deus” publicada na página da arquidiocese, e também assinada pelos seus dois bispos auxiliares, José Cordeiro acrescenta que “os abusos sexuais “não foram tratados como prioridade, arrastando consigo erros, omissões e negligência”.
Além disso, reconhece que, nos últimos dias, “houve mensagens confusas e contraditórias e equívocos de comunicação sobre o modo de agir da Igreja perante aquele “flagelo hediondo”.
“Por tudo isso, pedimos perdão”, escreve José Cordeiro.
Para o arcebispo de Braga, é impossível “imaginar pior tragédia do que viver situações dramáticas e traumáticas na mais completa solidão, temendo a insuportável repetição dos infames acontecimentos, pois grande parte das vítimas sofre abusos continuados dos abusadores”.
“Nunca seremos capazes de saber o que é ser criança ou adolescente e estar à mercê de pessoas que usam o seu estatuto, o seu poder, as suas falas mansas, supostamente bondosas e porventura encantatórias, para atrair vítimas e as molestar. Arrepia pensar nisto, mas é uma realidade tão incontornável que temos de nos focar sobre ela para que não se repita. Na Igreja e suas instituições, não podemos tolerar uma espécie de conspiração silenciosa, pois o silêncio, nestes casos, mata emocionalmente, tanto como os crimes dos próprios culpados”, lê-se na carta.
Afirmando que “não basta pedir perdão às vítimas”, José Cordeiro adianta que será disponibilizado um serviço de acompanhamento psiquiátrico e psicoterapêutico, bem como de acompanhamento espiritual e de reconciliação para as pessoas que o desejarem, através da criação de uma “bolsa de técnicos” e de acompanhantes espirituais.
Recorda ainda que a Comissão de Proteção de Menores e Adultos Vulneráveis da Arquidiocese de Braga (CPMAVAB) está disponível para acolher e acompanhar todos os que possam ter sido vítimas de qualquer espécie de abuso em alguma paróquia ou instituição da Igreja.
Aquela comissão, desde a sua criação em 22 de outubro de 2019, já escutou 28 pessoas que quiseram dar o seu testemunho.
A Arquidiocese de Braga vai também elaborar um “Diretório para um Ambiente Seguro” com as boas práticas éticas e profissionais dirigidas a todos os que trabalham nas instituições da igreja.
“Serão implementados programas de formação permanente, que inculquem formas respeitosas de relacionamento com os outros, capacitem para a identificação precoce de possíveis casos de abuso e para a elaboração de mapas de risco, definindo também procedimentos claros de resposta a eventuais denúncias de quaisquer tipos de abuso no seio das comunidades e instituições da arquidiocese”, acrescenta a carta.
José Cordeiro diz ainda que “é importante abrir caminhos de reconciliação e de acompanhamento terapêutico para os abusadores”.
“A igreja, ao afastar preventivamente da atividade pastoral um clérigo acusado ou condenado por abusos sexuais de menores, não o pode abandonar, porque a redenção é sempre possível”, sublinha.
Lembra que o princípio jurídico da presunção de inocência até prova contrária é “irrenunciável” e que em todas as investigações que antecedem o processo canónico “deve garantir-se ao denunciado a proteção da sua boa fama”.
O alegado agressor tem direito a defender-se das acusações que lhe são imputadas num processo justo (…). Como discípulos de Cristo, acreditamos que uma pessoa se pode abrir à graça do perdão e deixar-se transformar, mudando de vida e de atividade, deixando-se ajudar e acompanhar, porque apesar de ninguém estar irremediavelmente perdido, ninguém se salva sozinho”, defende.
O relatório da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica em Portugal contém oito nomes de alegados abusadores na Arquidiocese de Braga.
Um deles foi afastado preventivamente e um outro já o tinha sido em julho de 2022.
Em relação a outros três nomes que constam do relatório, a Arquidiocese de Braga diz que correspondem a sacerdotes já falecidos.
Um outro nome “não corresponde a nenhum sacerdote da Arquidiocese de Braga, nem se encontra nos arquivos da Arquidiocese qualquer referência a seu respeito”, pelo que a “investigação será aprofundada, tendo sido pedida mais informação à Comissão Independente”.
Há ainda um outro nome que diz respeito a um sacerdote que foi alvo de um processo civil, tendo sido absolvido.
Um último nome corresponde a um agente pastoral, “que por falta de elementos não foi ainda possível identificar, estando em curso diligências nesse sentido”.
Região
Famalicão: Rancho Folclórico Santa Marinha de Mogege anima Feira Anual de Bagunte
Realiza-se nos dias 25 e 26 de março a Feira Anual de Bagunte, em Vila do Conde, com o seu tradicional “Concurso Anual de Gado, Raças Autóctones, que contará com animação do Rancho Folclórico Santa Marinha de Mogege, de Famalicão.
As atividades iniciam-se no sábado com a abertura das barraquinhas das associações e um cortejo com a atuação dos Restauradores ACRS, Rancho Folclórico Santa Marinha de Mogege e Rancho Etnográfico Santa Maria de Touguinha.
No domingo terá lugar o concurso pecuário e festival folclórico com a participação de ranchos.

País
Aceite o desafio e feche a torneira da água por uma hora

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Água e, para marcar o tema, a APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas lançou um desafio a todos os portugueses: que, durante uma hora mantenham as torneiras fechadas.
Assim, entre as 22h e as 23h de hoje, os portugueses são convidados a fechar as torneiras pelo período de 60 minutos, no contexto de uma “iniciativa que estimula a reflexão sobre o uso que se faz da água, consciencializando para que o consumo deste recurso seja mais eficiente e equilibrado”, pode ler-se no site da APDA.
A ideia passa por tentar fazer com que, durante essa hora, não se registe qualquer consumo de água nas casas portuguesas, “num gesto deliberado e consciente”.
O Dia Mundial da Água comemora-se anualmente a 22 de março, com o intuito de relembrar a importância da água e de uma utilização responsável deste recurso indispensável para a vida humana.
Famalicão
Famalicão: Paróquia de Arnoso Santa Maria promove Semana Santa

A Confraria do Senhor dos Passos de Santa Maria de Arnoso promove, uma vez mais, as celebrações da Semana Santa. Começam no Domingo de Ramos, dia 2 de abril, pelas 10h30, momento em que será feita a bênção dos ramos no Alto do Calvário, no exterior da Capela do Senhor dos Passos.
Em seguida, inicia-se a procissão dos Ramos em direção à Igreja Paroquial, onde será celebrada a eucaristia, “e lembrados os quadros dos acontecimentos dolorosos de Jesus que irão ser vividos ao longo da Semana Santa, através das leituras da narração da Paixão do Senhor segundo São Mateus”, diz a Confraria em nota enviada à imprensa.
Na Quinta-feira Santa, 6 de abril, às 21h00, na Igreja Paroquial, será lembrado o início da Paixão do Senhor com o Lava-Pés (aos Apóstolos), seguido da Ceia do Senhor e no final a Procissão do Senhor “Ecce Homo”, onde a imagem do Senhor da Cana Verde seguirá até ao Alto do Calvário. Na Sexta-Feira Santa, 7 de abril, pelas 21h00, terá lugar a Via Sacra, seguida da Procissão do Enterro do Senhor, que começa no Alto do Calvário em direção à Igreja Paroquial.

Já na conclusão do tríduo Pascal da Semana Santa, no dia 8 de abril, sábado, às 22h00, terá lugar a celebração da Vigília Pascal, momento para comemorar a redenção pelo mistério da Ressurreição de Cristo.
“São inúmeras as razões para participar nestes momentos de oração, carregados de intenso simbolismo e constituindo claras manifestações da Fé, rumo à grande festa pascal, o Domingo da Ressurreição do Senhor”.
Desporto
FC Famalicão: Diogo Costa renova até 2026

A SAD do Futebol Clube de Famalicão renovou o contrato com Diogo Costa. O defesa esquerdo, 19 anos, prorrogou a ligação contratual com o clube até ao final da temporada 2025/2026.
O capitão da equipa sub-23 tem uma ligação umbilical ao Futebol Clube de Famalicão, tendo ingressado em 2016/17. Ali cumpriu todas as etapas de formação. O jovem atuou nos Campeonatos Nacionais de sub-15, sub-17 e sub-19, estando atualmente a evoluir na Liga Revelação, competição na qual totaliza 22 jogos pela equipa sub-23.
“Sinto-me concretizado e muito feliz pela confiança que o clube volta a demonstrar nas minhas qualidades”, afirmou, salientando encarnar os valores de “raça e paixão que o clube transmite e que os adeptos pedem aos jogadores da equipa”, diz a nota do clube à imprensa.
“É mais uma demonstração de que o clube está atento ao trabalho que está a ser feito nas camadas jovens. Conseguimos perceber que a formação está a melhorar significativamente e o clube tem transmitido uma mensagem de confiança no valor dos jogadores dos sub-23, sub-19 e sub-17”.