Siga-nos nas redes

Região

D. Jorge Ortiga apela à tolerância esta Páscoa: “Respeitamos a liberdade (…) a consciência é inviolável”

Publicado

em

O arcebispo de Braga, Jorge Ortiga, disse este domingo, dia de Páscoa, que a pertença a “organizações discretas” é uma questão de liberdade de consciência, não vendo necessidade de declarar essa ligação, ainda que essa possibilidade não o “repugne”.

O arcebispo de Braga comentava a proposta de alteração legislativa, apresentada a 16 de março pelo PSD, para tornar obrigatório que deputados e titulares de cargos públicos declarem, no seu registo de interesses, se pertencem a associações e organizações “discretas” como a Maçonaria ou a Opus Dei, ligada à Igreja Católica.

A proposta foi feita numa reunião da comissão parlamentar de Transparência e Estatuto dos Deputados em que estava previsto o debate de um outro diploma apresentado pelo PAN para incluir no regime do exercício de funções dos titulares de cargos políticos “um campo de preenchimento facultativo” para indicarem se pertencem a esse tipo de organizações.

 “Trata-se de questões de consciência, pessoais. Respeitamos a liberdade, particularmente a liberdade de consciência e a consciência é inviolável. Não vejo efetivamente a necessidade para isso [obrigatoriedade]”, sublinhou Jorge Ortiga.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Região

Fica absolvido o casal acusado da morte de idoso que tinham aliciado para relações sexuais e roubo em Santo Tirso

Publicado

em

Por

Um casal acusado de aliciar um idoso para uma relação sexual para depois o roubar e agredir e que acabria mesmo por morrer dois dias após o sucedido foi absolvido pelo Tribunal de Matosinhos que não encontrou provas que os responsabilizassem pela morte do idoso de 88 anos, em Santo Tirso, avança a CM.

o idoso foi surpreendido por um homem que lhe exigiu que entregasse os seus bens, enquanto este tirava a roupa, num momento indefeso.

De acordo com a acusação, os agressores, de 27 e 30 anos espancaram o idoso a murro e pontapé após este se ter recusado a entregar os seus bens, acabando por fugir com a certeira, anel de ouro e relógio da vítima, cujos ferimentos graves com que ficou, acabariam por ditar a sua morte, dois dias mais tarde, no Hospital de Famalicão.

Segundo as mesmas acusações, os criminosos terão planeado este crime pormenorizadamente de modo a ficarem com os bens da vítima, que foi encontrado inconsciente e seminu numa casa abandonada, por um funcionário da câmara, após ter visto as notícias do desaparecimento.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Mulher surpreendida dentro do carro na Trofa foi sequestrada durante 4 horas: Agredida e obrigada a levantar dinheiro

Publicado

em

Por

Uma mulher foi sequestrada, na última sexta-feira, quando estava no interior do carro junto a uma igreja, na Trofa, por um assaltante.

De acordo com a CM, durante quatro horas, a vítima “acompanhou” o sequestrador que circulou pelo Porto e Póvoa de Varzim, fazendo paragens em caixas multibanco e até para comprar droga.

Durante todo o percurso, a mulher terá sido agredida e ameaçada com uma faca para fazer levantamentos em dinheiro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Despiste na A3 faz um ferido em Santo Tirso

Publicado

em

Por

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta terça-feira, na sequência de um despiste, no sentido Norte-Sul da A3, em Santo TIrso.

De acordo com os Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, a vítima ficou com ferimentos ligeiros e acabou por recusar o transporte hospitalar.

O alerta foi registado às 17:43.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

PSP deteve suspeito de diversos furtos em estabelecimentos em Braga

Publicado

em

Por

A PSP deteve um homem de 32 anos “fortemente suspeito” de “diversos” furtos qualificados, ocorridos maioritariamente em estabelecimentos na cidade de Braga, anunciou hoje aquela força.

Em comunicado, a PSP refere que o suspeito foi detido na segunda-feira, no cumprimento de um mandado judicial.

O detido vai ser presente no Tribunal Judicial de Braga, para aplicação de medidas de coação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Peso das contas obriga cada vez mais famílias a viver em parques de campismo- Vila do Conde

Publicado

em

Por

Com as crescentes dificuldades económicas, agravadas pela pandemia e atendendo ao, também crescente, preço das habitações, cada vez mais pessoas decidem optar por viver em parques de campismo, como é o caso do Parque de Campismo de Árvore, em Vila do Conde, avança o JN.

Neste espaço, uma casa pré-fabricada paga apenas 100 euros por mês com a água e luz incluídas.

Só aqui habitam 280 pessoas, num estilo de vida que parece estar em expansão, devido ao peso, cada vez mais acentuado das despesas mensais.

Com uma lista de espera permanente de pessoas que tentam viver neste parque, Luís Vasconcelos, Presidente do Clube Nacional de Montanhismo, afirma que tal facto é uma confirmação da qualidade de vida que oferece este parque.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

PS acusa escolas de Braga de negarem refeições a crianças por falta de pagamento

Publicado

em

Por

O vereador socialista na Câmara de Braga Hugo Pires denunciou esta segunda-feira que há crianças que ficam sem almoçar em algumas escolas do concelho cujas refeições são geridas pela empresa municipal Bragahabit, por falta de pagamento por parte dos pais.

Na resposta, o presidente da Câmara, Ricardo Rio, disse que a Bragahabit tem a haver mais de 30 mil euros de refeições em atraso e sublinhou que “quem pode pagar, tem de pagar”.

Para Hugo Pires, trata-se de um caso de “insensibilidade social”, já que “as crianças não podem ser tratadas como números”.

Admitindo que o orçamento municipal “não estica”, acrescentou que é preciso fazer escolhas.

“Se o PS tivesse que pôr em cima da mesa uma grande ‘Noite Branca’ ou um apoio às famílias ou crianças mais carenciadas, não teria dúvidas do que escolheria”, apontou.

O socialista aludiu a escolas em que a lista dos devedores é afixada à porta e as refeições são negadas às crianças.

“É um assunto muito complexo, muito delicado”, disse ainda aquele vereador socialista, lembrando que a pandemia de covid-19 veio agravar ainda mais a situação de muitos orçamentos familiares.

Segundo Hugo Pires, nos casos em que as refeições são geridas pelas juntas de freguesia, estas acabam por assumir os respetivos custos, para que nenhum aluno fique sem refeição.

O presidente da Câmara contrapôs que, numa recente reunião com o administrador da Bragahabit, ficou decidido que a empresa irá notificar todos os pais em incumprimento, informando-os que, caso estejam em situação para que o seu escalão seja revisto, poderiam beneficiar, retroativamente, da respetiva redução ou isenção.

Caso contrário, têm de pagar, “sob pena de os seus filhos não poderem receber” a refeição.

“Isto não é insensibilidade social, é a verdadeira justiça social. Quem não pode pagar, não paga. Quem pode pagar, tem de pagar. Se não pagar, está a prejudicar as outras famílias que não têm condições para o fazer”, acrescentou Ricardo Rio.

O presidente do município disse ainda que não conhece “a prática que é adotada” em cada uma das escolas face ao incumprimento por parte dos pais.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Colisão entre mota de entregas e carro faz um ferido grave em Braga

Publicado

em

Por

Uma pessoa ficou gravemente ferida apíos uma colisão entre uma mota e um veículo ligeiro de passageiros, junto às instalações da Volvo, em São Vicente, Braga.

De acordo com os Bombeiros Voluntários de Braga, a vítima foi transportada para o Hospital de Braga.

Equipas da VMER e PSP também foram destacadas para o local.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Carro queimado em Esposende tinha “bilhete” com ameaça. PJ investiga possível crime em série

Publicado

em

Por

Um veículo ligeiro ficou completamente carbonizado, na madrugada do último domingo, após um incêndio, quando estava estacionado em Esposende, na rua António Pascoal, avança o E24.

A Polícia Judiciária investiga agora o sucedido e possibilidade de fogo posto, já que o veículo, foi encontrado com uma mensagem escrita num papel, contendo uma ameaça.

As autoridades analisam até a ligação desta ocorrência a outra semelhante, também em Esposende, onde outra viatura queimada foi encontrada com uma mensagem semelhante.

Sem que tenha sido revelado o teor de tal mensagem, sabe-se agora que esta será usada pela PJ na investigação.

Foto: E24 / DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Incêndio na Póvoa de Varzim deixa família desalojada

Publicado

em

Por

Um casal e a sua filha ficaram desalojados após um incêndio na habitação que partilhavam, que deflagrou na manhã deste domingo, em Aver-o-Mar, na Póvoa de Varzim, avança o Mais Semanário.

De acordo com estes, o fogo terá também consumido uma pequena oficina, na mesma propriedade.

Agora sem condições de habitabilidade, esta família foi acolhida em casa de outros familiares.

As causas do incêndio são, até ao momento, desconhecidas.

No local estiveram 18 operacionais e 5 viaturas de socorro e combate às chamas.

Fotos: José Alberto Nogueira / Mais Semanário / DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Chega e partido MAS envolvem-se em cenas de violência em Barcelos

Publicado

em

Por

Elementos do partido Chega e do Movimento Alternativa Socialista envolveram-se em confrontos físicos, este domingo, junto ao Mercado Municipal de Barcelos, avança o E24.

De acordo com a mesma fonte, tudo aconteceu quando os partidos em campanha se cruzaram, acabando por trocar insultos.

Já os elementos do Chega, dizem que a situação escalou depois de um dos seus elementos ter sido agredido com uma chávena.

O presidente do núcleo do Chega de Braga Filipe Melo, confirmou que dois membros da sua comitiva foram agredidos e que foi apresentada queixa na PSP.

Nas palavras do mesmo, citado pela mesma fonte, “começaram a chamar-nos fascistas e houve um colega nosso que se levantou da mesa e disse para terem calma porque temos de nos respeitar a todos. Quando ele acabou de dizer aquilo, foi agredido com uma chávena”, explicou.

Do outro lado, o responsável do MAS em Barcelos escolheu não comentar o caso, apelidando-o como um “não assunto”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Jornal

Rádio

Artigos Recentes

Economiahá 3 horas

Combustíveis vão voltar a aumentar depois de nova subida no preço do petróleo. Barril já ultrapassa os 90 dólares

Uma recente subida no preço do barril de Brent (petróleo) faz prever mais aumentos no preço dos combustíveis, que continuam...

Famalicãohá 4 horas

Mercado Municipal de Famalicão nomeado para dois prémios de arquitetura

Depois de ter sido tema de um trabalho fotojornalístico na edição de janeiro da revista norte-americana “Architectural Record”, a Praça-Mercado...

Paíshá 5 horas

Atropelamento junto ao El Corte Inglês em Gaia tira a vida a homem de 71 anos

Um homem de 71 anos morreu, na tarde desta quinta-feira, atropelado na A44, em Vila Nova de Gaia, avança a...

Paíshá 5 horas

IPMA prevê agravamento da seca “muito provável” em Portugal continental

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) considerou esta quinta-feira que é “muito provável” que a seca meteorológica se...

Paíshá 6 horas

Covid-19: Aberto autoagendamento para maiores de 18 anos para dose de reforço

As pessoas com 18 ou mais anos podem, a partir de hoje, fazer o autoagendamento para a toma da dose...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Riopele diversifica negócio para os segmentos militar e automóvel

A indústria automóvel e os segmentos profissional e militar são duas novas apostas da têxtil Riopele, que encara o setor...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: antiga Silma dá lugar a nova zona habitacional Vai nascer a poente da cidade de Famalicão uma nova zona...

Paíshá 7 horas

Sismo sentido na tarde desta quinta-feira “abalou” região Norte

A região Norte de Portugal sentiu, ao início da tarde desta quinta-feira (14:44), um sismo que Um sismo com magnitude...

Paíshá 7 horas

Já foi encontrada Iara: Desaparecida esta quarta-feira em Matosinhos

Já apareceu a jovem Iara, desaparecida em Matosinhos, na noite desta quarta-feira. Uma nota elaborada pela sua mãe e publicada...

Regiãohá 7 horas

Fica absolvido o casal acusado da morte de idoso que tinham aliciado para relações sexuais e roubo em Santo Tirso

Um casal acusado de aliciar um idoso para uma relação sexual para depois o roubar e agredir e que acabria...

Famalicãohá 8 horas

Trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia de Famalicão em greve

Os trabalhadores do lar S. João de Deus da Santa Casa da Misericórdia de Famalicão iniciaram, esta quinta-feira, uma greve...

Famalicãohá 8 horas

Obras da Estação Rodoviária de Famalicão sofrem novo atraso e ficam mais caras

As obras de reabilitação na Estação Rodoviária de Famalicão só deverão ficar concluídas dentro de quatro meses e vão ficar...

Paíshá 9 horas

Covid-19: Mais 41 mortos e 65.706 novos infetados nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 41 óbitos provocados pela pandemia e 65.706 novos casos de infeção, segundo o relatório diário emitido...

Paíshá 9 horas

Legislativas: CDS-PP quer “complemento social de pensão” para idosos

O presidente do CDS-PP defendeu hoje um “complemento social de pensão” para ajudar os idosos a aquecerem as suas casas...

Paíshá 10 horas

Covid-19: Testes rápidos de antigénio de uso profissional continuam gratuitos em fevereiro

Os testes rápidos de antigénio de uso profissional vão continuar a ser comparticipados no mês de fevereiro, tendo em conta...

Paíshá 11 horas

Idosa de 87 anos espera 12 horas para ser atendida em hospital de Gaia

Uma idosa de 87 anos esperou cerca de 12 horas para ser atendida no Hospital Eduardo Santos Silva, em Vila...

Paíshá 11 horas

Pequena Sofia precisa de uma operação urgente aos rins. Família pede ajuda na internet

Os pais de Sofia Martins de 7 anos levam a cabo uma campanha de angariação de fundos para uma cirurgia...

Paíshá 11 horas

Programa “Big Brother” domina pesquisa por “sondagens” no Google mesmo com as Legislativas “à porta”

Meros dias antes das Eleições Legislativas de 2022, assunto central das notícias e conversas das últimas semanas, vários internautas repararam...

Paíshá 12 horas

Luísa Bartolomeu e pastor belga “Maet” representam Portugal no o Campeonato do Mundo de Obediência Canina

A Campeã Nacional de Obediência Canina, Luísa Bartolomeu vai representar Portugal, entre 22 e 26 de junho, no Campeonato do...

Paíshá 13 horas

Covid-19: Médicos de família propõem 10 medidas para um combate à pandemia mais eficiente

 Os médicos de família apelaram hoje para uma revisão urgente da organização do combate à pandemia e a um reforço...

Arquivo

FAMA NAS REDES