Siga-nos nas redes

Barcelos

PSP deteve jovem suspeito de agredir mãe e avó em Barcelos

Publicado

em

A PSP deteve um jovem de 18 anos suspeito de agredir a mãe e a avó, em Barcelos, anunciou hoje aquela força.

Em comunicado, a PSP refere que o caso foi registado na terça-feira.

Suspeito de violência doméstica, o jovem vai ser presente ao Tribunal de Barcelos, para aplicação das respetivas medidas de coação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Barcelos

Lusodescendente de Barcelos foi a primeira mulher a arbitrar um jogo do Mundial masculino

Publicado

em

Stéphanie Frappart tornou-se na primeira mulher a arbitrar num Mundial masculino, um atestado da qualidade e rigor desta lusodescendente, com raízes em Barcelos e das suas assistentes Neuza Back e Karen Díaz, que dirigiram, esta quinta-feira o jogo entre a Alemanha e a Costa Rica.

Mas, Stéphanie Frappart já está habituada a fazer história: foi a primeira mulher a arbitrar na Liga 2 masculina, depois na Ligue 1 em França e a primeira mulher a arbitrar na Liga dos Campeões e na Supertaça da Uefa.

Começou a dirigir jogos dos escalões de formação aos 13 anos.

Os seus verões, enquanto jovem eram passados junto da família na freguesia de Tamel, onde ainda tem familiares.

A decisão da Fifa, então, de nomear uma equipa de árbitros composta apenas por mulheres para arbitrar o jogo da Alemanha contra a Costa Rica contrariou a tendência de um torneio que se curvou à pressão dos seus anfitriões.

Num país onde as mulheres do Qatar são obrigadas a obter permissão de um tutor masculino para casar, trabalhar, viajar para o estrangeiro, estudar e mais, três mulheres aqueceram no Estádio Al Bayt prontas para fazer história num país que provavelmente não lhes permitiria fazer o que fazem se fossem elas o Qatar.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Quatro feridos um deles grave após colisão entre carro e camião na EN205 entre Barcelos e Póvoa

Publicado

em

Quatro pessoas ficaram feridas, uma delas gravemente, na sequência de uma colisão entre um carro e um camião, na EN 205, entre a Póvoa de Varzim e Barcelos.

Para o local do acidente foram destacados os Bombeiros da Póvoa de Varzim, assim como militares da GNR.

Tudo aconteceu ao final da tarde desta quinta-feira.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Sete mulheres feridas em despiste de carrinha em Barcelos

Publicado

em

Sete mulheres sofreram, esta segunda-feira, ferimentos ligeiros na sequência do despiste da carrinha de trabalho, em que seguiam em Lama, Barcelos, segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro de Braga.

Segundo a fonte, a carrinha despistou-se e embateu contra um muro. O alerta foi dado pelas 13:47.

Seis dos feridos foram transportados para o Hospital de Barcelos e o outro para o Hospital de Braga. Os feridos estariam em viagem para o seu local de trabalho.

No socorro, estiveram envolvidos os bombeiros de Barcelos e Barcelinhos. A GNR tomou conta da ocorrência.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

IPCA de Barcelos ganha residência para os estudantes com 62 camas

Publicado

em

O Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) formalizou hoje a aquisição de um edifício a 200 metros do seu ‘campus’ em Barcelos, distrito de Braga, onde vai nascer uma residência estudantil com 62 camas, anunciou a academia.

Em comunicado, o IPCA refere que a residência estará disponível em setembro de 2023.

A aquisição do edifício foi possível graças ao financiamento de verbas do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), no seguimento da candidatura apresentada no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, tendo sido atribuídos dois milhões de euros.

A verba destina-se à aquisição do edifício, adaptação e ampliação para responder às exigências de instalação e funcionamento da residência de estudantes.

“Ao fim de 26 anos da entrada em funcionamento dos primeiros cursos, hoje é um dia histórico para esta instituição, que vê concretizado o sonho de disponibilizar alojamento estudantil à sua comunidade em condições de preço e conforto compatíveis com as suas capacidades económico-financeiras”, sublinha o comunicado.

Localizada na Rua do Aldão, em Vila Frescaínha S. Martinho, a residência “permitirá, ainda, tornar o IPCA mais atrativo para estudantes nacionais e internacionais, potenciando a escolha da instituição para muitos daqueles que decidem frequentar uma instituição de ensino superior”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Carro funerário faz “piões” a alta velocidade em Barcelos e torna-se viral nas redes sociais (VÍDEO)

Publicado

em

Um vídeo, no mínimo insólito, corre as redes sociais, esta quarta-feira, mostrando um carro funerário que faz “piões”, fazendo chiar os seus pneus, enquanto contorna uma rotunda, em Barcelos, a alta velocidade.

O vídeo foi captado no chafariz no Largo da Porta Nova, no centro da cidade, para um videoclipe que está a gravar o humorista e apresentador César Mourão, para a sua música Odete, para o qual requisitou a ajuda de uma agência funerária local.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Incêndio consome barraca num acampamento em Barcelos

Publicado

em

Uma barraca, localizada em Braga foi consumida por um incêndio, na tarde desta segunda-feira.

De acordo com o jornal O Minho, outra barraca adjacente a esta ficou parcialmente danificada.

Segundo a fonte, as chamas ainda atingiram uma segunda barraca, mas esta “não sofreu danos de maior”.

Não foram registados feridos.

O alerta foi dado pelas 15:36, sendo ainda desconhecidas as causas do incêndio.

No combate às chamas estiveram as corporações de bombeiros de Barcelos e Barcelinhos.

Foto: Pedro Luís Silva / O MINHO

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Professora de Barcelos acusada de “esbofetear” aluno de 10 anos

Publicado

em

A mãe de uma criança de 10 anos de uma escola de Barcelos terá apresentado uma queixa na PSP contra a a professora do filho por alegadas agressões.

De acordo com o jornal O Minho, tudo terá acontecido na Escola Rosa Ramalho, em Barcelinhos.

A mãe da criança relatou à mesma fonte que o seu filho terá sido esbofeteado, depois de ter usado uma “palavra feia”.

“O meu filho tem um comportamento hiperativo. Às vezes faz piadinhas e, aparentemente, falou uma palavra que foi mal interpretada, ou um palavrão. Pelo que contou, ele disse ‘filho da polícia’, mas a professora entendeu outra coisa e deu-lhe um estalo em frente a toda a turma, o que foi humilhante. Todos os colegas se riram na cara dele”, afirmou.

Por seu lado, a presidente do Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho, Maria Paula Abreu, revelou que já foi aberto um inquérito interno sobre o sucedido, reservando-se de, para já, fazer quaisquer documentários.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Barcelos investe 285 mil euros em posto de apoio aos peregrinos

Publicado

em

A Câmara de Barcelos vai investir 285 mil euros na reabilitação de um edifício no centro histórico e sua adaptação a posto de informação e apoio aos peregrinos, valorizando assim o Caminho de Santiago, anunciou hoje o município.

Em comunicado, o município refere que o edifício se encontra em ruínas, apesar do seu “inegável valor patrimonial”, resultante, sobretudo, do enquadramento com monumentos como o Solar dos Pinheiros, as ruínas do Paço dos Duques de Bragança, a Igreja Matriz de Barcelos, o Pelourinho e os Paços do Concelho.

O prazo de execução das obras é de 10 meses.

O edifício será dotado de uma sala de receção e estar, zona de informação multimédia e internet, salas de apoio e instalações sanitárias.

Para tirar partido do logradouro e dos vãos existentes, será construído um passadiço, que permitirá usufruir de um pequeno jardim localizado nas traseiras do edifício e, em simultâneo, ter acesso direto para o jardim público situado sobre o parque de estacionamento subterrâneo.

O investimento é comparticipado em 242 mil euros pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Norte 2020.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Estrada entre Barcelos e Póvoa de Varzim volta à normalidade após ter ficado alagada esta manhã

Publicado

em

A Estrada Nacional 205 esteve cortada esta manhã na zona de Vila Seca, Barcelos, devido à “chuva muito intensa” que caiu durante a noite, mas a circulação já foi reposta, disse fonte da Proteção Civil.

Segundo Manuel Caravana, coordenador da Proteção Civil municipal, o leito de um ribeiro “transbordou” e alagou a estrada.

“Não havia escoamento possível, porque foi, de facto, muita chuva”, referiu.

A estrada, que liga Barcelos à Póvoa de Varzim, foi cortada por volta das 08:00, por iniciativa da GNR.

“A circulação foi reposta em menos de uma hora”, disse ainda Manuel Caravana.

De acordo com o mesmo responsável, no concelho registou-se ainda uma “pequena derrocada” de um muro, num caminho vicinal em Remelhe.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Estrada entre Barcelos e Póvoa de Varzim cortada após chuvas fortes desta noite

Publicado

em

Ficou cortada, na manhã desta terça-feira, a estrada que liga Barcelos à Póvoa de Varzim, resultado das fortes chuvas que se fizeram sentir na última noite.

Elementos dos bombeiros acabaram por ser chamados para o local para tentar resolver o problema, enquanto militares da GNR deviam o trânsito do local.

Foto: Ilustrativa/DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Paíshá 15 minutos

Criança com queimaduras graves devido acidente com água a ferver

Um acidente com uma panela de água a ferver provocou, no início da noite desta sexta-feira, queimaduras graves numa criança...

Paíshá 51 minutos

Perto de 70% das crianças internadas com síndrome inflamatória pós-covid eram saudáveis

Quase sete em cada dez crianças que estiveram internadas com a síndrome inflamatória multissistémica, uma manifestação rara e grave da...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Inaugurada árvore de Natal de croché

Ao final da tarde desta sexta-feira, 2 de dezembro, foi inaugurada uma árvore de Natal feita em rosetas de croché...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Homem de 42 anos ferido após despiste na freguesia de Delães

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta sexta-feira, na sequência do despiste de um automóvel, na zona da...

Bragahá 16 horas

Criança de 6 anos perde a vida após queda de 2.º andar de prédio em Braga

Uma criança de seis anos perdeu a vida, esta sexta-feira, depois de ter caído do segundo andar de um prédio,...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Projeto “ADN” da Pasec é o vence Programar em Rede 2022

Explorar e valorizar o “ADN” de Famalicão por via das artes é o intuito da Pasec – Plataforma de Animadores...

Famalicãohá 17 horas

Hospital de Famalicão assinala Dia Internacional do Voluntariado esta segunda-feira

A Associação do Voluntariado Hospitalar do Hospital de Famalicão vai celebrar, no próximo dia 5 de dezembro, o Dia Internacional...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Mercado Municipal recebe Mostras Comunitárias de Natal

O Pelouro do Associativismo da Câmara Municipal de Famalicão aliou-se à iniciativa Comunidades (En)Coro para promover as Mostras Comunitárias de...

Desportohá 17 horas

Seleção Nacional perde com a Coreia do Sul por 2-1 no Mundial 2022

Portugal conquistou hoje o Grupo H do Mundial de futebol de 2022, apesar de perder por 2-1 com a Coreia...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Cada vez mais empresas contratam pessoas com deficiência. A ACIP é quem as forma.

Aprender para crescer e ser capaz de agarrar uma oportunidade de emprego. Este é um dos objetivos da formação profissional...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES