Siga-nos nas redes

Guimarães

Crianças refugiadas da Ucrânia encontram paz praticando ginástica em Guimarães

Publicado

em

Na academia de ginástica de Guimarães, Anzhelika Shyriaieva, de 11 anos, diz ter recuperado a “segurança e a “rotina de treinos” que perdera em Kharkiv, entre movimentos com maças, arcos ou cordas, aparelhos da ginástica rítmica.

Praticante desde os quatro anos, a ginasta atravessou a fronteira com a Polónia em 14 de março, ao “fim de 18 dias” da invasão em larga escala da Rússia e de bombardeamentos à segunda cidade mais populosa da Ucrânia, tendo percorrido a Europa de carro e chegado ao Minho em 05 de abril para treinar no Guimagym, clube que ocupa a infraestrutura.

“As duas coisas foram muito importantes para mim: sentir-me em segurança e voltar a ter uma rotina de treinos e de escola”, conta Anzhelika à Lusa, segundo a tradução da treinadora Adriana Castro, licenciada em educação física e mestre em desporto olímpico e profissional durante os seis anos que viveu em Kiev.

A viver em Portugal com a mãe, a ginasta que tem no “arco” o seu aparelho preferido diz-se “muito bem acolhida” por “pessoas muito simpáticas”, mas com recorrentes “saudades do pai”, que se manteve no seu país natal.

Das seis ginastas rítmicas de competição ‘acolhidas’ pelo clube vimaranense, Anzhelika é a única cuja treinadora na Ucrânia Adriana Castro não conhecia, tendo ficado a par do Guimagym através da base de dados criada pela federação ucraniana de ginástica, que indicava o clube “mais perto” do destino de refúgio de cada um dos interessados.

“A Anzhelika veio ter com uma amiga da mãe que está em Vizela, com futebolistas. Nessa base de dados, descobriram que o Guimagym tinha ginástica rítmica. Entraram em contacto connosco e acolhemo-la”, explica a treinadora.

Natural de Lisboa, Adriana Castro trabalha há quatro anos para o clube com cerca de mil praticantes, 23% dos quais de competição, emitindo agora as indicações em português e em russo.

Desde que o acolhimento de refugiados está em curso em Guimarães, a treinadora encetou contactos com “amigas e treinadoras na Ucrânia” para “acolher ginastas delas em Portugal”, mais propriamente num clube que oferece todas as “disciplinas gímnicas” e que já conta com 10 atletas ucranianos.

“Temos seis meninas na rítmica de competição, duas meninas na rítmica de representação, um menino na artística masculina e vamos receber uma menina para a acrobática”, enumera.

Adriana Castro está ainda envolvida no trabalho do Guimagym para providenciar “alojamento” e “alimentação” às famílias das ginastas, bem como para as matricular nas escolas, em colaboração com empresas vimaranenses que já assumiram “despesas mensais de água, luz e Internet” e com pais de outros atletas, que já disponibilizaram, por exemplo, um carro para transporte.

Apesar das “lágrimas nos olhos” quando se “fala no pai” de cada uma delas, a mestre em desporto realça que as seis ginastas de competição apareceram no Guimagym com “vontade de voltarem ao treino e de recuperarem a forma”, mas também com a “preocupação de terem perdido alguma capacidade física”.

“Quiseram logo treinar, apesar do cansaço da viagem, da confusão toda de chegar e de terem que se alojar. […] Portanto, a importância da ginástica na vida destas crianças é realmente muita. […] O clube só está a fazer a parte social de as deixar treinar e de lhes dar as melhores condições possíveis”, frisa.

Além de Anzhelika Shyriaieva, também Ailara Stadnyk, Oleksandra Riabets, Sofia Riabets, Miroslava Bespala e Sofia Smerteniuk competiam na Ucrânia, tendo esta última ginasta, de 15 anos, integrado a seleção principal do seu país.

“Saímos de Kiev logo no primeiro dia da guerra. Dirigimo-nos para a fronteira com a Polónia e estivemos lá um mês, a tentar perceber qual seria o próximo passo, até que contactámos a treinadora Adriana a partir da minha treinadora na Ucrânia. Chegámos na sexta-feira [08 de abril], fomos bem recebidos e deram-nos o que precisávamos”, detalha a mais velha das seis ginastas.

À espera que se concretize a filiação na Federação de Ginástica de Portugal, Sofia Smerteniuk acredita que “vai continuar a mostrar resultados” em Portugal, sentindo apenas falta dos avós paternos e do irmão de 18 anos, que ficou retido na fronteira com a Moldova.

“A minha avó materna está cá. O meu irmão de 18 anos chegou à fronteira e não o deixaram sair. Continua na cidade da fronteira com a Moldova e não consegue sair”, diz.

Ao lado, a mais jovem das ginastas, Miroslava Bespala, tem no arco o seu aparelho favorito e afirma ter sido recebida “com alegria” quer na escola, onde foi até ‘brindada’ com presentes, quer no Guimagym.

“Mal cheguei, queria muito começar a treinar. Mal comecei a treinar, voltei à rotina de ginástica e tudo de mau desapareceu da cabeça. Gosto muito de cá estar, sinto-me bem e só quero treinar e continuar na vida normal. […] Sinto saudades do pai, dos avós e dos bisavós que lá estão ainda”, conta ‘Mira’, de oito anos, oriunda da reconhecida escola de ginástica rítmica Deriugina, de Kiev.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Guimarães

Enterro do Pinheiro trouxe os tradicionais bombos e foliões à cidade de Guimarães (VÍDEO)

Publicado

em

E foi assim esta terça-feira, 29 de novembro, data em que se assinalou mais uma Noite do Pinheiro, a festa que dá o mote para o início das populares Festas Nicolinas de Guimarães.

Acompanhado pelo som dos bombos tocados pelos participantes e o célebre pinheiro, cortado durante a tarde do mesmo dia” atravessou as ruas da cidade atrelado a um carro de bois tradicional.

Como é habitual, os foliões acompanharam o tronco da árvore até ao local, já preparado, com um furo no solo para a receber.

As Festas Nicolinas são as festas dos estudantes de Guimarães, celebradas em honra de São Nicolau de Mira. A primeira referência às Festas Nicolinas é em 1664, ano em que foi construída em Guimarães a Capela de São Nicolau. Em 1691 surgem os primeiros estatutos académicos, os estatutos da Irmandade de S. Nicolau.

O Enterro do Pinheiro e as Ceias Nicolinas iniciam as celebrações em honra de São Nicolau e assinalam o momento em que os estudantes das secundárias de Guimarães e os antigos alunos das mesmas se reúnem para jantar nos restaurantes da cidade.

Tradicionalmente comem rojões com grelos e papas de sarrabulho e bebem vinho verde. No final do jantar concentram-se todos no Cano, ao lado do Campo de São Mamede, e começam o cortejo do Pinheiro pelas ruas do centro de Guimarães, ao som dos bombos e das caixas, entoando os característicos “Toques Nicolinos”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Ciclista fez trajeto entre Braga e Guimarães em menos tempo do que o comboio. Diferença de 1 hora e 3 minutos

Publicado

em

Visando cimentar a proposta da implementação de uma ligação ferroviária direta entre as cidades de Guimarães e Braga, no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2023, o PCP decidiu testar a ligação existente, realizando, em simultâneo, uma viagem de bicicleta, entre as mesmas cidades, de modo a poder comparar as duas experiências.

Na iniciativa participaram, entre outros eleitos e dirigentes do PCP, Bárbara Barros, Vereadora da Câmara de Braga, e Torcato Ribeiro, membro da Assembleia Municipal de Guimarães. O trajecto de bicicleta foi feito por João Oliveira.

A delegação do PCP apanhou o comboio em Braga pelas 11h34m, fazendo transbordo para Guimarães em Lousado. A chegada a Guimarães foi às 13h52. A viagem demorou 2h18 minutos.

O “ciclista” partiu também da Estação Ferroviária de Braga às 11h34, fez o percurso pela estrada nacional , tendo chegado à Estação de Guimarães às 12h49. A viagem demorou 1h15 minutos, menos 1h03minutos.

Para o PCP, “a falta de ligação direta entre Braga e Guimarães dificulta o uso deste transporte, na medida em que é difícil conciliar horários profissionais ou escolares com o tempo gasto pelo itinerário atual. Este facto constitui um incompreensível absurdo ferroviário e demonstra a falta de planeamento estratégico para o transporte ferroviário na região de Braga. Note-se que aquando da modernização recente nas duas linhas que servem Braga e Guimarães, nem tampouco se acautelou a localização das duas estações de modo a facilitar um futuro fecho da malha”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Guimarães: Jovens detidos pela PSP com com haxixe e 25 mil euros, após soferem acidente

Publicado

em

Três jovens foram detidos por tráfico de droga, após terem sofrido um acidente rodoviário, na noite de segunda-feira, em Guimarães, informou hoje a PSP, em comunicado.

Os detidos, com idades entre os 23 e 28 anos, foram apanhados com vários fardos de haxixe, num total de sete quilos, o que daria, segundo a PSP, para 14.824 doses. Tinham ainda 25 mil euros em numerário.

No decorrer da operação, os agentes da PSP apreenderam ainda 189 doses de cocaína, 12,4 gramas de anfetaminas, 39,70 gramas de liamba, 0,70 gramas de um produto suspeito de ser “blum”, uma balança de precisão, vários recortes e plástico utilizados normalmente para acondicionar/dosear estupefacientes, cinco telemóveis e duas viaturas.

Os detidos vão ser presentes no Tribunal Judicial de Famalicão para aplicação das medidas de coação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

PJ deteve quatro membros de família suspeitos de tentar matar vizinho em Guimarães

Publicado

em

A Polícia Judiciária (PJ) deteve quatro membros de uma família suspeitos de agressões, com arma branca, a um vizinho num bairro em Guimarães, no distrito de Braga, anunciou hoje aquela força.

Em comunicado, a PJ refere que os suspeitos são três homens, de 16, 21 e 42 anos, e uma mulher, de 39.

Os factos ocorreram em Guimarães e tiveram dois “episódios”, o primeiro dos quais no final da tarde de 13 de setembro.

“Após um desentendimento entre o grupo em que se integravam os agora detidos e um residente no mesmo bairro, na entrada para o bloco onde este último reside, existiu confronto físico entre os diferentes indivíduos, do qual resultaram ferimentos graves, produzidos por arma branca, na vítima, que foi hospitalizada em estado considerado grave”, refere.

Acrescenta que alguns dos agressores também recorreram ao hospital, igualmente com ferimentos por arma branca, avaliados como de menor gravidade.

No segundo episódio, registado em 05 de outubro, no mesmo local, a vítima foi emboscada pelos suspeitos e novamente agredida, várias vezes, com arma branca, sendo hospitalizada em estado grave.

Indiciados por homicídio qualificado, na forma tentada, os detidos vão ser presentes no Tribunal de Guimarães, para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Mulher gravemente ferida após queda de telhado ficou no local várias horas até ser descoberta em Guimarães

Publicado

em

Uma mulher ficou gravemente ferida, este domingo, em Guimarães, na sequência de uma queda de um telhado, com cerca de quatro metros, que estaria a limpar, avança o JN.

Apesar de o alerta ter sido recebido cerca das 00:00, a mulher já estaria ferida desde a tarde, acabando por ser descoberta neste estado, horas mais tarde.

A mulher foi transportada para o Hospital de Braga com ferimentos graves.

Para o local foram destacados a VMER do Hospital de Guimarães e a GNR.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Jovem de Guimarães já foi encontrada

Publicado

em

Foi encontra esta manhã a jovem que estava desaparecida desde a última quinta-feira, na vila de Ponte, em Guimarães.

Segundo o Correio da Manhã, a adolescente estava na casa de um amigo que, depois de a receber, deu o alerta às autoridades.

A mesma fonte garante que a menor já se encontra com a família e está bem de saúde.

A jovem de 16 anos estava desconhecida há mais desde quinta-feira passada. Depois de ter saído de casa para a Escola Secundária Francisco de Holanda, numa mais foi vista.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Pais procuram jovem de Guimarães desaparecida há mais de 24 horas

Publicado

em

Está desaparecida Maria Manuela Batista da Silva, uma jovem de 16 anos residente na vila de Ponte, em Guimarães, cujo paradeiro é desconhecido há mais de 24 horas.

Depois de ter saído de casa para a Escola Secundária Francisco de Holanda, na manhã desta quinta-feira, numa mais foi vista, de acordo com o Grupo Santiago.

Segundo o pai da jovem, “procuramos saber junto das amigas mais chegadas se sabiam dela, se tinham sido contactadas. Ninguém sabia dela. Fomos à PSP de Guimarães e participamos o desaparecimento”, explicou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Rixa em Guimarães termina com um ferido. Agressor foi detido

Publicado

em

Um homem foi detido esta sexta-feira, em Guimarães, depois de ter agredido outro com uma arma branca, informou esta noite a Polícia de Segurança Pública (PSP).

Os agentes foram chamados à Rua Conde de Margaride, pelas 18h32, depois de terem tido conhecimento de que ali “se encontravam um grupo de indivíduos  envolvidos numa rixa”.

De acordo com uma nota da PSP, um homem ficou ferido na zona das omoplatas.

O agressor foi detido e a referida arma branca foi apreendida.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Obras na EN 206 entre Famalicão e Guimarães provocam longas filas de trânsito esta manhã

Publicado

em

As obras que estão a ser realizadas na Estrada Nacional 206, que liga Guimarães e Famalicão, estão a provocar longas filas de trânsito em ambos os sentidos, na manhã desta segunda-feira.

Tal como a Fama TV conseguiu apurar, e visível na imagem, este era o cenário cerca das 09:20, junto à passagem superior da autoestrada.

Foto: FamaTV/DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Colisão entre camião autocarro e ligeiro faz dois feridos em Ronfe, Guimarães

Publicado

em

Duas pessoas ficaram feridas durante a manhã desta quinta-feira, na sequência de uma colisão entre um autocarro e um camião e um veículo ligeiro, na EN 206, na freguesia de Ronfe, em Guimarães, avança o jornal O Minho.

As duas vítimas foram transportados para o Hospital de Guimarães com ferimentos ligeiros.

O aparato causado pelo acidente obrigou ao corte da via.

O alerta foi registado às 07:59.

Fotos: Ivo Borges / O MINHO

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Paíshá 30 minutos

Criança com queimaduras graves devido acidente com água a ferver

Um acidente com uma panela de água a ferver provocou, no início da noite desta sexta-feira, queimaduras graves numa criança...

Paíshá 1 hora

Perto de 70% das crianças internadas com síndrome inflamatória pós-covid eram saudáveis

Quase sete em cada dez crianças que estiveram internadas com a síndrome inflamatória multissistémica, uma manifestação rara e grave da...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Inaugurada árvore de Natal de croché

Ao final da tarde desta sexta-feira, 2 de dezembro, foi inaugurada uma árvore de Natal feita em rosetas de croché...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Homem de 42 anos ferido após despiste na freguesia de Delães

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta sexta-feira, na sequência do despiste de um automóvel, na zona da...

Bragahá 16 horas

Criança de 6 anos perde a vida após queda de 2.º andar de prédio em Braga

Uma criança de seis anos perdeu a vida, esta sexta-feira, depois de ter caído do segundo andar de um prédio,...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Projeto “ADN” da Pasec é o vence Programar em Rede 2022

Explorar e valorizar o “ADN” de Famalicão por via das artes é o intuito da Pasec – Plataforma de Animadores...

Famalicãohá 17 horas

Hospital de Famalicão assinala Dia Internacional do Voluntariado esta segunda-feira

A Associação do Voluntariado Hospitalar do Hospital de Famalicão vai celebrar, no próximo dia 5 de dezembro, o Dia Internacional...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Mercado Municipal recebe Mostras Comunitárias de Natal

O Pelouro do Associativismo da Câmara Municipal de Famalicão aliou-se à iniciativa Comunidades (En)Coro para promover as Mostras Comunitárias de...

Desportohá 17 horas

Seleção Nacional perde com a Coreia do Sul por 2-1 no Mundial 2022

Portugal conquistou hoje o Grupo H do Mundial de futebol de 2022, apesar de perder por 2-1 com a Coreia...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Cada vez mais empresas contratam pessoas com deficiência. A ACIP é quem as forma.

Aprender para crescer e ser capaz de agarrar uma oportunidade de emprego. Este é um dos objetivos da formação profissional...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES