Póvoa de Varzim
“Amar, Sofrer e Reparar”: Lema de vida da Santinha de Balasar lembrada por D. José Cordeiro nos 19 anos da sua beatificação

Nos dias 24 e 25 de abril, o Santuário Alexandrina de Balasar celebrou o 19º Aniversário da Beatificação da Beata Alexandrina. Durante estes dias, o Santuário recebeu centenas de fiéis para louvar a Beata Alexandrina.
O dia 24 foi dedicado aos Jovens, com o objetivo de rezar pela JMJ. Nesse dia, os presentes assistiram à apresentação do monólogo “Eu Sou Alexandrina”, seguido de um momento de partilha e reflexão dos jovens e encerrado com a Adoração Eucarística.
O dia 25 teve como tema para as celebrações da manhã “Cruz, símbolo do Cristão”. As celebrações começaram às 9h00 com as Orações da Manhã e uma conferência presidida pelo padre Dário Pedroso. Às 10h30, teve lugar a Eucaristia, dedicada de forma particular aos doentes, presidida pelo D. José Cordeiro. Durante a homilia, o D. José Cordeiro iniciou com o lema de vida da Beata Alexandrina “Amar, Sofrer, Reparar”, explicando que, utilizando esta trilogia, conseguimos ultrapassar todas as adversidades.
De acordo com este, que interpreta a missão da Beata Alexandrina, oferecer a nossa vida é a maior prova de amor que podemos dar a alguém, a reparação é um excesso de amor, um retorno à imagem de Cristo. A espiritualidade de Alexandrina expressa três elementos essenciais: a penitência, a compaixão e a oferta vitimal – ela ofereceu-se como vítima por amor, configurou-se com Ele. A celebração da Eucaristia culminou com a admissão de novos membros da Fundação Alexandrina de Balasar e com o anúncio, pelo nosso pároco, de que o Santuário Eucarístico Beata Alexandrina iniciará brevemente as obras. O Padre Manuel admite que a primeira fase desta empreitada ronda os 10 milhões de euros e que a Fundação só possui em caixa 1,5 milhões, pelo que será necessário recorrer a instituições bancárias para concluir a obra, mas conta com a ajuda de todos para levar o projeto até ao fim.
Durante a tarde, o tema central das celebrações foi “Cruz, sinal do Cristão”, onde tanto na Adoração Eucarística como na Eucaristia de encerramento, o mistério da cruz foi considerado amor. A simbologia da Cruz passou de ser morte a vida e luz, graças ao mistério da Crucifixão. Alexandrina amou verdadeiramente a cruz e diz-nos: “A Cruz é a chave do Céu”.
Esta jornada comemorativa terminou com a consagração ao Imaculado Coração de Maria, lembrando o pedido de Jesus a Alexandrina, rezando pela paz no mundo, pela Igreja e pelos jovens, para que possamos ver neles Jesus, Alexandrina e a Cruz.
Para além da presença de D. José Cordeiro, Arcebispo de Braga, também participaram vários sacerdotes, a autarquia local e, como já mencionado, milhares de peregrinos manifestando o seu amor a Alexandrina. O Padre Dário Pedroso, S.J. foi o responsável pelas meditações nas horas de adoração. A animação litúrgica esteve a cargo do Grupo Coral Litúrgico da Paróquia de Balasar.

Póvoa de Varzim
Colisão entre ambulância e carro faz 3 feridos em Rates (vídeo)
Três pessoas ficaram feridas, na manhã desta quinta-feira, na sequência de uma colisão entre uma ambulância e um carro, na freguesia de Rates, na Póvoa de Varzim.
As vítimas serão dois membros da Cruz Vermelha de Macieira de Rates e o condutor do carro, que sofreram ferimentos ligeiros.
Após o acidente, o socorro à vítimas foi prestado pelos Bombeiros Da Póvoa de Varzim.
O alerta foi registado cerca das 11:30.
Foto e vídeo: Flávio Moreira/DR
Póvoa de Varzim
Detidos com 9 mil euros de material contrafeito na Póvoa de Varzim. Mais de 1.500 artigos

Elementos da GNR, pertencentes à Unidade de Acção Fiscal (UAF), através do Destacamento de Acção Fiscal (DAF) do Porto, apreenderam, este domingo, mais de 1 500 artigos de vestuário contrafeitos, no concelho da Póvoa de Varzim.
No âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária com o objetivo de prevenção e combate à contrafação os militares da Guarda identificaram um homem de 36 anos e uma mulher de 43 anos que se dedicavam à comercialização de vestuário contrafeito, tendo sido apreendido mais de 1 500 artigos de vestuário, com um valor estimado que pode ascender a 9 mil euros.
Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial da Póvoa de Varzim.
Póvoa de Varzim
Homem de 23 anos detido em Macieira de Rates por tráfico de cannabis e haxixe

A GNR de Barcelos deteve, esta terça-feira, um indivíduo de 23 anos, por tráfico de drogas na localidade de Macieira de Rates, no município de Barcelos.
No decorrer de uma investigação por delito de tráfico de estupefacientes, que se estendeu por aproximadamente seis meses, foram realizadas três diligências, sendo uma em residência e duas em veículos, o que permitiu a apreensão dos seguintes itens:
- 2 600 euros em numerário;
- 160 porções de haxixe;
- 132 porções de cannabis;
- Cinco balanças;
- Dois telemóveis;
Diverso equipamento utilizado para o corte e embalagem da substância.
O indivíduo foi detido e comparecerá hoje, 17 de maio, perante o Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Alunos da Camilo vencem concurso “Eu Sou Europeu” sobre cidadania e participação cívica
-
Famalicãohá 1 semana
Está a decorrer durante este fim de semana a Mostra Comunitária na freguesia de Delães
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Mário Passos acompanha preparação da Proteção Civil para o verão e lembra que a prevenção está “nas mãos de todos”
-
Famalicãohá 4 dias
Famalicão: Chuva e descida de 5.º graus na temperatura máxima esta quarta-feira