Região
GNR apreende mais de 16 mil cigarros e 400 litros de bebidas alcoólicas nos distritos de Braga e Porto

A GNR apreendeu 16.720 cigarros e 410 litros de bebidas alcoólicas em situação irregular, numa operação realizada nos distritos do Porto e de Braga, revelou hoje fonte policial.
Em comunicado, a GNR estima o valor dos bens apreendidos em 7.500 euros e acrescenta que se tivessem sido introduzidos no consumo através dos circuitos comerciais marginais o Estado teria perdido 5.650 euros em impostos sobre o consumo do tabaco IVA.
As apreensões foram consumadas durante a fiscalização de 15 estabelecimentos comerciais, numa operação do Destacamento de Ação Fiscal do Porto da GNR para prevenção e combate à evasão e fraude tributárias.
Em 10 situações concretas, os militares da Guarda detetaram que o tabaco e bebidas alcoólicas que eram comercializados “sem o pagamento dos impostos incidentes e em violação das normas de selagem e de estampilhagem estabelecidas pelo regime jurídico dos Impostos Especiais de Consumo”, indica o comunicado.

Região
A3 reaberta ao trânsito após acidente com três feridos graves

O trânsito na A3 foi hoje restabelecido às 06h00, depois de ter sido interrompido durante a madrugada no sentido Santo Tirso-Porto, devido a um acidente em que três pessoas ficaram feridas com gravidade, segundo a GNR.
A via foi encerrada ao trânsito durante a madrugada, na sequência de uma colisão entre três veículos ligeiros.
Um porta-voz do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto disse na altura que o alerta para o acidente foi dado pouco depois das 03h00.
Pelas 05h30, segundo a página da Proteção Civil, continuavam no local 23 operacionais dos bombeiros e da polícia, assistidos por 11 viaturas.
Braga
Bracarense Maria da Conceição Ferreira celebra 100 anos rodeada da família

Maria da Conceição Ferreira celebrou ontem, sexta-feira, 100 anos de vida. A data do centenário foi assinalada pela família na casa da aniversariante, em Este S. Mamede, no concelho de Braga
A centenária tem seis filhos, 16 netos, 22 bisnetos e dois tetranetos. Apesar de residir atualmente em Este S. Mamede é natural de Este S. Pedro.
Para celebrar tão importante data, a família fez questão de se reunir e celebrar a longevidade de Maria da Conceição Ferreira.
País
Pausa da Páscoa com taxas de ocupação acima dos 70% de Norte a Sul do país

Os alojamentos turísticos apresentam boas médias de taxa de ocupação por todo o país nas férias da Páscoa. Na Serra da Estrela a ocupação vai nos 90%, no Sul está a 70% e no Norte a 80%, adianta o Jornal de Notícias.
Apesar do aumento dos preços, a procura por destinos internos e externos, não parece diminuir. A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) prevê aumentos de dois dígitos no número de turistas relativamente ao período homólogo do ano anterior.
Os aumentos têm-se registado por todos o País desde o início do ano. No Algarve, os números de janeiro representaram o “melhor resultado dos últimos 20 anos”, de acordo com o presidente da Região do Turismo do Algarve, João Fernandes, citado pelo JN.
Região
Homem exibe-se a crianças na Trofa e é detido

Um homem, de 40 anos, foi detido por praticar atos de exibicionismo diante de crianças no concelho da Trofa.
O caso foi investigado pelos militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Santo Tirso, tendo o suspeito sido identificado e constituído arguido, tal como avança a CMTV.
Ainda segundo a CMTV, as autoridades conseguiram identificar duas meninas, com cerca de 10 anos, que terão sido vítimas do exibicionista. As menores foram abordadas pelo homem quando estavam numa paragem à espera do autocarro para a escola. O homem é suspeito de praticar atos de masturbação diante das crianças.
Está, agora, indiciado pelo crime de importunação sexual de menores.
Barcelos
Despiste em Barcelos provoca dois feridos, um em estado grave

Um despiste de um carro, ao início da madrugada deste sábado, causou ferimentos a duas pessoas, em Barcelos.
Uma das vítimas, segunda avança “o Minho” terá ficado em estado grave, já que ficou encarcerada dentro da viatura.
O acidente aconteceu na Estrada Nacional 103, em Vila Frescaínha São Martinho, pouco depois da meia-noite.
O ferido grave foi transportado para o Hospital de Braga. O outro ferido, considerado ligeiro, foi transportado para o Hospital de Barcelos.
Prestaram socorro a VMER de Barcelos e os Bombeiros de Barcelos com duas ambulâncias e uma viatura de desencarceramento, no total de onze operacionais.
Barcelos
Mulher detida pela PSP a roubar carteiras na Feira de Barcelos

Uma mulher de 50 anos foi detida, esta quinta-feira, pela PSP, após relatos da ocorrência de vários furtos de carteiras ocorridos no recinto da feira semanal de
Barcelos.
Aquando a detenção, a mesma tinha em sua posse uma carteira com documentos de uma das
vítimas, assim como a quantia de 226,00 euros, que lhe foi apreendida por suspeita de ser
proveniente de furtos.
Região
Homem de 40 anos constituído arguido por “importunação sexual de menores” na Trofa

Um homem de 40 anos foi constituiu arguido por importunação sexual de menores, no concelho da Trofa, de acordo com a GNR.
No seguimento de uma informação da prática de atos ofensivos de carácter exibicionista e de cariz sexual a menores, os militares da Guarda realizaram diligências policiais que permitiram identificar o autor do ilícito criminal tendo procedido à sua constituição de arguido.
Durante a ação policial apurou-se que o arguido tem antecedentes criminais por crimes da mesma natureza.
Os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Santo Tirso.
Desporto
Bernardo Sousa e Hugo Magalhães recebem cartão branco de ‘fair play’ pelo auxílio prestado no acidente de Armindo Araújo

O piloto Bernardo Sousa e o navegador Hugo Magalhães receberam um Cartão Branco da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) pela sua atuação no auxílio ao piloto Armindo Araújo (Skoda), acidentado no sábado no rali Serras de Fafe.
“Esta distinção prende-se com a conduta humana eticamente correta, no que diz respeito ao auxílio prestado aos concorrentes acidentados Armindo Araújo e Luís Ramalho. No acidente, cuja gravidade necessitou de uma intervenção médica urgente, teve especial importância a atuação do piloto Bernardo Sousa e do navegador, Hugo Magalhães que, sendo os concorrentes que os seguiam na estrada, prestaram um imediato auxílio aos sinistrados, efetuando imobilização cervical, manobra que se revelou essencial e importante como primeira atuação”, justificou a FPAK, em comunicado.
Armindo Araújo sofreu um aparatoso despiste devido a um furo no seu Skoda Fabia quando seguia a 170 km/h.
Em consequência, para além de ter partido três costelas, contraiu uma fratura ao nível da coluna e outra na mão esquerda.
Já Luís Ramalho sofreu três fraturas nas costelas e uma no pé direito.
O piloto neozelandês Heyden Paddon (Hyundai i20) venceu o rali Serras de Fafe, prova de abertura dos campeonatos da Europa e de Portugal, com o irlandês Craig Breen (Hyundai i20) a ser o melhor dos que participam no campeonato nacional.
O Cartão Branco é um recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas pelos intervenientes na atividade desportiva.
O Cartão Branco resulta de uma parceria entre o PNED – Plano Nacional de Ética no Desporto (Instituto Português do Desporto e Juventude, IPDJ) e a FPAK.
Famalicão
Passeio pelos Caminhos de Santiago na Trofa e Lousado reuniu 250 aventureiros

Duzentas e cinquenta pessoas participaram, este domingo, numa caminhada pelos Caminhos de Santiago, que teve início no Largo do Divino Espírito Santo, em S. Mamede do Coronado, na Trofa e terminou na Ponte da Lagoncinha, em Lousado, em Vila Nova de Famalicão.
Durante cerca de três hora e meia, estes caminhantes percorreram uma extensão de 13,6 quilómetros, guiados pelo arqueólogo, historiador e comunicado Joel Cleto, que contextualizou ” diversos elementos do património material e imaterial, assim como as paisagens que se admiram durante o itinerário”, de acordo com a Câmara Municipal da Trofa.
Foto: Câmara Municipal da Trofa/DR
Desporto
Armindo Araújo e Luís Ramalho com diversas fraturas após grave acidente no Rali Serras de Fafe

O piloto Armindo Araújo (Skoda Fábia) e o navegador Luís Ramalho já tiveram alta do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes após o violento despiste sofrido no sábado no rali Serras de Fafe, revelou a equipa.
Em comunicado enviado às redações, Armindo Araújo explica que os exames efetuados permitiram detetar várias fraturas, que vão obrigar a duas intervenções cirúrgicas.
“Estamos relativamente bem, mas as consequências deste nosso acidente são ligeiramente maiores do que as que inicialmente sentimos e pensávamos. Para além de ter partido três costelas, contraí uma fratura ao nível da coluna e outra na mão esquerda e terei de efetuar duas intervenções cirúrgicas dentro de dias para que a recuperação seja mais rápida e eficaz”, explicou o piloto natural de Santo Tirso.
O campeão nacional em título diz acreditar que a evolução dos equipamentos de segurança permitiu evitar males maiores.
“Quero, desde já, manifestar o agradecimento possível a todos os que nos prestaram ajuda e cuidaram de nós e destacar também a importância dos equipamentos de segurança que são usados atualmente no desporto automóvel. Sem dúvida que devemos a isso o facto de termos sofrido apenas algumas lesões de menor gravidade”, sublinhou Armindo Araújo.
Já o navegador Luís Ramalho sofreu três fraturas nas costelas e uma no pé direito.
“Felizmente, as consequências do nosso despiste são menores face à violência do despiste que tivemos. Tal como o Armindo Araújo, não posso deixar de enaltecer quer a segurança dos atuais carros de rali como dos sistemas de emergência que são usados nos dias de hoje. Tudo funcionou em perfeitas condições. Muito obrigado pelo excelente trabalho de todos aqueles que, desde ontem, nos prestaram ajuda de alguma forma”, disse o navegador.
Para já, não foi avançada uma estimativa para o tempo de recuperação antes do regresso à competição.
Foto: Pedro Carvalho/DR