Siga-nos nas redes

Região

Aluno de 7 anos agride professora na Trofa. Foi transportada para o Hospital de Santo Tirso

Publicado

em

Uma professora foi agredida, ao final da manhã desta quinta-feira, por uma criança de 7 anos, na na Escola Básica de Querelêdo, em Covelas, na Trofa, avança o JN.

A docente acabou transportada para o Hospital de Santo Tirso, pelos Bombeiros Voluntários da Trofa.

(em atualização)

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Braga

Criança de 6 anos perde a vida após queda de 2.º andar de prédio em Braga

Publicado

em

Uma criança de seis anos perdeu a vida, esta sexta-feira, depois de ter caído do segundo andar de um prédio, na freguesia de Lamaçães, em Braga.

O óbito foi declarado no local pelas equipas de socorro.

Uma unidade de intervenção psicológica foi destacada para o local para apoiar os familiares da criança.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Famalicão Lés a Lés: Especial “Natal n’Aldeia” em Pedome

Publicado

em

O Grupo Recreativo Amigos de Calça Ferros, (Gracafe), vai promover na freguesia de Pedome mais uma edição do “Natal n’Aldeia”, entre 7 de dezembro e 8 de janeiro, com dias repletos de atividade. Este é o mote para a converso com o presidente da Gracafe, Filipe Abreu.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

GNR apreende 380 litros de aguardente em Fafe no valor de 4 mil euros

Publicado

em

A GNR apreendeu na terça-feira, em Fafe, no distrito de Braga, 380 litros de aguardente no valor de quatro mil euros, adiantou hoje esta força policial.

Em comunicado, a GNR refere que, além desta apreensão, foi constituído arguido um homem, de 47 anos.

No âmbito de uma investigação por introdução fraudulenta no consumo, que decorria há cerca de dois meses, os militares realizaram buscas numa destilaria e armazém.

Durante as mesmas, os militares detetaram aguardente armazenada em local não autorizado pela autoridade aduaneira competente, “escapando” deste modo às obrigações tributárias de declaração e pagamento dos impostos incidentes, referiu.

“O valor da aguardente apreendida ascende a quatro mil euros, sendo que a sua comercialização ilícita teria causado um prejuízo ao Estado de cerca de cinco mil euros”, frisou a GNR.

A GNR apreendeu, ainda, um alambique composto por duas colunas de cobre.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Solução que permite a deteção precoce de doenças respiratórias desenvolvida na Universidade do Minho

Publicado

em

Uma spin-off da Universidade do Minho desenvolveu uma solução que permite a deteção precoce de doenças respiratórias e, dessa forma, “salvar vidas”, anunciou a Agência Nacional de Inovação (ANI).

Em causa o eRDT IPLEMEXED, projeto que venceu o Born from Knowledge (BFK) Awards, atribuído na terça-feira pela ANI, no âmbito do Altice International Innovation Award.

Em comunicado, a ANI refere que aquele projeto permite fazer em casa e em apenas 20 minutos o diagnóstico de doenças respiratórias, que até aqui demorava entre dois e sete dias e era feito em contexto hospitalar.

Desenvolvida pela IPLEXMED, uma start-up de Braga que conta com parceiros como a Universidade do Minho e o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, a solução apresenta uma plataforma de diagnóstico não invasiva, em contexto doméstico, de infeções respiratórias clínicas.

“Existem doenças que não deixam muita margem de manobra para diagnósticos, levando muito tempo a marcar exames. A solução da IPLEXMED é portátil, oferecendo resultados rápidos e práticos. O sistema funciona com um cartucho que recolhe amostras de saliva, por exemplo, inserido no módulo, que por sua vez é ligado ao PC, acedendo à sua base de dados”, explica o comunicado.

A solução tem sensores de grafeno que capturam moléculas, dando resultados em 20 minutos.

Pode ser aplicada a qualquer pessoa, reduzindo de dias para minutos a deteção precoce de doenças, salvando dessa forma vidas.

O negócio da IPLEXMED é fornecer os equipamentos a centros de saúde, mas também diretamente aos pacientes.

A tecnologia consegue fazer diferentes análises com apenas uma amostra.

Atualmente, há cerca de mil milhões de pessoas que sofrem de doenças respiratórias crónicas.

Destas, aproximadamente 380 milhões são diagnosticadas com doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), a terceira causa de morte em todo o mundo.

“Doentes de doenças pulmonares crónicas são altamente vulneráveis a bactérias multirresistentes, a principal causa de exacerbação dos sintomas e de morte”, remata o comunicado, para relevar a importância da deteção precoce.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Lusodescendente de Barcelos foi a primeira mulher a arbitrar um jogo do Mundial masculino

Publicado

em

Stéphanie Frappart tornou-se na primeira mulher a arbitrar num Mundial masculino, um atestado da qualidade e rigor desta lusodescendente, com raízes em Barcelos e das suas assistentes Neuza Back e Karen Díaz, que dirigiram, esta quinta-feira o jogo entre a Alemanha e a Costa Rica.

Mas, Stéphanie Frappart já está habituada a fazer história: foi a primeira mulher a arbitrar na Liga 2 masculina, depois na Ligue 1 em França e a primeira mulher a arbitrar na Liga dos Campeões e na Supertaça da Uefa.

Começou a dirigir jogos dos escalões de formação aos 13 anos.

Os seus verões, enquanto jovem eram passados junto da família na freguesia de Tamel, onde ainda tem familiares.

A decisão da Fifa, então, de nomear uma equipa de árbitros composta apenas por mulheres para arbitrar o jogo da Alemanha contra a Costa Rica contrariou a tendência de um torneio que se curvou à pressão dos seus anfitriões.

Num país onde as mulheres do Qatar são obrigadas a obter permissão de um tutor masculino para casar, trabalhar, viajar para o estrangeiro, estudar e mais, três mulheres aqueceram no Estádio Al Bayt prontas para fazer história num país que provavelmente não lhes permitiria fazer o que fazem se fossem elas o Qatar.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Quatro feridos um deles grave após colisão entre carro e camião na EN205 entre Barcelos e Póvoa

Publicado

em

Quatro pessoas ficaram feridas, uma delas gravemente, na sequência de uma colisão entre um carro e um camião, na EN 205, entre a Póvoa de Varzim e Barcelos.

Para o local do acidente foram destacados os Bombeiros da Póvoa de Varzim, assim como militares da GNR.

Tudo aconteceu ao final da tarde desta quinta-feira.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Santo Tirso oferece atrações e atividades natalícias de 01 a 31 de dezembro

Publicado

em

De 1 a 31 de dezembro, Santo Tirso volta a viver a magia do Natal, com um programa de animação que, este ano, conta com atividades na Praça 25 de Abril e, também, na Praça Conde S. Bento.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

ASAE apreende mais de 60 mil artigos de contrafação em Braga à venda no Facebook

Publicado

em

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu, em Braga, mais de 60.000 euros em artigos contrafeitos, que estavam à venda no Facebook, e o suspeito pela prática do crime ficou sujeito ao termo de identidade e residência.
Em comunicado, a ASAE detalhou que foram apreendidos 3.800 artigos contrafeitos, entre vestuário, calçado desportivo, marroquinaria e perfumes, num valor total de 60.400 euros.

Foram ainda apreendidos 2.400 euros em dinheiro.

As buscas, que visaram um domicílio, um armazém e três viaturas, decorreram em Braga, no âmbito de um processo-crime em investigação pela venda de contrafação através da rede social Facebook.

“Foi também realizada uma pesquisa de dados informáticos no telemóvel do suspeito, alegadamente usado para a prática do crime de investigação”, referiu.

Segundo a mesma nota, muitos dos artigos já tinham a indicação do nome do comprador, “evidenciando o elevado volume de vendas praticado e a elevada procura da página de Facebook”.

O suspeito foi constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência.

“A ASAE continuará a acompanhar o fenómeno da venda de contrafação ‘online’, promovendo a proteção da propriedade industrial e intelectual dos titulares das marcas lesadas e garantindo a proteção dos consumidores”, assegurou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Ana Azevedo galardoada com O Minhoto – Grande Prémio de Júri Individual

Publicado

em

A famalicense Ana Azevedo foi esta terça feira, 29 de novembro, galardoada com o Troféu desportivo O Minhoto na categoria de Grande Prémio de Júri Individual.

A jogadora de futsal foi a única contemplada do concelho de Famalicão que recolhia nove nomeações.

A atleta que começou a sua carreira no FC Vermoim e agora representa o Santa Luzia da primeira divisão nacional, considera uma honra receber a distinção.

O Grande Prémio do Júri Coletivo, para o qual estava nomeado o Famalicense Atlético Clube, foi atribuído Grupo Cultural e Recreativo Nun’Álvares de, Fafe.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Enterro do Pinheiro trouxe os tradicionais bombos e foliões à cidade de Guimarães (VÍDEO)

Publicado

em

E foi assim esta terça-feira, 29 de novembro, data em que se assinalou mais uma Noite do Pinheiro, a festa que dá o mote para o início das populares Festas Nicolinas de Guimarães.

Acompanhado pelo som dos bombos tocados pelos participantes e o célebre pinheiro, cortado durante a tarde do mesmo dia” atravessou as ruas da cidade atrelado a um carro de bois tradicional.

Como é habitual, os foliões acompanharam o tronco da árvore até ao local, já preparado, com um furo no solo para a receber.

As Festas Nicolinas são as festas dos estudantes de Guimarães, celebradas em honra de São Nicolau de Mira. A primeira referência às Festas Nicolinas é em 1664, ano em que foi construída em Guimarães a Capela de São Nicolau. Em 1691 surgem os primeiros estatutos académicos, os estatutos da Irmandade de S. Nicolau.

O Enterro do Pinheiro e as Ceias Nicolinas iniciam as celebrações em honra de São Nicolau e assinalam o momento em que os estudantes das secundárias de Guimarães e os antigos alunos das mesmas se reúnem para jantar nos restaurantes da cidade.

Tradicionalmente comem rojões com grelos e papas de sarrabulho e bebem vinho verde. No final do jantar concentram-se todos no Cano, ao lado do Campo de São Mamede, e começam o cortejo do Pinheiro pelas ruas do centro de Guimarães, ao som dos bombos e das caixas, entoando os característicos “Toques Nicolinos”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Paíshá 9 minutos

Perto de 70% das crianças internadas com síndrome inflamatória pós-covid eram saudáveis

Quase sete em cada dez crianças que estiveram internadas com a síndrome inflamatória multissistémica, uma manifestação rara e grave da...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Inaugurada árvore de Natal de croché

Ao final da tarde desta sexta-feira, 2 de dezembro, foi inaugurada uma árvore de Natal feita em rosetas de croché...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Homem de 42 anos ferido após despiste na freguesia de Delães

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta sexta-feira, na sequência do despiste de um automóvel, na zona da...

Bragahá 15 horas

Criança de 6 anos perde a vida após queda de 2.º andar de prédio em Braga

Uma criança de seis anos perdeu a vida, esta sexta-feira, depois de ter caído do segundo andar de um prédio,...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Projeto “ADN” da Pasec é o vence Programar em Rede 2022

Explorar e valorizar o “ADN” de Famalicão por via das artes é o intuito da Pasec – Plataforma de Animadores...

Famalicãohá 16 horas

Hospital de Famalicão assinala Dia Internacional do Voluntariado esta segunda-feira

A Associação do Voluntariado Hospitalar do Hospital de Famalicão vai celebrar, no próximo dia 5 de dezembro, o Dia Internacional...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Mercado Municipal recebe Mostras Comunitárias de Natal

O Pelouro do Associativismo da Câmara Municipal de Famalicão aliou-se à iniciativa Comunidades (En)Coro para promover as Mostras Comunitárias de...

Desportohá 16 horas

Seleção Nacional perde com a Coreia do Sul por 2-1 no Mundial 2022

Portugal conquistou hoje o Grupo H do Mundial de futebol de 2022, apesar de perder por 2-1 com a Coreia...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Cada vez mais empresas contratam pessoas com deficiência. A ACIP é quem as forma.

Aprender para crescer e ser capaz de agarrar uma oportunidade de emprego. Este é um dos objetivos da formação profissional...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão ganha 91 novas camas para universitários totalizando mais de 2,9 milhões de investimento -PRR

Famalicão vai passar a dispor de alojamento para mais 91 alunos universitários, resultado de um investimento de superior a 2,9...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES