Siga-nos nas redes

Braga

Minho: Governo investe 1 milhão na dragagem do porto de Esposende

Publicado

em

O ministro do Mar anunciou hoje estar garantida a dragagem do porto de Esposende ainda em 2021, um investimento de um milhão de euros ao qual se seguirão operações de manutenção em 2022 e 2023.

Presente naquele concelho do distrito de Braga para a inauguração das obras de modernização da Doca de Pesca, Ricardo Serrão Santos referiu que as duas fases desta obra totalizaram 1,8 milhões de euros e que, entre 2018 e 2020, a Docapesca investiu na reabilitação, melhoria das condições de segurança e segurança alimentar no edifício da lota um total de 76 mil euros.

“Esposende merece este investimento por ser um município que é e que promove a sua maritimidade”, afirmou o governante.

Segundo Ricardo Serrão dos Santos, “justifica-se [o investimento] numa lota que tem tido um crescimento significativo no valor de pescado transacionado nos últimos três anos e confirmado pelos resultados do primeiro trimestre de 2021, que apresenta um crescimento de 103%, face ao período homólogo de 2020”.

Em 2018, a lota transacionou 50 toneladas de pescado, sendo que em 2020 foram 94 toneladas.

Na cerimónia, o autarca de Esposende, Benjamim Pereira, alertou para as condições da barra de Esposende.

“Urge promover ações no sentido da sustentabilidade da navegabilidade do estuário e da barra de Esposende, bem como promover as diligências necessárias para promover uma intervenção com caráter mais resiliente e mais duradouro”, assinalou.

A empreitada hoje inaugurada foi feita no âmbito do Mar 2020, correspondendo a um investimento superior a um 1,5 milhões de euros, com comparticipação de 500 mil euros pela autarquia de Esposende.

A obra traduziu-se na instalação de um guincho na rampa-varadouro e das plataformas flutuantes, beneficiação das pontes de acesso pedonal, instalação de uma plataforma para armazenamento exterior de aprestos de pesca e melhoria da iluminação pública, entre outros trabalhos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Braga

ATUALIZAÇÃO: Criança de 2 anos encontrada sozinha em Braga tinha um olho ensanguentado e sapatos trocados dizem testemunhas

Publicado

em

Por

A criança de 2 anos encontrada sozinha, numa rua de S. Vicente, em Braga, suja e com fome, esta segunda-feira, tinha um olho ensanguentado e as suas sapatilhas trocadas, avança a CMTV.

Depois de transportado para o hospital pelos Bombeiros Sapadores de Braga, a criança irá continuar internada.

Testemunhas entrevistadas pela mesma fonte salientam o estado de desleixe em que se encontrava a criança no momento em que foi encontrada.

Depois de avistado, sem qualquer adulto por perto, o menino ficou em casa de uma vizinha, enquanto o alerta era dado às autoridades.

Um homem alegando ser o avô apresentou-se na PSP momentos mais tarde, na noite desta segunda-feira.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Menino de 2 anos estava perdido na rua em Braga “sujo e com fome”

Publicado

em

Por

Uma criança com cerca de dois anos, “suja e com fome” foi encontrada sozinha, na Rua das Verdosas, em S. Victor, esta segunda-feira, e transportada para o hospital pelos Bombeiros Sapadores de Braga, avança o JN.

O alerta terá sido dado por uma moradora que chamou as autoridades, cerca das 8:53, após ter visto a criança “perdida” na rua, trazendo-a para dentro da sua casa.

A criança, “um pouco debilitada” foi transportada para o hospital e mais tarde, uma pessoa que alegava ser o seu cuidador e avô apresentou-se à PSP.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Fogo deflagra na Fábrica Confiança em Braga

Publicado

em

Por

Um incêndio deflagrou, ao início da tarde desta segunda-feira, nas antigas instalações da Fábrica Confiança, em Braga, avança o jornal O Minho.

De acordo com a mesma fonte, foram detritos que estavam no interior da fábrica devoluta que arderam.

Os Bombeiros Voluntários e Sapadores de Braga, totalizando 15 operacionais e quatro viaturas, foram destacados para o local.

As operações no local já se encontram em fase de resolução.

O alerta foi registado cerca das 15:00.

Foto: Cláudio Andrade / DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

‘Color Run’ regressa a Braga: “Os cinco quilómetros mais felizes do planeta”

Publicado

em

Por

O Parque Desportivo da Rodovia, em Braga, acolhe no sábado a “The Color Run”, uma corrida sem tempo cronometrado que tem como lema “Os cinco quilómetros mais felizes do planeta”, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a organização sublinha que os participantes apenas têm de cumprir duas regras: começar a corrida vestidos de branco e chegar à meta totalmente coloridos.

A cada quilómetro, os participantes passam pelas estações de cor, onde se vai criar uma nuvem de pós coloridos.

A organização refere que o pó utilizado é amido de milho com corante alimentar utilizado na indústria panificadora, sendo “totalmente inofensivo” para os participantes.

Para além das estações de cor, os participantes podem ainda passar por uma estação de espuma e por um túnel colorido, apresentado como a novidade da edição deste ano.

Este ano, a corrida, já com mais de 2.000 inscritos, convida os participantes a envergarem um apontamento ou acessório relacionado com o amor.

As crianças e jovens do Centro de Acolhimento Temporário de Santo Adrião vão ter a oportunidade de participar na corrida de forma gratuita.

Para o público em geral, o custo dos bilhetes é de 21,90 euros por pessoa se integrar um grupo mínimo de quatro pessoas ou de 23,90€ por pessoa no caso de bilhete único.

Crianças até aos 10 anos não pagam.

Fundada em 2011, e já com mais de 250 edições em 35 países, a The Color Run tem como objetivo promover a felicidade e a diversão dos participantes.

A cidade de Braga é a primeira a receber a edição deste ano, no sábado, seguindo-se Oeiras, (Centro Desportivo Nacional do Jamor, dia 04 de junho) e Gondomar (Pavilhão Multiusos, dia 23 de julho).

A corrida não se realizou nos últimos dois anos, devido à pandemia de covid-19.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Bosch fatura 1.700 ME e prevê contrato de mais mil pessoas em Braga

Publicado

em

Por

A faturação da Bosch em Portugal aumentou 5%, para 1.700 milhões de euros, no ano fiscal de 2021 face a 2020, pretendendo o grupo alemão investir 100 milhões de euros e contratar mais 350 trabalhadores este ano, foi hoje anunciado.

Em conferência de imprensa no Porto, o representante da Bosch em Portugal, Carlos Ribas, avançou ainda que “a fábrica de Braga irá crescer em cerca de 800 a 1.000 pessoas até ao final de 2023”, enquanto na unidade de Aveiro o grupo prevê “criar 300 postos de trabalho até ao final de 2024”.

Com fábricas em Braga, Aveiro e Ovar e instalações em Lisboa, a Bosch terminou o ano passado com vendas consolidadas no mercado local de 346 milhões de euros, 14% acima do nível de 2020.

Para este ano, e com base na atividade dos primeiros quatro meses do ano, Carlos Ribas antecipa “uma evolução positiva” em Portugal, que destaca como “o país mais competitivo da Europa” para o grupo Bosch: “Vamos continuar a crescer principalmente nas áreas de I&D [Investigação e Desenvolvimento] e serviços partilhados e expandir quer as nossas instalações, quer as parcerias de inovação com centros de conhecimento e competências em Portugal”, afirmou.

“No entanto – acrescenta – a conjuntura internacional atual faz com que seja necessário sermos cautelosos nas previsões para o ano”.

Como três principais “fatores de sucesso” da atividade em Portugal, o presidente do grupo Bosch em Portugal e Espanha, Javier González Pareja, destacou o facto de “todas as unidades terem I&D, seja Braga, seja Ovar, seja Aveiro”, a possibilidade de “industrializar” localmente e, ainda, o facto de “a maior parte desse trabalho ser feito por portugueses”.

“‘Invented in Portugal and made in Portugal by portuguese talents’ [Inventado em Portugal e feito em Portugal por talentos portugueses]”. A Bosch opera diretamente em mais de 60 países e indiretamente em 150 e há poucos assim”, resumiu.

Atualmente, a Bosch é um dos maiores empregadores e exportadores no país, vendendo para mais de 50 países cerca de 97% do que produz em Aveiro, Braga e Ovar e dos serviços que prestados desde Lisboa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Incêndio consome ‘Stand’ de automóveis em Braga

Publicado

em

Por

Um incêndio deflagrou, na manhã desta segunda-feira, num stand de automóveis, em Braga, danificando vários automóveis, avança o jornal O Minho.

Tudo terá acontecido cerca das 09:30, no Stand Cardoso, no na freguesia de São José de São Lázaro.

Para o local foi destacada a Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga.

De acordo com testemunhas no local, foram ouvidos várias explosões dentro das instalações, levando ao isolamento deste espaço pela PSP.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Falta de médicos na Urgência do Hospital de Braga origina esperas até 12 horas

Publicado

em

Por

O Serviço de Urgência do Hospital de Braga tem falta de médicos, o que provoca esperas “desesperantes”, que chegam às 12 horas, e está na origem do aumento de casos de violência contra profissionais de saúde, foi hoje denunciado.

Em abaixo-assinado, 49 médicos que trabalham naquele serviço do Hospital de Braga reivindicam aumentos salariais, o reforço da equipa de Urgência, o pagamento diferenciado do trabalho noturno e ao fim de semana e mais policiamento.

“Nas atuais condições, o resultado está à vista: há uma enorme dificuldade em compor as equipas de urgência, há noites em que há dois médicos para 70 doentes, há esperas que chegam a atingir as 12 horas nos casos menos urgentes e há a consequente insatisfação dos utentes, que muitas vezes resulta em violência”, disse Hugo Cadavez, dirigente do Sindicato Independente dos Médicos (SIM).

Para Hugo Cadavez, o problema é que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) “não premeia devidamente” os médicos do seu quadro, acabando por privilegiar os prestadores de serviço.

“Os médicos com vínculo ao SNS recebem um terço, ou mesmo um quarto, daquilo que recebem os tarefeiros. Neste quadro, é, naturalmente, muito difícil cativar profissionais para o SNS”, sustentou.

O dirigente sindical disse ainda que “a maior dificuldade” está nas escalas do período noturno e do fim de semana, já que o valor pago “é sempre o mesmo”.

Em resposta enviada à Lusa, o Hospital de Braga diz que a administração “já se encontra a analisar as preocupações demonstradas, as quais se prendem principalmente com condições remuneratórias e com a criação da especialidade de Medicina de Urgência e Emergência”.

Acrescenta que o aumento de situações de violência, quer física quer verbal, e a “elevada” afluência ao Serviço de Urgência nos últimos meses são outras preocupações demonstradas.

“O conselho de administração reitera, assim, que se encontra empenhado na análise destes temas e em manter um diálogo estreito e permanente com as equipas e respetivos profissionais”, remata.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Braga: Presidente da Junta de Turiz morre aos 48 anos em acidente de trabalho

Publicado

em

Por

 Um homem morreu hoje e outro ficou em estado grave num acidente de trabalho em Amares, no distrito de Braga, adiantou à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Braga.

Segundo a fonte, o incidente, que ocorreu às 10:58, aconteceu na freguesia de Ferreiros, Prozelo e Besteiros, em Amares, sendo as circunstâncias do mesmo ainda desconhecidas.

O óbito da vítima, com cerca de 50 anos, foi declarado no local, referiu a fonte.

Já o ferido grave foi encaminhado para o Hospital de Braga, acrescentou.

No local estiveram 14 homens apoiados por oito veículos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Mulher detida por furto de artigos religiosos em cemitérios em Braga

Publicado

em

Por

Uma mulher, de 52 anos, foi detida no concelho de Amares, distrito de Braga, por furto de artigos religiosos de cemitérios, anunciou hoje a GNR.

“Na sequência de um alerta a dar conta de que uma mulher tinha sido retida por populares, após um furto de artigos religiosos no cemitério de Carrazedo, em Amares, os militares da Guarda deslocaram-se de imediato para o local. No decorrer da ação foram encontrados alguns dos objetos das campas na posse da suspeita”, refere o Comando Territorial de Braga da GNR, em comunicado.

Na casa da detida, que foi constituída arguida, os militares da GNR encontraram estátuas, adornos e diversos artigos furtados em cemitérios do concelho de Amares.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Criança de 4 anos morre afogada em piscina de condomínio de luxo em Esposende

Publicado

em

Por

Uma criança de quatro anos faleceu, esta terça-feira, por afogamento na piscina de um condomínio de luxo, na freguesia de Gandra, em Esposende, avança o JN.

A mesma fonte diz que a criança terá chegado às urgências do Hospital de Fão nos braços do pai, já em paragem cardiorrespiratória, acabando por ali ser declarado o óbito.

Esta família, de nacionalidade belga, está agora a ter o acompanhamento de uma equipa de psicólogos.

A Polícia Judiciária, que investiga agora as causas do acidente.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Artigos Recentes

Sociedadehá 7 horas

Ministério Público instaura inquérito ao acidente com autocarro de peregrinos de Guimarães

 O Ministério Público (MP) instaurou um inquérito para averiguar as circunstâncias do acidente com um autocarro, na Autoestrada 1 (A1),...

Famalicãohá 8 horas

Trilho da Cangosta do Estevão com sinalética para ajudar a explorar Camilo

O “Trilho da Cangosta do Estevão” já pode ser calcorreado por exploradores modernos que buscam conhecer melhor a história e...

Paíshá 8 horas

Motorista do autocarro acidentado a caminho de Fátima será sepultado esta quarta-feira

Será sepultado, esta quarta-feira, António Araújo, de 58 anos, motorista do autocarro que morreu, no último sábado, após um aparatoso...

Famalicãohá 9 horas

Cada corporação de bombeiros de Famalicão ganha mais uma nova Equipa de Intervenção Permanente (EIP)

As corporações de bombeiros de Famalicão, que incluem os Bombeiros Voluntários de Famalicão, Bombeiros Voluntários Famalicenses e Bombeiros de Riba...

Famalicãohá 10 horas

Famalicense desempregado de 43 anos detido no Porto por suspeitas de tráfico de droga

A PSP deteve, esta segunda-feira, na Praça Almeida Garrett, no Porto, um homem suspeito de tráfico de droga, tendo na...

Bragahá 11 horas

ATUALIZAÇÃO: Criança de 2 anos encontrada sozinha em Braga tinha um olho ensanguentado e sapatos trocados dizem testemunhas

A criança de 2 anos encontrada sozinha, numa rua de S. Vicente, em Braga, suja e com fome, esta segunda-feira,...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Bombeiros de Riba de Ave recebem apoio autárquico de 150 mil para aquisição de novas viaturas

A Câmara Municipal de Famalicão aprovou, esta terça-feira, na última reunião do executivo, a atribuição de um apoio financeiro de...

Famalicãohá 12 horas

O Parque da Devesa em Famalicão, vai ser palco da 11ª Gala do Bgreen Ecological Filme Festival

A edição deste ano contou com a particição de cerca de trezentos trabalho a concurso oriundos de diverso paises.

Paíshá 12 horas

Crianças portuguesas não vivem em casas saudáveis diz a UNICEF

As crianças portuguesas não vivem em ambientes saudáveis, sobretudo devido a problemas com a habitação, segundo um relatório do Fundo...

Paíshá 13 horas

Duas famílias, incluindo uma grávida e duas crianças despejadas após ocupação ilegal em Gaia

Duas famílias, incluindo uma grávida e duas crianças menores, foram esta terça-feira despejadas das casas que ocuparam ilegalmente no bairro...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES