Braga
Minho: Governo investe 1 milhão na dragagem do porto de Esposende

O ministro do Mar anunciou hoje estar garantida a dragagem do porto de Esposende ainda em 2021, um investimento de um milhão de euros ao qual se seguirão operações de manutenção em 2022 e 2023.
Presente naquele concelho do distrito de Braga para a inauguração das obras de modernização da Doca de Pesca, Ricardo Serrão Santos referiu que as duas fases desta obra totalizaram 1,8 milhões de euros e que, entre 2018 e 2020, a Docapesca investiu na reabilitação, melhoria das condições de segurança e segurança alimentar no edifício da lota um total de 76 mil euros.
“Esposende merece este investimento por ser um município que é e que promove a sua maritimidade”, afirmou o governante.
Segundo Ricardo Serrão dos Santos, “justifica-se [o investimento] numa lota que tem tido um crescimento significativo no valor de pescado transacionado nos últimos três anos e confirmado pelos resultados do primeiro trimestre de 2021, que apresenta um crescimento de 103%, face ao período homólogo de 2020”.
Em 2018, a lota transacionou 50 toneladas de pescado, sendo que em 2020 foram 94 toneladas.
Na cerimónia, o autarca de Esposende, Benjamim Pereira, alertou para as condições da barra de Esposende.
“Urge promover ações no sentido da sustentabilidade da navegabilidade do estuário e da barra de Esposende, bem como promover as diligências necessárias para promover uma intervenção com caráter mais resiliente e mais duradouro”, assinalou.
A empreitada hoje inaugurada foi feita no âmbito do Mar 2020, correspondendo a um investimento superior a um 1,5 milhões de euros, com comparticipação de 500 mil euros pela autarquia de Esposende.
A obra traduziu-se na instalação de um guincho na rampa-varadouro e das plataformas flutuantes, beneficiação das pontes de acesso pedonal, instalação de uma plataforma para armazenamento exterior de aprestos de pesca e melhoria da iluminação pública, entre outros trabalhos.

Braga
José Malhoa, Quatro e Meia, Plutónio e mais animam o São João de Braga

O “mestre do cavaquinho” Júlio Pereira, os Quatro e Meia e o rapper Plutónio são alguns dos nomes da edição 2023 do São João de Braga, que vai decorrer de 16 a 25 de junho, foi hoje anunciado.
Segundo o presidente da Associação de Festas, Firmino Marques, do cartaz fazem ainda parte José Malhoa, Zezé Fernandes e o “músico da casa” Daniel Pereira Cristo, coordenador do cancioneiro sanjoanino bracarense “São João Hoje”.
“Vão ser 10 dias de festa, com 164 iniciativas, com 365 entidades envolvidas e com 270 horas de programação”, referiu o responsável.
O programa inclui sete cortejos, sete exposições e dois concursos, um dos quais de cascatas e o outro de farturas da festa.
As festividades vão manter os habituais momentos dedicados ao cavaquinho, aos cabeçudos e gigantones, ao folclore e à etnografia, aos cantares ao desafio e às concertinas.
Este ano, o programa dá particular destaque às bandas filarmónicas, em especial aos 180 anos da Banda Musical de Cabreiros.
A Praça do Município vai acolher a feira do artesanato, com 20 ‘stands’.
Na apresentação do programa, o presidente da Associação Empresarial de Braga, Daniel Vilaça, disse que as previsões apontam para que passem pela festa 500 mil pessoas, o que deverá provocar um impacto económico de 20 milhões de euros.
Números “aproveitados” pelo presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, para destacar que aquelas são festividades com um “programa único a nível nacional”, pela riqueza, diversidade e qualidade das iniciativas.
“São dias em que Braga vai estar a bombar”, referiu ao autarca.
Rio sublinhou ainda a “componente absolutamente distintiva” do São João de Braga, por esta festa ser “o corolário” do trabalho levado a cabo durante todo o ano pelas associações do concelho em nome da preservação das tradições.
Braga
Homem de 57 anos perde a vida após ser atingido por queda de árvore em Esposende

Um homem de 57 anos morreu hoje após ter sido atingido por uma árvore “de médio porte”, durante um abate que decorria numa bouça nas Marinhas, Esposende, disse fonte dos bombeiros.
Segundo a fonte, a vítima não estava envolvida nas operações de abate.
“Ou estava a assistir ao abate ou a passar no local”, referiu.
A fonte acrescentou que ainda foram feitas manobras de reanimação, mas o óbito acabou por ser declarado no local.
O alerta foi dado pelas 15:08.
Para o local, foram mobilizados os Bombeiros Voluntários de Esposende, uma viatura médica de reanimação e emergência e uma equipa de psicólogos do INEM.
A GNR tomou conta da ocorrência.
Braga
Braga vai oferecer 500 postos de trabalho até 2024 em empresas da área tecnológica

O concelho de Braga vai acolher, até 2024, mais seis multinacionais e empresas tecnológicas, que criarão 500 novos postos de trabalho, anunciou hoje o presidente da Câmara.
Falando durante a 6.ª Semana da Economia, que decorre em Braga até sexta-feira, Ricardo Rio especificou que uma só uma destas empresas, uma multinacional japonesa, vai criar 200 postos de trabalho.
Um grupo espanhol aponta para 100 empregos, os mesmos que outra multinacional, mas da Suíça.
O autarca deu ainda conta da contínua descida do desemprego no concelho, que passou de 14,7 por cento em inícios de 2014 para 5,6 por cento em abril de 2023.
Ricardo Rio sublinhou também o quarto lugar que Braga ocupa no ranking nacional das exportações, atrás de Lisboa, Palmela e Vila Nova de Famalicão.
Braga registou, em 2022, exportações no valor de 2,5 mil milhões de euros, o que significa 3,22% das exportações nacionais.
-
Famalicãohá 1 semana
Homem e mulher detidos por tráfico de droga em Famalicão e Guimarães
-
Famalicãohá 1 semana
Jovens famalicenses foram ouvidos e estão preocupados com a educação, emprego e habitação
-
Desportohá 6 dias
Terminou este domingo a 2.ª Fase da Liga Ténis do Concelho de Famalicão com entrega de troféus
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Casa do Artista Amador prepara sábado de rock ‘n roll