Siga-nos nas redes

Guimarães

Homem que denunciou venda ilegal de tabaco acabou espancado e quase nu amarrado dentro de um curral em Guimarães

Publicado

em

Dois homens, de 57 e 58 anos, foram detidos pelo sequestro, em 01 de dezembro de 2021, de um outro homem, no concelho de Guimarães, distrito de Braga, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

“Os factos, motivados por vingança, foram perpetrados contra o ofendido, o qual foi atraído por um dos indivíduos que, com o auxílio de um segundo, o introduziram numa viatura, ali o privando de liberdade. Nestas circunstâncias, foi a vítima alvo de agressões e transportada até uma habitação, onde foi manietada e mantida sob sequestro, com tratamento cruel e degradante”, conta a PJ, em comunicado.

De acordo com a CM, tudo terá acontecido como retaliação por, supostamente, a vítima ter denunciado um negócio de venda de tabaco ilegal dos suspeitos.

Acabou preso num curral com uma corda, quase nu, de acordo com a mesma fonte.

Os detidos, residentes na cidade de Guimarães e com antecedentes criminais, vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação.

Os dois homens estão indiciados pelos crimes de sequestro, de roubo e de ofensas à integridade física.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Guimarães

Enterro do Pinheiro trouxe os tradicionais bombos e foliões à cidade de Guimarães (VÍDEO)

Publicado

em

E foi assim esta terça-feira, 29 de novembro, data em que se assinalou mais uma Noite do Pinheiro, a festa que dá o mote para o início das populares Festas Nicolinas de Guimarães.

Acompanhado pelo som dos bombos tocados pelos participantes e o célebre pinheiro, cortado durante a tarde do mesmo dia” atravessou as ruas da cidade atrelado a um carro de bois tradicional.

Como é habitual, os foliões acompanharam o tronco da árvore até ao local, já preparado, com um furo no solo para a receber.

As Festas Nicolinas são as festas dos estudantes de Guimarães, celebradas em honra de São Nicolau de Mira. A primeira referência às Festas Nicolinas é em 1664, ano em que foi construída em Guimarães a Capela de São Nicolau. Em 1691 surgem os primeiros estatutos académicos, os estatutos da Irmandade de S. Nicolau.

O Enterro do Pinheiro e as Ceias Nicolinas iniciam as celebrações em honra de São Nicolau e assinalam o momento em que os estudantes das secundárias de Guimarães e os antigos alunos das mesmas se reúnem para jantar nos restaurantes da cidade.

Tradicionalmente comem rojões com grelos e papas de sarrabulho e bebem vinho verde. No final do jantar concentram-se todos no Cano, ao lado do Campo de São Mamede, e começam o cortejo do Pinheiro pelas ruas do centro de Guimarães, ao som dos bombos e das caixas, entoando os característicos “Toques Nicolinos”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Ciclista fez trajeto entre Braga e Guimarães em menos tempo do que o comboio. Diferença de 1 hora e 3 minutos

Publicado

em

Visando cimentar a proposta da implementação de uma ligação ferroviária direta entre as cidades de Guimarães e Braga, no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2023, o PCP decidiu testar a ligação existente, realizando, em simultâneo, uma viagem de bicicleta, entre as mesmas cidades, de modo a poder comparar as duas experiências.

Na iniciativa participaram, entre outros eleitos e dirigentes do PCP, Bárbara Barros, Vereadora da Câmara de Braga, e Torcato Ribeiro, membro da Assembleia Municipal de Guimarães. O trajecto de bicicleta foi feito por João Oliveira.

A delegação do PCP apanhou o comboio em Braga pelas 11h34m, fazendo transbordo para Guimarães em Lousado. A chegada a Guimarães foi às 13h52. A viagem demorou 2h18 minutos.

O “ciclista” partiu também da Estação Ferroviária de Braga às 11h34, fez o percurso pela estrada nacional , tendo chegado à Estação de Guimarães às 12h49. A viagem demorou 1h15 minutos, menos 1h03minutos.

Para o PCP, “a falta de ligação direta entre Braga e Guimarães dificulta o uso deste transporte, na medida em que é difícil conciliar horários profissionais ou escolares com o tempo gasto pelo itinerário atual. Este facto constitui um incompreensível absurdo ferroviário e demonstra a falta de planeamento estratégico para o transporte ferroviário na região de Braga. Note-se que aquando da modernização recente nas duas linhas que servem Braga e Guimarães, nem tampouco se acautelou a localização das duas estações de modo a facilitar um futuro fecho da malha”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Guimarães: Jovens detidos pela PSP com com haxixe e 25 mil euros, após soferem acidente

Publicado

em

Três jovens foram detidos por tráfico de droga, após terem sofrido um acidente rodoviário, na noite de segunda-feira, em Guimarães, informou hoje a PSP, em comunicado.

Os detidos, com idades entre os 23 e 28 anos, foram apanhados com vários fardos de haxixe, num total de sete quilos, o que daria, segundo a PSP, para 14.824 doses. Tinham ainda 25 mil euros em numerário.

No decorrer da operação, os agentes da PSP apreenderam ainda 189 doses de cocaína, 12,4 gramas de anfetaminas, 39,70 gramas de liamba, 0,70 gramas de um produto suspeito de ser “blum”, uma balança de precisão, vários recortes e plástico utilizados normalmente para acondicionar/dosear estupefacientes, cinco telemóveis e duas viaturas.

Os detidos vão ser presentes no Tribunal Judicial de Famalicão para aplicação das medidas de coação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

PJ deteve quatro membros de família suspeitos de tentar matar vizinho em Guimarães

Publicado

em

A Polícia Judiciária (PJ) deteve quatro membros de uma família suspeitos de agressões, com arma branca, a um vizinho num bairro em Guimarães, no distrito de Braga, anunciou hoje aquela força.

Em comunicado, a PJ refere que os suspeitos são três homens, de 16, 21 e 42 anos, e uma mulher, de 39.

Os factos ocorreram em Guimarães e tiveram dois “episódios”, o primeiro dos quais no final da tarde de 13 de setembro.

“Após um desentendimento entre o grupo em que se integravam os agora detidos e um residente no mesmo bairro, na entrada para o bloco onde este último reside, existiu confronto físico entre os diferentes indivíduos, do qual resultaram ferimentos graves, produzidos por arma branca, na vítima, que foi hospitalizada em estado considerado grave”, refere.

Acrescenta que alguns dos agressores também recorreram ao hospital, igualmente com ferimentos por arma branca, avaliados como de menor gravidade.

No segundo episódio, registado em 05 de outubro, no mesmo local, a vítima foi emboscada pelos suspeitos e novamente agredida, várias vezes, com arma branca, sendo hospitalizada em estado grave.

Indiciados por homicídio qualificado, na forma tentada, os detidos vão ser presentes no Tribunal de Guimarães, para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Mulher gravemente ferida após queda de telhado ficou no local várias horas até ser descoberta em Guimarães

Publicado

em

Uma mulher ficou gravemente ferida, este domingo, em Guimarães, na sequência de uma queda de um telhado, com cerca de quatro metros, que estaria a limpar, avança o JN.

Apesar de o alerta ter sido recebido cerca das 00:00, a mulher já estaria ferida desde a tarde, acabando por ser descoberta neste estado, horas mais tarde.

A mulher foi transportada para o Hospital de Braga com ferimentos graves.

Para o local foram destacados a VMER do Hospital de Guimarães e a GNR.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Jovem de Guimarães já foi encontrada

Publicado

em

Foi encontra esta manhã a jovem que estava desaparecida desde a última quinta-feira, na vila de Ponte, em Guimarães.

Segundo o Correio da Manhã, a adolescente estava na casa de um amigo que, depois de a receber, deu o alerta às autoridades.

A mesma fonte garante que a menor já se encontra com a família e está bem de saúde.

A jovem de 16 anos estava desconhecida há mais desde quinta-feira passada. Depois de ter saído de casa para a Escola Secundária Francisco de Holanda, numa mais foi vista.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Pais procuram jovem de Guimarães desaparecida há mais de 24 horas

Publicado

em

Está desaparecida Maria Manuela Batista da Silva, uma jovem de 16 anos residente na vila de Ponte, em Guimarães, cujo paradeiro é desconhecido há mais de 24 horas.

Depois de ter saído de casa para a Escola Secundária Francisco de Holanda, na manhã desta quinta-feira, numa mais foi vista, de acordo com o Grupo Santiago.

Segundo o pai da jovem, “procuramos saber junto das amigas mais chegadas se sabiam dela, se tinham sido contactadas. Ninguém sabia dela. Fomos à PSP de Guimarães e participamos o desaparecimento”, explicou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Rixa em Guimarães termina com um ferido. Agressor foi detido

Publicado

em

Um homem foi detido esta sexta-feira, em Guimarães, depois de ter agredido outro com uma arma branca, informou esta noite a Polícia de Segurança Pública (PSP).

Os agentes foram chamados à Rua Conde de Margaride, pelas 18h32, depois de terem tido conhecimento de que ali “se encontravam um grupo de indivíduos  envolvidos numa rixa”.

De acordo com uma nota da PSP, um homem ficou ferido na zona das omoplatas.

O agressor foi detido e a referida arma branca foi apreendida.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Famalicão

Obras na EN 206 entre Famalicão e Guimarães provocam longas filas de trânsito esta manhã

Publicado

em

As obras que estão a ser realizadas na Estrada Nacional 206, que liga Guimarães e Famalicão, estão a provocar longas filas de trânsito em ambos os sentidos, na manhã desta segunda-feira.

Tal como a Fama TV conseguiu apurar, e visível na imagem, este era o cenário cerca das 09:20, junto à passagem superior da autoestrada.

Foto: FamaTV/DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Colisão entre camião autocarro e ligeiro faz dois feridos em Ronfe, Guimarães

Publicado

em

Duas pessoas ficaram feridas durante a manhã desta quinta-feira, na sequência de uma colisão entre um autocarro e um camião e um veículo ligeiro, na EN 206, na freguesia de Ronfe, em Guimarães, avança o jornal O Minho.

As duas vítimas foram transportados para o Hospital de Guimarães com ferimentos ligeiros.

O aparato causado pelo acidente obrigou ao corte da via.

O alerta foi registado às 07:59.

Fotos: Ivo Borges / O MINHO

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Paíshá 23 minutos

Perto de 70% das crianças internadas com síndrome inflamatória pós-covid eram saudáveis

Quase sete em cada dez crianças que estiveram internadas com a síndrome inflamatória multissistémica, uma manifestação rara e grave da...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Inaugurada árvore de Natal de croché

Ao final da tarde desta sexta-feira, 2 de dezembro, foi inaugurada uma árvore de Natal feita em rosetas de croché...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Homem de 42 anos ferido após despiste na freguesia de Delães

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta sexta-feira, na sequência do despiste de um automóvel, na zona da...

Bragahá 15 horas

Criança de 6 anos perde a vida após queda de 2.º andar de prédio em Braga

Uma criança de seis anos perdeu a vida, esta sexta-feira, depois de ter caído do segundo andar de um prédio,...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Projeto “ADN” da Pasec é o vence Programar em Rede 2022

Explorar e valorizar o “ADN” de Famalicão por via das artes é o intuito da Pasec – Plataforma de Animadores...

Famalicãohá 16 horas

Hospital de Famalicão assinala Dia Internacional do Voluntariado esta segunda-feira

A Associação do Voluntariado Hospitalar do Hospital de Famalicão vai celebrar, no próximo dia 5 de dezembro, o Dia Internacional...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Mercado Municipal recebe Mostras Comunitárias de Natal

O Pelouro do Associativismo da Câmara Municipal de Famalicão aliou-se à iniciativa Comunidades (En)Coro para promover as Mostras Comunitárias de...

Desportohá 17 horas

Seleção Nacional perde com a Coreia do Sul por 2-1 no Mundial 2022

Portugal conquistou hoje o Grupo H do Mundial de futebol de 2022, apesar de perder por 2-1 com a Coreia...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Cada vez mais empresas contratam pessoas com deficiência. A ACIP é quem as forma.

Aprender para crescer e ser capaz de agarrar uma oportunidade de emprego. Este é um dos objetivos da formação profissional...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão ganha 91 novas camas para universitários totalizando mais de 2,9 milhões de investimento -PRR

Famalicão vai passar a dispor de alojamento para mais 91 alunos universitários, resultado de um investimento de superior a 2,9...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES