Póvoa de Varzim
Póvoa de Varzim “pondera” sair da Associação Nacional de Municípios

O presidente da Câmara da Póvoa de Varzim disse “estar a ponderar” propor aos órgãos autárquicos a saída da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), devido ao desagrado com as negociações no processo de descentralização.
“Não nos revemos na forma como a ANMP se tem posicionado, e como tem negado a necessidade de haver um reforço de verbas que defenda a sustentabilidade do processo. Estamos a ponderar a saída da Póvoa de Varzim da associação”, revelou Aires Pereira.
O autarca poveiro, que na quinta-feira à noite foi o anfitrião de um debate sobre descentralização e regionalização, onde também participou o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, disse que vai “esperar, nos próximos dias, do que resulta do orçamento geral do Estado e da posição da ANMP sobre o tema, para tomar uma posição”.
“Espero é que haja um reforço efetivo nas verbas ligadas à educação, para a manutenção das escolas, apoio às refeições e aos custos com energia. Caso não aconteça, causará instabilidade financeira nos municípios. Não quero colocar a Póvoa de Varzim numa situação débil por força deste processo e colocar em causa outros investimentos”, afirmou Aires Pereira.
Aires Pereira, eleito pelas listas do PSD, lembrou que, no caso da Póvoa de Varzim, o diferencial do que está previsto receber do orçamento de Estado, no âmbito da descentralização para a área da educação, e os custos reais do município com as escolas “é superior a quatro milhões de euros por ano”.
“Não há orçamento municipal que aguente isso. A ANMP, que negociou estes valores, parece que tem a agenda do governo, e não dos municípios. É preciso dizer que isto não está bem”, desabafou o autarca da Póvoa de Varzim,
Aires Pereira disse, ainda, ter conhecimento que mais municípios da Área Metropolitana do Porto estão também a ponderar a saída da ANMP, mas vincou “que não será uma posição concertada”.
“Essas decisões vão surgir da avaliação que cada município fará da sua situação. Nem todos estão em condições de sair [da ANMP]”, concluiu o presidente da Câmara da Póvoa de Varzim.

Póvoa de Varzim
Mulher de 66 anos perde a vida após atropelamento em Balasar

Uma mulher de 66 anos perdeu a vida, no final da tarde desta quarta-feira, após ter sido atropelada, cerca das 19:10, na freguesia de Balasar, na Póvoa de Varzim.
Para o local foram mobilizadas uma ambulância da Cruz Vermelha Portuguesa de Vila do Conde e uma viatura médica de emergência e reanimação (VMER) de Famalicão, confirmou fonte do Comando Sub-Regional de Operações de Emergência de Proteção Civil (CDOS) da Área Metropolitana do Porto.
O óbito foi declarado no local.
Póvoa de Varzim
Balasar celebra Festa em Honra da Beata Alexandrina a 13 de outubro
Realiza-se, entre os dias 08 e 13 de outubro, a Festa em Honra da Beata Alexandrina, conhecida localmente como a “Santinha de Balasar”.
Num programa para três dias, são múltiplas as atrações e celebrações religiosas agendadas para este período.
Assim, no domingo, dia 08 de outubro, será exibido o documentário “Balasar, Contemplação Mística da Fé”, a partir das 16:00, no Centro Paroquial de Balasar, onde estará também patente a exposição “Arte com Alma”.
Na quinta-feira, dia 12 de outubro terá lugar, a partir das 21:00, a Procissão de velas, onde não faltará um momento para a meditação, e apresentação de uma encenação, pelo Grupo de Jovens local.
Sexta-feira, dia 13 de outubro, decorre o acolhimento ao peregrino, a partir das 08:00, seguida da oração da manhã e meditação.
Às 15:00 realiza-se uma Adoração Eucarística e Meditação, seguida da Santa Missa, às 17:00.

Póvoa de Varzim
Homem morre após ser baleado em escritório de advogados na Póvoa de Varzim

Um homem com cerca de 50 anos foi encontrado, sem vida, na tarde desta sexta-feira, na Póvoa de Varzim.
Após a chegada das equipas de socorro ao local verificou-se que a vítima havia sido baleada, no interior de um escritório de advocacia, no qual trabalhava, de acordo com o JN.
O óbito foi declarado no local.
As autoridades acabaram por estabelecer um perímetro de segurança em redor do prédio onde o corpo do homem foi encontrado, sendo o suspeito outro individuo do sexo masculino, cujo paradeiro é desconhecido.
Os trabalhadores de uma ourivesaria, nas imediações do local do crime terão dado o alerta, cerca das 13:45, após terem ouvido os respetivos disparos da arma de fogo.
-
Economiahá 1 semana
Preço do gasóleo dispara esta segunda-feira. Subida é de 6 cêntimos
-
Famalicãohá 7 dias
Famalicão: Festa em Honra de S. Miguel-o-Anjo celebram-se este fim de semana em Calendário
-
Famalicãohá 6 dias
Após décadas ao serviço de Famalicão Irmã Dina foi homenageada “por tanto ter feito” por tantas pessoas
-
Famalicãohá 4 dias
Famalicão: Praça-Mercado convida para noite de fado esta quinta-feira