Siga-nos nas redes

Póvoa de Varzim

Póvoa de Varzim “pondera” sair da Associação Nacional de Municípios

Publicado

em

 O presidente da Câmara da Póvoa de Varzim disse “estar a ponderar” propor aos órgãos autárquicos a saída da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), devido ao desagrado com as negociações no processo de descentralização.

“Não nos revemos na forma como a ANMP se tem posicionado, e como tem negado a necessidade de haver um reforço de verbas que defenda a sustentabilidade do processo. Estamos a ponderar a saída da Póvoa de Varzim da associação”, revelou Aires Pereira.

O autarca poveiro, que na quinta-feira à noite foi o anfitrião de um debate sobre descentralização e regionalização, onde também participou o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, disse que vai “esperar, nos próximos dias, do que resulta do orçamento geral do Estado e da posição da ANMP sobre o tema, para tomar uma posição”.

“Espero é que haja um reforço efetivo nas verbas ligadas à educação, para a manutenção das escolas, apoio às refeições e aos custos com energia. Caso não aconteça, causará instabilidade financeira nos municípios. Não quero colocar a Póvoa de Varzim numa situação débil por força deste processo e colocar em causa outros investimentos”, afirmou Aires Pereira.

Aires Pereira, eleito pelas listas do PSD, lembrou que, no caso da Póvoa de Varzim, o diferencial do que está previsto receber do orçamento de Estado, no âmbito da descentralização para a área da educação, e os custos reais do município com as escolas “é superior a quatro milhões de euros por ano”.

“Não há orçamento municipal que aguente isso. A ANMP, que negociou estes valores, parece que tem a agenda do governo, e não dos municípios. É preciso dizer que isto não está bem”, desabafou o autarca da Póvoa de Varzim,

Aires Pereira disse, ainda, ter conhecimento que mais municípios da Área Metropolitana do Porto estão também a ponderar a saída da ANMP, mas vincou “que não será uma posição concertada”.

“Essas decisões vão surgir da avaliação que cada município fará da sua situação. Nem todos estão em condições de sair [da ANMP]”, concluiu o presidente da Câmara da Póvoa de Varzim.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Barcelos

Quatro feridos um deles grave após colisão entre carro e camião na EN205 entre Barcelos e Póvoa

Publicado

em

Quatro pessoas ficaram feridas, uma delas gravemente, na sequência de uma colisão entre um carro e um camião, na EN 205, entre a Póvoa de Varzim e Barcelos.

Para o local do acidente foram destacados os Bombeiros da Póvoa de Varzim, assim como militares da GNR.

Tudo aconteceu ao final da tarde desta quinta-feira.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

A magia do Natal já chegou à Póvoa de Varzim

Publicado

em

Este sábado foram centenas os poveiros que se reuniram na Praça do Almada para assistir ao momento em que a árvore de natal da cidade se iluminou pela primeira vez este ano. A festa inaugural da quadra teve direito a fogo de artifício e a atuações de clássicos de Natal.

Entretanto, a partir deste domingo, as crianças podem visitar o Pai Natal na sua “Casa” que estará aberta, na Praça do Almada, até 8 de janeiro.

Da programação, destaque para Feirinha de Natal da Praça do Almada, que abrirá a 17 de dezembro, organizada pela autarquia em parceria com a Associação Empresarial da Póvoa de Varzim.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Barras de Esposende, Póvoa de Varzim e Vila do Conde estão encerradas devido à forte agitação do mar

Publicado

em

Ao todo são sete barras marítimas que estão, este sábado, fechadas a toda a navegação e quatro estão condicionadas devido à previsão de forte agitação marítima, de acordo com informação disponível na página da Autoridade Marítima Nacional (AMN).

As barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro e Portinho da Ericeira estão fechadas a toda a navegação.

Ainda de acordo com a AMN, as barras marítimas de Leixões e Figueira da Foz estão fechadas a embarcações de comprimento inferior a 35 metros, enquanto a de Viana do Castelo está condicionada a embarcações de comprimento inferior a 12 metros, e a de Aveiro a embarcações de “comprimento fora a fora” inferior a 15 metros.

A costa ocidental de Portugal tem estado, desde dia 23, em estado de alerta devido à agitação marítima.

Por isso, a população é aconselhada a evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, como os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, para evitar ser surpreendida por uma onda.

A AMN sugere ainda o reforço da amarração e uma “vigilância apertada” das embarcações atracadas e fundeadas, bem como evitar passeios e atividades junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, como falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Portugal em choque com a morte de Ani Muscuta. A militar de 20 anos tomada pelas águas da Póvoa de Varzim

Publicado

em

Foi resgatada, na tarde desta sexta-feira, o corpo de Ani Muscuta Fonseca Dabo, a jovem que foi arrastada pelo mar na Póvoa de Varzim, na madrugada desta sexta-feira.

A jovem pertencia a um grupo de oito militares, quatro homens e quatro mulheres, todos com cerca de 20 anos, que celebravam o final de um curso de condutores da Escola de Serviços do Exército Português, concluído esta quinta-feira.

Já no areal, Ani e outra rapariga do grupo quiseram molhar os pés, acabando por ser engolidas pelas ondas do mar.

Os restantes colegas terão tentado, de imediato, salvar as jovens em perigo.

A sua colega foi resgatada, mas Ani não teve a mesma sorte.

Os colegas foram transportados para o hospital, apresentando sintomas de hipotermia e pré afogamento.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Tirada do mar sem vida jovem militar arrastada por onda na Póvoa de Varzim

Publicado

em

Foto: Arcindo Guimarães/FamaTV

Foi encontrado esta sexta-feira à tarde o corpo da jovem militar com cerca de 20 anos que foi levada por uma onda na praia da Lagoa, na Póvoa de Varzim, durante a madrugada.

A a jovem foi retirada sem vida do mar, por volta das 16h.

A militar estava desaparecida desde as 4h30 da manhã, quando a capitania da Póvoa de Varzim foi alertada para o incidente. De imediato foram lançadas buscas por mar, ar e terra para encontrar a militar, uma operação dificultada pela agitação marítima e a zona rochosa onde se deu o desaparecimento.

A militar integrava um grupo de oito jovens que frequentavam uma formação do Exército na escola dos serviços da Póvoa de Varzim. Estavam de folga e foram para a praia da Lagoa depois de uma saída à noite.

De acordo com informações avançadas por fonte da operação de socorro, duas militares foram arrastadas pelas ondas, sendo que os restantes apenas conseguiram resgatar uma delas e trazê-la para o areal.

Os sete jovens, quatro rapazes e três raparigas, foram transportados para o Hospital da Póvoa de Varzim. Um já teve alta, quatro estão sob observação e outros dois foram transferidos para o Hospital das Forças Armadas, no Porto.

O Exército lamenta o sucedido e já abriu um processo de averiguações a este incidente. A Polícia Marítima também está a investigar o caso.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Militares arrastados pelo mar na Póvoa recebem apoio psicológico. Exército abre processo de averiguações

Publicado

em

O Exército está a prestar apoio psicológico aos militares arrastados hoje por uma onda na Póvoa de Varzim, que causou o desaparecimento de uma jovem deste grupo, e já instaurou um processo de averiguações sobre o incidente.

Numa nota enviada à imprensa o Exército “lamenta o sucedido, encontrando-se a prestar apoio psicológico aos militares envolvidos no incidente e aos familiares da militar desaparecida”.

“Foi imediatamente instaurado um processo de averiguações sobre o incidente”, adiantam.

Os oito jovens arrastados hoje por uma onda na Praia da Lagoa, um dos quais está desaparecido, são todos militares do Exército em formação na Escola dos Serviço da Póvoa de Varzim, segundo a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Em comunicado, a AMN adianta que os sete militares, que saíram do mar pelo próprio pé, foram transportados para uma unidade hospitalar pelos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim e uma jovem com cerca de 20 anos encontra-se desaparecida no mar.

Os elementos do Comando local da Polícia Marítima, da Capitania do Porto e da Estação Salva-vidas da Póvoa de Varzim estão a fazer buscas pela jovem.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Ondas do mar cobrem areal e estrada na Póvoa de Varzim (VÍDEO)

Publicado

em

Imagens captadas na Póvoa de Varzim atestam a agitação marítima registada nos últimos dias e a força do mar que, ignorando os limites estabeleicdos pelo Homem, galgou o paredão aqui construido, inundando a estrada com a sua espuma.

Estas ondas de noroeste, que podem atingir os 5 metros, de acordo com o IPMA, foram já responsáveis pelo arrastamento de 8 pessoas, na madrugada desta sexta-feira, uma destas continua desaparecida esta manhã, obrigando a buscas por parte da Polícia Marítima.

Tal como mostram as imagens, o mar cobria todo o areal e a estrada após o rebentamento das ondas, criando situações de perigo tanto para os transeuntes como para os condutores que atravessam a marginal poveira.

Vídeo: Sandra Lopes/DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Jovem de 20 anos desaparecida no mar da Póvoa depois de ter sido arrastada com os seus colegas

Publicado

em

Um grupo de oito militares do Exército, em formação na Escola de Serviços, na Póvoa de Varzim, que estava de folga, deslocou-se à praia da Lagoa, na localidade de Aver-o-Mar, esta madrugada. Duas jovens decidiram ir molhar os pés e foram arrastadas pelas ondas. Dois amigos tentaram ajudar. O alerta foi dado às 4.48 horas.

“Os jovens estavam junto à linha de água e foram apanhados pela ondulação. Uma jovem com cerca de 20 anos está desaparecida e os outros três foram resgatados com vida e encaminhados ao Hospital da Póvoa”, disse o capitão do Porto e comandante-local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, Ferreira Teles.

Os três jovens resgatados estavam estáveis e conscientes.

“Neste momento estão a decorrer as buscas por terra para encontrar a jovem porque a barra do porto está fechada devido à agitação marítima”, explicou.

Às 7.10 horas estavam no local elementos do Bombeiros da Póvoa de Varzim, da Polícia Marítima e elementos da estação salva-vidas da capitania.

Toda a costa marítima de Portugal continental está sob aviso amarelo, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à forte agitação marítima.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Júlio Magalhães oferece megafone ao adepto do Balasar que apoia a equipa sozinho

Publicado

em

O jornalista Júlio Magalhães foi protagonista de um acto simbólico perante Filipe Silva, o adpeto solitário do Balasar, que até já foi motivo de notícia, devido à sua paixão pelo clube da Póvoa de Varzim, que não deixa de apoiar, mesmo sendo o único na bancada.

Esta verdadeira “claque de apenas um homem”, não passou despercebida pelo jornalista nortenho que, simbolicamente, ofereceu a Filipe Silva um megafone, para que os seus cânticos e frases de apoio sejam ouvidas em todo o campo.

“Este adepto já é de há muitos anos, vive na Póvoa de Varzim, mas é de Balasar. Sempre andou por cá e, quando pode, tenta acompanhar-nos. À boleia, de metro, ou a pé, faz sempre os possíveis para ver o Balasar. Todos os anos tem sido assim no apoio à nossa equipa. É uma claque de um adepto só”, disse José Cancela, presidente do ADC Balasar, anteriormente, quando foi escrita uma peça sobre este adepto solitário.

“Esta época voltou a aparecer e passamos e levá-lo connosco, porque é um adepto, mas tem muito valor. Quem está no banco e no campo sente que estão ali a puxar por eles e isso tem o seu peso”, acrescentou ainda.

O megafone foi estreado, este domingo, numa partida frente ao Grijó, que acabou empatada a zeros.

Fotos: Mais Semanário / DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Póvoa de Varzim: O Natal chega a 26 de novembro

Publicado

em

É já no próximo dia 26 de novembro, às 17h30, que a Praça do Almada, na Póvoa de Varzim, se vai encher de magia para receber o “Feliz Natal, Póvoa de Varzim!”, um espetáculo que marca o arranque desta época festiva com a abertura das iluminações na cidade.

O espetáculo terá momentos de dança, atuações de vários artistas e grupos musicais, como é o caso do “Coro Feliz Natal, Póvoa de Varzim!” que é constituído por todos os coros do concelho, e a chegada do Pai Natal, em parada de luz e cor com dezenas de animadores.

O desfile terá início no Largo do Passeio Alegre, percorrendo a Rua dos Cafés, Largo David Alves, Rua da Junqueira, Rua Dr. Sousa Campos e Praça do Amada, terminando no palco aí instalado, onde o Pai Natal distribuirá a todas as crianças o tradicional abraço de boas festas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Inaugurada árvore de Natal de croché

Ao final da tarde desta sexta-feira, 2 de dezembro, foi inaugurada uma árvore de Natal feita em rosetas de croché...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Homem de 42 anos ferido após despiste na freguesia de Delães

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta sexta-feira, na sequência do despiste de um automóvel, na zona da...

Bragahá 13 horas

Criança de 6 anos perde a vida após queda de 2.º andar de prédio em Braga

Uma criança de seis anos perdeu a vida, esta sexta-feira, depois de ter caído do segundo andar de um prédio,...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Projeto “ADN” da Pasec é o vence Programar em Rede 2022

Explorar e valorizar o “ADN” de Famalicão por via das artes é o intuito da Pasec – Plataforma de Animadores...

Famalicãohá 15 horas

Hospital de Famalicão assinala Dia Internacional do Voluntariado esta segunda-feira

A Associação do Voluntariado Hospitalar do Hospital de Famalicão vai celebrar, no próximo dia 5 de dezembro, o Dia Internacional...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Mercado Municipal recebe Mostras Comunitárias de Natal

O Pelouro do Associativismo da Câmara Municipal de Famalicão aliou-se à iniciativa Comunidades (En)Coro para promover as Mostras Comunitárias de...

Desportohá 15 horas

Seleção Nacional perde com a Coreia do Sul por 2-1 no Mundial 2022

Portugal conquistou hoje o Grupo H do Mundial de futebol de 2022, apesar de perder por 2-1 com a Coreia...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Cada vez mais empresas contratam pessoas com deficiência. A ACIP é quem as forma.

Aprender para crescer e ser capaz de agarrar uma oportunidade de emprego. Este é um dos objetivos da formação profissional...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão ganha 91 novas camas para universitários totalizando mais de 2,9 milhões de investimento -PRR

Famalicão vai passar a dispor de alojamento para mais 91 alunos universitários, resultado de um investimento de superior a 2,9...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão Lés a Lés: Especial “Natal n’Aldeia” em Pedome

O Grupo Recreativo Amigos de Calça Ferros, (Gracafe), vai promover na freguesia de Pedome mais uma edição do “Natal n’Aldeia”,...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES