Siga-nos nas redes

Região

Covid-19: Região Norte com índice de transmissibilidade (Rt) abaixo de 1

Publicado

em

O Norte e o Algarve são as únicas regiões do país com um índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV2 inferior a 1, com o Alentejo apresentar o maior crescimento, passando dos 0,92 para os 1,16.

Os dados constam do relatório semanal do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) sobre a evolução da curva da epidemia hoje divulgado e que indica que o valor médio do Rt – que estima o número de casos secundários de covid-19 resultantes de uma pessoa infetada – é de 1,07 no país.

Por regiões, apenas o Norte (0,99) e o Algarve (0,92) registam um Rt abaixo do limite estabelecido de 1, enquanto as restantes apresentam um índice de transmissibilidade do vírus que varia entre os 1,05 na Madeira e no Centro e o máximo de 1,16 no Alentejo.

Lisboa e Vale do Tejo é a segunda região do país com um Rt mais elevado, tendo passado de 1,11 para os 1,14, de acordo com os dados de hoje do INSA, que refere ainda que este indicador está estimado nos 1,07 para a região autónoma dos Açores.

“Portugal apresenta a taxa de notificação acumulada de 14 dias [de novos casos de infeção] entre 20 e 59,9 por cem mil habitantes e um Rt superior 1, ou seja, uma taxa de notificação baixa/moderada e com tendência crescente”, refere o instituto.

No que se refere à taxa de incidência de novos casos por regiões, apenas os Açores ultrapassam a barreira dos 120, estando atualmente nos 133,9, enquanto o Norte, o Centro e o Alentejo estão mesmo abaixo dos 60 casos por cem mil habitantes.

A região de Lisboa e Vale do Tejo apresenta uma incidência que aumentou dos 50,6 para os 68,1 casos e, em tendência contrária, o Algarve reduziu dos 72,8 para os 63,2.

Estes indicadores – o índice de transmissibilidade do vírus e a taxa de incidência de novos casos de covid-19 – são os dois critérios definidos pelo Governo para a avaliação continua que do processo de desconfinamento que se iniciou a 15 de março e que está na quarta fase de alívio das restrições.

O grupo de peritos que aconselha o Governo sobre a epidemia da covid-19 defendeu hoje que deve manter-se esta matriz de risco das “linhas vermelhas” de avaliação da incidência acumulada de casos e do Rt.

“O grupo de peritos propõe manter a atual matriz de risco”, afirmou a especialista Andreia Leite, da Escola de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, na reunião periódica de análise da situação epidemiológica do país, que junta no Infarmed, em Lisboa, especialistas, membros do Governo e o Presidente da República, sustentando que a incidência de casos de contágio é o indicador mais sensível para a progressão da pandemia.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

País

Desigualdade. Metade da riqueza em Portugal pertence apenas a 5% da população

Publicado

em

Por

Portugal está cada vez mais desigual: 42% da riqueza do país está concentrada em apenas 5% da população.

A diferença social entre ricos e pobres acompanha, igualmente, um ritmo de crescimento: 10% dos mais ricos acumulam 25% do rendimento do país.

Portugal destaca-se como o quinto país mais desigual da União Europeia e também o quinto mais desigual da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Sede de Junta de Freguesia de Celeirós assaltada e vandalizada em Braga

Publicado

em

Por

A sede da Junta de Freguesia de Celeirós, em Braga, foi assaltada e vandalizada na madrugada de hoje, causando prejuízos “ainda não contabilizados mas seguramente consideráveis”, disse o presidente.

Segundo Carlos Miguel, foram estroncadas duas janelas e seis portas, com recurso a um pé-de-cabra.

“Viraram tudo de pernas para o ar, ao que tudo indica à procura de dinheiro, mas apenas encontraram algumas moedas. Os prejuízos decorrem essencialmente dos estragos”, referiu.

Disse ainda que “ninguém tocou” nos cadernos eleitorais e nos boletins de voto antecipado.

O edifício, que alberga também a sede de um grupo folclórico e de um clube desportivo, não tem alarme.

A GNR tomou conta da ocorrência.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Suspeito de aliciar e burlar jovens futebolistas detido em Braga por alegado auxílio à imigração ilegal

Publicado

em

Por

O homem detido em Braga por alegado auxílio à imigração ilegal é suspeito de aliciar e burlar jovens promessas do futebol, sobretudo de Angola e do Brasil, disse esta sexta-feira fonte do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Segundo a fonte, os jovens viriam para Portugal com a promessa de que jogariam em determinados clubes, mas no fundo tinham apenas a oportunidade de se “mostrarem”, em treinos.

Os que agradassem ficavam, os outros seriam “abandonados à sua sorte”.

O suspeito terá ainda conseguido pagamentos de alguns jogadores a troco de falsas promessas de contratos.

De 47 anos e natural de Angola, o suspeito foi detido na quinta-feira e está indiciado por crimes de auxílio à imigração ilegal, burla qualificada e falsificação de documentos.

De acordo com a fonte do SEF, o suspeito usaria documentos “forjados”, em nome de alguns clubes, sobretudo dos distritos de Braga e do Porto, para facilitar a entrada dos jovens em Portugal.

Em causa estão jovens essencialmente entre os 18 e os 21 anos, mas também haverá alguns mais novos.

A investigação estava em curso desde 2020, tendo na quinta-feira sido dado cumprimento a dois mandados de busca, uma em domicílio e a outra numa empresa.

“Foi apreendida documentação que poderá corroborar a prova já existente no processo”, refere um comunicado do SEF.

O suspeito foi presente ao Tribunal de Instrução Criminal de Guimarães, que lhe aplicou as medidas de coação de apresentações periódicas semanais em posto policial, proibição de saída de território nacional com entrega de passaporte ao tribunal e proibição de contactos com outros suspeitos.

O tribunal fixou ainda a entrega de 5.000 euros, a título de caução.

A operação foi desenvolvida por onze inspetores do SEF.

Segundo fonte do SEF, a investigação vai continuar.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Carro destruído após incêndio em garagem em Braga

Publicado

em

Por

Um veículo ligeiro ficou completamente carbonizado após um incêndio, na manhã desta sexta-feira, em Fraião, Braga, avança o jornal O Minho.

De acordo com a mesma fonte, a condutora do veículo, da marca Mini, acabava de regressar a casa depois de ter levado o seu filho à escola, quando o veículo começou a arder numa área comum da garagem.

O alerta foi registado às 09:06.

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Começa hoje a construção de novo hotel em Guimarães com um investimento de 11 milhões

Publicado

em

Por

A construtora Casais lança hoje a primeira pedra do Hotel B&B Guimarães, um projeto com um investimento de cerca de 11 milhões de euros e que marca “o início de uma nova geração de edifícios sustentáveis”.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o Grupo Casais refere que Guimarães vai ter ainda este ano “uma unidade hoteleira do Grupo B&B Hotels, implantada na Rua Rómulo de Carvalho, freguesia de Azurém, junto ao Campus da Universidade do Minho”.

“O Hotel B&B Guimarães é uma unidade hoteleira de 3 estrelas com capacidade para 95 quartos, contando ainda com 44 apartamentos destinados ao publico universitário, bem como alguns espaços comerciais”, diz a construtora, acrescentando que o projeto tem a assinatura do arquiteto Mário Fernandes.

A construção do Hotel B&B Guimarães fica a cargo do Grupo Casais, num conjunto de cinco unidades hoteleiras do Grupo B&B Hotels, cadeia que chegou em 2018 ao mercado português e que conta atualmente com sete unidades hoteleiras.

O Grupo Casais explica tratar-se de um projeto que “integra preocupações de sustentabilidade ambiental, ao nível da saúde ocupacional dos futuros utilizadores e relativamente à eficiência energética”.

“É o primeiro edifício desta dimensão que armazena carbono e permite uma redução de 60% das emissões, incorpora interiores numa filosofia de economia circular onde 50% dos materiais podem ser reutilizados no final do ciclo de vida”, explica a empresa.

Segundo a construtora, permite também “uma redução de resíduos em 70% e da poluição sonora em mais de 50%, além de reduzir os prazos de execução em 50% em comparação com o tradicional, e contribui ainda para o aumento da qualificação profissional e a redução de riscos e acidentes”.

Citado no comunicado, o diretor executivo (CEO) do Grupo Casais, António Carlos Fernandes, diz que a empresa “aposta claramente numa constante e contínua melhoria de processos, na inovação, na digitalização do negócio e na construção sustentável”.

“Estes projetos são o exemplo vivo do tipo de relação que o Grupo Casais pretende estabelecer com os seus clientes. Procuramos oferecer, desde a fase de desenvolvimento do projeto, soluções que vão permitir a execução de obra com maior fluidez, cumprindo os objetivos e a visão do cliente”, sublinha António Carlos Fernandes.

Segundo o CEO, o Grupo Casais e os clientes procuram “criar soluções construtivas que oferecem um equilíbrio entre a qualidade e a funcionalidade, com especial enfoque nos temas relacionados com a operação e a manutenção”.

“Numa época de escassez de recursos qualificados esta é a única solução que garante uma satisfação de todas as partes envolvidas num projeto de construção”, defende António Carlos Fernandes.

A Casais foi criada a 23 de maio de 1958 e é hoje uma das maiores empresas do setor da construção em Portugal, mantendo o cariz familiar.

Adquirida pela Goldman Sachs em conjunto com a sua equipa de gestão em 2019, o GRUPO B&B HOTELS é a principal cadeia hoteleira independente com forte crescimento no setor Budget & Economy na Europa, com mais de 600 hotéis espalhados pela Europa e Brasil.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Sorriso de Neno fica “para sempre” no Estádio D. Afonso Henriques

Publicado

em

Por

O mural de homenagem a Neno, que visa “perpetuar o sorriso” do antigo guarda-redes internacional pela seleção portuguesa de futebol, que morreu em 10 de junho de 2021, foi hoje inaugurado no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

O pano que cobria a obra elaborada por Miguel Mazeda ‘caiu’ por volta das 19:00, ouvindo-se uma salva de palmas das mais de 200 pessoas que assistiram à cerimónia, entre as quais o presidente do Vitória de Guimarães, Miguel Pinto Lisboa, o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Pedro Proença, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, e a viúva do ex-futebolista e dirigente dos vitorianos, Simone Barros.

Depois de exibido o mural em que se vê Neno, de sorriso no rosto, a envergar uma camisola amarela de guarda-redes com o símbolo do clube de Guimarães, a companheira do antigo guardião por mais de três décadas agradeceu, em seu nome e no da filha de ambos, Juliana Barros, a homenagem realizada pelo Vitória e pela comissão do centenário do clube minhoto, fundado em 1922.

“Deixo um agradecimento enorme ao Vitória, que foi a casa do Neno, minha e da nossa filha, por tantos anos. Obrigado a todos os envolvidos que vivem o desporto como o Neno vivia. Esse sorriso abraça a cidade de Guimarães e o Vitória”, realçou, numa declaração com lágrimas pelo meio.

Antes de se revelar o ‘graffiti’ numa das fachadas exteriores do estádio, entre as bancadas Sul e Nascente, o presidente do Vitória frisou que o dia de hoje, em que Neno faria 60 anos, caso estivesse vivo, é de “saudade”, até pelo ambiente “festivo” com que se viviam os seus aniversários, mas também uma forma de “perpetuar” o antigo guarda-redes no quotidiano da cidade nortenha.

“Hoje, voltámos a sentir o peso da sua ausência, mas o sorriso do Neno perpetua-se, com o valor simbólico desta homenagem do Vitória e da comissão do centenário. Vivemos com ele tantos momentos inesquecíveis. Queremos que o Neno se mostre à cidade que o abraçou e acolheu como um dos seus. Torna-se assim uma presença diária para todos os vitorianos e vimaranenses”, salientou Miguel Pinto Lisboa.

Diante de uma plateia que incluía ainda o plantel vitoriano que compete na I Liga portuguesa de futebol, o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, o presidente da Associação de Futebol de Braga, Manuel Machado, e o cônsul de Cabo Verde no Porto, Carlos Machado, o dirigente acrescentou que o antigo futebolista era um “fator de união” no mundo do futebol.

Já o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, realçou que Neno foi, ao mesmo tempo, um “grande guarda-redes”, quer ao serviço de Barreirense, Vitória de Guimarães, Benfica e Vitória de Setúbal, quer da seleção das ‘quinas’, e “homem bom”, que ensinava as pessoas a “amarem mais o futebol” e a “saberem viver”.

“Foi um guarda-redes de ar felino e ágil, com uma forma de estar em campo exemplar. Distinguia-se pelo cavalheirismo. Sempre nos habituamos a ver no Neno uma pessoa especial. Deixa um testemunho que se vai perpetuar na vida do Vitória e na da família. Ficará sempre connosco”, assinalou.

O responsável máximo pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Pedro Proença, frisou que o antigo guarda-redes sobressaía “pelo carinho e pelo compromisso” como que se envolvia nos projetos.

“O que Neno era dentro do campo era aquilo que era fora do campo. Em 2015, quando abraço esta carreira como dirigente [na Liga], o primeiro telefonema que recebi foi do Neno. Incentivou-me. Quando pensámos no programa de embaixadores do futebol português, foi a primeira pessoa convidada”, confessou, antes de oferecer ao presidente do Vitória a camisola de Neno alusiva a essa iniciativa da Liga.

Em representação dos jogadores vitorianos, o extremo Rochinha frisou que a “homenagem demonstra a grandeza de Neno”, pessoa que, no dia a dia do clube vimaranense, era “muito mais do que um funcionário”, carregando um “imenso sorriso” que será “eterno”.

Nascido em 27 de janeiro de 1962, na Cidade Velha, em Cabo Verde, Adelino Barros, conhecido como Neno no futebol, morreu a 10 de junho de 2021, em Guimarães, vítima de morte súbita.

Formado no Barreirense, o antigo guarda-redes representou ainda o Vitória de Guimarães, como futebolista e dirigente, o Benfica e o Vitória de Setúbal, tendo contabilizado nove internacionalizações com a camisola de Portugal.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Fica absolvido o casal acusado da morte de idoso que tinham aliciado para relações sexuais e roubo em Santo Tirso

Publicado

em

Por

Um casal acusado de aliciar um idoso para uma relação sexual para depois o roubar e agredir e que acabria mesmo por morrer dois dias após o sucedido foi absolvido pelo Tribunal de Matosinhos que não encontrou provas que os responsabilizassem pela morte do idoso de 88 anos, em Santo Tirso, avança a CM.

o idoso foi surpreendido por um homem que lhe exigiu que entregasse os seus bens, enquanto este tirava a roupa, num momento indefeso.

De acordo com a acusação, os agressores, de 27 e 30 anos espancaram o idoso a murro e pontapé após este se ter recusado a entregar os seus bens, acabando por fugir com a certeira, anel de ouro e relógio da vítima, cujos ferimentos graves com que ficou, acabariam por ditar a sua morte, dois dias mais tarde, no Hospital de Famalicão.

Segundo as mesmas acusações, os criminosos terão planeado este crime pormenorizadamente de modo a ficarem com os bens da vítima, que foi encontrado inconsciente e seminu numa casa abandonada, por um funcionário da câmara, após ter visto as notícias do desaparecimento.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Mulher surpreendida dentro do carro na Trofa foi sequestrada durante 4 horas: Agredida e obrigada a levantar dinheiro

Publicado

em

Por

Uma mulher foi sequestrada, na última sexta-feira, quando estava no interior do carro junto a uma igreja, na Trofa, por um assaltante.

De acordo com a CM, durante quatro horas, a vítima “acompanhou” o sequestrador que circulou pelo Porto e Póvoa de Varzim, fazendo paragens em caixas multibanco e até para comprar droga.

Durante todo o percurso, a mulher terá sido agredida e ameaçada com uma faca para fazer levantamentos em dinheiro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Despiste na A3 faz um ferido em Santo Tirso

Publicado

em

Por

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta terça-feira, na sequência de um despiste, no sentido Norte-Sul da A3, em Santo TIrso.

De acordo com os Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, a vítima ficou com ferimentos ligeiros e acabou por recusar o transporte hospitalar.

O alerta foi registado às 17:43.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

PSP deteve suspeito de diversos furtos em estabelecimentos em Braga

Publicado

em

Por

A PSP deteve um homem de 32 anos “fortemente suspeito” de “diversos” furtos qualificados, ocorridos maioritariamente em estabelecimentos na cidade de Braga, anunciou hoje aquela força.

Em comunicado, a PSP refere que o suspeito foi detido na segunda-feira, no cumprimento de um mandado judicial.

O detido vai ser presente no Tribunal Judicial de Braga, para aplicação de medidas de coação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Jornal

Rádio

Artigos Recentes

Paíshá 20 minutos

Menina morre em acidente no Entroncamento

Uma menina de quatro anos morreu ontem na sequência de uma colisão entre dois veículos ligeiros na Estrada da Barroca,...

Famalicãohá 31 minutos

Sem-abrigo em Famalicão: da realidade dura da rua ao amparo de um teto

Não se sabe ao certo quantos existem no concelho, até porque o número vai variando, mas, neste momento, estão sinalizados...

Paíshá 42 minutos

Desigualdade. Metade da riqueza em Portugal pertence apenas a 5% da população

Portugal está cada vez mais desigual: 42% da riqueza do país está concentrada em apenas 5% da população. A diferença...

Mundohá 14 horas

Europa abandona restrições mesmo com subida de infeções. É o adeus à covid-19

Da reabertura de bares e restaurantes ao abandono dos requisitos legais para máscaras, muitas das maiores economias da Europa agora...

Paíshá 14 horas

Infeções aumentaram 83% nas crianças com menos de 10 anos nos últimos 14 dias

A faixa etária com “incidência cumulativa a 14 dias mais elevada correspondeu ao grupo das crianças com menos de 10...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão implementa “policiamento de proximidade” com agentes em bicicletas elétricas

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão apresenta oficialmente, esta segunda-feira, o seu novo destacamento, focado no “policiamento de...

Paíshá 15 horas

Covid-19: Só há 2 concelhos (em 308) abaixo do nível máximo de incidência e são ambos nos Açores

O número de concelhos abaixo do nível máximo de incidência de infeções pelo coronavírus SARS-CoV-2 baixou esta semana de cinco...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Duas pessoas feridas após despiste na A7

Duas pessoas ficaram feridas, na tarde desta sexta-feira, após um despiste ao quilómetro 27 da A7, antes da saída para...

Paíshá 16 horas

Auchan apresenta plataforma ‘online’ “Medicamento Certo”

A Aucan apresenta a plataforma “Medicamento Certo”, desenvolvida por uma equipa de farmacêuticos da startup portuguesa SerFarma, esta solução digital...

Paíshá 17 horas

Assaltantes sequestram e agridem vendedor de tabaco em Paços de Ferreira

Um homem de 31 foi sequestrado, esta quinta-feira, em Paços de Ferreira, por um grupo de assaltantes que o atacavam...

Paíshá 17 horas

Jerónimo diz que Costa e Rio já fizeram um “acordo de cavalheiros” para poderem “governar à vontade”

O secretário-geral do PCP dramatizou hoje o discurso e apontou incoerência ao secretário-geral socialista, António Costa, por dizer que está...

Famalicãohá 18 horas

Famalicenses Irrequietos com Margarida Oliveira

Conheça melhor esta famalicense, que se destaca por oferecer ajuda a quem mais precisa e cuja a paixão pelo mundo...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Taxa de infeções regista subida de quase 3.000

Os dados da Direção-Geral da Saúde referentes à incidência de novos casos da covid-19, das duas últimas semanas, no concelho...

Paíshá 18 horas

Covid-19: Mais 44 mortos e 63.833 novos infetados nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 44 óbitos provocados pela pandemia e 63.833 os casos de infeção, segundo o relatório diário emitido...

Bragahá 20 horas

Sede de Junta de Freguesia de Celeirós assaltada e vandalizada em Braga

A sede da Junta de Freguesia de Celeirós, em Braga, foi assaltada e vandalizada na madrugada de hoje, causando prejuízos...

Regiãohá 21 horas

Suspeito de aliciar e burlar jovens futebolistas detido em Braga por alegado auxílio à imigração ilegal

O homem detido em Braga por alegado auxílio à imigração ilegal é suspeito de aliciar e burlar jovens promessas do...

Paíshá 21 horas

Bebé de 8 dias morre após atraso nos serviços de emergência médica. Ordem dos Médicos pede investigação

A Unidade de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) revelou hoje que vai instaurar um inquérito para apurar as circunstâncias da...

Economiahá 22 horas

Gasolina volta a subir 1,5 cêntimos esta segunda-feira. Gasóleo sobe 1 cêntimo

A gasolina simples deverá subir 1,5 cêntimos por litro, já na próxima segunda-feira, enquanto que o gasóleo deverá registar uma...

Paíshá 22 horas

Despiste provoca a morte de 3 pessoas em madrugada trágica esta sexta-feira

Três pessoas morreram e duas ficaram feridas após um violento despiste, na madrugada desta sexta-feira, na Avenida das Forças Armadas,...

Bragahá 23 horas

Carro destruído após incêndio em garagem em Braga

Um veículo ligeiro ficou completamente carbonizado após um incêndio, na manhã desta sexta-feira, em Fraião, Braga, avança o jornal O...

Arquivo

FAMA NAS REDES