Siga-nos nas redes

Região

Covid-19: Região Norte com índice de transmissibilidade (Rt) abaixo de 1

Publicado

em

O Norte e o Algarve são as únicas regiões do país com um índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV2 inferior a 1, com o Alentejo apresentar o maior crescimento, passando dos 0,92 para os 1,16.

Os dados constam do relatório semanal do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) sobre a evolução da curva da epidemia hoje divulgado e que indica que o valor médio do Rt – que estima o número de casos secundários de covid-19 resultantes de uma pessoa infetada – é de 1,07 no país.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da sua Famatv, também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Por regiões, apenas o Norte (0,99) e o Algarve (0,92) registam um Rt abaixo do limite estabelecido de 1, enquanto as restantes apresentam um índice de transmissibilidade do vírus que varia entre os 1,05 na Madeira e no Centro e o máximo de 1,16 no Alentejo.

Lisboa e Vale do Tejo é a segunda região do país com um Rt mais elevado, tendo passado de 1,11 para os 1,14, de acordo com os dados de hoje do INSA, que refere ainda que este indicador está estimado nos 1,07 para a região autónoma dos Açores.

“Portugal apresenta a taxa de notificação acumulada de 14 dias [de novos casos de infeção] entre 20 e 59,9 por cem mil habitantes e um Rt superior 1, ou seja, uma taxa de notificação baixa/moderada e com tendência crescente”, refere o instituto.

No que se refere à taxa de incidência de novos casos por regiões, apenas os Açores ultrapassam a barreira dos 120, estando atualmente nos 133,9, enquanto o Norte, o Centro e o Alentejo estão mesmo abaixo dos 60 casos por cem mil habitantes.

A região de Lisboa e Vale do Tejo apresenta uma incidência que aumentou dos 50,6 para os 68,1 casos e, em tendência contrária, o Algarve reduziu dos 72,8 para os 63,2.

Estes indicadores – o índice de transmissibilidade do vírus e a taxa de incidência de novos casos de covid-19 – são os dois critérios definidos pelo Governo para a avaliação continua que do processo de desconfinamento que se iniciou a 15 de março e que está na quarta fase de alívio das restrições.

O grupo de peritos que aconselha o Governo sobre a epidemia da covid-19 defendeu hoje que deve manter-se esta matriz de risco das “linhas vermelhas” de avaliação da incidência acumulada de casos e do Rt.

“O grupo de peritos propõe manter a atual matriz de risco”, afirmou a especialista Andreia Leite, da Escola de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, na reunião periódica de análise da situação epidemiológica do país, que junta no Infarmed, em Lisboa, especialistas, membros do Governo e o Presidente da República, sustentando que a incidência de casos de contágio é o indicador mais sensível para a progressão da pandemia.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

OUVIR RÁDIO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 37 minutos

Famalicão: Céus nublados e descida da temperaturas previstas para este feriado de 05 de outubro

Este será um feriado com céus nublados, com intervalos de sol e temperaturas ligeiramente mais baixas do que as registadas...

Póvoa de Varzimhá 43 minutos

Festas em Honra da “Santinha de Balasar” iniciam-se este domingo

Iniciam-se este domingo as celebrações da Festa em Honra da Beata Alexandrina, na freguesia de Balasar, na Póvoa de Varzim....

Póvoa de Varzimhá 2 horas

Esposende exige ao Governo que a A28 seja abrangida na redução de 30% nas portagens

O Município de Esposende aprovou, por unanimidade, uma moção em que exige ao Governo a inclusão da Autoestrada 28 (A28)...

Desportohá 2 horas

Famalicão realiza 12.ª Caminhada Concelhia passa por Vale S. Cosme, Sezures, Portela e Telhado este sábado

Aproxima-se a 12.ª edição da Caminhada Concelhia de Famalicão, que se realiza este sábado, às 14h30, e que partirá da...

Famalicãohá 3 horas

Acabar com os telemóveis nas escolas? Mundos de Vida foi pioneira em Famalicão

A discussão à volta do uso ou não dos telemóveis na escola começa a ganhar força e a ser amplamente...

Desportohá 3 horas

Cidade Europeia do Desporto: comissários impressionados com Famalicão

Dentro de 15 a 20 dias Famalicão saberá se será Cidade Europeia do Desporto em 2025. Os comissários da ACES...

Desportohá 3 horas

FC Famalicão estreia-se nas competições europeias com empate frente ao Midtjylland da Dinamarca

O FC Famalicão empatou por 2-2 com o FC Midtjylland, no jogo que marcou a estreia da equipa famalicense em...

Desportohá 4 horas

Portugal Espanha e Marrocos vão realizar o Campeonato do Mundo de futebol 2030

A FIFA confirmou, em comunicado emitido esta quarta-feira, que Portugal, Espanha e Marrocos irão organizar o Mundial de futebol de...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Construção de Ecoparque em Cabeçudos levanta questões da oposição

O processo que envolve a proposta de construção de um ecoparque na freguesia de Cabeçudos dominou a discussão política da...

Desportohá 4 horas

FC Famalicão vende Midtjylland por 2-0 ao intervalo na sua estreia europeia

O FC Famalicão vence por 2-0 o FC FC Midtjylland, no jogo que marca a estreia da equpa famalicense em...

Arquivo

Mais Vistos