Siga-nos nas redes
Publicidade

Desporto

Rio Ave despromovido à II Liga após vitória do Arouca que passa à I Liga

Publicado

em

O Arouca subiu hoje à I Liga portuguesa de futebol, um prémio inesperado para o emblema que chegou esta temporada à II Liga e superou as expectativas, terminando a fase regular com uma série de nove vitórias consecutivas.

As nove vitórias consecutivas na reta final do campeonato valeram o ‘passaporte’ para o ‘play-off’ de acesso à I Liga, no qual os arouquenses encontraram o Rio Ave, tendo vencido na quarta-feira, em casa, por 3-0, na primeira mão, e hoje, em Vila do Conde, por 2-0, ‘carimbando’ o regresso ao principal escalão do futebol português.

A equipa, liderada desde o banco por Armando Evangelista, teria como objetivo inicial a estabilização do segundo escalão do futebol português, mas a consistência defensiva demonstrada desde cedo e a boa forma encontrada a partir de fevereiro (13 vitórias em 17 jogos), permitiram sonhar com o que, em janeiro, parecia bastante improvável.

Nessa altura, na 18.ª jornada, os arouquenses ocupavam o nono lugar, com 24 pontos, a nove do segundo classificado, a Académica, e com apenas 17 tentos marcados – e 16 sofridos –, não pela falta de oportunidades criadas, mas pela falta de acerto na hora de finalizar.

À equipa que já contava com a consistência do ‘capitão’ Thales Oleques – disputou todos os jogos do campeonato –, a liderança defensiva de João Basso, a experiência de Pedro Moreira e Leandro Silva no ‘miolo’ e a objetividade de André Silva, Bukia e Adílio, juntaram-se, no mercado de transferências de inverno, nomes como Arsénio, Sema Velázquez, Pité e Mauro Caballero.

Os dois primeiros reforços tornaram-se ‘pedras basilares’, enquanto Pité entrou no ‘onze’ na reta final da temporada, oferecendo mais fulgor ofensivo do que aquele que foi dado por Marco Soares, experiente médio defensivo e ‘esteio’ da equipa na primeira metade da temporada.

Heliardo e Mauro Caballero foram opções regulares para sair do banco de suplentes, para render o melhor marcador da equipa, André Silva, que anotou oito golos na fase regular, e a irreverência de Bukia ofereceu mais presença na área contrária e ‘poder de fogo’.

Porém, a chave para o sucesso de Armando Evangelista – na primeira subida à I Liga do técnico, de 47 anos – estava no processo defensivo, com apenas 24 golos sofridos em 34 jogos, sendo a defesa menos batida do campeonato, graças à ‘segurança’ oferecida por Victor Braga entre os postes e à boa parceria entre João Basso e Sema Velázquez no eixo defensivo.

Apesar desse registo, o futebol praticado pelos arouquenses não era defensivo, mas sim de controlo e gestão da partida, procurando, com paciência, encontrar ‘brechas’ no esquema adversário, através de triangulações na zona central e corredores, ou, em caso de dificuldade, explorar o contra-ataque e a verticalidade oferecida, nomeadamente, por André Silva e Bukia.

Destaque também para o papel de João Basso no ataque, terminando o campeonato com sete golos marcados, uma temporada de alto nível do central brasileiro, que teve um papel semelhante ao do uruguaio Coates no título nacional conquistado pelo Sporting.

Cinco épocas depois, o Arouca vai somar a quinta presença no escalão máximo do futebol português, no qual conseguiu uma qualificação para a Liga Europa (2015/16), uma conquista com sabor amargo, já que na mesma época em que pisou os relvados europeus caiu para o segundo escalão (2016/17), devido ao conjunto de resultados na última jornada.

Depois de falhar o regresso à I Liga na temporada seguinte (2017/18), o Arouca ‘afundou’ e caiu para o Campeonato de Portugal em 2018/19, acabando por ser indicado para subir à II Liga pela Federação Portuguesa de Futebol na sequência da conclusão precoce da competição, em 2019/20, devido à pandemia da covid-19, juntamente com o Vizela.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Desporto

FC Famalicão: Colombatto alvo de processo disciplinar após alegados insultos a Pepe do FC Porto

Publicado

em

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol anunciou ter instaurado um processo disciplinar ao argentino Santiago Colombatto, do Famalicão, na sequência de um incidente com o capitão do FC Porto, Pepe, nas ‘meias’ da Taça de Portugal.Em causa estarão alegados insultos racistas dirigidos ao defesa internacional português, durante a vitória alcançada pelos ‘azuis e brancos’ na receção aos minhotos (3-2, após prolongamento), na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, em 04 de maio.

Pepe fez queixa à Polícia de Segurança Pública (PSP) logo após a partida, ao passo que Colombatto negou ter proferido insultos daquela índole, num incidente que levou à abertura de um processo de averiguação, tramitado na Comissão de Instrução Disciplinar federativa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

FC Famalicão: Leonardo Oliveira convocado para a seleção sub-18 da Suécia

Publicado

em

Nos dias 15 e 18 de junho, em Cardiff, ocorrerão dois jogos de preparação entre a seleção sub-18 da Suécia e o País de Gales. Leonardo Oliveira, jogador do Futebol Clube de Famalicão, foi convocado para representar a seleção escandinava.

Leonardo Oliveira teve uma temporada muito positiva no clube português, destacando-se no escalão sub-19. Sua contribuição foi fundamental para a histórica conquista do título no Campeonato Nacional. Embora tenha atuado principalmente pela equipe sub-23, o avançado marcou oito gols na Liga Revelação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Afonso Silva do GD Natação convocado para representar Portugal no 38.º Meeting Internacional do Porto

Publicado

em

O atleta do GD Natação de Famalicão, Afonso Silva, foi convocado para integrar a seleção nacional e representar Portugal no 38.º Meeting Internacional do Porto.

O desafio está agendado para este fim de semana, na Piscina de Campanhã, onde estarão em competição 445 atletas, representando 61 equipas nacionais e internacionais, de países como Espanha, Líbano, Suíça, Angola e Moçambique.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

OUVIR RÁDIO

VER TV EM DIRETO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 25 minutos

FC Famalicão: Colombatto alvo de processo disciplinar após alegados insultos a Pepe do FC Porto

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol anunciou ter instaurado um processo disciplinar ao argentino Santiago Colombatto, do...

Famalicãohá 2 horas

Mostra de talentos “Bernardino Got Talent” esta sexta-feira em Joane

A Escola Secundária Padre Benjamin Salgado, na freguesia de Joane, em Famalicão, realiza, esta sexta-feira, o espetáculo “Bernardino Got Talent”,....

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: CESPU recebe forum ‘Pensar as Cidades’ a 16 de junho

A Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) vai acolher, no próximo dia 16 de junho, o fórum intitulado...

Desportohá 4 horas

FC Famalicão: Leonardo Oliveira convocado para a seleção sub-18 da Suécia

Nos dias 15 e 18 de junho, em Cardiff, ocorrerão dois jogos de preparação entre a seleção sub-18 da Suécia...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Variante da EN14 cortada ao trânsito após dois acidentes

O trânsito na Variante da EN 14 em Famalicão, encontra-se cortado, na manhã desta sexta-feira, após terem sido registados dois...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Companhia de teatro Momento apresenta “O Fim” na Casa das Artes este fim de semana

“O Fim”, a nova criação da companhia de teatro Momento – Artistas Independentes, chega à Casa das Artes de Famalicão...

Desportohá 5 horas

Famalicão: Afonso Silva do GD Natação convocado para representar Portugal no 38.º Meeting Internacional do Porto

O atleta do GD Natação de Famalicão, Afonso Silva, foi convocado para integrar a seleção nacional e representar Portugal no...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Colisão rodoviária provoca um ferido em Joane

Uma pessoa ficou ferida, na manhã desta sexta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária, entre dois veículos ligeiros de passageiros,...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Condutor alcoolizado detido com taxa de 1,70 álcool no sangue

Um condutor foi detido, esta quinta-feira, em Famalicão por conduzir com uma taxa de ácool no sangue de 1,70 g/l....

Paíshá 6 horas

Gasóleo aumenta 2,5 cêntimos esta segunda-feira. Gasolina sobe 2 cêntimos

As previsões desta sexta-feira apontam para uma subida do preço dos combustíveis mais utilizados, apontando para aumentos superiores a 2...

Arquivo

Mais Vistos