Póvoa de Varzim
Investimento de 2 milhões tenta evitar o avanço do mar na Póvoa, Vila do Conde e Ofir

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) formalizou hoje o arranque de três obras no litoral norte, com um valor global de quase dois milhões de euros, para proteger as populações e as infraestruturas do fenómeno da erosão costeira.
As intervenções, que vão ter lugar em Vila do Conde, na freguesia de Árvore, na Póvoa de Varzim, na freguesia de Aguçadoura, ambas no distrito do Porto, e na praia de Ofir, em Esposende, distrito de Braga, arrancam no imediato, mas têm prazos e graus de complexidade diferentes.
Em Vila do Conde será feita a operação mais profunda e dispendiosa, avaliada em 1,8 milhões de euros, com 85% de financiamento de verbas europeias, visando reabilitar a defesa aderente da marginal de Árvore.
A obra, que terá um prazo de execução de 330 dias, vai incidir numa faixa de 160 metros, com o muro de proteção a ser reforçado com estacas e com um enrocamento para dar mais resistência à estrutura perante a ação do mar.
O presidente da Câmara de Vila do Conde, Vítor Costa, vincou que esta é uma “obra fundamental para que esta praia de Árvore continue a existir”, lembrando o perigo que a zona, incluindo as habitações, corre, devido à erosão costeira, pedindo investimento ao governo.
“O poder local, que está mais próximo, tem alertado a administração central para estas questões que afetam a segurança das populações e a atividade económica na nossa região. Seremos sempre exigentes na resolução deste problema, lembrando a necessidade de se investir nos nossos concelhos”, reforçou o autarca.
Um pouco mais à norte, na cidade vizinha da Póvoa de Varzim, também foi feita a consignação de uma obra, no valor de 75 mil euros, para reforçar um muro e uma escada na praia de Aguçadoura, numa intervenção que vai durar 30 dias.
O autarca local, Aires Pereira, também frisou a importância desta intervenção, afirmando “que há presença humana significativa a viver junto à orla costeira e é preciso proteger essas populações com antecedência, não esperando pelos incidentes”, e lembrando uma outra zona problemática no seu concelho, na praia da freguesia de Estela.
“É urgente fazer um reforço da duna primária existente, pois se esta for derrubada pelo mar, todos os campos a nascente, onde há uma intensa produção hortícola, podem ser inundados com água salgada e colocarem causa a subsistência de mais de 10 mil pessoas. Já temos um estudo para essa intervenção e esperamos que no próximo quadro comunitário a APA faça constar essa intervenção”, disse o presidente da Câmara da Póvoa de Varzim.
Ainda no âmbito das intervenções hoje firmadas no litoral norte, vai também arrancar a obra na praia de Ofir, em Esposende, com a reparação de um geotubo que se desgastou e com o reforço, com areia, de toda estrutura colocada para travar o avanço do mar, num investimento de 133 mil euros.
O vice-presidente da APA, José Pimenta Machado, que hoje assinou o arranque das empreitadas, lembrou que “os problemas da erosão costeira vão ser potenciados pela ação climática”, apontado que esta “é uma realidade que o país tem de se preparar, adaptando o território com planeamento, proteção, e, em algumas situações no limite, com um recuo para terra”.
O dirigente considerou que com as intervenções hoje consignadas “haverá mais solidez e resistências estrutural para encarar os avanços do mar, sobretudo no período de inverno”, garantindo a preocupação para que as obras “perturbem o menos possível a atividade da época balnear”.
O vice-presidente da APA assegurou, ainda, que “todo o litoral português merece a preocupação da APA”, destacando, na zona norte, Espinho (Aveiro) e Esposende “por terem situações particularmente vulneráveis”, mas vincado que “o Plano de Ordenamento Costeiro (POC) contempla todas essas preocupações”.
Questionado sobre as questões da seca que assola o país, e a intervenção da APA nesse âmbito, José Pimenta Machado não teceu comentários, dizendo apenas que o organismo “está a trabalhar em soluções que em breve serão anunciadas”.

País
Vendiam joias de 200 mil euros furtadas de ourivesaria na Póvoa de Varzim

Muitos artigos de joalharia e relojoaria e três mil euros em numerário foram apreendidos, na sexta-feira, vários meses depois de terem sido furtados de uma ourivesaria na Póvoa de Varzim. Um homem foi constituído arguido e outras três pessoas foram identificadas.
“O dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Metropolitano do Porto, através da Divisão de Investigação Criminal, no dia de ontem, concluiu uma operação policial no âmbito do combate aos crimes contra o património, mormente, furto no interior de ourivesaria na Póvoa de Varzim”, pode ler-se em nota da PSP enviada às redações este sábado de manhã.
A investigação começou em junho passado, altura em que o furto ocorreu, e contemplou a realização de várias diligências policiais nos concelhos de Braga, Amares e Trofa. Resultou na identificação de quatro pessoas – uma das quais foi constituída arguida, um homem de 43 anos residente em Braga – e na apreensão de centenas de artigos de joalharia e relojoaria, avaliados em cerca de 200 mil euros, além de três mil euros em numerário.
De acordo com a nota da PSP, uma parte considerável dos artigos recuperados encontrava-se à venda ao público junto de um espaço comercial.
Póvoa de Varzim
Mais de 30 ruas com trânsito interdito na Póvoa de Varzim este sábado

A V Corrida dos Reis vai realizar-se este sábado, 7 de janeiro, com partida marcada para as 18h00, da Praça do Almada, em frente à Câmara Municipal.
As inscrições ainda estão abertas até serem atingidas as 1500 pessoas ou até ao dia 6 de janeiro, às 18h00, para um percurso de oito quilómetros por várias artérias da cidade, nesta que é uma iniciativa organizada pela Bikeservice, com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e com o patrocínio do Grupo CCR.
Assim, e devido à realização desta iniciativa, solicita-se a compreensão dos munícipes para a interdição temporária do trânsito, entre as 16h30 e as 20h00, nas seguintes artérias: Praça do Almada, Rua Dr. Sousa Campos, Rua Manuel Silva, Rua Santos Minho, Rua José Malgueira, Rua Frei Sebastião, Rua Elias Garcia, Rua António Graça, Rua Casa dos Poveiros do Rio, Avenida Vasco da Gama, Rua Latino Coelho, Largo Caetano de Oliveira, Avenida Mouzinho de Albuquerque, Avenida dos Banhos, Avenida dos Descobrimentos, Rua Tenente Veiga Leal, Rua Tenente Valadim, Rua 31 de Janeiro, Rua Coronel Oudinott, Rua dos Ferreiros, Praça do Almada, Rua Visconde de Azevedo, Rua Primeiro de Maio, Rua do Cidral, Rua de São Pedro, Rua Dr. Josué Trocado, Rua Padre José Brenha, Rua Dr. Manuel Monteiro, Rua Dr. Leonardo Coimbra, Rua do Conselheiro Abel Andrade, Avenida Mouzinho de Albuquerque, Rua da Alegria, Rua da Junqueira e Praça da República.
Póvoa de Varzim
Despiste faz um morto na A28, na Póvoa de Varzim

Um despiste na A28 levou, esta manhã, à morte de uma pessoa morreu. Outra ficou ferida com gravidade. O acidente aconteceu na A28, na Póvoa de Varzim.
Segundo informações avançadas pelo JN e que colheu junto dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, o acidente aconteceu pelas das 9h30, no sentido Porto-Viana.
O ferido foi transportado pelo INEM para o Hospital de Pedro Hispano, em Matosinhos
País
Póvoa de Varzim e Vila do Conde cancelam festejos da passagem de ano

Devido às previsões de agravamento do estado do tempo, as câmaras de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim decidiram cancelar os festejos da passagem de ano. As duas autarquias tinham já tendas gigantes montadas e bandas anunciadas para a festa de boas vindas a 2023, mas o anúncio de chuva e vento fortes para a última noite do ano levou, hoje, à decisão de cancelar os eventos.
“Após reunião havida hoje, em que intervieram o Presidente da Câmara, enquanto autoridade municipal de proteção civil, o Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, o Comissário da Polícia de Segurança Pública da Póvoa de Varzim, o Comandante dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, e o Serviço Municipal de Proteção Civil, determinou-se o cancelamento da festa de fim d’ano e o fogo de artifício, uma vez que as previsões meteorológicas indicam não estarem reunidas as condições de segurança necessárias à realização do evento de amanhã”, diz uma nota de imprensa.
Em Vila do Conde, o cenário repete-se A festa estava agendada para uma tenda gigante, montada junto ao Forte de S. João. Com o agravamento das previsões meteorológicas para a noite de sábado para domingo, a autarquia cancelou a festa.
As duas autarquias aconselham a população a proteger-se da chuva (moderada a forte) e do vento (que poderá atingir os 40 km/h e rajadas até 75 km/h) ao evitar deslocações desnecessárias, na noite de dia 31 de dezembro. Durante esse mesmo período, há previsão de agravamento de agitação marítima, pelo que a concentração de pessoas em praias e a prática de atividades à beira-mar, desportivas ou de lazer, é desaconselhada.
Póvoa de Varzim
Quatro feridos um deles grave após violenta colisão frontal na Póvoa de Varzim

Quatro pessoas ficaram feridas, esta quinta-feira, na sequência de uma violenta colisão frontal entre um carro e uma carrinha de caixa aberta, na EN 205 na freguesia de Laundos, na Póvoa de Varzim, avança o jornal E24.
Dos quatro feridos, um ficou em estado grave.
As vítimas foram transportadas para o Hospital da Póvoa de Varzim.
Para o local foram destacados os Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim e os Bombeiros Voluntários de Fão, assim como elementos do INEM e VMER.
Foto: E24/DR
Póvoa de Varzim
Jovem de 22 anos detido na Póvoa de Varzim com 3 quilos de cocaína que transportou do Brasil

Um jovem de 22 anos foi detido, na Póvoa de Varzim, com uma mala onde carregava três quilos de cocaína.
De acordo com a Polícia Judiciária, esta quantidade de droga terá sido transportada pelo suspeito desde São Paulo, no Brasil, até ao Porto, onde seria usada para a produção de mais de 30 mil doses individuais.
O detido será agora presente às autoridades judiciárias competentes para primeiro interrogatório.
Póvoa de Varzim
Póvoa de Varzim: Sábado de eleição da melhor rabanada poveira

“Delícia de Rabanada” é o concurso que vai animar a Póvoa de Varzim este sábado, a partir das 16 horas.
Trata-se da 23ª edição do concurso, que terá como palco o Posto de Turismo dos Torrões. Todos os presentes vão ter a oportunidade de provar as rabanadas a concurso e votar na que consideram ser a melhor receita.
Qualquer um pode participar na escolha do Prémio do Público através da compra de senhas de prova, cuja verba arrecadada será sorteada a favor de uma Instituição Particular de Solidariedade Social do concelho. O júri, por sua vez, vai ser responsável pela tarefa de selecionar a melhor Rabanada Poveira como a vencedora deste ano.
Póvoa de Varzim
Condutor de trator de 40 anos perde a vida após colisão seguida de capotamento na Póvoa de Varzim

Um homem morreu hoje na sequência de um acidente entre um reboque de automóveis e um trator agrícola, na Estrada Nacional 13, na freguesia de Estela, na Póvoa de Varzim, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.
De acordo com fonte dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, o acidente ocorreu entre um roboque de automóveis e um trator, tendo o trator capotado e o homem que o conduzia ficado debaixo dele.
O óbito foi declarado no local pela equipa dos Bombeiros da Póvoa de Varzim, aquando do processo de desencarceramento.
O alerta foi dado às 13:33, a vítima é um homem, cuja idade ainda é desconhecida.
As operações de socorro mobilizaram 11 operacionais dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, apoiados por quatro veículos e para o local deslocaram-se quatro viaturas da Guarda Nacional Republicana (GNR), o CIV de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim, VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) de Barcelos e a equipa de psicologia do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Foto: Estela Nossa Aldeia/DR
Póvoa de Varzim
Recuperador de calor explode na Póvoa de Varzim e deixa homem de 60 anos ferido gravemente

Duas pessoas ficaram feridas, uma delas gravemente, depois de um incêndio num prédio na Póvoa de Varzim.
O ferido grave, um homem de 60 anos, acabou por ser transportado para o Hospital de São João no Porto.
A explosão, provocada por um recuperador de calor, partiu os vidros da estrutura e acabou por danificar ainda as viaturas que se encontravam estacionadas no local.
Póvoa de Varzim
Póvoa de Varzim: Concurso “Delícia da Rabanada” decorre no próximo sábado

O Município da Póvoa de Varzim vai promover, no próximo dia 17 de dezembro, a partir das 16 horas, o XXIII Concurso “Delícia de Rabanada”.
A iniciativa decorrerá no Posto de Turismo dos Torrões e todos os presentes vão ter a oportunidade de provar as rabanadas a concurso e votar na que consideram ser a melhor receita.
Qualquer um pode participar na escolha do Prémio do Público através da compra de senhas de prova, cuja verba arrecadada será sorteada a favor de uma Instituição Particular de Solidariedade Social do concelho. O júri, por sua vez, vai ser responsável pela tarefa de selecionar a melhor Rabanada Poveira como a vencedora deste ano.