Braga
Hospital de Braga perdeu cinco obstetras desde outubro e ainda não contratou nenhum

O Hospital de Braga registou, desde outubro de 2021, a saída, por aposentação ou rescisão, de cinco médicos obstetras, não tendo registado nenhuma entrada, disse hoje à Lusa fonte da administração.
Segundo a fonte, o hospital tem “sinalizada a necessidade de contratação de médicos daquela especialidade, não tendo o número de recém-especialistas acompanhado esta necessidade”.
O hospital ainda não tem assegurado o funcionamento do Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia na sexta-feira e no domingo.
Segundo a fonte, as escalas para aqueles dias “não se encontram fechadas”, continuando o conselho de administração a “envidar todos os esforços” para assegurar o funcionamento do serviço.
O conselho de administração reitera que “continua muito empenhado na resolução” do problema, reforçando que “trabalha, diariamente, com a finalidade assegurar a prestação de cuidados de saúde de forma regular às grávidas e parturientes da região”.
No domingo, o Hospital de Braga fechou, durante 24 horas, a urgência de obstetrícia, “pela impossibilidade de completar escalas”.

Braga
Homem de 57 anos perde a vida após ser atingido por queda de árvore em Esposende

Um homem de 57 anos morreu hoje após ter sido atingido por uma árvore “de médio porte”, durante um abate que decorria numa bouça nas Marinhas, Esposende, disse fonte dos bombeiros.
Segundo a fonte, a vítima não estava envolvida nas operações de abate.
“Ou estava a assistir ao abate ou a passar no local”, referiu.
A fonte acrescentou que ainda foram feitas manobras de reanimação, mas o óbito acabou por ser declarado no local.
O alerta foi dado pelas 15:08.
Para o local, foram mobilizados os Bombeiros Voluntários de Esposende, uma viatura médica de reanimação e emergência e uma equipa de psicólogos do INEM.
A GNR tomou conta da ocorrência.
Braga
Braga vai oferecer 500 postos de trabalho até 2024 em empresas da área tecnológica

O concelho de Braga vai acolher, até 2024, mais seis multinacionais e empresas tecnológicas, que criarão 500 novos postos de trabalho, anunciou hoje o presidente da Câmara.
Falando durante a 6.ª Semana da Economia, que decorre em Braga até sexta-feira, Ricardo Rio especificou que uma só uma destas empresas, uma multinacional japonesa, vai criar 200 postos de trabalho.
Um grupo espanhol aponta para 100 empregos, os mesmos que outra multinacional, mas da Suíça.
O autarca deu ainda conta da contínua descida do desemprego no concelho, que passou de 14,7 por cento em inícios de 2014 para 5,6 por cento em abril de 2023.
Ricardo Rio sublinhou também o quarto lugar que Braga ocupa no ranking nacional das exportações, atrás de Lisboa, Palmela e Vila Nova de Famalicão.
Braga registou, em 2022, exportações no valor de 2,5 mil milhões de euros, o que significa 3,22% das exportações nacionais.
Braga
Mulher de 37 anos detida após cortar pulseira eletrónica para evadir prisão domiciliária em Braga

A PSP deteve hoje, em Braga, uma mulher de 37 anos que cortou a pulseira eletrónica que lhe tinha sido imposta para cumprimento de prisão domiciliária, anunciou aquela força.
Em comunicado, a PSP refere que a mulher foi detida pelas 04:50.
“A suspeita cortou a referida pulseira, tendo desrespeitado a medida de coação que lhe tinha sido aplicada”, explica a PSP.
A mulher vai ser presente ao Tribunal Judicial da Comarca de Braga.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Será um sábado nublado mas com intervalos de sol. Máximas vão chegar aos 24.º graus
-
Desportohá 6 dias
Famalicão: Alunos da EB Terras do Ave no Torneio de Boccia do Campeonato Municipal de Desporto Adaptado
-
Famalicãohá 5 dias
Empresários e startups famalicenses mostram ideias inovadoras no Vai à Vila este fim de semana
-
Famalicãohá 4 dias
Estudantes famalicenses já usam as novas salas de estudo da Estação Rodoviária