Siga-nos nas redes

Desporto

Adjunto do Famalicão Tarantini é o primeiro atleta profissional a conseguir um doutoramento em Portugal

Publicado

em

O ex-jogador de futebol Tarantini tornou-se hoje o primeiro atleta profissional da modalidade em Portugal a conseguir o grau académico de doutoramento.

O antigo médio, de 38 anos, que se notabilizou ao serviço do Rio Ave, e que depois de terminar a carreira, em 2021, assumiu o cargo de treinador-adjunto da equipa do Famalicão, da I Liga, viu a sua tese, apresentada na Universidade da Beira Interior, na Covilhã, ser aprovada por unanimidade, por um painel de seis docentes.

Tarantini, que em 2006 tinha tirado a licenciatura, e em 2014 concluiu o mestrado, esteve nos últimos cinco anos a desenvolver esta tese de doutoramento, subordinada ao tema ‘O perfil atlético dos jogadores de futebol portugueses nos últimos 50 anos’.

O trabalho de investigação, com três artigos já publicados em revistas internacionais da especialidade, aborda o desenvolvimento das carreiras dos jogadores de futebol e o planeamento do final das mesmas, na sequência do projeto que criou sobre a temática, apelidado “A Minha Causa”.

“Verifiquei que não haviam dados sobre o percurso de carreira do futebolista português e procurei obter ferramentas e conhecimento para criar um projeto de investigação, que me permitisse a ajudar os outros”, começou por explicar Tarantini à agência Lusa.

O trabalho académico agora apresentado por Tarantini, sustentado de forma quantitativa, aborda “os indicadores de carreira dos atletas e o nível competitivo e de idade com que abandonam a modalidade”.

“Ao perceber a identidade atlética e empenho que o jogador coloca na sua profissão, podemos verificar a influência e consciência colocada no planeamento na carreira, e na preparação do seu término, para que a transição, no final, seja feita com mais qualidade”, acrescentou o antigo atleta.

O ex-médio, e agora treinador, lembra que a dedicação aos estudos, sobretudo universitários, começados ainda na sua etapa de jogador, visou dotar-lhe “de ferramentas para abraçar outras áreas em caso de não vingar na modalidade”.

“Sempre quis acrescentar algo mais à minha carreira, e mostrar que era possível fazer um percurso profissional no futebol, mas ao mesmo tempo estudar. Claro que não foi fácil, passei por algumas privações pessoais, mas senti que através do conhecimento académico estaria mais preparado para qualquer cenário no futuro”, partilhou.

Tarantini diz que, por enquanto, não tem dúvidas que quer continuar a prosseguir e evoluir na carreira como treinador, iniciada em 2021, como elemento da equipa técnica do Famalicão, mas também se sente preparado para abraçar outros desafios, nomeadamente no dirigismo, onde tem estado a acumular experiência como vice-presidente da Sindicato dos Jogadores, responsável pela pasta da educação.

O novo ‘doutor’ do futebol nacional reconhece que está a ser um pioneiro nesta vertente académica, e espera que o seu exemplo de dedicação aos estudos possa “inspirar as novas gerações”.

“Há alguns anos atrás não me sentia bem com esse rótulo, mas agora percebo que deixei uma marca no futebol português. Espero colocar os jogadores a pensar e a planear o seu final de carreira. Desportivamente não atingi a seleção ou um clube de topo, mas deixar este exemplo é um orgulho”, concluiu Tarantini.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Desporto

FC Famalicão já conhece a data para os jogos na I Liga para a época 2022/2023

Publicado

em

Por

Ficou conhecido, esta terça-feira, o sorteio dos jogos para a I Liga de futebol português, a disputar na época de 2022/2023.

O FC Famalicão inicia o seu percurso já no próximo dia 07 de agosto, num domingo, numa deslocação ao estádio do Estoril Praia.

Seguem-se dois grandes duelos minhotos, primeiro com o Braga e depois em casa do Gil Vicente.

Em setembro recebe o Benfica e passado um mês recebe o Sporting.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

FC Famalicão renova com Samuel Lobato até 2026

Publicado

em

Por

A SAD do Futebol Clube de Famalicão informa ter chegado a acordo para a
renovação de contrato com Samuel Lobato. O médio estendeu a ligação ao
nosso clube por mais quatro temporadas, ou seja, até ao final da época
2025/2026.
Samuel Lobato, de 20 anos, assinou pelo Futebol Clube de Famalicão na
temporada transata, durante a qual integrou o plantel da equipa principal e
disputou a Liga Revelação pela equipa sub-23.

“Esta renovação é uma prova da confiança que o clube tem em mim. Compete-
me agora provar em campo os motivos para esta renovação”, referiu o médio,

que manifestou estar “com enorme vontade de mostrar o que valho e ajudar o
clube”.
Descrevendo-se como “um jogador que pensa sempre no coletivo”, Samuel
Lobato deseja “realizar o máximo de jogos possível” e mostra-se satisfeito por
representar um “clube com adeptos incansáveis e que proporcionam uma
atmosfera muito boa”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão garante primeiros lugares na VII Meeting Internacional Senhora da Agonia

Publicado

em

Por

No passado sábado, 2 de julho, decorreu a sétima edição da Meeting Internacional Sra. da Agonia, organizada pela Associação de Natação do Minho, e que contou com a participação de 180 nadadores, em representação de 38 clubes.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: PatinAve arrecada 14 medalhas no Torneio de Verão do Minho

Publicado

em

Por

A Academia de Patinagem do Ave (PatinAve) participou no Torneio de Verão da Associação de Patinagem do Minho. O torneio dividiu-se em duas partes – o fim de semana de 25 e 26 de junho, em Fão, e o fim de semana de 2 e 3 de julho, em Arcos de Baúlhe, num total de 44 provas.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

A palavra “Famalicão” foi uma das mais mencionadas no Twitter este domingo

Publicado

em

Por

Os rumores da contratação de Owen Beck, defesa esquerdo do Liverpool, assim como de Guga, avançado do FC Porto (já confirmado) e da oficialização da jogadora Daniela Silva pelo SLB, colocaram a palavra “Famalicão” como um dos termos mais mencionados e pesquisados no Twitter, este fim de semana.

Antes dos rumores que indicavam que estaria perto a oficialização de Guga e a confirmação de Daniela Silva o nome da cidade cimentou-se como um dos termos mais procurados devido à possibilidade da transferência do jovem futebolista Owen Beck, muito comentada também por utilizadores do Reino Unido que especulam sobre as vantagens e desvantagens do possível contrato.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicão: Inês e Tânia do Liberdade FC medalhadas no campeonato distrital absoluto

Publicado

em

Por

Disputou-se nos dias 1 e 2 de julho, na Pista do Estádio 1º de Maio, em Braga, os Campeonatos Absolutos do Norte, e em simultâneo, o Campeonato Regional Absoluto da Associação de Atletismo de Braga.

Saiba mais em OPINIAOPUBLICA.PT

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Ministra Ana Catarina Mendes elogia “heroínas” da seleção lusa de futsal

Publicado

em

Por

A ministra-adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, definiu hoje as jogadoras da seleção portuguesa de futsal como “heroínas”, apesar da derrota na final do Europeu.

“Mereciam [a taça], conquistaram a nossa admiração”, reagiu Ana Catarina Mendes, através da conta oficial do Ministério na rede social Twitter.

Na mesma nota, acompanhada de uma fotografia das jogadoras portuguesas de futsal, as mesmas são identificadas como heroínas, “mulheres de grande coragem, de sentimentos ou virtudes excecionais” e “mulheres que provocam admiração”.

A seleção feminina portuguesa de futsal perdeu hoje em Gondomar a final do Europeu de futsal diante da Espanha, por 4-1 no desempate por grandes penalidades, depois de igualdades a 2-2 no tempo regulamentar e a 3-3 no prolongamento.

Também o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, comentou o desfecho da final, dizendo que o mesmo em nada altera “a crença no trabalho e consistente” da seleção.

“[O vice-título] não deixa de ser um novo momento de afirmação do desporto feminino numa sociedade em que a igualdade ainda tem caminho por fazer e para o qual a federação continuará a contribuir da forma mais ativa possível”, assinalou ainda Fernando Gomes, que endereçou igualmente os parabéns à Espanha.

Espanha revalidou hoje o título de campeão europeu de futsal feminino, ao vencer Portugal, mantendo o pleno do historial da competição, ao voltar a vencer a seleção portuguesa, depois do triunfo na final de 2017, também em Gondomar, por 4-0.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Famalicense Ana Azevedo destacada como melhor jogadora no europeu de futsal feminino

Publicado

em

Por

A capitã da seleção portuguesa de futsal feminino, Ana Azevedo, foi hoje considerada a melhor jogadora da fase final da segunda edição do Europeu, após a derrota de Portugal com a Espanha, na final da prova, em Gondomar.

A universal, de 35 anos, apontou o primeiro golo da equipa das ‘quinas’ no jogo decisivo, que acabou empatado 3-3 no final do prolongamento, mas falhou o primeiro remate luso no desempate por grandes penalidades, que foi favorável à detentora do troféu, por 4-1.

A seleção espanhola manteve o pleno do historial da competição, ao voltar a vencer a seleção portuguesa, depois do triunfo na final de 2017, também em Gondomar, por 4-0.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Daniela Silva do FC Famalicão assina pelo Benfica até 2024

Publicado

em

Por

A avançada Daniela Silva assinou um contrato com o Benfica até 30 de junho de 2024, depois de ter alinhado no Famalicão, anunciou hoje o campeão nacional de futebol feminino.

“Este é mais um passo relativamente à época que fiz, ao que tenho conseguido realizar ao longo do tempo e à minha evolução. Penso que a maioria dos jogadores tem o objetivo de chegar a um clube tão grande e com tanta história como o Benfica. Estou extremamente feliz por ter cá chegado”, afirmou Daniela Silva, em declarações ao canal televisivo dos ‘encarnados’.

A esquerdina, natural de Arouca e de 23 anos, vestiu a camisola do Famalicão nas últimas três temporadas, depois de ter representado o Clube Albergaria.

Em 2021/21, marcou 10 golos nos 32 jogos disputados pelos minhotos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Guarda Redes do FC Famalicão assinou pelo SL Benfica

Publicado

em

Por

Rute Costa, a atleta que vestiu a camisola do FC Famalicão durante duas temporadas e que foi capitã de equipa da formação famalicense, assinou contrato com o SL Benfica.

A guarda redes internacional que durante esta temporada realizou 25 jogos com a camisola do FC Famalicão assinou um contrato válido por duas temporadas com o atual campeão nacional, o SL Benfica.

Recorde-se que a atleta vai participar no euro 2022, com a seleção portuguesa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Artigos Recentes

Desportohá 2 horas

FC Famalicão já conhece a data para os jogos na I Liga para a época 2022/2023

Ficou conhecido, esta terça-feira, o sorteio dos jogos para a I Liga de futebol português, a disputar na época de...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Feira de Artesanato e Gastronomia realiza-se entre 02 e 11 de setembro

Regressa a Famalicão, entre os dias 02 e 11 de setembro a Feira de Artesanato e Gastronomia, para a sua...

Desportohá 6 horas

FC Famalicão renova com Samuel Lobato até 2026

A SAD do Futebol Clube de Famalicão informa ter chegado a acordo para arenovação de contrato com Samuel Lobato. O...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Dois homens de 67 e 38 anos detidos por condução com excesso de álcool

Dois homens de 67 e 38 anos foram detidos, esta terça-feira, pela PSP, em Famalicão, por condução sob o efeito...

Desportohá 9 horas

Famalicão garante primeiros lugares na VII Meeting Internacional Senhora da Agonia

No passado sábado, 2 de julho, decorreu a sétima edição da Meeting Internacional Sra. da Agonia, organizada pela Associação de...

Paíshá 10 horas

Portugal já recebeu as primeiras 2.700 doses da vacina contra a varíola dos macacos

Portugal já recebeu as primeiras 2.700 doses de vacinas contra o vírus Monkeypox, adquiridas pela Comissão Europeia para serem distribuídas...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Tribunal adia processo de alunos proibidos de frequentar Cidadania

O Tribunal de Família e Menores de Vila Nova de Famalicão adiou hoje a audição das testemunhas no processo de...

Paíshá 11 horas

Mais de 70% dos portugueses residentes no estrangeiro querem regressar a Portugal

Mais de 70% dos portugueses residentes no estrangeiro querem regressar a Portugal, a médio ou longo prazo, e 73% já...

Paíshá 11 horas

Ministério Público quer homem proibido de ter animais de companhia durante seis anos

O Ministério Público do Montijo acusou um homem de 22 crimes de morte e maus tratos a animais e pediu...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão adere ao movimento “Julho Sem Plástico”

A Câmara de Famalicão decidiu associar-se ao movimento internacional “Julho Sem Plástico”, que desde 2011 promove a redução da utilização...

pub

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES