Siga-nos nas redes

Região

Seca severa atingiu o distrito de Braga. IPMA diz que “as notícias não são animadoras”

Publicado

em

Os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto atingiram níveis de seca severa e Vila Real e Bragança de seca extrema, disse hoje fonte do IPMA, acrescentando que “as notícias não são animadoras” para a região Norte.

Apesar da “melhoria” registada no mês de março, devido à precipitação ocorrida, a situação “voltou a agravar” na região Norte em maio, mês “extremamente seco” no qual as temperaturas, maior evaporação e pouca precipitação “não ajudaram”, afirmou à Lusa Vanda Pires, do Departamento de Clima e Alterações Climáticas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). 

Depois de “praticamente toda a região” registar no final de maio o nível de seca severa, a equipa do IPMA voltou, em 15 de junho, a calcular o nível de gravidade, de acordo com a escala utilizada, que categoriza a seca como fraca, moderada, severa ou extrema. 

“Temos os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto em seca severa e os distritos de Vila Real e Bragança em seca extrema”, disse, dando nota de que este é um “agravamento bastante significativo”. 

Vanda Pires esclareceu que na zona interior Norte e Centro a percentagem de água no solo é “muito baixa” nesta altura, apresentando um “défice” ao registar valores inferiores a 10%, quase “nulos”. 

“Esta região mais interior está com maiores problemas”, salientou. 

À Lusa, a responsável adiantou ainda que “as notícias não são animadoras” quanto à previsão de ocorrência de chuva nos próximos dias, apesar de para esta semana estar prevista “alguma precipitação” para o litoral Norte e Centro.

“Não são valores extremamente elevados, são valores ainda assim inferiores ao que é normal para este mês de junho”, observou, acrescentando que na zona interior não se prevê valores elevados de precipitação. 

Quanto aos restantes meses de verão (julho e agosto), Vanda Pires afirmou que os modelos de previsão para a precipitação apontam para um verão “dentro da normalidade”, até porque a ocorrência de chuva é baixa.

“Esperemos é que em setembro e outubro, no início do novo ano agrícola, realmente voltem as chuvas e que a situação melhore, caso contrário teremos uma situação muito complicada”, destacou a responsável. 

Com os solos a apresentarem “défices” de água e as previsões a indicarem “temperaturas mais altas do que o normal” para os meses de julho e agosto a Norte, há um maior risco de incêndios florestais. 

O Governo anunciou hoje que vai lançar a partir de julho campanhas de promoção do uso eficiente da água, dirigidas a todos os tipos de consumidores, com reuniões mensais de acompanhamento da situação até final de setembro.

As medidas foram anunciadas pelo ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro, numa conferência de imprensa conjunta com a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, depois de os dois ministros presidirem à 9.ª Reunião da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca, na qual foi feito um ponto da situação relativo à situação meteorológica, hidrológica, hidroagrícola e das culturas e abeberamento animal, e a avaliação de situações críticas.

Os ministros recordaram que, segundo previsões oficiais, 34% do país está em seca severa e 66% está em seca extrema, e que as previsões de chuva não irão inverter a situação.

Dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera indicam que este ano é o mais seco de que há registo (desde 1931) e que só o ano de 2005 se aproximou da situação atual, pelo que a seca meteorológica e agrometeorológica “obrigam a tomar medidas”.

No início de fevereiro já tinha havido uma reunião da Comissão, na qual foram anunciadas e tomadas medidas, que serão agora complementadas com outras, sendo que, garantiu Duarte Cordeiro, a água para consumo humano está salvaguardada para dois anos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Região

Homem morre na Trofa após queda de telhado

Publicado

em

Por

Um homem morreu, na manhã desta terça-feira, na Trofa, depois de ter caído de um telhado, no qual estava a trabalhar, na Trofa, avança o JN.

Os Bombeiros Voluntários da Trofa e a VMER do Hospital de S. João, foram destacados mas o óbito acabaria por ser declarado no local do acidente.

O alerta foi registado cerca das 08:17.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Pai de 44 e filho de 13 gravemente feridos após colisão entre mota e carro em Esposende

Publicado

em

Por

Uma pai de 44 anos e o seu filho de 13 ficaram gravemente feridos, na tarde desta segunda-feira, na sequência de uma colisão da mota em que seguiam contra um carro, em Vila Chã, em Esposende.

Ambas vítimas foram transportadas para o Hospital de Braga.

O alerta foi registado cerca das 16:00

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Motociclista de 26 anos e mulher de 66 morrem após colisão rodoviária em Esposende

Publicado

em

Por

Duas pessoas morreram, ao final da tarde deste domingo, depois de uma colisão entre uma mota e um carro, na EN13, em Esposende.

De acordo com o JN, as vítimas são o condutor da mora, de 26 anos, e uma passageira do carro de 66 anos.

Ambos os óbitos foram declarados no local.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Urgência de obstetrícia do Hospital de Braga volta a encerrar este domingo

Publicado

em

Por

A urgência de obstetrícia do Hospital de Braga volta a encerrar este domingo, durante todo o dia, por falta de médicos.

O hospital já avisou que há 13 escalas deste mês de julho que são impossíveis de fazer.

Também as urgências de obstetrícia do Hospital de Aveiro vão encerrar hoje, mas só ao final do dia.

A Ordem dos Médicos avisa que há hospitais com grandes dificuldades em encontrar especialistas para preencher todos os horários.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Homem de 44 anos detido após roubo por esticão na Póvoa de Varzim

Publicado

em

Por

Um homem de 44 anos de idade e desempregado foi detido, esta quarta-feira, pelas 19:20, na Avenida dos Descobrimentos, Póvoa de Varzim, por roubo por esticão, após uma denúncia.

No local, apresentou-se um cidadão, a efetuar a entrega sob detenção do suspeito, que, momentos antes, através de esticão havia subtraído à vítima, uma mulher de 63 anos de idade, um fio em ouro.

A vítima não careceu de receber tratamento hospitalar.

O detido vai ser presente junto das Autoridades Judiciárias.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Motociclista de 46 perde a vida após colisão na estrada que liga Braga e Famalicão

Publicado

em

Por

Um homem de 46 anos morreu, na tarde desta quarta-feira, após uma colisão da mota em que seguia envolvendo outras duas viaturas ligeiras, na EN 309, em Braga, avança o jornal O Minho.

De acordo com a mesma fonte, este motociclista terá sido tocado por um veículo que tentava entrar à estrada obrigando o motociclo a desviar-se, acabando por embater de frente com uma viatura que circulava no sentido contrário, no cruzamento da estrada que liga Braga a Joane.

Tudo isto terá sido facilitado pelo posicionamento de um contentor de lixo que terá tapado a visibilidade dos condutores.

As forças de socorro tentaram ainda reanimar o motociclista, mas o óbito acabaria por ser declarado no local do acidente, momentos mais tarde.

O alerta foi dado cerca das 19:15

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

PJ detém homem após tentar incendiar própria casa em Braga

Publicado

em

Por

Um homem de 58 anos foi hoje detido pela Polícia Judiciária (PJ) após ter tentado incendiar a sua própria casa na freguesia de Tenões, em Braga, adianta a GNR.

O caso encontra-se atualmente sob alçada da PJ, acrescentou fonte da GNR.

De acordo com a mesma fonte, o homem vivia sozinho na residência.

A GNR disse ainda desconhecer os motivos que levaram ao incêndio e que zonas da habitação ficaram destruídas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Hospital de Braga fica sem urgências de cirurgia pediátrica durante a noite

Publicado

em

Por

O Hospital de Braga vai ficar, a partir de sexta-feira e por tempo indeterminado, sem urgências de cirurgia pediátrica no período noturno, revelou hoje a administração.

Em resposta enviada à Lusa, a administração adianta que, no período entre as 20:00 e as 08:00, fica apenas assegurada a observação de crianças já internadas e daquelas que foram submetidas a cirurgia nos últimos 30 dias e que recorram à Urgência por motivo relacionado com essa mesma cirurgia.

No fundo, segundo a administração, no período noturno “os cirurgiões pediátricos apenas assegurarão a prevenção interna”.

“Esta alteração surge da indisponibilidade dos médicos do Serviço de Cirurgia Geral para assegurar as observações a utentes pediátricos no período noturno, tal como sempre aconteceu até hoje, e do facto de o quadro médico do Serviço de Cirurgia Pediátrica ser composto por nove cirurgiões”, explica.

O conselho de administração ressalva que “até ao momento, e apesar dos esforços desenvolvidos, não foi possível encontrar uma solução que permita garantir a continuidade da cobertura no período noturno”, sublinhando que se encontra “a envidar todos os esforços para resolver esta situação”.

Entretanto, não há data marcada para a reabertura das urgências de cirurgia pediátrica no período noturno.

Durante o dia, de segunda a sexta-feira, a cobertura do serviço de cirurgia pediátrica na Urgência mantém-se “com presença física”.

Ao fim de semana, os médicos trabalham “em regime de prevenção”, sendo chamados ao hospital em algum caso de emergência.

O Hospital de Braga tem registado, nos últimos tempos, dificuldades para assegurar as escalas também das urgências de Ginecologia/Obstetrícia, o que já levou a alguns encerramentos daquele serviço.

Nas últimas duas semanas, aquelas urgências foram encerradas por quatro vezes, por períodos de 24 horas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Tony Carreira atua esta quarta-feira no S. Pedro na Póvoa de Varzim

Publicado

em

Por

Tony Carreira atua, esta quarta-feira, nas festas do S. Pedro, na Póvoa de Varzim.

O espetáculo terá lugar junto à Fortaleza da Póvoa e a entrada é aberta ao público.

Ainda para esta quarta-feira estão marcados outros eventos tais como uma missa às 11h na Igreja da Lapa, a Procissão em honra do santo popular com início às 16 horas na Igreja Matriz e que irá terminar no templo religioso do bairro sul e uma arruada pela Banda Musical da Póvoa de Varzim e Banda de Arnoso, Famalicão, da Igreja Matriz até à Praça do Almada, ao início da tarde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

PSP faz buscas a centros de inspeção no distrito de Braga por suspeitas de fraude e falsificação de documentos

Publicado

em

Por

A PSP leva a cabo, esta terça-feira, buscas em centros de inspeção de veículos no distrito de Braga, e outras localizações, por suspeitas de crimes de corrupção passiva, ativa e falsificação de documentos.

Na base desta operação estão suspeitas de inspeções fraudulentas de automóveis.

De acordo com a Direção Nacional da PSP, foram efetuadas “buscas domiciliárias e não domiciliárias tendentes à recolha de prova de crimes de corrupção passiva para ato ilícito, corrupção ativa para ato ilícito e falsificação de documentos”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Artigos Recentes

Desportohá 2 horas

FC Famalicão já conhece a data para os jogos na I Liga para a época 2022/2023

Ficou conhecido, esta terça-feira, o sorteio dos jogos para a I Liga de futebol português, a disputar na época de...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Feira de Artesanato e Gastronomia realiza-se entre 02 e 11 de setembro

Regressa a Famalicão, entre os dias 02 e 11 de setembro a Feira de Artesanato e Gastronomia, para a sua...

Desportohá 6 horas

FC Famalicão renova com Samuel Lobato até 2026

A SAD do Futebol Clube de Famalicão informa ter chegado a acordo para arenovação de contrato com Samuel Lobato. O...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Dois homens de 67 e 38 anos detidos por condução com excesso de álcool

Dois homens de 67 e 38 anos foram detidos, esta terça-feira, pela PSP, em Famalicão, por condução sob o efeito...

Desportohá 10 horas

Famalicão garante primeiros lugares na VII Meeting Internacional Senhora da Agonia

No passado sábado, 2 de julho, decorreu a sétima edição da Meeting Internacional Sra. da Agonia, organizada pela Associação de...

Paíshá 10 horas

Portugal já recebeu as primeiras 2.700 doses da vacina contra a varíola dos macacos

Portugal já recebeu as primeiras 2.700 doses de vacinas contra o vírus Monkeypox, adquiridas pela Comissão Europeia para serem distribuídas...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Tribunal adia processo de alunos proibidos de frequentar Cidadania

O Tribunal de Família e Menores de Vila Nova de Famalicão adiou hoje a audição das testemunhas no processo de...

Paíshá 11 horas

Mais de 70% dos portugueses residentes no estrangeiro querem regressar a Portugal

Mais de 70% dos portugueses residentes no estrangeiro querem regressar a Portugal, a médio ou longo prazo, e 73% já...

Paíshá 11 horas

Ministério Público quer homem proibido de ter animais de companhia durante seis anos

O Ministério Público do Montijo acusou um homem de 22 crimes de morte e maus tratos a animais e pediu...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão adere ao movimento “Julho Sem Plástico”

A Câmara de Famalicão decidiu associar-se ao movimento internacional “Julho Sem Plástico”, que desde 2011 promove a redução da utilização...

pub

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES