Siga-nos nas redes

Barcelos

Póvoa de Varzim formaliza nova reclamação sobre aterro sanitário em Barcelos e acusa “cheiro nauseabundo”

Publicado

em

A Câmara da Póvoa de Varzim, do distrito do Porto, formalizou hoje uma nova reclamação sobre a atividade de um aterro sanitário, instalado no município vizinho de Barcelos, alvo de queixas da população pela emissão de “cheiro nauseabundo”.

A infraestrutura, que está localizada na freguesia barcelense de Paradela, é gerida pela empresa Resulima, responsável pela recolha de resíduos nos municípios de Arcos de Valdevez, Barcelos, Esposende, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo e entrou em funcionamento no início deste ano, mas, desde então, tem gerado a contestação dos habitantes das freguesias poveiras limítrofes de Rates e Laúndos,

As populações queixam-se, há alguns meses, da presença de “um cheiro nauseabundo” na zona, apontando como causa a atividade do aterro, levando a autarquia poveira, em abril deste ano, a pedir à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), entidade responsável pela fiscalização deste tipo de equipamentos, uma inspeção ao equipamento.

No relatório dessa vistoria, a que agência Lusa teve acesso, a CCDR confirmou existência de “odores incomodativos” e de oito inconformidades no funcionamento do equipamento, relacionados, sobretudo, com o modo de processamento e tratamento dos resíduos, dando um prazo de 30 dias para a Resulima apresentar um plano de ação, e de 180 dias para resolver os problemas.

Nesse período, e com o aterro a funcionar com uma licença provisória, a empresa disse ter reforçado a cobertura dos resíduos e ter implementado medidas para mitigar a emissão de odores, mas o presidente da Câmara da Póvoa de Varzim afirmou que as queixas da população mantêm-se.

“Lamentavelmente, a Resulima ainda não tomou qualquer medida estrutural que resolva o problema de fundo e recebemos várias reclamações das populações pelos odores desagradáveis. Por isso, remetemos para CCDR-N uma nova reclamação”, afirmou Aires Pereira.

O autarca poveiro considerou que a situação “não se vai resolver com a aplicação de ‘paliativos’”, considerando que “é preciso repensar o projeto e reinvestir para que este incómodo para as populações e para o meio ambiente deixe de existir”.

“Não é expectável que uma nova infraestrutura, criada de raiz, possa constituir um passivo ambiental, quando devia existir para o resolver. Há certamente alguma coisa errada e é preciso agir”, reforçou Aires Pereira.

O aterro localizado na freguesia de Paradela, operado pela Resulima, que começou a ser construído em 2017 e foi implementado numa área de 14 hectares, teve um custo de 28 milhões de euros, tendo sido anunciado como um equipamento moderno e tecnologicamente avançado.

O equipamento situa-se a algumas centenas de metros de um antigo aterro na freguesia de poveira de Laúndos, que, depois de algumas décadas em funcionamento, foi recuperado e selado pela Lipor, empresa intermunicipal de gestão de resíduos do Grande Porto, em 2004, num investimento de 3,2 milhões de euros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Barcelos

Menino de 10 anos atropelado em Barcelos esta manhã

Publicado

em

Um menino de 10 anos foi atropelado, na manhã desta sexta-feira, na EN 205, em Ucha, Barcelos.

De acordo com a CM, o acidente terá ocorrido fora da passadeira.

Para o local foram destacados elementos dos Bombeiros Voluntários de Barcelos e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Barcelos, que transportaram a criança para o hospital com ferimentos ligeiros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Barcelos investe 3,3 milhões para acabar com estradas em terra batida

Publicado

em

 A Câmara de Barcelos aprovou a transferência para as freguesias de 3,3 milhões de euros destinados ao programa “Novos Caminhos”, para erradicar, em todo o concelho, as vias de comunicação ainda em terra batida.

Em comunicado, o município refere que, na última reunião do executivo, foi aprovada a transferência de 2,7 milhões de euros, contemplando a realização de obras em 63 caminhos de 37 freguesias.

Este montante junta-se aos 600 mil euros aprovados anteriormente para a beneficiação de outras 25 outras vias.

“Ao todo, e num período de cerca de quatro meses, o município já aprovou financiamento para obras de pavimentação de 88 vias em terra batida”, sublinha.

Segundo o município, o programa “Novos Caminhos” foi apresentado em junho e está a ter uma “grande adesão” por parte das juntas de freguesia.

Para o presidente da câmara, Mário Constantino, esta colaboração com as freguesias é “a forma mais eficaz” para o desenvolvimento de todo o concelho.

“A continuar assim, estou convicto de que, no que respeita a este programa, vamos cumprir os objetivos que delineámos para este mandato”, referiu o autarca.

Em quatro anos, e com um investimento de 10 milhões de euros, o município de Barcelos propõe-se eliminar os caminhos de terra batida que ainda existem no concelho.

Mário Constantino considera “inaceitável” que, “quase já no final do primeiro quartel do século XXI, as pessoas tenham de percorrer, seja a pé, seja de automóvel, caminhos em terra batida, ora repletos de pó, ora cheios de lama e esburacados devido às chuvadas”.

A execução do programa vai ser feita obedecendo a três prioridades: eliminar todos os caminhos de terra batida que sirvam habitações, acabar com os caminhos de terra que servem unidades industriais e comerciais e erradicar os caminhos em terra que estabelecem ligações entre freguesias.

Segundo o município, ainda há caminhos em terra batida em 44 freguesias do concelho.

Ao todo, será executada obra em 90 quilómetros de caminhos, a que correspondem a 450 mil metros quadrados de novos pavimentos, conferindo acesso a 950 casas, 50 indústrias e 30 serviços.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Homem gravemente ferido após sofrer queimaduras com água a ferver em empresa têxtil em Barcelos

Publicado

em

Um homem de 40 anos de Barcelos ficou gravemente ferido, esta segunda-feira, depois de se ter queimado com água a ferver, em Vila Frescainha S. Pedro, Barcelos.

A vítima foi transportada para o hospital S. João, no Porto, com queimaduras de 2.º grau.

Até ao momento são desconhecidas as circunstâncias do acidente.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Homem perde a vida após atropelamento por comboio em Barcelos

Publicado

em

Um homem morreu, esta quinta-feira, na sequência de um atropelamento ferroviário em Barcelos, no distrito de Braga, que obrigou ao corte da Linha do Minho nos dois sentidos.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Braga referiu que, pelas 22:00, a circulação continuava cortada enquanto decorriam as operações.

O alerta para o acidente ocorreu pelas 20:29 e o óbito foi declarado no local, explicou.

Para o local foram acionados os Bombeiros de Barcelos, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Barcelos e meios da PSP.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Barcelos: Colisão de três carros gera dois feridos

Publicado

em

Esta quarta-feira, por volta das 12h30, ocorreu uma colisão entre três viaturas, na rotunda do “Galo”. Do acidente resultaram duas vítimas, que precisaram de ser desencarceradas, desconhecendo-se, para já, a gravidade dos ferimentos.

Foto: JN

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Barcelos: Bordado de Crivo candidato a Património Cultural Imaterial

Publicado

em

A candidatura do Bordado de Crivo de São Miguel da Carreira, em Barcelos, a Património Cultural Imaterial da UNESCO, foi submetida esta quarta-feira pela autarquia barcelense.

Recorde-se que o Bordado de Crivo de São Miguel é a mais recente produção certificada no concelho de Barcelos – a terceira depois da Olaria e do Figurado.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Suspeito de esfaquear homem em frente a um bar em Barcelos detido pela PJ

Publicado

em

 A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem suspeito de agredir outro homem à facada em Barcelos, na sequência de desentendimentos ocorridos momentos antes em frente a um bar daquela cidade, anunciou hoje aquela força.

Em comunicado, a PJ refere que a agressão ocorreu na noite de 16 para 17 de julho, na via pública, estando o suspeito, de 30 anos, indiciado por um crime de homicídio na forma tentada.

A vítima, de 27 anos, foi agredida com uma faca no peito e na face, sofrendo “lesões graves” que obrigaram à intervenção médica hospitalar.

“As diligências de investigação desenvolvidas permitiram identificar a totalidade dos intervenientes”, acrescenta a PJ.

O detido vai ser presente às autoridades judiciárias competentes no Tribunal de Guimarães, para primeiro interrogatório e aplicação de medidas de coação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Três suspeitos de assalto em Barcelos detidos em Operação Stop da GNR

Publicado

em

Foram interceptados, durante uma Operação Stop da GNR, três suspeitos de um assalto a um armazém, em Barcelos, de onde alegadamente terão levado metais não preciosos e baterias.

Com idades entre os 17 e 35 anos, os suspeitos foram detidos este domingo, com diverso material furtado nestes assaltos e com ferramentas utilizadas no crime.

Entre o material furtado encontravam-se 15 baterias de alimentação de empilhador, vários fios de cobre revestido, uma lanterna, cinco chaves de fendas, dois alicates, uma torquês e dois pares de luvas.

O condutor do veículo interceptado foi também detido por não ter carta de condução.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

PSP: Rebentamento de petardo faz 8 feridos durante jogo entre Braga e Sporting. Adepto de 33 anos detido

Publicado

em

A PSP procedeu à detenção de um cidadão com 33 anos, por rebentamento de um artigo pirotécnico (petardo), causando diversos ferimentos ligeiros a oito adeptos, este domingo, cerca das 19:30, no Estádio Municipal de Braga, no âmbito do policiamento desportivo entre as
equipas do SC Braga e o Sporting CP da Liga Portugal Bwin.

O detido foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial da Comarca de Braga.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Mulher que incendiou casa em Barcelos com filhos lá dentro ficou em liberdade

Publicado

em

 O Tribunal de Barcelos deixou hoje em liberdade uma mulher suspeita de atear fogo à sua habitação com os quatro filhos menores lá dentro, mas proibiu-a de contactar com as crianças, disse fonte da Polícia Judiciária.

Segundo a fonte, a arguida terá ainda de abandonar a habitação, situada em Vila Frescaínha S. Martinho, concelho de Barcelos.

Fica igualmente proibida de frequentar aquela freguesia.

A mulher, de 36 anos, foi detida na quarta-feira pela Polícia Judiciária (PJ), depois de na véspera ter alegadamente ateado fogo à sua habitação.

Segundo a PJ, a mulher agiu por motivos passionais e num quadro de violência doméstica.

O incêndio provocou a “destruição parcial” do imóvel.

“Não fosse o rápido alerta por populares e a pronta intervenção dos bombeiros e o incêndio teria consumido todo o edificado”, sublinha a PJ, em comunicado.

Uma das filhas da mulher teve de receber tratamento hospitalar, por inalação de fumos.

As quatro crianças ficam, entretanto, ao cuidado do pai, tendo já sido aberto um processo de promoção e proteção de menores, que decidirá sobre o seu futuro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

pub

Artigos Recentes

Paíshá 12 horas

Preço da carne pode aumentar entre 15 a 20% até fevereiro

O preço da carne poderá aumentar entre 15 e 20 por cento até fevereiro. A Associação Portuguesa dos Industriais de...

Desportohá 14 horas

Benfica conquista Supertaça feminina de futsal

O Benfica conquistou este domingo pela sétima vez a Supertaça feminina de futsal, ao bater na final, disputada no Centro...

Famalicãohá 15 horas

Famalicense Abraão Costa representa Portugal no Erasmus 35

Abraão Costa, secretário geral executivo da associação famalicense PASEC, é o representante português nomeado para a Convenção “Erasmus35”, que assinala...

Paíshá 15 horas

Governo gasta 800 mil euros em obras de arte

O Governo aprovou a aquisição de 73 obras de arte de 64 artistas, em 2022, para a Colecção Estatal de...

Paíshá 15 horas

Cada vez mais estrangeiros escolhem Portugal para comprar casa

As transacções imobiliárias de compradores estrangeiros no segundo trimestre do ano “continuaram a aumentar a taxas significativamente superiores”, de acordo...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Mostra Comunitária anima freguesia de Vale S. Cosme

A freguesia de Vale S. Cosme, em Famalicão, recebeu este fim de semana, de 24 e 25 de setembro, a...

Mundohá 17 horas

Papa Francisco pede “paz e dignidade” para migrantes

O Papa Francisco pediu este domingo aos governantes iniciativas eficazes para acabar com a guerra na Ucrânia e, no dia...

Regiãohá 18 horas

Porto: Hospital de S. João abre Banco de Leite Humano para salvar bebés doentes

O Hospital de São João (HSJ), no Porto, abre esta segunda-feira o Banco de Leite Humano do Norte, um equipamento...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: bombeira dos BV de Riba d’Ave conquista pódio na subida ao Bom Jesus

Mónica Daniela, dos Bombeiros Voluntários de Riba d’Ave conquistou o terceiro lugar do pódio feminino na subida ao escadório do...

Economiahá 20 horas

Famalicão: Maior transportador da Suíça investe um milhão de euros e cria academia de formação

A Galliker Transport AG, o maior transportador logístico da Suíça e o sétimo maior da Europa, vai criar uma unidade...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES