Siga-nos nas redes

Guimarães

Carro em que seguia Eduardo Cabrita pertencia a traficante de Guimarães que pede devolução alegando ilegalidade

Publicado

em

Depois das acusações de Rui Rio que diziam que o carro que vitimou um trabalhador na A6, em que seguia o Ministro da Administração Interna, não estava registado, uma notícia avançada pelo JN dá conta que a viatura foi apreendida como consequência de um processo de tráfico de droga, envolvendo um homem de Guimarães, que exige a devolução do veículo.

O seu advogado afirma existir uma ação de embargo, baseada no facto de o automóvel não estar registado, inicialmente, em nome do traficante condenado, por quem era sempre utilizado, mas sim em nome de uma empresa em que é sócia a sua sogra.

O BMW 740d já tinha sido apreendido em 2018, no mesmo momento em que o seu proprietário foi condenado a 8 anos de prisão e perdeu os seus bens por estar associado a práticas criminosas.

O gabinete do ministro Eduardo cabrita afirma que o veículo circulava com uma guia válida até 2023, emitida pela Entidade de Serviços Partilhados de Compras Públicas, que permitia a sua utilização ao serviço do ministro ou por outra entidade do Estado.

Cabe agora ao Tribunal de Penafiel tomar a decisão final sobre o destino da viatura.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Guimarães

Presidente da Câmara de Guimarães não quer “arruaceiros” do Hajduk Split no estádio D. Afonso Henriques

Publicado

em

O presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, exigiu hoje que os “arruaceiros” adeptos do Hajduk Split identificados pela PSP sejam impedidos de assistir ao jogo que esta tarde vai ser disputado no D. Afonso Henriques.

Em declarações aos jornalistas, Domingos Bragança disse ainda que a PSP “falhou” ao ter deixado aqueles adeptos à solta na cidade de Guimarães, sublinhando que o Hajduk Split tem uma claque com “fama e má reputação de serem muito conflituosos e arruaceiros”.

“Há cadastro e não houve planeamento, algo falhou. Houve essa falha [de segurança], porque nos planos da PSP devia estar prevista esta possibilidade. Não é só no dia de hoje, porque os adeptos deste clube que nos visita da Croácia tem fama e esta má reputação de serem muito conflituosos e arruaceiros”, referiu o autarca socialista.

Em causa os incidentes registados na noite de terça-feira no centro histórico de Guimarães.

Em comunicado, a Polícia de Segurança Pública (PSP) refere que identificou 154 adeptos do Hadjuk Split – 122 cidadãos croatas, 23 portugueses e nove adeptos de outras nacionalidades – por alegadamente terem arremessado cadeiras de esplanadas e deflagrado artefactos pirotécnicos.

A PSP apreendeu ainda “um pote de fumo, uma soqueira e um passa-montanhas”.

Para Domingos Bragança, os adeptos em causa configuram “uma horda de criminosos” que “instalaram o pânico” em Guimarães, numa altura em que “as pessoas estavam a jantar e a conversar” no centro histórico.

“Houve prejuízos materiais, mas o prejuízo mais significativo é este da segurança. Uma cidade tranquila e segura não pode ter esta reputação, caso a caso, longe a longe, por causa de visitantes que vêm a Guimarães”, disse ainda o autarca.

Para Domingos Bragança, a polícia “tem de ser mais forte” e, “quando não tem força, como mostra não ter nestes casos, tem de pedir reforços”.

Além disso, considerou que também a Polícia Judiciária “tem de estar atenta para cortar este mal pela raiz” e que o Ministério Público “também tem de atuar”.

“Estes energúmenos identificados deveriam ser detidos durante todo o dia de hoje para prestarem declarações ao tribunal, de modo a que não consigam sequer vir à cidade nem tão pouco assistirem ao encontro de futebol”, exigiu.

O presidente da câmara disse esperar que hoje “esteja tudo em alerta e tudo reforçado”, adiantando que pediu ao Ministério da Administração Interna o reforço da polícia e a “articulação” com a Polícia Judiciária e com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, para detenção dos adeptos em questão.

Após a derrota da primeira mão, por 3-1, na Croácia, o Vitória de Guimarães recebe hoje o Hajduk Split, para a segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga Conferência Europa, agendado para as 17:00, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Adeptos do Hajduk Split causam “momentos de terror” nas ruas de Guimarães (VÍDEOS)

Publicado

em

 A Associação Vimaranense de Hotelaria (AVH) criticou hoje a alegada falta de vigilância policial que conduziu a “momentos de terror” no centro histórico de Guimarães, provocados por adeptos do clube de futebol croata Hadjuk Split.

Em comunicado, a AVH deixa ainda “palavras de conforto” aos seus associados, “que, para além dos prejuízos da noite, terão de encerrar durante esta quarta-feira”.

“Registamos, com grande preocupação, que Guimarães, uma cidade pacata e acolhedora, seja invadida por um grupo organizado, sem qualquer tipo de vigilância, tendo o mesmo espalhado e semeado o caos e o medo”, lê-se no comunicado.

Em causa os incidentes registados na noite de terça-feira no centro histórico de Guimarães.

Em comunicado, a Polícia de Segurança Pública (PSP) refere que identificou 154 adeptos do Hadjuk Split por alegadamente terem arremessado cadeiras de esplanadas e deflagrado artefactos pirotécnicos.

Hoje, também em comunicado, a AVH manifesta “solidariedade e apoio a todas as pessoas que vivenciaram momentos de terror”.

“É de lamentar, profundamente, que Portugal, um país civilizado, seja assolado por estes momentos, mais do que seria suposto, por causa de jogos de futebol. O futebol e o desporto não podem servir como desculpas para este tipo de comportamento”, remata a associação.

Segundo a PSP, os adeptos, depois dos incidentes, abandonaram Guimarães em cinco autocarros com destino ao Porto.

“Após estarem reunidas todas as condições de segurança”, a PSP abordou os autocarros e identificou 122 cidadãos croatas, 23 portugueses e nove adeptos de outras nacionalidades, tendo ainda apreendido “um pote de fumo, uma soqueira e um passa-montanhas”.

Após a derrota da primeira mão, por 3-1, na Croácia, o Vitória de Guimarães recebe hoje o Hajduk Split, para a segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga Conferência Europa, agendado para as 17:00, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Homem de 70 anos em scooter perde a vida após colisão com carro em Guimarães

Publicado

em

Um motociclista, com cerca de 70 anos, perdeu a vida, esta segunda-feira, na sequência de uma colisão contra um carro, em Guimarães.

A vítima mortal foi ainda atropelada por outro veículo ligeiro depois do embate inicial, com a sua scooter.

As equipas de socorro destacadas para o local acabaram por declarar o óbito no local do acidente.

A GNR investiga agora a ocorrência.

O alerta foi registado cerca das 17:44.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

PJ deteve homem suspeito de atear fogo em Guimarães

Publicado

em

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem suspeito da autoria de um incêndio florestal em Guimarães, registado em finais de julho, anunciou hoje aquela força.

Em comunicado, a PJ refere que o incêndio ocorreu em 27 de julho, na freguesia de Prazins (Santa Eufémia) e consumiu cerca de 1.000 metros quadrados de área florestal, constituída principalmente por espécies arbustivas e arbóreas.

“O presumível autor é um homem com 42 anos, que recorreu a chama direta para a ignição do incêndio”, acrescenta.

Diz ainda que, face às condições atmosféricas registadas naquele momento, em que se conjugavam altas temperaturas com um grau de humidade baixo, aliadas à disponibilidade de combustível, “o incêndio evoluiu e colocou em perigo várias habitações e a mancha florestal situada nas proximidades”.

“Só não atingiu outras proporções devido à pronta e eficaz intervenção dos bombeiros das Caldas das Taipas, que assim evitaram a sua descontrolada propagação”, sublinha.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Desporto

Adepto agride polícias durante jogo entre o Vitória SC e o Puskás e acaba detido

Publicado

em

A PSP deteve um adepto de futebol no jogo de quinta-feira entre o Vitória Sport Clube e o Puskás Akadémia FC, que decorreu Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, por agressão e resistência à autoridades.

Em comunicado, a PSP informa que este adepto, que foi detido na sequência do arremesso para o interior do recinto desportivo de um tubo de uma bandeira, estava proibido de frequentar recintos desportivos pela Autoridade para a Prevenção Contra a Violência no Desporto.

Segundo explica o Comando Distrital de Braga da PSP, na segunda parte do jogo da 1.ª mão da 2.ª ronda de qualificação de acesso à Europa Conference League, os agentes de serviço dirigiram-se ao local onde o adepto, responsável pelo arremesso do tubo de um a bandeira, se encontrava para o identificar.

O adepto, assim como outros adeptos, ofereceu resistência à PSP, “reagindo violentamente agredindo e coagindo os polícias. Tal viria a culminar numa intervenção policial com vista à reposição da ordem”, acrescenta a nota.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Várias pessoas atacadas por cães junto ao estádio em Guimarães incluindo homem de 81 anos

Publicado

em

Três pessoas, incluindo um homem de 81 anos, foram atacadas, por dois cães, junto ao Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, avança o JN.

Tudo aconteceu no final da manhã do último sábado e a filha do homem de 81 anos garantiu que pelo menos seis pessoas foram atacadas, depois de ter sido chamada pelo progenitor para lhe prestar assistência no local.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Jovem bombeiro de 17 anos não sobreviveu após queda de carro em cima do seu corpo em Barcelos

Publicado

em

Um jovem de 17 anos, vítima de um acidente numa oficina, em Barcelos, na passada sexta-feira, acabou por falecer esta segunda-feira,

Pedro Barroso, terá ficado debaixo do peso de um automóvel que caiu em cima do seu corpo, enquanto este realizava uma manutenção, debaixo da viatura.

Pedro Barroso era estagiário nos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Incêndios: Idoso de 83 anos detido em Guimarães suspeito de atear fogo florestal

Publicado

em

 Um idoso, de 83 anos, foi detido pela autoria de um incêndio florestal numa freguesia do concelho de Guimarães, distrito de Braga, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

“Numa zona de vegetação herbácea, mato e arvoredo, com condições de propagação a manchas florestais de grandes dimensões, associado às elevadas temperaturas e muito baixa humidade, o autor é suspeito de ter ateado dois focos de incêndio, próximos um do outro, colocando em risco toda aquela área, só não produzindo danos mais graves pela pronta intervenção da população e dos bombeiros”, refere a PJ, em comunicado.

A PJ, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, acrescenta que a detenção, fora de flagrante delito, ocorreu no sábado, dia do incêndio, com a colaboração da GNR.

O detido foi presente às autoridades judiciárias para primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de apresentações periódicas trissemanais.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

GNR, esposa e pais acusados de burla de 400 mil euros conhecem acórdão em Guimarães

Publicado

em

Quatro arguidos, entre os quais um militar da GNR de Fafe, distrito de Braga, e a mulher, acusados de branqueamento e de burla superior a 400 mil euros, conhecem hoje o acórdão no Tribunal de Guimarães.

Segundo a acusação do Ministério Público (MP), os outros dois arguidos são os pais do militar da GNR, acrescentando que, através de um esquema de burlas, os arguidos conseguiram mais de 400 mil euros, os quais permitiram uma vida de luxo ao GNR e à mulher, auditora de justiça.

A acusação sustenta que o esquema passou por o pai do GNR, “muito conhecido, considerado e com boa reputação na sua área de residência, acolitado pela sua mulher sempre que necessário, pedir dinheiro emprestado a pessoas que nele confiavam, geralmente pessoas de idade, enganando-as com uma simulada situação de urgência e aflição”.

O MP considerou indiciado que o militar da GNR, “tendo, conjuntamente com a sua mulher, rendimentos modestos, mas pretendendo, além do mais, viajar, frequentar hotéis e restaurantes de luxo, adquirir roupas de marcas dispendiosas e viaturas de gama alta, engendrou um esquema” para obter as quantias monetárias necessárias àquela vida de luxo, “à custa de terceiros”.

Ao esquema, segundo o MP, aderiram a mulher e os pais do militar da GNR.

O pai do GNR alegaria uma falsa prisão iminente do seu filho, decorrente de problemas com a justiça e/ou com uma também falsa possível expulsão daquela força policial.

“No contexto da alegação, o dinheiro seria necessário para acudir a pagamentos devidos em tribunal, para evitar os referidos desfechos”, acrescenta a acusação.

Com base naquele argumentário, que sofreria “pequenas variações” conforme a circunstância e o interlocutor, os arguidos conseguiram que 29 ofendidos, nalguns casos marido e mulher, lhes entregassem, de 2016 a 2019, o montante global de 406.999 euros.

O MP diz que “parte substancial” deste montante financiou um “elevado” nível de vida económico do militar da GNR e da mulher.

Os arguidos estão ainda acusados de terem feito circular estas quantias por contas bancárias, com operações para dificultar a sua rastreabilidade, e de as terem reconvertido em inúmeros bens.

A leitura do acórdão está marcada para as 13:45.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Mais de 30 cantinas escolares de Guimarães fechadas devido a greve

Publicado

em

Mais de 30 cantinas escolares de Guimarães estão hoje encerradas e cerca de quatro mil refeições ficaram por servir, devido à greve dos trabalhadores dos refeitórios escolares do concelho, de acordo com o sindicato.

O balanço da greve foi feito aos jornalistas por Francisco Figueiredo, do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte, após a manifestação de cerca de 70 trabalhadoras da empresa Uniself, que se concentraram na manhã de hoje em frente ao edifício da Câmara Municipal de Guimarães, exigindo melhores condições contratuais e salariais.

Empunhando cartazes como “aumentos salariais, já!, exigimos aumentos salariais, exigimos respeito pelos direitos, não ao horário parcial, exigimos horários completos”, as cerca de sete dezenas destas trabalhadoras também entoavam cânticos como “câmara [de Guimarães] escuta, os trabalhadores estão em luta”.

Segundo Francisco Figueiredo, a adesão à greve de hoje “foi uma grande resposta” à Uniself, empresa que “mantém contratos de grande precariedade com cerca de 150 dos 200 trabalhadores”, que exercem a atividade profissional nas cantinas das escolas do concelho de Guimarães, no distrito de Braga.

O dirigente sindical contou que, na segunda-feira, houve uma reunião com a Uniself, na qual a empresa “não apresentou qualquer proposta e se recusou a aumentar os salários precários da esmagadora maioria” destas profissionais, razão pela qual a greve se manteve.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Artigos Recentes

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Casa das Artes recebe Gala Solidária IPO Pediatria com música animação humor magia e circo

Realiza-se no próximo dia 09 de setembro (sexta-feira) A Gala Solidária IPO Pediatria, na Casa das Artes de Famalicão. Num...

Paíshá 10 horas

Bombeiros salvam cão fustigado por incêndio na Serra da Estrela (VÍDEO)

Um vídeo captado recentemente, e agora partilhado nas redes sociais, mostra o momento em que um grupo de bombeiros, que...

Regiãohá 11 horas

Bombeiros dominam incêndio em garagem de prédio na Trofa

Um incêndio deflagrou na garagem de um edifício na Trofa, ao final da manhã desta quinta-feira, de acordo com a...

Desportohá 11 horas

Famalicão/Xadrez: Inês Silva obtém título de Mestre FIDE

As Olimpíadas de Xadrez 2022, evento que se realiza de 2 em 2 anos, disputaram-se emChennai, na Índia, de 29...

Desportohá 11 horas

Treinador do FC Famalicão preparado para um SC Braga “grande”

O treinador do Famalicão admitiu hoje que espera uma partida difícil com o Sporting de Braga, uma equipa que se...

Paíshá 11 horas

Consumo de cerveja aumenta em Portugal. Produção obrigada a seguir tendência

De acordo com a Associação de Cervejeiros de Portugal houve um aumento da produção e consumo de cerveja no país....

Desportohá 13 horas

Desportistas olímpicos acusam presidente da Federação Portuguesa de Judo de opressão

Os olímpicos Telma Monteiro, Catarina Costa, Bárbara Timo, Rochele Nunes, Patrícia Sampaio e Anri Egutidze acusam o presidente da Federação...

Economiahá 13 horas

Subida de preços na alimentação e combustível responsável pela maior taxa de inflação desde 1992

Portugal registou a maior taxa de inflação em 30 anos, com o índice de preços ao consumidor a acelerar para...

Paíshá 13 horas

GNR identifica suspeitos de burlas com MB Way em Porto e Braga

A GNR do Porto identificou oito pessoas, com idades entre os 33 e 61 anos, por crimes de burla através...

Economiahá 13 horas

Crise: Presidente da Ryanair diz que acabou o tempo do voos a 10 euros

O presidente executivo da Ryanair, Michael O’Leary, avisou hoje que o tempo dos voos a 10 euros acabou, devido à...

pub

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES