Braga
Detidos 5 suspeitos de várias tentativas de homicídio em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve hoje cinco homens, com idades entre os 19 e os 31 anos, suspeitos da prática de “vários crimes de homicídio” na forma tentada, anunciou aquela força.
Em comunicado, a PJ refere que o móbil dos crimes “está relacionado com disputas recorrentes entre grupos com moradas em aglomerados populacionais distintos”, em Braga.
As disputas resultaram em agressões mútuas, algumas delas com recurso a armas de fogo.
Hoje, a PJ realizou nove buscas domiciliárias, nos bairros das Enguardas e do Picoto, tendo efetuado cinco detenções.
Os primeiros factos ocorreram no dia 05 de setembro de 2020, em Braga, tendo sido efetuados vários disparos de arma de fogo em direção a um grupo de pessoas.
Os outros factos remontam à madrugada de 29 de maio deste ano, na zona dos bares da Universidade do Minho, em Braga, quando um homem foi baleado com três tiros.
“Num e noutro caso, os disparos não provocaram a morte das vítimas por mero acaso”, sublinha o comunicado.
No decurso das buscas, foram aprendidas armas brancas, produto estupefaciente e telemóveis.
Foi ainda detido um outro homem, por suspeitas do crime de tráfico de estupefacientes.
“A Polícia Judiciária prossegue com diligências com vista a identificar todos os intervenientes nas diferentes situações ocorridas”, diz ainda o comunicado.
Os detidos, alguns deles com antecedentes criminais, vão ser presentes às autoridades judiciárias para aplicação de medidas de coação.
Em abril, a PJ já tinha detido outros três homens, com idades entre os 21 e os 35 anos, suspeitos de envolvimento numa outra situação de disputa entre os dois grupos rivais.
Nesse caso, estavam factos que ocorreram em 18 de março, quando “um grupo de pelo menos três indivíduos provocou desacatos no local e, perante a reação dos residentes, efetuou vários disparos com armas de fogo em direção às vítimas, não as atingindo por mero acaso”.

Braga
PJ detém suspeito de atear fogo ao carro da ex-namorada em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 29 anos suspeito de atear fogo ao carro da ex-namorada em Amares, distrito de Braga, no âmbito de um “quadro continuado” de violência doméstica, anunciou hoje aquela força.
Em comunicado, a PJ refere que os factos ocorreram em 01 de setembro, durante a noite, e provocaram um incêndio que se propagou à mancha florestal adjacente.
“Com tal conduta, para além da destruição total do veículo da ex-namorada, provocou ainda perigo na floresta e nas edificações existentes nas imediações”, sublinha a PJ.
Adianta que o incêndio “foi detetado precocemente” pelos familiares da vítima e alguns vizinhos, que “prontamente tomaram as ações necessárias para evitar a propagação do mesmo, até à chegada dos Bombeiros Voluntários de Amares, assim se evitando danos mais severos”.
A PJ diz que o arguido, que tem problemas de adição, atuou “por motivos fúteis e de forma intencional”.
Aquando da detenção, acrescenta, “manteve permanente postura agressiva e hostil”.
Indiciado pelos crimes de incêndio em veículo e violência doméstica, o arguido vai ser presente a tribunal para interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.
Braga
Braga: D.A.M.A., Cuca Roseta, Carolina Deslandes e Marisa Liz animam Noite Branca em Braga

A cidade de Braga vai “vestir de branco” entre hoje e domingo, num evento que conta 48 horas de animação, incluindo espetáculos com Miguel Araújo, D.A.M.A, Cuca Roseta, Carolina Deslandes e Marisa Liz.
Trata-se da edição 2023 da Noite Branca, que conta com mais de 150 eventos, entre música, teatro, performance, circo contemporâneo, dança, arte pública, circuitos pelo património, exposições e oficinas artísticas.
Haverá cinco palcos, sendo que este ano o principal vai deixar a Praça do Município para se instalar no Pópulo.
Destaque ainda para o Palco Authentica, que vai estar no Largo S. João do Souto e que vai oferecer música jovem e urbana.
Os restantes três palcos ficam no Rossio da Sé, na Praça do Município e na Avenida.
O cartaz de hoje é preenchido por Miguel Araújo, D.A.M.A. Piruka e Karetus.
No sábado, atuam Cuca Roseta, Carolina Deslandes, Blaya e C4 Pedro.
No domingo, será a vez da Orquestra Bamba Social & Tiago Nacarato, Marisa Liz, Tiago AZ e Alfonsvs.
O concerto de Marisa Liz contará com a participação especial da Banda Musical de Cabreiros, de Braga, que está a comemorar o seu 180.º aniversário.
Braga
Criança de três anos cai do segundo andar de prédio em Póvoa de Lanhoso

Uma criança de três anos ficou esta sexta-feira ferida com gravidade depois de cair do segundo andar de uma habitação em Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga, informou fonte da Proteção Civil.
O alerta para o acidente foi dado pelas 20:30, para a queda de um menino de três anos de um segundo andar de um prédio.
Fonte do Comando Sub-regional do Ave acrescentou que a criança foi socorrida no local e transportado para o hospital de Braga.
No local estiveram os bombeiros de Póvoa de Lanhoso, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM e a GNR.
-
Famalicãohá 1 semana
Professores de Famalicão recebem António Costa no Porto com protestos
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Condutor de trotinete atropelado na Avenida Marechal Humberto Delgado
-
Famalicãohá 6 dias
Famalicão: Passeio Convívio de Carreira e Bente adiado devido ao mau tempo
-
Economiahá 3 dias
Governo diz monitorizar preços dos combustíveis e “agir” caso veja necessário