Siga-nos nas redes

Região

PJ detém 12 suspeitos de tráfico e mediação de armas após 28 buscas na região Norte

Publicado

em

A Polícia Judiciária (PJ) deteve 12 homens suspeitos de tráfico e mediação de armas, numa operação que implicou 28 buscas em habitações, lojas e banco na região Norte, anunciou hoje esta força policial.

Em comunicado, a PJ adiantou que os detidos, também suspeitos de posse de arma proibida, têm entre 30 e 75 anos, sendo que um deles tem já antecedentes criminais por crimes semelhantes, como por crimes contra a propriedade e integridade física.

Esta operação, que decorreu na terça-feira, implicou 28 buscas, das quais 25 domiciliárias, duas em estabelecimentos e uma numa instituição bancária, nas zonas de Braga, Amares, Póvoa do Lanhoso, Felgueiras, Fafe, Santo Tirso, Póvoa de Varzim e Vila do Conde, nos distritos do Porto e Braga, adiantou a PJ.

No decorrer das buscas foram apreendidas dezenas de armas proibidas de diversos calibres e géneros, desde pistolas, revólveres, carabinas, caçadeiras, facas e soqueiras, milhares de munições, detonadores pirotécnicos e dinheiro.

“Pelo menos desde fevereiro de 2020 e, essencialmente na zona Norte, os ora detidos promoveram e mediaram transações e cedências de armas de fogo e munições como forma de obter ganhos económicos”, sublinhou a PJ.

Nestas diligências estiveram envolvidos cerca de 100 elementos da PJ, através da Diretoria do Norte e do Departamento de Investigação Criminal de Vila Real.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Braga

PS acusa escolas de Braga de negarem refeições a crianças por falta de pagamento

Publicado

em

Por

O vereador socialista na Câmara de Braga Hugo Pires denunciou esta segunda-feira que há crianças que ficam sem almoçar em algumas escolas do concelho cujas refeições são geridas pela empresa municipal Bragahabit, por falta de pagamento por parte dos pais.

Na resposta, o presidente da Câmara, Ricardo Rio, disse que a Bragahabit tem a haver mais de 30 mil euros de refeições em atraso e sublinhou que “quem pode pagar, tem de pagar”.

Para Hugo Pires, trata-se de um caso de “insensibilidade social”, já que “as crianças não podem ser tratadas como números”.

Admitindo que o orçamento municipal “não estica”, acrescentou que é preciso fazer escolhas.

“Se o PS tivesse que pôr em cima da mesa uma grande ‘Noite Branca’ ou um apoio às famílias ou crianças mais carenciadas, não teria dúvidas do que escolheria”, apontou.

O socialista aludiu a escolas em que a lista dos devedores é afixada à porta e as refeições são negadas às crianças.

“É um assunto muito complexo, muito delicado”, disse ainda aquele vereador socialista, lembrando que a pandemia de covid-19 veio agravar ainda mais a situação de muitos orçamentos familiares.

Segundo Hugo Pires, nos casos em que as refeições são geridas pelas juntas de freguesia, estas acabam por assumir os respetivos custos, para que nenhum aluno fique sem refeição.

O presidente da Câmara contrapôs que, numa recente reunião com o administrador da Bragahabit, ficou decidido que a empresa irá notificar todos os pais em incumprimento, informando-os que, caso estejam em situação para que o seu escalão seja revisto, poderiam beneficiar, retroativamente, da respetiva redução ou isenção.

Caso contrário, têm de pagar, “sob pena de os seus filhos não poderem receber” a refeição.

“Isto não é insensibilidade social, é a verdadeira justiça social. Quem não pode pagar, não paga. Quem pode pagar, tem de pagar. Se não pagar, está a prejudicar as outras famílias que não têm condições para o fazer”, acrescentou Ricardo Rio.

O presidente do município disse ainda que não conhece “a prática que é adotada” em cada uma das escolas face ao incumprimento por parte dos pais.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Colisão entre mota de entregas e carro faz um ferido grave em Braga

Publicado

em

Por

Uma pessoa ficou gravemente ferida apíos uma colisão entre uma mota e um veículo ligeiro de passageiros, junto às instalações da Volvo, em São Vicente, Braga.

De acordo com os Bombeiros Voluntários de Braga, a vítima foi transportada para o Hospital de Braga.

Equipas da VMER e PSP também foram destacadas para o local.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Carro queimado em Esposende tinha “bilhete” com ameaça. PJ investiga possível crime em série

Publicado

em

Por

Um veículo ligeiro ficou completamente carbonizado, na madrugada do último domingo, após um incêndio, quando estava estacionado em Esposende, na rua António Pascoal, avança o E24.

A Polícia Judiciária investiga agora o sucedido e possibilidade de fogo posto, já que o veículo, foi encontrado com uma mensagem escrita num papel, contendo uma ameaça.

As autoridades analisam até a ligação desta ocorrência a outra semelhante, também em Esposende, onde outra viatura queimada foi encontrada com uma mensagem semelhante.

Sem que tenha sido revelado o teor de tal mensagem, sabe-se agora que esta será usada pela PJ na investigação.

Foto: E24 / DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Póvoa de Varzim

Incêndio na Póvoa de Varzim deixa família desalojada

Publicado

em

Por

Um casal e a sua filha ficaram desalojados após um incêndio na habitação que partilhavam, que deflagrou na manhã deste domingo, em Aver-o-Mar, na Póvoa de Varzim, avança o Mais Semanário.

De acordo com estes, o fogo terá também consumido uma pequena oficina, na mesma propriedade.

Agora sem condições de habitabilidade, esta família foi acolhida em casa de outros familiares.

As causas do incêndio são, até ao momento, desconhecidas.

No local estiveram 18 operacionais e 5 viaturas de socorro e combate às chamas.

Fotos: José Alberto Nogueira / Mais Semanário / DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Chega e partido MAS envolvem-se em cenas de violência em Barcelos

Publicado

em

Por

Elementos do partido Chega e do Movimento Alternativa Socialista envolveram-se em confrontos físicos, este domingo, junto ao Mercado Municipal de Barcelos, avança o E24.

De acordo com a mesma fonte, tudo aconteceu quando os partidos em campanha se cruzaram, acabando por trocar insultos.

Já os elementos do Chega, dizem que a situação escalou depois de um dos seus elementos ter sido agredido com uma chávena.

O presidente do núcleo do Chega de Braga Filipe Melo, confirmou que dois membros da sua comitiva foram agredidos e que foi apresentada queixa na PSP.

Nas palavras do mesmo, citado pela mesma fonte, “começaram a chamar-nos fascistas e houve um colega nosso que se levantou da mesa e disse para terem calma porque temos de nos respeitar a todos. Quando ele acabou de dizer aquilo, foi agredido com uma chávena”, explicou.

Do outro lado, o responsável do MAS em Barcelos escolheu não comentar o caso, apelidando-o como um “não assunto”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Barcelos

Em Barcelos homem morre atropelado pelo próprio carro

Publicado

em

Por

Um homem, de 79 anos, morreu, este domingo de manhã, atropelado pelo próprio carro, em Balugães, no concelho de Barcelos. As circunstâncias do acidente, que ocorreu, perto do meio dia, ainda estão por apurar.

Ao local acorreram os bombeiros de Barcelos e a VMER, que fez manobras de reanimação, mas não conseguiram salvar o indivíduo.

A GNR tomou conta da ocorrência.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Sismo registado em Melgaço durante a madrugada deste domingo

Publicado

em

Por

Um sismo de magnitude 2,8 com epicentro na Galiza foi sentido hoje em Melgaço e Monção, distrito de Viana do Castelo, sem causar danos pessoais ou materiais, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O sismo foi sentido pela 1h58 e o epicentro localizou-se a cerca de 18 quilómetros a Noroeste de Melgaço, segundo o IPMA.

“Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) nas regiões de Melgaço e Monção”, disse o IPMA em comunicado.

O Instituto Geográfico Nacional de Espanha registou um sismo de magnitude 3,4 às 02:58 locais (1h58 em Lisboa), com epicentro no município galego de Mondariz, a Noroeste de Melgaço.

O sismo ocorreu a 23 quilómetros de profundidade, segundo o instituto espanhol.

Deste abalo também não resultaram quaisquer danos materiais

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Análise efetuada aos esgotos indica que casos de SARS-CoV-2 ainda vão aumentar

Publicado

em

Por

Monitorização do SARS-CoV-2 pela Águas do Porto e CIIMAR, com colheitas nas ETAR do Freixo e Sobreiras, aponta para tendência crescente. Ferramenta permite prever evolução e está um passo à frente dos testes.

Os níveis de vírus SARS-CoV-2 detetado nas análises feitas às águas residuais das ETAR do Freixo e Sobreiras, no Porto, atingiram nesta semana o valor mais alto desde que há registos.

Os dados recolhidos apontam para uma tendência ainda crescente, pelo que o pico não terá sido atingido. Uma ferramenta importante na gestão da crise sanitária, porque preditiva.

A análise resulta de um projeto da Águas e Energia do Porto e do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto – o “Virus4Health” – que, há 18 meses, monitorizam, semanalmente, a presença do vírus nas águas residuais afluentes àquelas ETAR, que abrangem uma população de cerca de 450 mil pessoas.

Os dados são posteriormente trabalhados em conjunto pelo Instituto de Saúde Pública (ISPUP) da Universidade do Porto e pelos ACeS Porto Oriental e Ocidental.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Homem encontrado morto na rua em Rebordões terá caído de telhado

Publicado

em

Por

Um homem, com 69 anos, foi encontrado morto numa rua de Rebordões, uma freguesia de Santo Tirso, distrito do Porto. Segundo uma fonte da GNR, o homem poderá ter sofrido uma queda.

A mesma fonte adiantou que o corpo foi encontrado por pessoas que passavam no local, por volta das 03.30 horas, e que alertaram as autoridades.

O homem, de 69 anos, estava de pijama vestido e tinha sinais visíveis de violência, mas, segundo o que a GNR conseguiu apurar no local, o homem terá caído do telhado da habitação, de uma altura de cerca de dez metros, uma vez que foi encontrado um chinelo no telhado e outro junto ao corpo.

A mesma fonte disse ainda que por não haver indícios de crime, a Polícia Judiciária não foi ao local.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Região

Incêndio na Serra da Cabreira

Publicado

em

Por

Foto: Vasco Lucas

Um incêndio está a consumir uma zona de mato, na freguesia de Eira Vedra, na Serra da Cabreira, no concelho de Vieira do Minho.

O alerta foi dado pelas 20h30.

No teatro de operações às 22h00 estavam 17 operacionais apoiados por 5 Viaturas.

A GNR está a tomar conta da ocorrência e a auxiliar as operações.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Jornal

Rádio

Artigos Recentes

Economiahá 9 horas

Serviço de carregamento de veículos elétricos da Galp volta a aumentar a 01 fevereiro

O serviço de carregamento de veículos elétricos da Galp vão voltar a aumentar a partir do dia 01 de fevereiro,...

Paíshá 10 horas

Pai e filho gravemente feridos após serem abalroados por camião no IP3

Duas pessoas, pai e filho, ficaram gravemente feridas depois de terem sido abalroadas, na tarde desta segunda-feira, no IP3, em...

Famalicãohá 11 horas

Costa diz que o gato de Famalicão Zé Albino vai sentir-se menos só porque Rio “vai para casa”

O secretário-geral do PS afirmou hoje que o gato do presidente do PSD, o Zé Albino, anda visivelmente deprimido, mas...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Habitante da freguesia de Vilarinho oferece fruta a quem mais precisar

Uma habitante da freguesia de Vilarinho das Cambas, em Famalicão, decidiu doar os excedentes da fruta, que colhe no seu...

Bragahá 12 horas

PS acusa escolas de Braga de negarem refeições a crianças por falta de pagamento

O vereador socialista na Câmara de Braga Hugo Pires denunciou esta segunda-feira que há crianças que ficam sem almoçar em...

Bragahá 12 horas

Colisão entre mota de entregas e carro faz um ferido grave em Braga

Uma pessoa ficou gravemente ferida apíos uma colisão entre uma mota e um veículo ligeiro de passageiros, junto às instalações...

Entretenimentohá 13 horas

“Zé Albino”, o famoso gato de Rui Rio, nasceu em… Famalicão

“O Zé Albino é um gato de origem humilde, nasceu num quintal em Famalicão. Ao fim de cinco semanas, a...

Paíshá 14 horas

Covid-19: Mais 44 mortos e 32.758 novos infetados nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 44 óbitos provocados pela pandemia e 32.758 novos casos de infeção, segundo o relatório diário emitido...

Paíshá 14 horas

Homem de 72 anos morre despiste contra poste elétrico em Bragança

Um homem de 72 anos morreu esta segunda-feira no despiste do veículo que conduzida, na zona de Vila Flor, distrito...

Paíshá 14 horas

Covid-19: Portugal ultrapassa “nível crítico” de gravidade da pandemia

Portugal ultrapassou o nível crítico no indicador de avaliação da pandemia do Instituto Superior Técnico e da Ordem dos Médicos,...

Paíshá 15 horas

Morreu menino de 5 anos ferido em acidente em Palmela

Morreu, este domingo, um dos três irmãos feridos numa colisão rodoviária, no último sábado, em Palmela, avança o JN Gabriel,...

Desportohá 16 horas

Liga Portugal doa 2 toneladas de alimentos por cada golo marcado na Taça da Liga

Cada golo marcado durante a ‘final four’ da Taça da Liga de futebol, que arranca na terça-feira, vai resultar em...

Bragahá 16 horas

Carro queimado em Esposende tinha “bilhete” com ameaça. PJ investiga possível crime em série

Um veículo ligeiro ficou completamente carbonizado, na madrugada do último domingo, após um incêndio, quando estava estacionado em Esposende, na...

Mundohá 17 horas

O fim da covid-19: OMS admite fim da pandemia com a variante Ómicron

A variante Ómicron levou a pandemia de Covid-19 para uma fase diferente e pode encerrá-la na Europa, disse o diretor...

Paíshá 17 horas

DGS volta atrás: Caixões de infetados com covid-19 devem ficar fechados nos funerais

Os caixões das pessoas que morreram enquanto infetadas pela covid-19 deverão manter-se fechados nos seus funerais, de acordo com uma...

Póvoa de Varzimhá 18 horas

Incêndio na Póvoa de Varzim deixa família desalojada

Um casal e a sua filha ficaram desalojados após um incêndio na habitação que partilhavam, que deflagrou na manhã deste...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Atropelamento na Avenida 9 de Julho faz um ferido

Uma pessoa ficou ferida na sequência de um atropelamento, na manhã desta segunda-feira, na na Avenida 9 de Julho, em...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Chegou mais uma semana de sol. Probabilidade de chuva é 0%

O sol continua a dominar as previsões meteorológicas, do concelho de Famalicão, para a semana que agora começa, com os...

Barceloshá 19 horas

Chega e partido MAS envolvem-se em cenas de violência em Barcelos

Elementos do partido Chega e do Movimento Alternativa Socialista envolveram-se em confrontos físicos, este domingo, junto ao Mercado Municipal de...

Desportohá 19 horas

Jogo entre o Ermesinde e S. Pedro da Cova acaba com agressões e invasão de campo

Mais um jogo de futebol regional terminou da pior forma, com insultos e agressões. Desta vez terá sido numa partida...

Arquivo

FAMA NAS REDES