Siga-nos nas redes

Braga

GNR encerra festa com 20 pessoas em Esposende, volta ao local mais tarde e encontra 100 pessoas

Publicado

em

A GNR acabou no domingo com uma festa ilegal em Esposende, no distrito de Braga, na qual se encontravam mais de 100 pessoas a desrespeitar as medidas em vigor de contenção da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a GNR refere ter recebido uma denúncia de que estaria a decorrer uma festa ilegal numa residência particular e que quando os militares chegaram ao local constataram a presença de cerca de 20 pessoas, que “alegadamente seriam elementos da família do proprietário e alguns amigos”.

Contudo, após nova denúncia, “a GNR voltou ao local e verificou que decorria uma festa com mais de 100 pessoas em pleno desrespeito pelas normas vigentes de contenção da pandemia de covid-19”.

O evento “foi cessado de imediato, o proprietário foi identificado e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Esposende”, acrescenta.

A GNR recorda que o cumprimento das medidas impostas pela situação de calamidade, no âmbito do combate à pandemia de covid-19, é fundamental para conter a propagação do vírus.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Braga

‘Color Run’ regressa a Braga: “Os cinco quilómetros mais felizes do planeta”

Publicado

em

Por

O Parque Desportivo da Rodovia, em Braga, acolhe no sábado a “The Color Run”, uma corrida sem tempo cronometrado que tem como lema “Os cinco quilómetros mais felizes do planeta”, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a organização sublinha que os participantes apenas têm de cumprir duas regras: começar a corrida vestidos de branco e chegar à meta totalmente coloridos.

A cada quilómetro, os participantes passam pelas estações de cor, onde se vai criar uma nuvem de pós coloridos.

A organização refere que o pó utilizado é amido de milho com corante alimentar utilizado na indústria panificadora, sendo “totalmente inofensivo” para os participantes.

Para além das estações de cor, os participantes podem ainda passar por uma estação de espuma e por um túnel colorido, apresentado como a novidade da edição deste ano.

Este ano, a corrida, já com mais de 2.000 inscritos, convida os participantes a envergarem um apontamento ou acessório relacionado com o amor.

As crianças e jovens do Centro de Acolhimento Temporário de Santo Adrião vão ter a oportunidade de participar na corrida de forma gratuita.

Para o público em geral, o custo dos bilhetes é de 21,90 euros por pessoa se integrar um grupo mínimo de quatro pessoas ou de 23,90€ por pessoa no caso de bilhete único.

Crianças até aos 10 anos não pagam.

Fundada em 2011, e já com mais de 250 edições em 35 países, a The Color Run tem como objetivo promover a felicidade e a diversão dos participantes.

A cidade de Braga é a primeira a receber a edição deste ano, no sábado, seguindo-se Oeiras, (Centro Desportivo Nacional do Jamor, dia 04 de junho) e Gondomar (Pavilhão Multiusos, dia 23 de julho).

A corrida não se realizou nos últimos dois anos, devido à pandemia de covid-19.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Bosch fatura 1.700 ME e prevê contrato de mais mil pessoas em Braga

Publicado

em

Por

A faturação da Bosch em Portugal aumentou 5%, para 1.700 milhões de euros, no ano fiscal de 2021 face a 2020, pretendendo o grupo alemão investir 100 milhões de euros e contratar mais 350 trabalhadores este ano, foi hoje anunciado.

Em conferência de imprensa no Porto, o representante da Bosch em Portugal, Carlos Ribas, avançou ainda que “a fábrica de Braga irá crescer em cerca de 800 a 1.000 pessoas até ao final de 2023”, enquanto na unidade de Aveiro o grupo prevê “criar 300 postos de trabalho até ao final de 2024”.

Com fábricas em Braga, Aveiro e Ovar e instalações em Lisboa, a Bosch terminou o ano passado com vendas consolidadas no mercado local de 346 milhões de euros, 14% acima do nível de 2020.

Para este ano, e com base na atividade dos primeiros quatro meses do ano, Carlos Ribas antecipa “uma evolução positiva” em Portugal, que destaca como “o país mais competitivo da Europa” para o grupo Bosch: “Vamos continuar a crescer principalmente nas áreas de I&D [Investigação e Desenvolvimento] e serviços partilhados e expandir quer as nossas instalações, quer as parcerias de inovação com centros de conhecimento e competências em Portugal”, afirmou.

“No entanto – acrescenta – a conjuntura internacional atual faz com que seja necessário sermos cautelosos nas previsões para o ano”.

Como três principais “fatores de sucesso” da atividade em Portugal, o presidente do grupo Bosch em Portugal e Espanha, Javier González Pareja, destacou o facto de “todas as unidades terem I&D, seja Braga, seja Ovar, seja Aveiro”, a possibilidade de “industrializar” localmente e, ainda, o facto de “a maior parte desse trabalho ser feito por portugueses”.

“‘Invented in Portugal and made in Portugal by portuguese talents’ [Inventado em Portugal e feito em Portugal por talentos portugueses]”. A Bosch opera diretamente em mais de 60 países e indiretamente em 150 e há poucos assim”, resumiu.

Atualmente, a Bosch é um dos maiores empregadores e exportadores no país, vendendo para mais de 50 países cerca de 97% do que produz em Aveiro, Braga e Ovar e dos serviços que prestados desde Lisboa.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Incêndio consome ‘Stand’ de automóveis em Braga

Publicado

em

Por

Um incêndio deflagrou, na manhã desta segunda-feira, num stand de automóveis, em Braga, danificando vários automóveis, avança o jornal O Minho.

Tudo terá acontecido cerca das 09:30, no Stand Cardoso, no na freguesia de São José de São Lázaro.

Para o local foi destacada a Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga.

De acordo com testemunhas no local, foram ouvidos várias explosões dentro das instalações, levando ao isolamento deste espaço pela PSP.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Falta de médicos na Urgência do Hospital de Braga origina esperas até 12 horas

Publicado

em

Por

O Serviço de Urgência do Hospital de Braga tem falta de médicos, o que provoca esperas “desesperantes”, que chegam às 12 horas, e está na origem do aumento de casos de violência contra profissionais de saúde, foi hoje denunciado.

Em abaixo-assinado, 49 médicos que trabalham naquele serviço do Hospital de Braga reivindicam aumentos salariais, o reforço da equipa de Urgência, o pagamento diferenciado do trabalho noturno e ao fim de semana e mais policiamento.

“Nas atuais condições, o resultado está à vista: há uma enorme dificuldade em compor as equipas de urgência, há noites em que há dois médicos para 70 doentes, há esperas que chegam a atingir as 12 horas nos casos menos urgentes e há a consequente insatisfação dos utentes, que muitas vezes resulta em violência”, disse Hugo Cadavez, dirigente do Sindicato Independente dos Médicos (SIM).

Para Hugo Cadavez, o problema é que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) “não premeia devidamente” os médicos do seu quadro, acabando por privilegiar os prestadores de serviço.

“Os médicos com vínculo ao SNS recebem um terço, ou mesmo um quarto, daquilo que recebem os tarefeiros. Neste quadro, é, naturalmente, muito difícil cativar profissionais para o SNS”, sustentou.

O dirigente sindical disse ainda que “a maior dificuldade” está nas escalas do período noturno e do fim de semana, já que o valor pago “é sempre o mesmo”.

Em resposta enviada à Lusa, o Hospital de Braga diz que a administração “já se encontra a analisar as preocupações demonstradas, as quais se prendem principalmente com condições remuneratórias e com a criação da especialidade de Medicina de Urgência e Emergência”.

Acrescenta que o aumento de situações de violência, quer física quer verbal, e a “elevada” afluência ao Serviço de Urgência nos últimos meses são outras preocupações demonstradas.

“O conselho de administração reitera, assim, que se encontra empenhado na análise destes temas e em manter um diálogo estreito e permanente com as equipas e respetivos profissionais”, remata.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Braga: Presidente da Junta de Turiz morre aos 48 anos em acidente de trabalho

Publicado

em

Por

 Um homem morreu hoje e outro ficou em estado grave num acidente de trabalho em Amares, no distrito de Braga, adiantou à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Braga.

Segundo a fonte, o incidente, que ocorreu às 10:58, aconteceu na freguesia de Ferreiros, Prozelo e Besteiros, em Amares, sendo as circunstâncias do mesmo ainda desconhecidas.

O óbito da vítima, com cerca de 50 anos, foi declarado no local, referiu a fonte.

Já o ferido grave foi encaminhado para o Hospital de Braga, acrescentou.

No local estiveram 14 homens apoiados por oito veículos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Mulher detida por furto de artigos religiosos em cemitérios em Braga

Publicado

em

Por

Uma mulher, de 52 anos, foi detida no concelho de Amares, distrito de Braga, por furto de artigos religiosos de cemitérios, anunciou hoje a GNR.

“Na sequência de um alerta a dar conta de que uma mulher tinha sido retida por populares, após um furto de artigos religiosos no cemitério de Carrazedo, em Amares, os militares da Guarda deslocaram-se de imediato para o local. No decorrer da ação foram encontrados alguns dos objetos das campas na posse da suspeita”, refere o Comando Territorial de Braga da GNR, em comunicado.

Na casa da detida, que foi constituída arguida, os militares da GNR encontraram estátuas, adornos e diversos artigos furtados em cemitérios do concelho de Amares.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Criança de 4 anos morre afogada em piscina de condomínio de luxo em Esposende

Publicado

em

Por

Uma criança de quatro anos faleceu, esta terça-feira, por afogamento na piscina de um condomínio de luxo, na freguesia de Gandra, em Esposende, avança o JN.

A mesma fonte diz que a criança terá chegado às urgências do Hospital de Fão nos braços do pai, já em paragem cardiorrespiratória, acabando por ali ser declarado o óbito.

Esta família, de nacionalidade belga, está agora a ter o acompanhamento de uma equipa de psicólogos.

A Polícia Judiciária, que investiga agora as causas do acidente.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Peregrinação ao Sameiro em Braga realiza-se no dia 05 de junho

Publicado

em

Por

A Arquidiocese de Braga realiza mais uma Peregrinação ao Sameiro, no próximo dia 05 de junho.

Com partida agendada para as 07:00, na Sé Catedral de Braga, os fiéis irão percorrer o trajeto a pé, até ao Sameiro, onde poderão participar na Eucaristia, presidida pelo Arcebispo Primaz D. José Cordeiro.

Antes disto, no dia 03 de junho, realiza-se a primeira parte da peregrinação, om saída às 21:00 da Igreja de Maximinos em direção à Sé, com uma paragem na Nossa Senhora da Torre para um momento musical.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Bombeiros de Barcelos ajudam menino a nascer dentro de ambulância à porta do Hospital de Braga

Publicado

em

Por

Um bebé nasceu, esta terça-feira, à porta do Hospital de Braga, com ajuda dos Bombeiros Voluntários de Barcelos, avança a CM.

Os bombeiros Francisco Lopes e Cláudia Esteves receberam o alerta às 08:05, para efetuarem o transporte da mulher, que estava grávida de 7 meses, mas já em trabalho de parto.

Ansioso por nascer, o menino veio ao mundo à porta do estabelecimento, dentro da ambulância, obrigando à presença da obstetra do Hospital dentro do veículo, às 09:42, hora do nascimento.

O pequeno Francisco é o terceiro filho de uma mulher de 35 anos, de Vila Frescainha S. Pedro, em Barcelos, ambos encontram-se bem de saúde.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Braga

Hospital de Braga tem surto de oito doentes infetados por bactérias multirresistentes

Publicado

em

Por

O diretor clínico do Hospital de Braga, Jorge Marques, admitiu hoje a existência de um surto provocado por bactérias multirresistentes, adiantando que há oito doentes infetados e cerca de 140 “colonizados”.

Em declarações aos jornalistas, Jorge Marques disse ainda que há, desde o início do ano, quatro casos de morte que “podem estar relacionados” com aquele tipo de bactérias, mas ainda não há confirmação.

“Não se pode dizer que a causa da morte tenha sido a bactéria em si. Pode ter contribuído, isso com certeza que sim, pode haver alguma relação, mas ainda estamos a analisar”, referiu.

Em causa está um grupo de bactérias genericamente designadas por “CRE” e que são resistentes a múltiplos antibióticos.

“Durante o primeiro trimestre deste ano, registámos um aumento de incidência de bactérias resistentes aos antibióticos. Um aumento de incidência de casos é um surto. Mas esta não é propriamente uma situação de alarme geral. Tomando medidas, isto controla-se”, disse ainda Jorge Marques.

Nesse sentido, o Hospital de Braga está a implementar medidas de controlo, que passam por um “rastreio sistemático” a todos os doentes que são internados.

O objetivo é ter uma “noção mais detalhada” da prevalência das bactérias resistentes aos antibióticos para a eventual adoção de “medidas mais agressivas” para impedir o risco da transmissão.

“Este tipo de bactérias está muito associado a instituições hospitalares e residências para idosos, explicou o diretor clínico do Hospital de Braga.

Com um total de 700 camas, o hospital regista cerca de 140 doentes colonizados, ou seja, positivos.

“Estar colonizado não significa estar infetado. Cerca de 90 por cento dos colonizados não vão desenvolver qualquer tipo de infeção”, ressalvou Jorge Marques.

Os doentes com maior risco de infeção são os que têm internamentos ou institucionalização prévios e os que são submetidos a cirurgia abdominal.

“Pode provocar pneumonias, infeções urinárias ou infeções generalizadas, a chama sépsis, que é a situação mais complicada”, explicou ainda aquele médico.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Artigos Recentes

Paíshá 29 minutos

Mulher de 75 anos ferida gravemente após despiste com o marido de 81 em Arcos de Valdevez

Uma mulher de 75 anos ficou hoje ferida com gravidade na sequência do despiste da viatura em que seguia, no...

Paíshá 3 horas

Mais 14 casos de varíola do macaco detetados esta segunda-feira em Portugal. 37 infetados no total

Mais 14 casos da varíloa do macaco foram detetados em Portugal, esta segunda-feira, informou a Direção-Geral da Saúde, aumentando assim...

Paíshá 3 horas

Governo prevê ganhar 129 milhões em multas de trânsito. Mais 47 milhões do que em 2021

O Governo português espera arrecadar em multas de trânsito cerca de 129 milhões de euros, assim o diz o valor...

Mundohá 4 horas

Tribunal ucraniano condena soldado russo de 21 anos a prisão perpétua pela morte de um civil

Um tribunal em Kiev condenou um soldado russo a prisão perpétua pela morte de um civil ucraniano, no primeiro veredicto...

Desportohá 4 horas

ASAE: Nove detidos por venda irregular de bilhetes para a Taça de Portugal

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, através da Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal, deteve nove pessoas em...

Desportohá 4 horas

Português Rafael Leão eleito o melhor jogador do campeonato italiano

O futebolista internacional português Rafael Leão foi eleito o melhor jogador da Série A na época 2021/22, em que o...

Paíshá 5 horas

Hospital de Braga reconhece “sérios constrangimentos” na urgência de Obstetrícia

O Hospital de Braga reconheceu “sérios constrangimentos” na urgência de Obstetrícia devido à saída de cinco obstetras, depois de o...

Guimarãeshá 5 horas

Operária com o salário mínimo condenada a pagar 60 euros de pensão de alimentos à filha de 21 anos em Guimarães

Uma mulher de Guimarães foi processada pela filha, de 21 anos, depois de estar ter saído de casa, apenas com...

Desportohá 5 horas

Famalicão: FAC sagra-se campeão da 3.ª divisão nacional de voleibol

A equipa de voleibol do Famalicense Atlético Clube sagrou-se, este fim de semana, campeão nacional da 3.ª divisão. Depois de...

Desportohá 6 horas

Fernando Pimenta e João Duarte ganham medalhas de ouro na final da Taça do Mundo de canoagem

A dupla portuguesa Fernando Pimenta/João Duarte conquistou hoje a medalha de ouro na final A do K2 1.000 metros da...

Jornal

Rádio

Arquivo

FAMA NAS REDES