Siga-nos nas redes

Guimarães

Várias pessoas atacadas por cães junto ao estádio em Guimarães incluindo homem de 81 anos

Publicado

em

Três pessoas, incluindo um homem de 81 anos, foram atacadas, por dois cães, junto ao Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, avança o JN.

Tudo aconteceu no final da manhã do último sábado e a filha do homem de 81 anos garantiu que pelo menos seis pessoas foram atacadas, depois de ter sido chamada pelo progenitor para lhe prestar assistência no local.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

Guimarães

Rancho Folclórico Divino Salvador de Delães anima “Festas em Honra de Santa Apolónia” em Silvares

Publicado

em

O Rancho Folclórico Divino Salvador de Delães estará na no dia 10 de abril, segunda-feira, a animar as “Festas em Honra de Santa Apolónia”, na freguesia de Silvares, em Guimarães.

Entre os dias 09 e 10 de abril, serão diversos os momentos de animação e celebração religiosa, que incluem ainda concertos de Walter São Martinho, Naty Vieira e Banda Nova Geração, no domingo.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Hospital de Guimarães vai tratar de doentes com cancro em suas casas

Publicado

em

O Hospital de Guimarães lançou hoje o OncoConsigo, um projeto “inovador” que visa a prestação de cuidados a doentes oncológicos no domicílio, promovendo a qualidade de vida do paciente e a “humanização” dos serviços prestados.

“Este projeto pretende levar a atividade que desenvolvemos no hospital de dia de oncologia, em ambulatório, à casa do doente. No fundo é: não vamos aumentar aquilo que já fazemos, mas vamos melhorar o tipo de prestação de cuidados ao doente. Acreditamos que podemos fazê-lo de uma forma mais confortável, na casa do doente, caso esteja interessado e veja isso como benéfico para si e para a sua realidade”, explicou à agência Lusa a diretora do Serviço de Oncologia (SO) do Hospital de Guimarães, Camila Coutinho.

O OncoConsigo consiste na domiciliação da prestação de cuidados a doentes oncológicos, nomeadamente a realização de tratamentos de imunoterapia, de hormonoterapia e de terapêuticas de suporte.

“Como serviço, temos uma identidade que vamos desenvolvendo em função das necessidades dos doentes e focando nas necessidades dos doentes. Portanto é: vamos ter consigo, vamos mais perto dos doentes, é muito na linha da humanização dos cuidados. E também OncoConsigo porque, profissionais, doentes e cuidadores juntos conseguem ultrapassar os desafios que esta doença oncológica impõe”, sublinha a diretora do SO do Hospital de Guimarães, no distrito de Braga.

A próxima etapa do projeto passa por ir “para o terreno” com o objetivo de se fazer um levantamento e uma avaliação por parte dos profissionais de saúde.

“Estivemos a delinear o projeto. Agora vamos, numa primeira fase, para o terreno e temos uma prova de conceito para avaliarmos de que recursos necessitamos para tratar quantos doentes. Vamos para o terreno em fevereiro, março, até junho. Em junho vamos avaliar os resultados e, aí sim, mais concretamente, vamos ter a noção de: para tratar este volume de doentes, precisamos deste tipo de recursos”, acrescentou a responsável clínica.

A diretora do SO do Hospital de Guimarães diz que “ainda é cedo” para quantificar os doentes que vão conseguir tratar no domicílio, mas espera que o projeto OncoConsigo possa vir a ser replicado noutras unidades de saúde do país.

“Nesta fase, vamos ter duas manhãs e duas tardes da nossa normal atividade, vamos alocar profissionais a este projeto, mas estamos ainda numa fase de avaliar e de criar evidências na nossa população de que conseguimos efetivamente acrescentar valor, para depois implementar no terreno, e até, quem sabe, outras unidades, poderem também implementar este tipo de prestação de cuidados”, frisou Camila Coutinho.

Em comunicado, o Hospital de Guimarães refere que a equipa OncoConsigo é composta por enfermeiros e médicos do Serviço de Oncologia e por farmacêuticos dedicados a esta área, contando também com o apoio de vários profissionais envolvidos no tratamento dos doentes oncológicos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

Guimarães

Chamas consomem veículo em Guimarães

Publicado

em

Um incêndio deflagrou, na manhã desta segunda-feira, num veículo ligeiro, na Rua da Pisca, na freguesia de Creixomil, em Guimarães.

Para o local foram destacado quatros operacionais e uma viatura dos bombeiros.

O alerta foi registado cerca das 09:30.

Foto: Antônio Gonçalves/DR

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Continuar a ler

OUVIR RÁDIO

VER TV EM DIRETO

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Póvoa de Varzimhá 2 horas

Acidente provoca longas filas na A28 em Vila do Conde

Um acidente na A28, no sentido Porto/Póvoa, está a causar uma longa fila de trânsito este domingo de manhã. Segundo...

Paíshá 2 horas

Pilotos da TAP desconvocam greve marcada para o período da Páscoa

 O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) desconvocou a greve marcada na TAP, para o período entre 07 e...

Mundohá 2 horas

Depois do internamento, Papa preside a Missa do Domingo de Ramos

Após ter tido alta hospitalar, confirmou-se. O Papa Francisco presidiu este domingo, às cerimónias do Domingo de Ramos, na Praça...

Paíshá 2 horas

Portugueses têm o 9.º salário mínimo mais alto da Europa

De acordo com um estudo da HelloSafe Portugal, Portugal possui o nono salário mínimo nacional (SMN) mais alto da Europa...

Paíshá 3 horas

Se tem carro a gasóleo aguarde por amanhã para abastecer. Se é a gasolina abasteça hoje

Os preços dos combustíveis deverão voltar a registar comportamentos distintos no início desta semana, com o o gasóleo a ficar mais...

Paíshá 3 horas

Maquinistas da CP em greve durante todo o mês de abril

Os maquinistas da CP estão em greve parcial durante todo o mês de abril. Segundo avança a TSF, até às...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Junta de Arnoso distribui amêndoas e chocolates de Páscoa

A Junta de Freguesia de Arnoso (Santa Maria, Santa Eulália) e Sezures associou-se à festa da primavera, organizada pelo Agrupamento...

Desportohá 4 horas

Alunos da Cior no maior encontro nacional de robótica

A Escola Profissional Cior, de Famalicão, participou em mais uma edição da RoboParty, maior evento nacional ligado à robótica, organizada...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Árvore iluminada na escola Camilo assinala a Consciencialização do Autismo

O Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB) antecipou o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, que se celebra anualmente...

Paíshá 4 horas

Ensino Superior. Concurso de 2023 com mais 372 vagas

O concurso nacional de acesso ao ensino superior de 2023 irá contar com um recorde de 54.733 vagas, mais 372...

Arquivo

Mais Vistos