Região
Fogo lavrou no parque da Peneda Gerês em direção às aldeias de Ponte da Barca

O presidente da Câmara de Ponte da Barca, Augusto Marinho, manifestou-se hoje “muito preocupado” com o incêndio que lavrou no Parque Nacional da Peneda Gerês em direção a várias freguesias do concelho.
O fogo, que deflagrou às 23:39 de terça-feira no lugar de Cidadelhe, Lindoso, no Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG), em Ponte da Barca, não estava controlado e, pelas 10:55, afirmou Augusto Marinho, as chamas dirigiam-se “para as freguesias de Parada do Monte, São Miguel, Entre-Ambos-os-Rios”.
“O incêndio não está controlado. Neste momento, [10:55] essa frente de fogo ainda está na serra profunda, de muito difícil acesso, e dirige-se para as freguesias de Parada do Monte, São Miguel, Entre-Ambos-os-Rios”, referiu o autarca social-democrata.
De acordo com informação disponível na página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, às 11:06, o fogo estava a ser combatido por 82 operacionais, apoiados por 22 viaturas e dois meios aéreos.
Segundo Augusto Marinho, “o comandante dos bombeiros está preocupado” porque “a frente de fogo está muito forte”.
“Se não for travada vai atingir uma zona que, para além das pessoas e bens, o mais importante, vai também atingir um património natural riquíssimo no PNPG. Infelizmente não está no bom caminho. As condições são adversas. As do terreno e as do clima”, referiu.
Augusto Marinho disse que na madrugada de hoje o fogo cercou a aldeia de Mosteiró, na freguesia de Britelo, e obrigou à retirada, cerca da 01:00, de 30 pessoas, que foram instaladas nas num clube local, tendo-lhes sido prestada a assistência necessária.
A população daquela aldeia de Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, situado no único parque nacional do país, regressou a casa cerca das 05:00.
A GNR está a investigar as causas do fogo que, segundo o autarca, “poderá terá tido origem criminosa”.
“Há relatos de pessoas que viram um homem na zona. Agora compete às autoridades investigar”, disse.

Famalicão
Famalicão: Chuva prevista até quinta-feira

As previsões são do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A semana que hoje começa será marcada, em Vila Nova de Famalicão e toda a zona norte, pelo céu cinzento, temperaturas mais baixas e alguma chuva.
Depois de dias com os termómetros a chegarem aos 30 graus, as temperaturas na região ao longo da próxima semana irão, segundo o IPMA, rondar os 19 a 23 graus.
A chuva deverá manter-se até, pelo menos, quinta-feira. Para o próximo fim de semana já não há previsão de chuva e a temperatura máxima vai subir até aos 25 graus.
Famalicão
Famalicão: Está tudo a postos para a procissão em Honra do Divino Espirito Santo na Lagoa

Termina este domingo a Festa em Honra do Divino Espírito Santo, na freguesia de Lagoa, em Famalicão e os andores da procissão já estão prontos.
Para esta tarde de domingo estará reservado para a coroação do Divino Espírito Santo, que irá decorrer durante todo o dia. Para as 15h30 está agendada a recitação do Terço, seguida de uma missa solene cantada.
A festa termina com a Majestosa Procissão em Honra do Espírito Santo com os andores engalanados de flores (na foto).

Desporto
Ribeirão FC pode sagrar-se hoje campeão do Pro-Nacional e subir aos Nacionais

O Ribeirão FC está a um passo de se sagrar campeão do Campeonato Pro-Nacional da AF Braga, e subir ao Campeonato de Portugal.
A equipa ribeirense venceu no passado sábado, na primeira mão dos encontros de apuramento de campeão, o CD Ponte, por 0-2 e está agora em vantagem para a “finalíssima” agendada para este domingo, às 16h00, no Estádio do Passal, em Ribeirão.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: BV Famalicenses promovem maratona de cycling solidária
-
Paíshá 7 dias
Papa Francisco chega a Portugal dia 02 de agosto e visita Santuário de Fátima dia 05 de agosto
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Muro construído junto ao Ribeiro de Cortinhas está ilegal confirma a autarquia
-
Famalicãohá 4 dias
Famalicão: Alunos de Ribeirão vencem “Olimpíadas da Cidadania e do Património”