Região
Estrada Nacional 104 na Trofa reaberta ao trânsito após incêndio em Guidões

A Estrada Nacional (EN) 104, que foi hoje cortada ao trânsito cerca das 16:00 devido a um incêndio florestal em Guidões, na Trofa, foi reaberta pelas 18:10, revelou fonte dos bombeiros locais.
Segundo o adjunto do comando dos Bombeiros da Trofa, João Maia “deixou de haver perigo para a circulação automóvel” e foi autorizado “o retomar do trânsito”.
A EN 104, que atravessa todo o concelho de Trofa e onde o trânsito é normalmente muito pressionado pela existência de camiões de e para as empresas sediadas no eixo Maia, Trofa e Vila Nova de Famalicão, foi durante o corte desviado a oeste na direção de Vila do Conde e a leste para Alvarelhos, freguesia vizinha de Guidões, acrescentou à Lusa uma testemunha no local.
João Maia revelou-se otimista quanto ao combate às chamas, informando que o incêndio “mantém uma frente ativa, mas que está a ceder”.
Segundo a página do Comando Distrital de Operações de Socorro, pelas 18:10 estavam no combate ao incêndio 33 operacionais apoiados por 11 viaturas, tendo o alerta sido dado pelas 16:08.
Portugal Continental está em situação de contingência devido às previsões meteorológicas, com temperaturas que podem ultrapassar os 45º em algumas partes do país, e ao risco de incêndio.
A situação de contingência corresponde ao segundo nível de resposta previsto na lei da Proteção Civil e é declarada quando, face à ocorrência ou iminência de acidente grave ou catástrofe, é reconhecida a necessidade de adotar medidas preventivas e ou especiais de reação não mobilizáveis no âmbito municipal.
Oito distritos de Portugal continental mantêm-se sob aviso vermelho, o mais grave, devido ao tempo quente, com mais de uma centena de concelhos em perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Guimarães
Homem de 50 anos perde a vida após despiste e colisão contra muro em Guimarães

Um homem com cerca de 50 anos morreu hoje num acidente de viação em Guimarães, tendo o carro que conduzia alegadamente embatido num muro após se ter despistado, de acordo com os Bombeiros da Taipas.
À chegada ao local do acidente, na localidade de Souto São Salvador, em Guimarães, o homem ainda estava vivo, mas as tentativas de reanimação não resultaram, adiantou a fonte.
O alerta para o acidente na rua Engenheiro Duarte Amaral foi dado pelas 12:32, disse.
No local estiveram ainda agentes da PSP de Guimarães e das Taipas, disse.
Póvoa de Varzim
Colisão entre ambulância e carro faz 3 feridos em Rates (vídeo)
Três pessoas ficaram feridas, na manhã desta quinta-feira, na sequência de uma colisão entre uma ambulância e um carro, na freguesia de Rates, na Póvoa de Varzim.
As vítimas serão dois membros da Cruz Vermelha de Macieira de Rates e o condutor do carro, que sofreram ferimentos ligeiros.
Após o acidente, o socorro à vítimas foi prestado pelos Bombeiros Da Póvoa de Varzim.
O alerta foi registado cerca das 11:30.
Foto e vídeo: Flávio Moreira/DR
Região
Vila das Aves em Festa a partir desta sexta-feira com música animação e muito mais

Vila das Aves, em Santo Tirso, está em festa, entre esta sexta-feira e domingo, oferecendo um cartaz repleto de atividades e animação.
Assim, no dias 02 de junho, sexta-feira, são esperadas, a partir das 21:00 uma atuação do coletivo Dazzling Stars, um desfile de moda, música do grupo “Ecos da Tuna”, e de um DJ, às 23:30, com festa de espuma.
No dia seguinte, às 10:00, está agendada uma atuação de Start- Aves em Movimento.
A noite incia-se às 20:30 com atuação de Oamis, Banda Toque Social e Silent Party, às 22:30.
Domingo será dia de uma Mega Aula de Spinning, no Largo da Tojela, às 10:00.
Às 15:00, há uma demonstração de Karate Shotokan, seguida da música da tuna e cavaquinhos da USVA, seguida de autuação da ARVA, às 16:30.
O dia termina com atuação do Rancho Etnográfico das Aves e Rancho S. André Sobrado.

-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão entra em junho com previsão de chuva
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão terá helicóptero de combate aos incêndio já neste mês de junho
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão desafio 2025: Famalicão oficializou candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2025
-
Famalicãohá 4 dias
Famalicão: “Musaranho” de Bordalo II é a nova atração da Praça D. Maria II